06 - Crescendo em Cristo em todas as coisas | W. Lee
CRESCENDO EM CRISTO EM TODAS AS COISAS
Efésios 4:15 diz que temos de crescer em Cristo em todas as coisas. Peço que você considere isso. Em quantas coisas você cresceu em Cristo? Creio que seja necessário irmos ao Senhor e permanecermos em Sua presença para escrever uma lista de todos os itens de nossa caminhada diária. Escreva todos os itens relacionados ao que você é, ao que faz, ao que pensa, ao que tem e ao que usa. Pode ser que você escreva mais que algumas centenas de itens para serem considerados à luz da presença do Senhor.
CRESCENDO EM CRISTO EM NOSSA MENTE, EMOÇÃO E VONTADE
Você cresceu em Cristo em seu modo de pensar? Você tem Cristo em seu íntimo, em seu espírito, mas sua mente talvez ainda esteja distante do Cristo que habita em você. Sua mente pode estar separada do seu espírito. Você tem Cristo dentro de seu espírito, mas sua mente não tem nada a ver com Cristo. Isso simplesmente significa que você não cresceu em Cristo em sua mente. Seu modo de pensar ainda não está em Cristo.
Não quero dizer que você esteja errado em seu modo de pensar. Talvez você esteja totalmente certo, mas não está em Cristo. Certo e errado estão na mesma categoria; ambos são da árvore do conhecimento do bem e do mal. No que se refere a nós, os que buscam, não é uma questão de estar certo. Deve ser uma questão de estar em Cristo. No que se refere a nós, estar em Cristo é certo. Precisamos crescer. Apresente esta questão ao Senhor e veja até que ponto você precisa crescer em Cristo em sua mente.
Agora considere sua emoção, outra parte de sua alma. Você tem Cristo em seu espírito, mas sua emoção ainda está separada de Cristo. Quero dizer uma palavra aos jovens. Por um lado, dizemos que não queremos estar presos; queremos estar livres. Isso está completamente certo, mas, por outro, você tem de examinar - Cristo está em sua emoção ou a única coisa que você tem livre é sua emoção? Alguns talvez pensem que estão na igreja local completamente livres e podem fazer tudo aquilo que gostam. De certo modo, não há restrição na igreja local, mas há Cristo. Você pode dizer que, quando está entusiasmado, Cristo está dentro de sua emoção para ficar entusiasmado junto com você? Você precisa crescer em Cristo em sua emoção. Em nossas reuniões, certamente precisamos estar livres em nossos momentos de louvor e cânticos, mas precisamos ter certeza de que, quando cantamos os hinos, Cristo está cantando dentro de nossos cânticos. Precisamos ter certeza de que, quando estamos tão liberados, Cristo está liberado. Os jovens talvez estejam entusiasmados, mas eles precisam ter certeza de que têm Cristo em sua emoção. Se você não tiver Cristo em sua emoção e estiver gritando, isso é leviandade.
Para sermos espirituais, precisamos ser emotivos, mas precisamos ser espiritualmente emotivos. Isso significa ser emotivo com Cristo. Você deve ter a convicção de que Cristo está em sua emoção e que sua emoção não está separada de Cristo, mas ligada e mesclada a Cristo. A vida da igreja é uma vida dos santos unidos a Cristo. Qualquer coisa que façamos deve ser com Cristo unindo-se a nós. Se não tivermos a convicção de que Cristo está fazendo algo conosco, precisamos ter um pouco de cuidado. Devemos procurar o Senhor e perguntar-Lhe: "Senhor, nesta questão, Tu estás em minha emoção?".
Não somente nas reuniões, mas também em nossa vida diária, não devemos ser cristãos calados. Temos de ser aqueles que invocam o nome do Senhor em todo lugar (1 Co 1:2). Mas, enquanto invocamos, devemos invocar Cristo. Devemos ter a convicção de que, quando invocamos o nome do Senhor Jesus, Ele está invocando dentro do nosso invocar. Do contrário, teremos muita leviandade. Não tem nada a ver com o Espírito nem é a liberação do Espírito. É a liberação de algo mais. Isso é errado e daremos às pessoas uma má impressão. Por isso, temos de ser equilibrados e justos. Certamente, não devemos estar presos. Esta é a razão por que não gostamos de limitar ninguém. Contudo, precisamos ser equilibrados. Precisamos estar no espírito com a convicção de que temos Cristo nas coisas que fazemos. Sem dúvida, isso precisa do crescimento. Precisamos crescer em Cristo em nossa emoção.
Agora, precisamos considerar nossa vontade, outra parte de nossa alma. Precisamos crescer em Cristo na vontade. Isso significa que nossa vontade tem de estar repleta de Cristo. Temos de crescer em Cristo quando tomamos qualquer tipo de decisão. Quando tomamos uma decisão, não devemos tomá-la sozinhos. Temos de nos abrir para Cristo em nossa vontade e deixar que Ele entre em nossa vontade para possuir completamente nossa vontade. Então, tomaremos uma decisão usando nossa vontade com Cristo. Teremos a convicção de dizer que Cristo é um conosco em nossa vontade. A mente, a emoção e a vontade são questões importantes. Agora, consideremos algumas questões pequenas.
CRESCENDO EM CRISTO NOS DETALHES DE NOSSA VIDA DIÁRIA
Quando os irmãos compram uma gravata, ao que parece, esta é uma coisa pequena, mas o princípio que existe na compra não é pequeno. Vocês têm de crescer em Cristo na questão de comprar uma gravata. Estou feliz por ver os jovens buscando e amando tanto o Senhor. Mas, enquanto estiverem buscando tanto o Senhor, vocês precisam crescer em Cristo quando vão a uma loja de departamentos para comprar uma gravata. Ao comprarem uma gravata, vocês devem ter a convicção de que estão em Cristo. Se vocês não tiverem certeza, isso significa que comprar a gravata não está em Cristo. No que se refere a nós, não se trata de uma questão de certo ou errado; trata-se de uma questão de estar em Cristo ou separado de Cristo. Vocês têm de ser capazes de dizer para Satanás: "Satanás, veja, minha compra está em Cristo!". Vocês poderiam dizer isso? Vocês podem me enganar, mas não podem enganar o diabo, porque ele sabe.
Também precisamos considerar o modo como cortamos e usamos nosso cabelo. Irmãos, e seu corte de cabelo? Quando vocês cortam o cabelo, isso não é uma questão pequena, porque vocês praticam um princípio de crescimento em Cristo em todas as coisas. Isso inclui seu corte de cabelo. Vocês cresceram em Cristo no modo como cortam o cabelo? Não discutam comigo. Simplesmente vão a Cristo e verifiquem com Ele. Eu diria: "Não sei. Não sou Cristo. Ele sabe". Creio que se cooperarem com Ele, forem até Ele e disserem: "ó Senhor, meu corte de cabelo", vocês saberão o que fazer. Ele sabe e vocês sabem também. Os outros não sabem. Mas, depois que vocês cortam o cabelo, aqueles que são espirituais sabem se o corte do cabelo é da carne ou de Cristo. Sabem se vocês cresceram em Cristo na questão do corte de cabelo.
Precisamos apresentar ao Senhor todos os itens de nossa caminhada diária e dizer: "ó Senhor", a respeito de cada item. Não diga simplesmente: "ó Senhor", de um modo geral, mas de um modo específico, de um modo detalhado. Item por item, você tem de dizer: "ó Senhor", e procurar Sua direção. Então, você terá o crescimento na vida. Este tipo de prática irá transformá-lo totalmente.
As irmãs e irmãos mais velhos talvez sintam que os jovens são exagerados e precisam ser equilibrados. Mas não deveríamos pensar que nossa velhice tem a ver com Cristo também. Temos de crescer em Cristo em nossa velhice. Temos de abrir mão de nossa velhice. Precisamos de uma mudança. Minha opinião é que temos de crescer em Cristo em tudo. As irmãs não deveriam somente invocar o Senhor de um modo geral. Vocês têm de invocar o Senhor em tudo em sua caminhada diária. Vocês precisam procurar o Senhor em cada item de sua caminhada diária e ter um relacionamento completo com o Senhor. Então, vocês verão a mudança, não por meio do ensino, da correção ou do ajuste exterior, mas pelo crescimento na vida para Cristo em todas as coisas. Vocês precisam invocar o Senhor quando comprarem seus óculos. Então, o Senhor irá ajustá-los interiormente.
Se não fizermos isso, não seremos fiéis ao Senhor. Quando usamos o nome do Senhor, devemos ter esta intenção. A segunda epístola de Timóteo 2:22 diz que precisamos seguir a justiça, a fé, o amor e a paz com aqueles que, de coração puro, invocam o Senhor. O versículo 19 diz: "Aparte-se da injustiça todo aquele que professa o nome do Senhor". Todos aqueles que invocam o nome do Senhor devem apartar-se de qualquer tipo de iniqüidade. Quando dizemos: "ó Senhor", temos de ser sério com o Senhor. Não invocamos o nome do Senhor de um modo leviano ou relaxado. Somos sérios. Se invocamos o Senhor e, não obstante, não tratamos dos itens de nossa caminhada diária, receio que estejamos sendo relaxados com o nome do Senhor. Isso não é bom. Temos de ser sérios com o Senhor. Se formos sérios com o Senhor, dizendo: "ó Senhor", creio que o Senhor nos mostrará coisas específicas em nossa caminhada diária que precisam ser tratadas. Precisamos levar cada item de nossa caminhada diária à presença do Senhor. Em cada item, precisamos orar: "Senhor, e isso?". Ninguém pode nos falar de um modo específico, senão o próprio Senhor.
A Bíblia nos diz que as irmãs deveriam se vestir de um modo modesto (1Tm 2:9; 1 Pe 3:3), mas somente o Senhor sabe até onde é ser modesto. Quando você diz: "ó Senhor", o Senhor sabe e você sabe. Em 1943, uma jovem que tinha muita ligação com o mundo começou a freqüentar nossas reuniões. Depois que ela veio a algumas reuniões, o Senhor a tocou. A primeira vez que ela veio à reunião, seu cabelo parecia uma "torre alta", ajeitado no alto da cabeça. Um dia, ela veio à nossa reunião e essa torre havia desaparecido. De reunião em reunião, pudemos ver que algo havia mudado nela. Isso realmente significa que ela se livrou de inúmeras coisas. Por fim, ela se tomou uma jovem simples. Ninguém lhe disse nada. Ela experimentou a transformação na vida. O poder da vida divina a transformou.
Um irmão costumava fumar antes de ser salvo pelo Senhor. Depois de vir às nossas reuniões e ser salvo, ele perdeu a vontade de fumar ao ser transformado de dentro para fora. Foi completamente transformado e se afastou das coisas velhas de seu velho estilo de vida. Em nossas reuniões, não entregamos mensagens dizendo às pessoas que abram mão de seus hábitos maus e pecaminosos. Mas Cristo é a vida que transforma o íntimo dos cristãos. Se formos sérios diante do Senhor, invocando: "ó Senhor", certamente haverá uma mudança de vida. Essa mudança de vida não é algo exterior, mas algo que acontece de dentro para fora. Cristo é muito cuidadoso. Ele nunca é descuidado. Quanto mais você se der com Ele, quanto mais tiver contato com Ele, quanto mais disser: "ó Senhor ", mais será limitado por Cristo. Cristo irá limitar-nos em tudo. Essa limitação é a transformação.
O resultado da vida é o crescimento e a transformação. A vida cresce; a vida também transforma. Não confiamos no ensino, mas temos plena confiança na vida do Senhor. Quanto mais você invocar: "ó Senhor Jesus", mais será transformado de dentro para fora. Essa transformação pode parecer lenta, mas é constante, pouco a pouco, e dia após dia. Quanto mais você receber Cristo, mais será transformado. Ele não é uma doutrina. Ele está poderosamente vivo. Enquanto você O receber, Ele irá transformá-lo em sua atitude, sua emoção, seu motivo, seu desejo, seu objetivo e seu comportamento em muitos sentidos. Tudo será tocado por Ele.
A vida cresce e a vida transforma. C. H. Spurgeon foi um grande pregador na Inglaterra durante o último século, mas, na época, ele ainda fumava. Um irmão da congregação dos Irmãos Unidos ficou incomodado com isso e procurou C.H. Spurgeon. Spurgeon tentou argumentar, dizendo: "Fumo para a glória de Deus". Esse irmão dos Irmãos Unidos, então, pôs um grande letreiro na rua que dizia: "C.H. Spurgeon diz que fuma para a glória de Deus". Aquilo forçou Spurgeon a deixar de fumar. Spurgeon perdeu seu argumento com relação à questão de fumar. Muitas vezes, tentamos argumentar com o Senhor, dizendo que temos paz para fazer algo, mas, por fim, perdemos nossa causa.
Se você não perdeu sua causa com o Senhor nesta era, tenho certeza de que, na era vindoura, irá perdê-la. Digo novamente que não se trata de algo legal. Não temos legalidade, mas temos a graça em nosso íntimo. A graça de Jesus é suficiente. Apenas diga: "ó Senhor", com um coração sincero e seja sério com o Senhor. Então, Ele entrará para levar as coisas malignas e todas as coisas que não são Dele.
Qualquer coisa que não seja de nosso proveito mental, física ou espiritualmente é um desperdício, e isso é algo condenado pelo Senhor. Quando você disser: "ó Senhor", seja honesto e fale seriamente com Ele. Você verá o que lhe acontecerá. Espero que você busque o Senhor e ponha esta comunhão em prática. Invoque o Senhor em cada item de sua vida diária e veja o que o Senhor lhe dirá. Então, você não verá somente o crescimento na vida, mas também a transformação da vida.
Jesus é o Senhor!