"E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo". (Atos 2:21)




IDENTIFICADOS PELO INVOCAR O NOME DO SENHOR JESUS.

Saulo era um jovem fariseu e um forte perseguidor dos cristãos. Após a morte de Estêvão, iniciou-se grande perseguição contra a igreja em Jerusalém. Atos capítulo 8 versículo 3 diz: “Saulo, porém, assolava a igreja, entrando pelas casas; e, arrastando homens e mulheres, encerrava-os no cárcere.” Se os irmãos não se reuniam em um lugar especial que indicasse haver ali reuniões cristãs, nem usavam roupas que os identificassem, se não havia ainda Bíblias nem hinários, como, então, Saulo os identificava? O mais provável é que o fazia porque eles invocavam o nome do Senhor. Ao ouvi-los invocar, Saulo os prendia. Atos capítulo 9 versículos 13 e 14 diz: "Mas Ananias respondeu: Senhor, eu tenho ouvido a muitos, acerca deste homem, quantos males fez aos Teus santos em Jerusalém; e aqui tem autoridade dos principais sacerdotes para prender a todos os que invocam o Teu nome". O versículo 21 diz: 
"Pasmavam todos os que escutavam, e diziam: Não é este o que perseguia em Jerusalém aos que invocavam esse nome, e que tinha vindo cá para os levar presos aos principais sacerdotes? ".

Por causa da perseguição, todos os cristãos, exceto os apóstolos, foram dispersos de Jerusalém para as regiões da Judéia e Samaria. Não havendo mais a quem prender em Jerusalém, Saulo, então, dirigiu-se ao sumo sacerdote e pediu-lhe cartas de permissão para ir a outras cidades prender os discípulos do Senhor, ou seja, aqueles que invocavam Seu nome.

Atos 9 versículos 3 a 5 diz: "Porém, Saulo seguindo estrada fora, ao aproximar-se de Damasco, subitamente uma luz do céu brilhou ao seu redor, e, caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? Ele perguntou: Quem és tu, Senhor? E a resposta foi: Eu sou Jesus, a quem tu persegues.” Após esse episódio houve uma profunda transformação na vida de Saulo. A intensa luz o deixou cego por três dias e durante esse tempo ele, certamente diante dos fatos ocorridos naqueles últimos dias, pesou cada acontecimento de sua vida de perseguidor. Ao lembrar-se do que pretendera fazer em Damasco, da voz que falara com ele na estrada e, sobretudo, o que o deixou atônito – do fato de Jesus ter-se identificado com aqueles a quem ele perseguia, Saulo teve certeza de que sua vida mudaria radicalmente dali por diante. De fato, após recuperar a visão por meio de Ananias, Saulo foi por ele batizado. Anteriormente, Paulo nome pelo qual começa a ser chamado em Atos (Atos 13 versículo 9) – perseguia e prendia os que invocavam o nome do Senhor; agora, porém, ele se tornara também um “invocador” do nome de Jesus. Por isso, ao sair para pregar o evangelho e levantar igrejas, Paulo ensinava as pessoas a invocar o nome do Senhor. Por causa de sua experiência de salvação, ele percebia quão importante é que a igreja invoque o nome do Senhor.

A EDIFICAÇÃO PELO INVOCAR O NOME DO SENHOR

No Antigo Testamento, em 
Gênesis 28, versículos 11 e 18, diz que, Jacó, quando partiu de Berseba para Harã, “tendo chegado a certo lugar, ali passou a noite, pois já era sol posto; tomou uma das pedras do lugar, fê-la seu travesseiro e se deitou ali mesmo para dormir”. Naquele lugar, em sonho, Deus lhe deu uma visão. Então, ao despertar, Jacó tomou a pedra que havia posto por travesseiro, erigiu-a em coluna e entornou azeite sobre ela. Isso tipifica a edificação da igreja. O azeite derramado por Jacó tipifica o derramamento do Espírito Santo sobre os cristãos. Portanto, para que haja edificação da igreja, é necessário o derramar do Espírito.

A igreja é constituída de pessoas que creram no Senhor e invocaram Seu nome. Em 1ª Coríntios capítulo 12 versículo 3, Paulo diz que ninguém pode dizer: "Senhor Jesus!", senão pela ação do Espírito Santo. Assim, sempre que os membros do Corpo de Cristo, a igreja, invocam o nome do Senhor com fé, voltando a Ele o coração, eles estão no espírito, no qual o Espírito de Deus habita.

Em 1ª Coríntios capítulo 12 versículo 1, Paulo diz que não queria que a igreja em Corinto fosse ignorante quanto ao ser espiritual. Como os coríntios poderiam estar no espírito? será que o fato de se reunirem e terem comunhão garantiria que eles estavam no espírito? ou o serviço aos demais irmãos? ou a participação em muitas atividades da igreja? Não, nada disso, por si só, garante que estejamos no espírito. Tudo isso pode ser feito por meio de nossa vida natural, de acordo com o velho homem, sem nenhuma comunhão com Deus.

Somente somos a igreja, em essência e vida, se estivermos no espírito. Paulo, então, indica que a melhor forma para isso é invocar o nome do Senhor. Em 
1ª Coríntios capítulo 12 versículo 3, Paulo diz: "Por isso, vos faço compreender que ninguém que fala pelo Espírito de Deus afirma: Anátema, Jesus! Por outro lado, ninguém pode dizer "Senhor Jesus!", senão pelo Espírito Santo". Antes de recebermos Cristo como nosso Senhor e Salvador, éramos incapazes de falar de Deus e em Seu nome, pois éramos adoradores de ídolos mudos. Mas, agora, adoramos ao Deus vivo, que é a própria Palavra. João capítulo 1 versículos 1 e 14 diz: “No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com Deus, e a Palavra era Deus. E a Palavra se fez carne e habitou entre nós, cheia de graça e de verdade”. Hoje cremos no Deus encarnado, que é Cristo, que é a Palavra; por isso, podemos declarar que Jesus é o Senhor. Podemos sempre invocar: "Senhor Jesus!" este é o único nome que dá vida a nós!

Paulo freqüentemente menciona o nome do Senhor, pois ele tinha clara percepção da necessidade de todos os irmãos estarem sempre no espírito. A igreja não é uma organização, mas é uma entidade orgânica, cheia da vida divina. Por isso, ela deve estar cheia do Espírito que dá vida. Em Romanos capítulo 10 versículo 13, Paulo diz: “Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo." 
Quando provamos verdadeiramente o invocar, tornamo-nos fervorosos e ousados em proclamar em todos os lugares que Jesus é o Senhor. Assim, sempre que dizemos: “Senhor Jesus!”, somos cheios de alegria e gozo, pois tocamos em uma Pessoa viva, que nos satisfaz e vivifica. Não importando quem tenhamos sido no passado - vis pecadores ou éticos religiosos -, quando começamos a invocar o nome do Senhor com fé, com realidade, voltando nosso coração para Ele, há uma mudança em nosso viver! Experimentamos Romanos capítulo 10 versículo 13, somos salvos por invocar o nome do Senhor!

O DISPENSAR DO ESPÍRITO SANTO

Em Atos capítulo 2 versículos 1 a 13, vemos que, no dia de Pentecostes, os discípulos, cerca de cento e vinte pessoas, estavam reunidos em um mesmo lugar em Jerusalém. Nos versículos 
2 a 4 diz: “De repente, veio do céu um som, como de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam assentados. E apareceram, distribuídas entre eles, línguas, como de fogo, e pousou uma sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e passaram a falar em outras línguas, segundo o Espírito lhes concedia que falassem." O Espírito Santo foi derramado exteriormente sobre eles, e começaram a falar em outras línguas. Eles passaram a falar em línguas genuínas, línguas que eram compreendidas por pessoas vindas de outras nações. Esses estrangeiros, ao ouvirem aquelas pessoas falando em sua língua nativa, ficaram maravilhados. Nos versículos 16 e 17 diz: "Então Pedro se levantou e disse: O que ocorre é o que foi dito por intermédio do profeta Joel: E acontecerá nos últimos dias, diz o Senhor, que derramarei do meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos jovens terão visões, e sonharão vossos velhos.” Isso é o sinal dos últimos dias, quando o Espírito Santo se derrama para manifestar Seu poder por meio do homem. Porém, de acordo com as próprias palavras de Pedro, essa forma de manifestação do Espírito não tem relação com a salvação, pois a salvação vem por invocar o nome do Senhor. Ter sonhos, visões ou profetizar não garantem nossa salvação. A salvação é algo do Espírito, porém não em Seu aspecto exterior, de manifestação de poder, mas o Espírito no aspecto interior, dispensando vida ao homem. Somente quando cremos e invocamos o nome do Senhor é que somos salvos.

O invocar não é somente para recebermos Cristo em nosso espírito, para sermos regenerados. Não devemos pensar que após sermos salvos já não há necessidade de invocar. Se pensarmos assim, ainda não tivemos a revelação adequada da Palavra. Invocar o nome do Senhor deve tornar-se um hábito, pois a cada momento necessitamos ser salvos de nós mesmos, de nossas opiniões, de nossos conceitos naturais e religioso, de nossa natureza caída e etc. Por isso, cada dia e a todo tempo necessitamos invocar o nome do Senhor.

SALVOS PELO INVOCAR O NOME DO SENHOR

Em 2ª Coríntios capítulo 1 versículos 3 a 11, Paulo dá ações de graça pelo conforto divino em todas as tribulações por que passava. Nos versículos 9 e 10 ele diz: “Contudo, já em nós mesmos, tivemos a sentença de morte, para que não confiemos em nós mesmos, e sim no Deus que ressuscita os mortos; o qual nos livrou e livrará de tão grande morte; em quem temos esperado que ainda continuará a livrar-nos”. Paulo passou por situações tão difíceis a ponto de se desesperar da própria vida; contudo, ele creu que, da mesma forma que Deus o livrara daquela situação, Ele o continuaria livrando.

O uso dos tempos verbais no versículo 10 possibilita-nos fazer uma ilustração muito prática a respeito dos estágios de nossa salvação. A salvação de Deus tem três estágios. O primeiro é o da regeneração, o segundo é o da transformação, ou salvação da alma, e o terceiro é o da redenção do corpo. É sobre o segundo estágio que trataremos mais detalhadamente neste livrete.

Uma vez salvos, somos salvos para sempre. Quando invocamos o nome do Senhor, o Seu Espírito entrou em nosso espírito e fomos feitos filhos de Deus. Mesmo que venhamos a pecar, não perderemos a salvação, a vida de Deus permanecerá em nosso espírito e continuaremos sendo Seus filhos. Vejamos esse exemplo: mesmo que seu filho faça algo errado e venha a ser preso por isso, ele jamais deixará de ser seu filho, pois recebeu sua vida. O exame de DNA comprova a paternidade de uma pessoa, indicando quem é o pai, não importando em que situação a pessoa esteja. De modo semelhante, quando invocamos o nome do Senhor, crendo com o coração, fomos regenerados pelo Espírito, o qual passou a habitar em nosso espírito, fazendo-nos eternamente filhos de Deus.

Entretanto, ainda há um problema a resolver: depois de sermos salvos, muitas vezes ainda voltamos a pecar. Isso indica que a vida divina que recebemos não amadureceu o suficiente e, por isso, voltamos a viver por nossa vida pecaminosa e caída, a qual está em nossos membros. Romanos capítulo 7 versículo 23 diz: "Mas vejo uma lei diferente nos meus membros, guerreando a lei do meu espírito, e fazendo-me preso na lei do pecado, a qual está nos meus membros." Por que, então, pecamos? Porque nossa alma ainda não foi suficientemente permeada com a vida divina, ou, em outras palavras, ela não foi plenamente salva.

Muitos cristãos acomodam-se com o fato de terem a vida de Deus em seu interior, o que lhes garante a salvação eterna, e não buscam o crescimento da vida de Deus neles. Pessoas assim tornam-se um problema para a igreja, pois são infantis, crianças espirituais. Não podemos permanecer nessa situação. A vida de Deus precisa expandir-se em nosso ser. Da mesma forma que recebemos a vida humana de nossos pais e ela se desenvolve, porque nos alimentamos todos os dias, ao recebermos a vida de Deus devemos alimentar-nos da Palavra para que a vida divina se desenvolva em nosso interior.

Ao invocar o nome do Senhor, certamente somos salvos por receber a vida divina. Mas precisamos permitir que essa vida cresça até que cheguemos à maturidade. Fomos salvos eternamente no momento da regeneração, mas precisamos também ser salvos hoje, dia a dia, sendo transformados em nossa alma. Pelo invocar o nome do Senhor, o Espírito de Deus mesclou-se com o nosso espírito e deu-nos a salvação. Esse é apenas o início do processo da salvação, a qual precisa prosseguir. E preciso que o Espírito se expanda de nosso espírito para nossa alma, a fim de permeá-la e salvá-la. Quando cremos no Senhor, o Espírito de Deus entrou em nosso espírito, fomos salvos, nossos pecados foram perdoados e fomos justificados. Para isso, bastou-nos crer, e pela fé tudo foi feito. Na segunda vinda de Cristo, ocorrerá o último estágio da salvação, que é a redenção do nosso corpo. Atualmente nos encontramos no segundo estágio, que corresponde à salvação da alma. Nesse estágio, o processo é lento, pois depende da nossa disposição em negar a vida da alma, deixando que a vida de Deus nos governe. Quando fomos salvos, passamos a fazer parte do Corpo de Cristo, a igreja, e é nesse lugar que nos alimentamos da Palavra para a salvação da alma.

Romanos capítulo 10 versículo 13 diz: “Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.” Nossa maior necessidade é ser salvos da vida da alma, e isso só é possível quando vivemos no espírito, em viva comunhão com o Senhor. Foi Pedro quem falou sobre "o invocar o nome do Senhor" pela primeira vez, quando, no dia de Pentecostes, os discípulos de Cristo começaram a falar em outras línguas e as pessoas ficaram admiradas. Então, Pedro citou a essas pessoas a palavra do profeta Joel. Cremos que o próprio Pedro havia experimentado "o invocar o nome do Senhor" naqueles dias que antecederam o derramamento do Espírito. E depois disso certamente ele teve experiências de negar a si mesmo por meio do invocar o nome do Senhor, a fim de que a vida divina nele crescesse.


NEGAR A SI MESMO E SEGUIR AO SENHOR

Em Colossenses capítulo 2 versículo 2, Paulo diz: "Para que os seus corações sejam confortados, estando unidos em amor e para conseguir todas as riquezas da plena certeza do entendimento, para reconhecerem o mistério de Deus, que é Cristo." Uma vez que o mistério de Deus é Cristo, somente Deus poderia revelá-Lo; e sendo a igreja o mistério de Cristo, somente Cristo poderia revelá-la
Efésios capítulo 3 versículo 4 diz: "pelo qual, quando ledes, podeis entender o meu conhecimento no mistério de Cristo." E o capítulo 5 versículo 32 diz: "Este mistério é grande, mas eu falo em referência a Cristo e à igreja." Assim, a primeira vez que ouvimos falar sobre a igreja foi em Mateus capítulo 16, versículos 16 a 19, que diz: “Respondendo Simão Pedro, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. Então, Jesus lhe afirmou: Bem-aventurado és, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue que revelou essa verdade a você, mas meu Pai, que está nos céus. Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do Hades não prevalecerão contra ela. Dar-te-ei as chaves do reino dos céus; o que ligares na terra terá sido ligado nos céus; e o que desligares na terra terá sido desligado nos céus.” Esse é um dos mais importantes capítulos da Bíblia, porque nele é desvendado que o mistério de Deus é Cristo, tendo sido revelado pelo próprio Deus, e que o mistério de Cristo é a igreja, o que foi revelado pelo próprio Cristo.

Para que a igreja fosse gerada, era necessário que o Senhor Jesus fosse crucificado, morresse e ressuscitasse. Mas Pedro, usado por Satanás, repreendeu o Senhor, dizendo-Lhe que tivesse compaixão de Si mesmo e não permitisse que tal coisa acontecesse. Aos olhos dos homens, Pedro estava correto, pois amava seu Mestre e não queria vê-Lo sofrer nas mãos dos principais sacerdotes. No versículo 23 diz: “Mas Jesus, voltando-se, disse a Pedro: Arreda, Satanás! Tu és para mim pedra de tropeço, porque não pensas nas coisas de Deus, e sim nas dos homens." O Senhor Jesus sabia que aquela sugestão provinha de Satanás, pois se Ele, Jesus, não fosse à cruz, a igreja não seria gerada, e é pela igreja que Satanás é derrotado.

O versículo 24 diz: “Então, disse Jesus a seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me.” Qual a maneira de seguir ao Senhor? Vivendo a vida da igreja e ouvindo Sua Palavra. Quando fazemos isso, espontaneamente negamos a nós mesmos, a nossos interesses, conceitos, opiniões, desejos, gostos e pensamentos e tomamos nossa cruz. E para segui-Lo precisamos viver no espírito, exercitando-o pelo invocar o nome do Senhor. Precisamos aprender a, em tudo, depender do Senhor, em tudo invocar Seu nome buscando comunhão, consultando-o sempre e permitindo-lhe tudo decidir por nós. A todo o momento precisamos invocar o nome do Senhor, pois somente assim nossa alma será salva.

No versículo 25, o Senhor Jesus disse que quem quiser salvar sua vida perdê-la-á, e quem perder a vida por Sua causa achá-la-á. A vida a que o Senhor se refere é a vida da alma; ou seja, se estamos dando satisfação plena à nossa vida da alma nesta era, perderemos a salvação da alma na era vindoura do reino milenar e, no futuro, quando o Senhor voltar, não estaremos prontos para recebê-Lo nem para entrar no gozo da era vindoura do reino milenar. Por isso, necessitamos desesperadamente viver a vida da igreja, ter uma vida em constante comunhão com o Senhor, invocando Seu nome.

Ao dizer ao Senhor para ter compaixão de Si mesmo e não ir a Jerusalém sofrer nas mãos dos principais sacerdotes e escribas, Pedro manifestou a opinião e o pensamento de sua natureza caída, que expressa Satanás. Por isso o Senhor lhe disse: “Arreda, Satanás”. Anteriormente Pedro havia falado pelo Espírito, quando respondeu ao Senhor que Ele é o Cristo, o Filho do Deus vivo. Quem revelou isso a Pedro foi Deus Pai, por ser Cristo o mistério de Deus. Tal revelação foi posta no espírito de Pedro. Porém, posteriormente, ele disse para o Senhor não ir à cruz, expressando a vontade de seu velho homem (seu homem natural, sua vida da alma).

Quando Pedro falou pelo Espírito, Jesus disse-lhe que ele já não era Simão, mas Pedro, e que sobre aquela Rocha, – a r
evelação de que Jesus é o Cristo, o Filho do Deus vivo, – Ele edificaria a igreja. Contudo, em seguida, Pedro manifestou seu velho homem. Todos nós, cristãos, fomos salvos e recebemos a vida divina em nosso espírito, mas se não formos vigilantes, facilmente voltaremos a viver de acordo com a nossa vida da alma. Assim, é imprescindível que neguemos a nós mesmos, que neguemos nossa natureza caída e sigamos ao Senhor. No versículo 24, o Senhor estava dizendo implicitamente a Pedro: "Não viva de acordo com a vida da alma; se viveres nela, não receberás a salvação completa de Deus, pois perderás a salvação da alma”.

Em Mateus capítulo 17, versículos 1 a 5, vemos que seis dias após falar isso, o Senhor Jesus levou Pedro e os irmãos Tiago e João a um alto monte. Ali foi transfigurado diante deles, e Elias e Moisés apareceram para conversar com o Senhor. Então Pedro, novamente manifestando seu velho homem, sugeriu ao Senhor fazer três tendas, uma para Ele, outra para Elias e outra para Moisés, como que colocando todos os três no mesmo nível. Mas Deus disse: "Este é o Meu Filho amado, em quem Me comprazo; a Ele vocês devem ouvir.” Seis dias antes o Senhor havia falado a Pedro que ele deveria negar a si mesmo, mas ele não fez isso e, uma vez mais, seu velho homem se manifestou. Essa é a experiência de todos nós: se não estivermos debaixo da graça do Senhor e de Sua misericórdia, estaremos constantemente resistindo ao reinar da vida do Senhor. Precisamos perceber que somente receberemos a salvação da alma se negarmos nossa vida da alma hoje.

Em Mateus capítulo 26, versículos 31 a 35, vemos Pedro manifestando a si mesmo outra vez. Quando o Senhor estava para ser crucificado, Ele advertiu os discípulos, dizendo que todos eles iriam se escandalizar com Ele e abandoná-Lo. Ao ouvir isso, Pedro Lhe disse: “Ainda que venhas a ser um tropeço para todos, nunca o serás para mim. Replicou-lhe Jesus: Em verdade te digo que, nesta mesma noite, antes que o galo cante, tu me negarás três vezes. Disse-Lhe Pedro: Ainda que me seja necessário morrer contigo, de nenhum modo te negarei.” Pedro não aceitou a palavra do Senhor e disse que certamente ele não O negaria, mesmo que os outros o fizessem. Pedro realmente não conhecia a si mesmo, não conhecia o seu velho homem, seu homem natural, ele era cheio de autoconfiança.

Em Lucas capítulo 22, versículos 54 a 62, vemos que os soldados levaram Jesus para a casa do sumo sacerdote, e Pedro os seguiu de longe. Todavia, no pátio da casa, as criadas reconheceram Pedro como discípulo de Jesus; Pedro negou e disse que não conhecia o Senhor. Ao negar pela terceira vez, o galo cantou. Então, voltando-se o Senhor, fixou os olhos em Pedro; e Pedro se lembrou da palavra do Senhor; e, saindo dali, chorou amargamente. Por que Pedro chorou amargamente? Porque percebeu o quanto seu velho homem era vil e caído. Por ter a experiência de ir contra o Senhor muitas vezes, por causa de sua vida da alma, Pedro deu muita importância à questão da salvação da alma. Da mesma forma nós, cristãos, precisamos nos preocupar com a salvação da nossa alma, precisamos, a todo tempo, invocar o nome do Senhor.


OS ESCRITOS DE PEDRO

1ª Pedro capítulo 1 versículos 3 a 5 diz: “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a Sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma herança incorruptível, sem mácula, imarcescível, reservada nos céus para vós outros que sois guardados pelo poder de Deus, mediante a fé para a salvação preparada para revelar-se no último tempo.” Que salvação é essa que se revelará somente no último tempo? Essa é a salvação do corpo. Então, hoje é o tempo para a salvação da alma e, quando for manifestado o último tempo, será manifestada a salvação completa. Para alcançar a salvação completa é necessário, primeiramente, passarmos pela salvação da alma.

No versículo 6, Pedro diz: "Embora, no presente, por breve tempo, se necessário, sejais contristados por várias provações". Essas são palavras positivas, e não negativas. Normalmente encaramos as provações como motivo de tristeza; quando chegam, murmuramos, dizendo que não as podemos suportar. Mas a Palavra diz que tais provações são por breve tempo, apenas o tempo necessário para alcançarmos a salvação de nossa alma. Por isso, ao sermos afligidos por diversas provações, lembremo-nos de que a aflição de hoje nos levará à salvação completa. A tristeza de hoje é leve e momentânea, em comparação com o peso de glória por vir.

O versículo 7 diz: “Para que, uma vez confirmado o valor da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro perecível, mesmo apurado por fogo, redunde em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo.” Por que redunda em louvor? Porque já passou por muitas provas, e cada prova que passou é comparada à depuração do ouro. Para depurar o ouro é necessário colocá-lo dentro do crisol, que está sobre o fogo. E, à medida que o calor aumenta, o ouro se liquefaz e, por ser um metal pesado, ele decanta e as impurezas sobem. Assim, ao sair do crisol, restam poucas impurezas no ouro. As tribulações por que passamos são como o acrisolamento do nosso ser, para eliminar as impurezas em nós. Por isso, temos de perceber que essas provações são para o nosso bem, para levar-nos à salvação completa a revelar-se no último tempo.

Pedro disse que nossa fé é muito mais preciosa do que o ouro perecível, mesmo apurado por fogo. Em Apocalipse 21, na descrição da Nova Jerusalém, vemos que ela é feita de ouro, mas não do ouro comum que conhecemos. No versículo 18 lemos: “A estrutura da muralha é de jaspe; também a cidade é de ouro puro, semelhante a vidro límpido”. Esse ouro é muito mais precioso que o ouro perecível. Por isso, não podemos recusar as diversas provações, pois se elas não vierem, não haverá como manifestar esse ouro muito mais precioso que o ouro comum. Então, que necessitamos para suportar tais provações? Invocar o nome do Senhor! Quanto mais provas, mais oportunidades para que o ouro mais precioso se manifeste.

A segunda parte do versículo 7 de 1ª Pedro diz: “Redunde em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo”. Isso acontecerá na volta do Senhor, perante Seu tribunal. O julgamento de Deus começará por Sua casa, a igreja; assim, todos os cristãos terão de comparecer perante esse tribunal. Se aproveitarmos as várias provações para que a vida divina cresça em nosso interior, por meio de invocar o nome do Senhor a todo tempo, ao comparecermos perante o tribunal de Cristo, estaremos aprovados; e seremos não somente louvados, mas também receberemos glória, a glória do reino milenar, como co-reis juntamente com Cristo.

Cerca de vinte anos após a morte do Senhor, ou seja, após vinte anos de apostolado, Pedro ainda agia de acordo com sua vida da alma. Certa vez, quando estava na região da Galácia, Pedro comia com os gentios; quando, porém, chegaram alguns da parte de Tiago, Pedro afastou-se dos gentios, não procedendo corretamente segundo a verdade do evangelho. Em Gálatas capítulo 2 versículos 11 a 14, Paulo diz: "
Quando, porém, Cefas veio a Antioquia, resisti-lhe na cara porque era condenado. Pois antes de chegarem alguns da parte de Tiago, ele comia com os gentios; mas quando eles vieram, subtraía-se e separava-se temendo os que eram da circuncisão. Os outros judeus também dissimularam juntamente com ele, de modo que até Barnabé foi levado com eles na sua dissimulação. Mas quando vi que eles não andavam retamente conforme a verdade do Evangelho, disse a Cefas perante todos: Se tu, sendo judeu, vives como gentio, e não como judeu, como obrigas os gentios a viver como os judeus? " Pedro era apóstolo para os judeus, porém, chegando entre os gálatas, viu que havia muitos gentios ali. Então, juntou-se a eles e passou a comer com eles. Depois de algum tempo, quando alguns judeus chegaram de Jerusalém, Pedro abandonou os gentios e foi comer com os judeus. Nessa situação Paulo repreendeu a Pedro, pois mesmo sendo apóstolo, Pedro ainda vivia de acordo com a vida da alma, a vida natural, seu velho homem. O que Pedro necessitava para deixar de ter essa vida inconstante? Invocar o nome do Senhor, pois somente o invocar o nome do Senhor pode nos salvar do viver de acordo com a vida da alma.

Todos necessitamos invocar o nome do Senhor. A vida da igreja deve ser um viver de invocar tal nome. Devemos invocar esse nome em qualquer situação, principalmente ao ler a Bíblia, para que extraiamos dela Espírito e vida. Ao orar, também necessitamos invocar o nome do Senhor, pois, assim, oraremos de acordo com Sua vontade; do contrário, nossa oração se tornará vazia. A melhor oração é o invocar o nome do Senhor, pois, quando invocamos, oramos sem cessar. Em qualquer oração que fizermos, em determinado momento cessarão as palavras e, conseqüentemente, a oração cessará. Então, como orar sem cessar, como Paulo recomenda em 1ª Tessalonicenses capítulo 5 versículo 17? Invocando o nome do Senhor. Podemos passar o dia todo invocando o nome do Senhor. Em Romanos capítulo 8 versículo 26, vemos que a melhor oração é aquela que não sabemos o que dizer, não sabemos como orar. Então começamos a invocar e pedir ao Senhor: “Óh Senhor, não sei como orar, não sei sobre o que orar; não sei como louvar-Te nem como agradecer-Te. Só sei invocar Teu maravilhoso nome. Oh Senhor Jesus, quero estar em Tua presença”. Então o Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis, e já não somos nós que oramos, mas o Espírito ora em nosso lugar. Cristo como incenso deve ser acrescentado à nossa oração, para que, assim, suba um aroma agradável a Deus quando orarmos.

Portanto, do início ao fim de nossa vida cristã, do início ao fim de nossa caminhada com o Senhor, devemos invocar o nome do Senhor!


(Identificados Pelo Invocar | Dong Yu Lan)
Jesus é o Senhor!
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário