Cuide-se para não mentir ao Espírito Santo e não tenha ambição na vida da igreja - Witness Lee



A CENA NEGATIVA

As Duas Pessoas que Residiam em Ananias e Safira 

Após a cena positiva no fim do capítulo quatro, Lucas apresenta a cena negativa em Atos 5:1-11. A cena negativa envolve um casal Ananias e Safira: “Entretanto, certo homem, chamado Ananias, com sua mulher Safira, vendeu uma propriedade, mas, em acordo com sua mulher, reteve parte do preço e, levando o restante, depositou-o aos pés dos apóstolos” (v. 1-2). Ananias e Safira tinham um plano maligno de enganar o Espírito Santo que neles habitava, mentindo para Ele. “Então, disse Pedro: Ananias, por que encheu Satanás teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, reservando parte do valor do campo?” (v. 3). Ananias aparentemente mentiu aos apóstolos, mas na verdade foi ao Espírito Santo, que é Deus (v. 4), pois o Espírito Santo e os apóstolos eram um.

Ao ler esses versículos, vemos que duas pessoas residiam nesse casal. Primeiro, o Espírito Santo sem dúvida habitava neles. Uma vez salvos, o Espírito Santo tinha feito morada neles. Segundo, Satanás habitava neles, pois tinha enchido o coração deles para que mentissem ao Espírito Santo. Portanto, dois residentes (o Espírito Santo e Satanás) habitavam em Ananias e Safira.

Precisamos perceber que, como crentes, também temos esses dois residentes em nós. Como Jesse Penn-Lewis falou de casos de possessão demoníaca de crentes em seu livro Guerra contra os Santos. Embora alguns neguem que um crente possa ser possuído por demônio, é um fato que alguns crentes foram possuídos por demônios. Aqui no capítulo cinco de Atos talvez seja o primeiro caso assim. Pedro perguntou a Ananias: Por que encheu Satanás teu coração?” Isso indica que Satanás não estava meramente fora deles, mas em seu coração, enganando-os e seduzindo-os.

Como pôde Satanás ter tanto espaço neles? Foi devido à ambição deles. Através dos anos aprendi que os crentes podem ter ambição por nome, posição, título e posto. Essa ambição pode ser encontrada até mesmo nos que estão na vida da igreja. Tanto no Oriente como no Ocidente vi irmãos na igreja que ambicionavam ter posto, posição, título e nome. Até mesmo os jovens ambicionam ser líderes.

Recentemente em Taipei, o Senhor moveu-se entre nós e estabelecemos mais de quatrocentos pequenos grupos na igreja. Quando fizemos isso no passado, designamos um líder em cada grupo e também assistentes. Contudo, descobrimos que essas nomeações se tornaram um fator de corrupção. Assim, desta vez dissemos à igreja que não haveria nenhum líder designado nos pequenos grupos. Antes, cada um, em cada grupo, podia tomar a liderança sendo guiado pelo Espírito Santo.

O terreno em Ananias e Safira que serviu de base para Satanás enganá-los foi o desejo deles de ter um nome. Eles queriam ter a reputação de ter vendido tudo por causa da igreja. Por causa da ambição, eles traçaram um plano. Venderam uma propriedade, ficaram com parte do dinheiro e, então, trouxeram parte e a depositaram aos pés dos apóstolos. Como já comentamos, Ananias e Safira mentiram ao Espírito Santo. Você acha que o Espírito para o qual mentiram era o Espírito nos céus, fora deles? acha que mentiram meramente para um Espírito objetivo? Ananias e Safira mentiram ao próprio Espírito Santo que estava neles. Se o Espírito Santo não estivesse neles, por que Pedro teria dito que mentiram ao Espírito Santo? Tanto Satanás como o Espírito Santo residiam em Ananias e Safira ao mesmo tempo.

Hoje em dia existe uma tendência entre os mestres da Bíblia de negar o fato de que Satanás, o diabo, habita na carne do homem. Mas considere a experiência de Pedro em Mateus 16. Ele reconheceu que Jesus é o Cristo, o Filho do Deus vivo. O Senhor lhe disse: “Bem-aventurado és, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue quem lhe revelou, mas Meu Pai que está nos céus” (Mt 16:17). Mais tarde, no mesmo capítulo, vemos que Pedro, que recebera uma revelação do Pai, também foi ocupado por Satanás. Quando Pedro tomou o Senhor Jesus à parte e passou a repreendê-Lo, “o Senhor Jesus, voltando-se, disse a Pedro: Para trás de Mim, Satanás!” (Mt 16:23). Aqui vemos que Satanás estava em Pedro, e não meramente fora dele.


Ambição Resulta em Morte

Satanás não está longe de nós, e precisamos ser cuidadosos para não ser enganados por ele. Se quisermos evitar o engano de Satanás, precisamos rejeitar, condenar e abandonar a ambição de ser alguém na vida da igreja. Sempre que pensarmos assim, Satanás terá terreno para nos enganar e, espiritualmente falando, levar-nos à morte.

Ananias e Safira tinham a ambição de ser alguém na igreja; tinham a ambição de ter um nome. Devido a ambição eles foram enganados, e esse engano os levou à morte. Como lemos no relato, tanto Ananias como Safira morreram fisicamente.

Não devemos pensar que, uma vez que não haja morte física na igreja, como a de Ananias e Safira, não há morte nenhuma. Pelo contrário, a ambição de ser alguém, de ser um líder, introduz os ambiciosos na morte espiritual. Talvez não morram fisicamente, mas irão morrer espiritualmente. Temos visto casos assim. Esses casos deixam evidente que a ambição resulta em morte espiritual. Quanto a isso todos devemos ser muito cuidadosos.

O fato de Ananias e Safira terem sofrido a punição da morte física não quer dizer que irão sofrer a perdição eterna. Embora tenham sido salvos, eles cometeram um pecado para morte (1Jo 5:16-17). Na disciplina governamental de Deus, alguns de Seus filhos podem ser destinados à morte física nesta era, devido a certo pecado. Essa foi a situação desse casal, punido com morte física devido à sua mentira ao Espírito Santo. O caso deles nos ensina a ser extremamente cuidadosos no que diz respeito à ambição e desonestidade na vida da igreja.

O Espírito Santo usou Lucas para registrar o caso de Ananias e Safira a fim de mostrar-nos que embora a vida da igreja seja maravilhosa, ainda precisamos ser cuidadosos quanto à ambição. Não devemos ter nenhuma ambição de ser alguém na igreja. Não devemos ter ambição por posto, posição ou nome. Se tivermos alguma dessas ambições, daremos a Satanás o terreno para nos introduzir na morte espiritual.

Em Atos 5:4 há uma palavra quanto a ter tudo em comum: “Conservando-o, porventura, não seria teu? E, vendido, não estaria em teu poder?” Isso indica que vender propriedades e distribuí-las aos outros não era considerado pelos apóstolos uma legalidade. Não era exigido que os crentes tivessem tudo em comum. Era algo que deveria ser feito voluntariamente. Se Ananias e Safira não quisessem vender a propriedade, isso não seria exigido deles. Ademais, o dinheiro da venda estaria debaixo da autoridade deles. O pecado deles é que quiseram mentir ao Espírito Santo. Não teria sido pecaminoso ficar com a propriedade ou com o dinheiro da venda. O pecado deles consistia em mentir ao Espírito Santo. A intenção deles era enganar a igreja e obter um nome para si pela mentira. Esse foi um pecado grosseiro que ofendeu o Espírito que neles habitava. O pecado deles foi uma cooperação voluntária com Satanás, o residente maligno neles. Todos precisamos aprender a lição deixada pelo caso de Ananias e Safira.

Em Atos 5:3 Pedro disse a Ananias que ele mentira ao Espírito Santo. Então, no final do versículo 4, Pedro disse a ele: “Não mentiste aos homens, mas a Deus”. Isso prova que o Espírito Santo no versículo 3 é Deus. Mais tarde, quando estava falando com Safira, Pedro lhe disse: “Por que entrastes em acordo para tentar o Espírito do Senhor?” O Espírito Santo no versículo 3, Deus no versículo 4, e o Senhor no versículo 9 são todos um, especialmente na experiência dos crentes.


Sobreveio Temor à Igreja

No versículo 11, Lucas encerrou esse relato da cena negativa dizendo: “E sobreveio grande temor a toda a igreja e a todos quantos ouviram a notícia destes acontecimentos”. O vocábulo grego para igreja é ekklesía, composto de ek, fora, e uma forma derivada de kaléo, chamar; assim, os chamados para fora (congregação), a assembléia. Essa é a primeira vez que a igreja é mencionada em Atos no aspecto local. Como veremos em mensagem posterior, Atos 8:1 fala da igreja em Jerusalém, que foi a primeira igreja estabelecida em uma cidade. Ela foi estabelecida na jurisdição da cidade, a cidade de Jerusalém. Era uma igreja local em sua cidade, como indicou o Senhor em Mateus 18:17. A igreja revelada em Mateus 16:18 é universal, o Corpo único de Cristo. A igreja revelada em Mateus 18:17 é local, a expressão do Corpo único de Cristo em determinada cidade. O registro do Novo Testamento com respeito ao estabelecimento da igreja em sua cidade é coerente do começo ao fim (At 13:1; 14:23; Rm 16:1; 1Co 1:2; 2Co 8:1; Gl 1:2; Ap 1:4, 11).

Jesus é o Senhor!
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário