Lágrimas - Watchman Nee
LÁGRIMAS
"Durante os seus dias de vida na terra, Jesus ofereceu orações e súplicas, em alta voz e com lágrimas, Àquele que o podia salvar da morte, sendo ouvido por causa da sua reverente submissão."
(Hebreus 5:7)
"Ana orou ao Senhor, e chorou abundantemente... no seu coração falava."
(1 Samuel 1.10, 13)
Hoje vamos estudar um certo assunto, ou melhor, uma certa coisa. Todo homem tem essas coisas, mas não as tem o tempo todo. É algo que se faz com frequência, mas não o tempo todo. O que é isso? São as lágrimas. Gostaria de saber se vocês conhecem a importância das lágrimas. Se uma pessoa é capaz de derramar lágrimas, é um bom sinal. Alguém que teve experiências espirituais muito profundas disse certa vez: "Se você der seu amor a alguém que não consegue chorar, é como pedir a um batedor de carteiras para guardar sua bolsa". Essa afirmação é verdadeira. Se você der seu amor a alguém que não consegue chorar, ficará tão decepcionado quanto se pedisse a um batedor de carteiras para guardar sua bolsa. As lágrimas são algo de que o mundo não pode prescindir. Quem não consegue chorar perdeu sua essência humana e não pode ser considerado um homem.
Não gosto de ver homens tão orgulhosos que consideram derramar lágrimas algo impróprio para homens. Alguns chegam a pensar que não chorar é sinal de coragem. Outros acreditam que, ao não chorar, parecem melhores e mais notáveis que os demais. Receio que isso não seja verdade! Eu diria que olhos secos indicam um coração seco e endurecido. Revela um coração insensível, insensível e insensível como madeira e pedra. Muitas vezes, as lágrimas revelam o coração de uma pessoa. Nada revela tanto o que há no coração quanto as lágrimas. Portanto, as lágrimas são a válvula de escape do coração.
Como sabemos disso? Suponha que eu esteja extremamente triste hoje; não consigo suspirar, falar, comer, dormir ou trabalhar. O que devo fazer para aliviar minha tristeza? Suponha que você pergunte a um médico se ele tem uma cura para alguém tão triste. Se ele entendesse de psicologia, diria que essa pessoa deveria convidar seu melhor amigo para uma conversa franca ou para contar algumas piadas, para que pudesse extravasar suas frustrações. Talvez devesse visitar um lugar bonito, caminhar em um campo verdejante ou ouvir música que a animasse e a fizesse esquecer o que a deixou triste. Mas nada disso funcionaria. Se o médico tivesse experiência na vida humana, diria: "Deixe-o chorar até se sentir melhor e tudo se resolverá". Sempre que você estiver muito oprimido e sem alívio, algumas lágrimas liberarão sua frustração e tudo passará. É realmente incrível que algo dentro do seu coração precise sair pelos seus olhos, como se os olhos fossem a saída do coração. Uma vez que as lágrimas são derramadas, o coração se abre.
Lembro-me de uma vez em que havia uma pessoa com uma deficiência física. Ele estava muito revoltado com a sua condição. Nada parecia lhe dar prazer e ele queria acabar com a própria vida. Durante sete anos, a raiva ardeu dentro dele como uma chama. Um dia, ele foi a um grande concerto. Toda a plateia achou o concerto maravilhoso e suas almas foram levadas a um êxtase arrebatador e reconfortante. Mas o que ele fez? Derram algumas lágrimas. Alguém lhe perguntou: "A música de hoje não foi linda? Por que você chorou?" Ele respondeu: "Antes do concerto eu estava entediado e muito, muito triste. Mas depois de ouvir a música e derramar algumas lágrimas, tudo ficou bem." A música abriu uma brecha em seu coração, permitindo que as lágrimas fluíssem. Antes, a depressão aprisionava seu coração. Quando as lágrimas fluíram, sua depressão foi lavada junto com elas. O lado humano de sua natureza se expressou. No início, sua natureza estava presa e aprisionada pela depressão; mas agora ela foi libertada pelas lágrimas. O ato de chorar demonstra ao homem que ele ainda possui sua natureza humana. Através das lágrimas, o homem se torna humano. Algumas pessoas consideram as lágrimas um sinal de fraqueza. Não! Pelo contrário, a incapacidade de chorar significa que o homem carece de humanidade ou a reprimiu.
As lágrimas são comuns a todos os homens na Terra. Por essa razão, nosso Senhor também derramou lágrimas. Embora a Bíblia registre Sua alegria, jamais registra Seu riso. Ao contrário, registra Suas lágrimas. Em Hebreus 5:7, vemos que as lágrimas do Senhor são no plural. Isso nos mostra que Ele frequentemente derramava lágrimas. Isaías 53 também diz que Ele era um homem de dores e familiarizado com o sofrimento.
As lágrimas são preciosas porque só elas podem lavar os olhos do homem e limpá-los. Há tanta poeira, sujeira e impurezas na Terra. Essas coisas estão prontas para invadir nossos olhos a qualquer momento. Felizmente, sempre temos lágrimas para lavar nossos olhos e nos dar uma visão clara. Se não fossem as lágrimas, ninguém conseguiria enxergar nada.
As lágrimas têm uma função purificadora, não apenas no plano físico, mas também no espiritual. Algumas lágrimas a mais permitem que uma pessoa veja com um pouco mais de clareza. Sem lágrimas, nossos olhos espirituais perdem sua função. Certa vez, o Sr. Panton falou a um jovem casal: "Embora vocês sejam tão bons, lhes falta uma coisa. Se conseguissem fazer isso, seriam perfeitos. Deveriam orar pelo breve retorno do Senhor." Naquela noite, o marido disse à esposa: "Desta vez, precisamos dar ouvidos à palavra deste senhor. Esta noite, precisamos orar profundamente sobre este assunto." O marido orou fielmente e esperava que a esposa orasse com ele. Mas ela não o fez, pois dizia com convicção para si mesma: "Tenho uma família maravilhosa. Nosso casamento é harmonioso e feliz. Nossa vida é muito agradável e nossa casa é muito confortável. Tudo é maravilhoso. Por que eu deveria pedir ao Senhor que volte logo? Não vamos ter pressa." Isso continuou por sete meses, até que, repentinamente, o marido faleceu. Mais tarde, quando viu o Sr. Panton, ela segurou a mão dele e disse, em meio a lágrimas: "Depois de sete meses, tenho pedido ao Senhor que volte logo todos os dias." As lágrimas lavaram seus olhos, permitindo que ela enxergasse com clareza.
Se você estudar biologia, descobrirá que os olhos são como um par de óculos. Precisam ser limpos e lavados com frequência, caso contrário, não serão transparentes. Sempre que as pálpebras se fecham, as lágrimas escorrem para lavar os olhos. Da mesma forma, no mundo espiritual, os olhos espirituais daqueles que não derramam lágrimas não devem ter sido lavados. Portanto, não conseguem enxergar com clareza. Não é de se admirar que aqueles que nunca foram feridos, afligidos ou nunca vivenciaram nada que fosse doloroso, angustiante ou deprimente para o seu espírito sejam ignorantes e confusos sobre muitas coisas.
Certo dia, os pais de uma criança eram muito bons e zelosos pelo Senhor. Eles fizeram muitas boas obras para o Senhor. Mas, pouco tempo depois, a criança que tanto amavam faleceu. Ficaram muito zangados e disseram: "De agora em diante, não serviremos mais a Deus. Embora o tenhamos servido fielmente, Ele não só não nos agraciou com Sua graça, como também permitiu que nosso filho morresse." Estavam muito tristes. A partir de então, tornaram-se indiferentes; perderam o zelo e deixaram de buscar o Senhor com seriedade. Um dia, oito ou nove anos depois, o pai caminhava pelo deserto. Viu um pastor tentando conduzir um rebanho de ovelhas através de um pequeno riacho. No campo, geralmente não há pontes resistentes sobre os riachos. Nesse caso, uma pequena tábua de madeira sobre o riacho servia de ponte. Era adequada para as pessoas atravessarem, mas muito difícil convencer as ovelhas a fazerem o mesmo. As ovelhas são muito tímidas e pouco sofisticadas. Por mais que o pastor os incentivasse e os persuadisse, eles não atravessavam. Finalmente, em um ato de desespero, o pastor pegou um cordeirinho que ainda não havia sido desmamado e era muito querido pela mãe ovelha. Ele o carregou para o outro lado. A mãe ovelha, por amor ao seu cordeirinho, arriscou-se e seguiu o pastor. Logo depois, todos os irmãos e irmãs do cordeirinho o seguiram e atravessaram para o outro lado do riacho. O pai, que observava tudo, disse: "Basta!" A partir daquele momento, ele se sentiu revigorado. Mais tarde, ele testemunhou: "Como Deus teve medo de que eu ficasse deste lado do riacho e não atravessasse, Ele levou meu filho primeiro. Até as ovelhas mais mudas sabiam que deviam seguir as outras. Por que, então, ainda estou aqui?"
Muitas vezes, as lágrimas aproximam os homens de Deus. Se uma pessoa só trilhou caminhos fáceis e tranquilos e nunca sofreu as adversidades do vento, da chuva, do frio e da nevasca, jamais poderá se tornar uma pessoa mais profunda. Se ela só está disposta a ser cristã em tempos de paz e não em dias de lágrimas, é apenas uma pessoa medíocre, com pouca experiência. Hoje, muitas pessoas não creem porque nunca sofreram. Sim, se alguém preenche seus dias com risos, comida e bebida, pode se dar muito bem, desde que nada de extraordinário aconteça. No entanto, quem não consegue derramar lágrimas não poderá ver a luz. Não é de admirar que ainda estejam em seu torpor, embriagados com o vinho do mundo, e ainda não tenham recebido a salvação. Os cristãos também endureceram seus corações e se recusam a enxugar as lágrimas. Não é de admirar que sejam tão apáticos em assuntos espirituais.
Vamos estudar a Bíblia e ver o que ela diz sobre as lágrimas e como devemos lidar com elas. Não precisamos nos alegrar nem rir. Em vez disso, precisamos lamentar e chorar, porque hoje é tempo de chorar. Este mundo é um lugar para chorar. Deixe-me repetir que as pessoas que reprimem suas lágrimas são ignorantes. Elas não conhecem seu lugar na Terra. Oh, quem não consegue derramar lágrimas perdeu sua essência humana. De fato, o derramamento de lágrimas é o verdadeiro significado da vida humana. Vejamos o que o Senhor deseja que sejamos. Em toda a Bíblia, há apenas algumas dezenas de referências às lágrimas. Hoje não precisamos ler todos esses versículos; basta ler alguns deles. O que vamos abordar hoje pode ser resumido em alguns pontos: o significado das lágrimas, a relação entre as lágrimas e o arrependimento dos pecadores, e a relação entre as lágrimas e a oração e o trabalho dos crentes. Ao final, veremos o que Deus faz com as nossas lágrimas.
I. O significado das lágrimas
Às vezes, a alegria extrema pode provocar lágrimas. No entanto, em geral, as lágrimas resultam de uma tristeza excessiva, quando muita pressão psicológica é exercida sobre o nosso ser. Em outras palavras, quando a tristeza e a depressão se tornam insuportáveis e o coração fica sobrecarregado e incontrolável, as lágrimas fluem. Mas o mais surpreendente é que, quando as lágrimas fluem, todos os fardos pesados internos se tornam repentinamente leves. Antes, tudo estava tenso, mas agora as coisas relaxam. Parece que algo saiu de nós através das lágrimas. Antes, havia muitas coisas dentro de nós; agora, há menos. Antes, parecia que estávamos inflados de ar; agora, muito desse ar foi liberado. Portanto, as lágrimas são muito significativas. Elas descarregam tudo o que está no coração. Em outras palavras, as lágrimas são a válvula de escape do coração. Agora, vejamos o que a Bíblia diz sobre isso.
Jó 16:20 diz: "Meus amigos me desprezam, mas os meus olhos derramam lágrimas a Deus." Jó disse isso depois de ter sido ferido por Satanás e ridicularizado por seus três amigos. Irmãos, vocês já derramaram lágrimas a Deus enquanto eram ridicularizados e oprimidos por homens? Quantas vezes vocês foram confrontados por homens? Já sofreram perdas e foram acusados injustamente? Quando se depararam com essas situações, já choraram como Jó? É claro que chorar diante dos homens é uma manifestação de fraqueza, mas uma pessoa deve derramar lágrimas a Deus. Costumo dizer que quem derrama lágrimas diante de Deus é abençoado. Por outro lado, quem nunca derramou lágrimas diante de Deus não conhece o significado de comunhão. Tampouco sabe o que é estar perto de Deus ou entregar seus fardos ao Senhor. Um amigo meu me disse algo sobre lágrimas. Ele disse: "Quando todos os seus caminhos estiverem bloqueados, quando você encontrar oposição em todos os lugares, quando todos disserem que você está errado e quando o ambiente o afligir, derrame algumas lágrimas diante de Deus. Esta é a sua única saída. Só isso lhe permitirá resolver o problema." Esta afirmação é verdadeira. Qualquer pessoa que tenha passado pela mesma experiência diria o mesmo. Essas são experiências inevitáveis, e todo crente deve passar por elas. Se você quer servir a Deus fielmente e viver de maneira piedosa, certamente coisas desse tipo acontecerão com você, e lágrimas certamente rolarão. Nunca houve um fiel que não tenha derramado lágrimas. Irmãos e irmãs, e vocês? Se vocês já levaram seus problemas ou alegrias a Deus, aconselho que levem também suas lágrimas a Ele.
O Salmo 6:6 diz: "Faço a minha cama nadar a noite toda; / Com as minhas lágrimas desfaço o meu leito." Naquele tempo, Davi estava em meio à adversidade. Além disso, seu corpo não era forte. Portanto, ele chorava todas as noites; seu leito ficava molhado e sua cama nadava. Permita-me dizer algo que não é agradável aos ouvidos: quem só sabe rir, mas não consegue chorar, é uma pessoa muito superficial. Quem ri o dia todo mostra que não tem muita profundidade interior. Aqueles que nunca choraram nunca passaram pelas mãos penetrantes de Deus. As lágrimas indicam que uma pessoa tem algo dentro de si. Elas mostram aos outros que há obra de Deus dentro dessa pessoa. No entanto, Deus não valoriza as lágrimas derramadas em público, lágrimas que os outros podem ver. Ele valoriza as lágrimas derramadas em segredo, lágrimas derramadas por Ele. Lágrimas verdadeiras e preciosas são lágrimas "para Deus", lágrimas derramadas à noite. Sabemos que Davi era uma pessoa que sabia chorar muito bem. Os Salmos nos dizem que ele chorou muitas vezes. Sempre que pecava ou enfrentava adversidades, ele derramava suas lágrimas diante de Deus. Mas Saul não era assim. Ele só conseguia ficar irado e contrariado; não conseguia chorar.
As lágrimas são um sinal de tristeza. A tristeza toca os sentimentos dos outros, enquanto o riso não consegue atingir o outro tão profundamente. O riso é algo superficial, enquanto a dor vem de dentro. Como a dor nasce do íntimo da pessoa, ela também precisa penetrar o íntimo dos outros. Todos que têm experiência de vida reconhecem isso. O derramamento de lágrimas é um sinal de um coração partido. Portanto, antes que as lágrimas possam brotar dos olhos, elas precisam primeiro brotar do coração. É inútil derramar lágrimas quando o coração não está sofrendo.
A razão pela qual Davi foi conduzido por Deus a experiências tão profundas e plenas foi porque ele derramou lágrimas. As muitas lágrimas que ele derramou revelam os muitos sofrimentos e adversidades que ele suportou. Muitas lições são aprendidas com o sofrimento. Como diz Romanos, "a tribulação produz perseverança" (5:3). Lembremo-nos de que Davi se tornou Davi por causa de suas lágrimas. Se não houvesse lágrimas para cultivá-lo, ele não poderia ter sido mais profundo do que os outros.
Quando os israelitas foram levados cativos para uma terra pagã, o povo os ridicularizou, dizendo: "O que vos restou? O templo do vosso Deus está em ruínas, e a vossa nação desapareceu. Onde está o vosso Deus? O que vos aconteceu?" Nessa situação, os filhos de Corá escreveram o salmo: "As minhas lágrimas têm sido o meu alimento, dia e noite, enquanto me perguntam o dia todo: Onde está o teu Deus?" ( Salmo 42:3 ). Naquele tempo, a dor era imensa. As pessoas os feriam com palavras duras e difíceis de suportar. Não conseguiam conter as lágrimas e derramavam-nas diante de Deus. Os homens gostam de ferir aqueles a quem odeiam. É um prazer para eles afligi-los e fazê-los sofrer. Da mesma forma, o inimigo dos filhos de Israel veio para os ferir, desprezá-los, ridicularizá-los e causar-lhes dor. Em tal momento, só lhes restava chorar. Mesmo assim, veremos mais adiante que Deus cuidará dessas lágrimas.
Eclesiastes 4:1 diz: "Voltei-me, pois, e considerei todas as opressões que se fazem debaixo do sol; e eis que choravam os oprimidos, que não tinham quem os consolasse; e do lado dos seus opressores havia poder, mas eles não tinham quem os consolasse." As lágrimas são derramadas quando uma pessoa ouve palavras desagradáveis de outros, quando enfrenta sofrimento e opressão que produzem tristeza e raiva, e quando essa tristeza e raiva continuam a pressioná-la até que ela não consiga mais suportá-las. Nesses momentos, as lágrimas fluem.
Lamentações 1:2 diz: "Amargamente ela chora de noite, / E as suas lágrimas correm pelas suas faces. / Não há ninguém que a console / Entre todos os seus amados; / Todos os seus amigos a traíram; / Tornaram-se seus inimigos." Lamentações foi escrito por Jeremias. Fala da situação após os filhos de Israel terem sido levados para o cativeiro. Este versículo mostra que os filhos de Israel choraram porque foram tratados com traição.
A partir de todos os versículos anteriores, podemos ver que as lágrimas são derramadas em resposta à opressão, traição, ridículo e outras adversidades. Portanto, o derramamento de lágrimas é um sinal de pressão e dor. Todas essas coisas devem ter acontecido com o nosso Senhor. Caso contrário, por que Ele chorou e derramou lágrimas? O derramamento de lágrimas nos mostra que Ele também sofreu todas essas coisas. O derramamento de lágrimas não é algo negativo; pelo contrário, é sagrado.
Neste mundo, um rosto com lágrimas é melhor do que um rosto sorridente. É uma sorte que algumas lágrimas sejam derramadas para lavar este mundo adúltero e pecaminoso! Se não houvesse lágrimas, temo que o mundo seria ainda mais perverso. É uma sorte que nesta geração cega e perversa ainda existam alguns rios de lágrimas mornas; elas nos mostram que os homens ainda têm sentimentos. Se não houvesse tais lágrimas, temo que o mundo se tornaria como um abismo profundo; sua escuridão seria pior que o inferno. Hoje, nesta terra, ainda existem muitas flores belas. Se não houvesse lágrimas para cultivá-las, todas teriam murchado. Se não fossem as lágrimas que mantêm os relacionamentos entre pais, maridos e esposas, irmãos, parentes e amigos, o mundo imediatamente se assemelharia à situação da grande tribulação. Sabemos que o Anticristo está vindo. Felizmente, existem lágrimas para detê-lo. Caso contrário, a dor seria ainda mais severa e o pecado ainda mais desenfreado. Portanto, as lágrimas são o verdadeiro significado da vida humana. Elas mostram que uma pessoa ainda carrega sua natureza humana e ainda tem a consciência do pecado. Onde há pecado, as lágrimas também devem estar presentes. Experiências dolorosas, eventos tristes e lembranças do passado podem nos levar às lágrimas. O motivo pelo qual muitas pessoas não conseguem chorar é que se esqueceram de sua história, deixaram o paraíso e não sabem onde estão hoje. O mesmo se aplica à experiência da redenção divina; sem derramar lágrimas, o homem não pode retornar ao início. Quem se esqueceu do que passou não consegue chorar. O derramamento de lágrimas é um sinal de que a pessoa sente dor em relação ao seu passado.
II. A função das lágrimas
A. Sobre a salvação
As lágrimas não são algo que uma pessoa possa controlar. Se você pudesse chorar quando quisesse, essas lágrimas perderiam o seu significado e valor. Quaisquer lágrimas que não sejam derramadas por angústia no coração são insignificantes e fingidas. Embora as lágrimas sejam involuntárias, todos choram e derramam lágrimas. Se você disser que nunca derramou lágrimas, você deve ser uma pessoa sem coração e certamente não pode ser cristão.
Permitam-me agora dizer algumas palavras aos amigos incrédulos. Vocês sabiam que as lágrimas podem levar uma pessoa ao Senhor Jesus e aproximá-la de Deus no céu? As lágrimas removem os obstáculos e substituem o pecado pelo arrependimento. Amigos! Vocês conhecem o pecado? Vocês conhecem a importância do pecado? Alguma vez se arrependeram dos seus pecados a ponto de derramarem lágrimas? Se nunca sentiram tristeza pelos seus pecados, pergunto-me se vocês têm coração. Se uma pessoa nunca derramou lágrimas pelos seus pecados, ela tem um coração de pedra; não tem emoções nem sentimentos. A forma como o seu coração se sente em relação ao pecado se expressa nos seus olhos. Oh, o pecado é real! Não preciso mencionar os seus pecados diante de Deus. Basta mencionar alguns dos seus pecados diante dos homens e isso ficará óbvio para vocês. Por favor, considerem o quanto vocês ofenderam os outros. Vocês deviam, enganavam e se aproveitavam daqueles que conhecem, como seus pais, esposa, irmãos, parentes, amigos, colegas de classe e colegas de trabalho. Você pode ter coisas que não foram resolvidas e contas que ainda não foram acertadas. Tudo isso são pecados. Se você não lidar com eles, não poderá se aproximar de Deus. Isso é muito sério. Você sabe quão sério é o pecado? Você pecou e ainda está cheio de pecado. Esses muitos pecados o levarão ao abismo. Amigos! Arrependam-se! Convertam-se! Lavem-se com suas lágrimas! Somente o sangue pode lavá-los. Mas essa é apenas a primeira coisa que os lava. Há ainda a segunda coisa, que são as suas lágrimas. Em outras palavras, o pecado é lavado diante de Deus pelo sangue, mas é lavado em seu coração pelas lágrimas. Uma coisa é certa: diante de Deus, as lágrimas nunca poderão lavar os pecados de alguém; somente o sangue do Senhor pode lavá-los. Mas o sangue também exige lágrimas. É preciso acrescentar as lágrimas ao sangue. Mesmo que haja a redenção do Senhor, sem o arrependimento e o ódio ao pecado por parte do homem, não há purificação. Portanto, se você deseja ter uma experiência subjetiva, as lágrimas são indispensáveis. Considere o que faziam os homens da antiguidade.
Lamentações 2:18 diz: "O seu coração clamou ao Senhor: / Ó muro da filha de Sião, / Corram lágrimas como um rio / Dia e noite; / Não te dês descanso; / Não deixes que a pupila dos teus olhos se feche." Por que os israelitas choraram tanto? Choraram em arrependimento pelos seus pecados, pelo cativeiro de Sião, pela ocupação de Jerusalém e pelo exílio dos israelitas para o leste do rio Eufrates. Em tempos tão desesperadores, choraram pelos seus pecados e pela destruição da sua nação e do seu templo. Espero sinceramente que mais lágrimas venham de ti e que fluam como um rio dia e noite.
Amigos incrédulos, eu gostaria que vocês chorassem! Todos aqueles que sorriem para o pecado não conhecem o pecado. Nem conhecem o seu destino. Todos aqueles que nunca derramaram lágrimas não conhecem o amor de Deus e a preciosidade de Cristo. Todos aqueles que nunca choram pelos seus pecados não conhecem a alegria de abandonar o pecado. As lágrimas pelos nossos pecados são indispensáveis. Você ofendeu alguém? Roubou de alguém? Sente orgulho, inveja ou raiva? De fato, você pecou contra Deus em muitas áreas, e também contra o homem. A única coisa que resolverá os problemas são as lágrimas. Contudo, se uma pessoa apenas derrama lágrimas exteriormente, sem sentir remorso no coração, é inútil. Portanto, as lágrimas não são meramente algo exterior. A fonte das lágrimas é o coração. Somente aquilo que emana do coração e do sentimento pode tocar os outros.
O Novo Testamento deixa mais claro que as lágrimas servem para o arrependimento dos pecados. Por favor, leiam Lucas 7:38 : "E ela, estando por detrás dele, aos seus pés, chorando, regou-lhe os pés com as suas lágrimas e os enxugou com os seus cabelos; e, beijando-lhe os pés, os ungiu com o perfume." O versículo 44 diz: "Mas ela, com as suas lágrimas, regou os meus pés e com os seus cabelos os enxugou." Amigos, vocês já viram lágrimas desse tipo? Existem muitos tipos de lágrimas neste mundo. Algumas são derramadas por decepção; outras, por ansiedade. Algumas são derramadas como resultado de extrema alegria (embora raro); outras, porque o ambiente é muito difícil e doloroso. Às vezes, elas vêm de extremo ódio, outras vezes de raiva ou discussões. Há todos os tipos de razões para as lágrimas. Mas vocês já viram o tipo de lágrimas que essa mulher derramou, lágrimas que foram derramadas como resultado de extrema tristeza pelo seu próprio pecado?
O sangue do Senhor purifica todos os pecados do homem. Mas, se as lágrimas não forem acrescentadas ao sangue, ele não terá efeito no homem. Certa vez, Alexandre recebeu uma carta de outra pessoa acusando sua mãe de todos os seus pecados, listando as inúmeras coisas pecaminosas que ela havia feito. A intenção da carta era condenar a mãe de Alexandre. Mas na resposta de Alexandre, havia apenas uma frase: "As lágrimas da minha mãe lavaram todos os seus pecados", e o assunto foi encerrado.
Não importa quantas lágrimas você derrame, nada pode lavar seus pecados diante de Deus. Mas há outro aspecto igualmente real. Embora Jesus Cristo tenha morrido, a eficácia do seu sangue não se manifestará em nós a menos que haja lágrimas. Ninguém pode receber o Senhor e ser salvo se nunca se arrependeu e derramou lágrimas pelos seus pecados. Isso jamais acontecerá. Todo verdadeiro crente no Senhor já experimentou o arrependimento. Tenho um amigo que certa vez disse que existem dois remédios para lidar com o pecado. Um é o sangue do Senhor e o outro são as nossas próprias lágrimas. Isso pode soar estranho, mas é verdade. De fato, ninguém que deposita sua confiança no sangue fica sem lágrimas. É isso que os tipos do Antigo Testamento também nos dizem. Aqueles que não removeram o fermento não puderam celebrar a Páscoa. Aqueles que não comeram o pão ázimo não puderam participar do cordeiro. Por mais importante que seja o sangue, também são necessárias lágrimas sinceras de arrependimento. Caso contrário, a questão não estará resolvida. Devemos ter o sangue do Senhor em nossas mãos, e a isso devemos acrescentar algumas lágrimas. As lágrimas devem se misturar com o sangue. Se um homem nunca se arrependeu de seus pecados passados, ele jamais poderá ser salvo.
Hoje não falaremos sobre a função das lágrimas em relação à nossa salvação. Portanto, não nos aprofundaremos nesse assunto. Agora, queremos considerar o que as lágrimas significam para nossos irmãos e irmãs, aqueles que já foram salvos. Na parábola da mulher, ela enxugou os pés do Senhor com suas lágrimas. Quando nos aproximamos do Senhor, mesmo que não tenhamos muitos recursos para comprar um unguento para ungir Sua cabeça e Seus pés, podemos oferecer-Lhe nossas lágrimas. Graças a Deus! O unguento é bom, mas as lágrimas são melhores. É melhor vir ao Senhor com lágrimas do que vir a Ele sem lágrimas. Tragamos todos as lágrimas que estão em nossos olhos a Ele! Agora, vamos considerar o que a Bíblia ensina sobre como os crentes devem usar suas lágrimas.
B. Sobre a oração
O Salmo 39:12 diz: "Ouve a minha oração, ó Jeová;/Atende o meu clamor;/Não te cales diante das minhas lágrimas./Pois sou estrangeiro para ti,/Um peregrino, como todos os meus pais." A melhor maneira de receber a resposta de Deus às nossas orações é orar com lágrimas diante dEle. Se as nossas orações forem temperadas com lágrimas, serão respondidas muito mais rapidamente. Muitas orações são orações sem coração porque não há lágrimas nelas. Uma pessoa só pode ter lágrimas quando o seu coração está presente. Podemos dizer ao Senhor que não estamos aqui por muito tempo, que somos apenas peregrinos e estrangeiros, e que já sofremos o suficiente nesta terra. Com base nisso, podemos pedir-Lhe que ouça as nossas orações. Deus responderá às nossas orações dessa maneira. Embora as lágrimas em si não tenham mérito algum, elas mostram o que está em nosso coração; mostram que temos um coração sincero. Que haja mais lágrimas em nossas orações, para que Deus nos responda.
2 Reis 20:5-6 diz: "Volta e dize a Ezequias, o capitão do meu povo: Assim diz o Senhor, o Deus de Davi, teu pai: Ouvi a tua oração e vi as tuas lágrimas; eis que... defenderei esta cidade por amor de mim mesmo e por amor de meu servo Davi." Como é maravilhoso que Deus veja nossas lágrimas! Ezequias orou com lágrimas pedindo longevidade, e Deus respondeu. Isso significa que Deus se agrada de nossas orações com lágrimas. Nossas orações com lágrimas podem comover o coração de Deus. Qualquer coisa que não nos comova até as lágrimas certamente não comoverá o coração de Deus. Não há problema em derramarmos mais lágrimas diante de Deus. Derramar lágrimas diante dos homens é sinal de fraqueza e demonstra nossa falta de masculinidade. Mas ser incapaz de derramar lágrimas diante de Deus indica que nos tornamos apenas pedra e madeira, e que somos insensíveis. Eu valorizo muito as palavras de 2 Reis 20:5 : "Eu vi as tuas lágrimas." Sempre que enfrentamos dificuldades, sofrimentos e pressões, e sempre que chegamos ao nosso limite, podemos erguer a cabeça e derramar nossas lágrimas diante Dele. Deus vê nossas lágrimas. Contudo, se as lágrimas não forem diante Dele, são inúteis. Há muitas pessoas que choram neste mundo. As lágrimas dos homens apenas mostram suas próprias tristezas e sofrimentos; não afetam nada. As lágrimas devem ser acompanhadas de orações. Sempre que choramos, sofremos e sentimos tristeza, devemos também orar. Podemos contar a Deus nossos sofrimentos e tristezas por meio da oração. A Bíblia não apenas nos mostra que Ezequias orou dessa maneira, mas também que o nosso Senhor suplicou e intercedeu com forte choro e lágrimas ( Hebreus 5:7 ).
Muitas vezes, chorar uma para a outra é inútil. Mas chorar para Deus é útil, porque Deus vê nossas lágrimas e responde às nossas orações. De fato, Deus conta cada gota de nossas lágrimas. O Salmo 56:8 diz: "Tu contaste as minhas andanças; puseste as minhas lágrimas no teu odre; não estão elas no teu livro?" Lembrem-se do benefício de derramar lágrimas diante de Deus. Homens aflitos! Se estamos amargurados pela vida humana e pressionados além da medida, se perdemos o gosto pela vida, se estamos cansados de lutar e não conseguimos superar todos os nossos problemas, simplesmente vamos a Deus e choremos. Tenham certeza de que não será em vão. Deus registra cada lágrima que derramamos e as guarda em um odre. Isso significa que Deus preserva todas as nossas experiências de sofrimento, como quem guarda lágrimas em um odre. Graças a Deus que nossas lágrimas não caíram no chão e se perderam na poeira; elas são preservadas no odre de Deus. "Não estão elas no teu livro?" Isso mostra que Deus não se esquece. Ele preserva e se lembra.
Irmãos e irmãs, vocês sabem qual tipo de choro é o mais prazeroso e reconfortante? Quando uma criança chora com mais intensidade e vigor? Não é quando é castigada, nem quando está com fome, mas quando é maltratada por outros fora de casa e sofre injustiças ou frustrações. Quando volta para casa e chora para sua querida mãe, o choro é totalmente livre; ela certamente pode chorar bastante diante dela. O choro diante de quem amamos é o mais libertador. Chorar diante de outras pessoas não tem muito significado, e as lágrimas não valem muito. Então, onde devemos ir para chorar e quando devemos chorar? Choramos diante de Deus, Aquele que nos ama e cuida de nós acima de tudo. Com Deus podemos chorar até que nosso coração esteja completamente aliviado, porque Ele cuida de nós. Nosso choro para Deus é o mais prazeroso porque Deus nos ouve atentamente. Outra razão pela qual podemos chorar sem reservas é que Ele fará conforme o que Lhe pedimos. De fato, se fizermos isso diante de Deus, veremos resultados maravilhosos.
Vamos ler a história de um pai e seu filho, e entenderemos imediatamente o benefício de orar com lágrimas diante de Deus. Marcos 9:24 diz: "Imediatamente, clamando, o pai do menino disse: 'Eu creio! Ajuda-me na minha incredulidade!'" Naquele momento, a dor era insuportável para ele. Ele odiava o fato de não conseguir crer, ou de sua fé não ser suficiente. Por um lado, via seu filho sofrendo e não conseguia curá-lo, apesar de tudo o que fizera. Por outro lado, buscava a ajuda dos discípulos do Senhor, e eles nada podiam fazer. Ele estava realmente frustrado. Sob tamanha angústia e dor, não conseguiu se conter; teve que chorar e clamar ao Senhor. Qual foi o resultado? O Senhor ouviu sua oração, e o menino foi curado. Há uma razão para muitas orações não serem atendidas: a falta de lágrimas.
Segunda Timóteo 1:3-4 diz: "Sempre me lembro de ti em minhas orações, noite e dia; anseio por te ver e me lembro das tuas lágrimas, para que eu seja cheio de alegria." Por que Paulo queria ver Timóteo? Por causa das lágrimas de Timóteo. Todos os servos do Senhor na Bíblia são homens de lágrimas. Cremos que nenhum servo do Senhor pode ser verdadeiro sem lágrimas. Parece que as lágrimas são a única coisa necessária para um servo. Todas as orações verdadeiras devem ser feitas com lágrimas. Isso fará com que Deus se lembre de nós e nos responda.
C. Sobre a obra do Senhor
Agora, vamos considerar a relação das lágrimas com a obra do Senhor e o lugar que elas ocupam nessa obra.
Jeremias 9:1 diz: "Quem dera a minha cabeça fosse água, e os meus olhos uma fonte de lágrimas, para que eu chorasse dia e noite pelos mortos da filha do meu povo!" Jeremias realmente sabia chorar. Todos o chamam de profeta chorão. Leia o versículo 18: "Apressem-se e entoem lamentos por nós, para que os nossos olhos derramem lágrimas e as nossas pálpebras derramem água." O versículo 17 do capítulo treze diz: "E se não ouvirdes, a minha alma chorará em segredo por causa da vossa soberba; os meus olhos chorarão amargamente e derramarão lágrimas, porque o rebanho do Senhor foi levado cativo." Se os homens não ouvissem a palavra do Senhor, Jeremias choraria. O versículo 17 do capítulo quatorze diz: "Diga-lhes estas palavras: / Que os meus olhos se esgotem de lágrimas / Noite e dia, e não cessem; / Porque a virgem filha do meu povo está profundamente magoada, / Uma ferida muito dolorosa." Ele chorou porque os israelitas sofreram um golpe. Nenhum servo do Senhor pode ficar sem lágrimas. Todos aqueles que não choram pelo seu trabalho não têm vocação para ele. Todos aqueles que têm vocação para o seu trabalho não conseguem conter as lágrimas. Muitas vezes, quando tentamos lidar com alguém e esgotamos todos os meios, não há resultado. Contudo, ainda há uma coisa que podemos fazer: podemos chorar. Às vezes, quando nenhuma persuasão funciona, as lágrimas se tornam a última opção. Às vezes, na guerra, esgotamos todas as armas e ainda assim não há vitória. As lágrimas podem ser a última arma. Os homens podem resistir a outras armas, mas precisam se render diante das lágrimas.
Não há nenhum amante do Senhor que não chore. Devemos nos comover com os pecadores a ponto de chorar por eles. Devemos chorar porque a glória de Deus é desafiada e devemos chorar em angústia porque o inimigo ainda não foi subjugado. Aqueles que não desejam agradar ao Senhor não têm esse tipo de experiência. Todos aqueles cujos corações estão na obra do Senhor certamente choram. Jeremias foi um profeta grandemente usado pelo Senhor. Ele foi assim por causa de suas lágrimas. Ele estava ansioso e se sentia responsável pelos filhos de Deus, e chorava por eles dia e noite. As lágrimas são indispensáveis. Este mundo precisa de mais lágrimas para ser lavado. Muitos jovens crentes precisam de lágrimas para serem nutridos e educados. Nossa vida espiritual é mantida pelas lágrimas. Muitos pecadores aguardam nossa semeadura com lágrimas. Sem lágrimas, nenhuma dessas obras pode ser realizada. Hoje, as consagrações dos homens são insuficientes. Muitos consagraram seus corpos, sua energia, seu tempo e seu dinheiro, mas não consagraram suas lágrimas. Não admira que muitas obras não estejam concluídas e que muitos crentes não sejam devidamente edificados.
Se chorarmos pelo trabalho, qual será o resultado? Posso assegurar-lhe que as lágrimas não podem fluir para sempre; certamente chegará o tempo em que cessarão. Leia Jeremias 31:16: "Assim diz o Senhor: / Contenha a sua voz do choro, / E os seus olhos das lágrimas; / Pois há recompensa pelo seu trabalho, declara o Senhor; / E eles voltarão da terra do inimigo." Se realmente chorarmos pelo trabalho, Deus nos recompensará.
As lágrimas são necessárias não apenas na obra de Deus, mas também em nossa vida familiar. Podemos ver isso na maneira como uma mãe lida com seu filho. Nunca vimos uma boa mãe que se preocupe com seu filho, mas que nunca chore por ele. Isso é verdade até mesmo entre os cristãos. As lágrimas que uma mãe derrama por seu filho são as mais eficazes. O retorno de filhos pródigos muitas vezes se deve às lágrimas de suas mães. Não importa o quão desviado um filho esteja, e o quão longe ele tenha se afastado de casa, contanto que ele tenha uma boa mãe que chore por ele em casa, mais cedo ou mais tarde o filho pródigo será trazido de volta pelas lágrimas de sua mãe. É inútil ver o filho se desviando do caminho certo e se irritar, gritar e até mesmo bater nele, sem chorar. Se uma mãe tem todas as virtudes, mas não chora, ela não pode ser considerada uma boa mãe. O mesmo se aplica ao lidar com pecadores e jovens crentes. É bom e proveitoso visitá-los, ajudá-los e ler a Bíblia para eles. Mas uma coisa é indispensável. É preciso ter a oração de Jeremias, que disse: "Quem dera a minha cabeça fosse água, e os meus olhos, uma fonte de lágrimas!" ( Jeremias 9:1 ). Caso contrário, a sua obra não estará completa. Muitos servos do Senhor pedem a Deus eloquência, poder, conhecimento e oportunidades. Tudo isso é bom. Mas uma coisa é indispensável na obra do Senhor: que os nossos olhos "derramem lágrimas" (v. 18).
Não apenas existem exemplos no Antigo Testamento, mas também no Novo Testamento. Leia Atos 20:19 : "Servindo ao Senhor como servo, com toda a humildade e lágrimas". O versículo 31 diz: "Portanto, vigiem, lembrando-se de que, durante três anos, noite e dia, não parei de admoestar cada um de vocês com lágrimas". Como Paulo serviu ao Senhor? Ele serviu com toda a humildade e derramando lágrimas dia e noite. As lágrimas são uma boa maneira de trabalhar. Repito, ninguém pode ser completo sem lágrimas. Uma pessoa pode ser boa em muitas coisas, mas se não chorar, não pode ser considerada completa. Ao servir ao Senhor, devemos ter lágrimas, tanto diante do Senhor quanto diante dos homens. É claro que essas lágrimas não podem ser fabricadas. Elas devem fluir espontaneamente de nossos sentimentos mais profundos.
Paulo disse que durante três anos chorou por eles dia e noite. Você já derramou lágrimas assim pelo seu trabalho? Tudo o que precisamos perguntar a uma pessoa é se ela já derramou lágrimas para descobrir se ela é zelosa, se está totalmente dedicada ao seu trabalho e se seu coração está completamente voltado para o serviço. Devo dizer honestamente que sem lágrimas nenhum trabalho pode prosperar. Se não fizermos essa única coisa em segredo, o progresso do nosso trabalho será prejudicado.
Em 2 Coríntios 2:4, está escrito: "Pois, em meio a muita aflição e angústia de coração, escrevi-lhes com muitas lágrimas, não para que vocês ficassem tristes, mas para que soubessem do amor que eu tenho por vocês, que é ainda maior." Sabemos que Paulo escreveu a primeira epístola aos Coríntios depois de ouvir da casa de Cloé sobre a situação dos crentes coríntios. Paulo apontou todos os seus erros e os repreendeu com a palavra mais severa e franca. Agora, na segunda epístola, ele lhes contou como escreveu a primeira. Disse que o fez em meio a muita aflição e angústia de coração e com muitas lágrimas.
Irmãos e irmãs, quando vocês souberem que um irmão ou irmã se desviou da fé, vocês chorariam como Paulo chorou? Chorar não é fácil. Tanto rir quanto chorar exigem força. Irmãos, vocês têm força para chorar? Vocês viram como as palavras de Paulo aos coríntios foram severas; eram como facas afiadas. Ele disse em um trecho que eles deveriam expulsar o pecador, ou então ele tomaria alguma providência. Tais palavras são realmente difíceis de suportar. Uma coisa é certa: se você quer que suas palavras firam os outros, elas precisam primeiro firrá-lo. Se elas nunca o feriram, jamais poderão ferir outros. Paulo era, de fato, uma pessoa assim. Enquanto escrevia as palavras mais fortes da primeira epístola, ele o fazia em meio a lágrimas. Antes de falar, e antes que outros sentissem a dor, ele sentiu a dor. Portanto, se você quer que outros sintam a dor, você precisa primeiro senti-la. Nunca funcionará se você apenas quiser que os outros fiquem tristes. Por essa razão, todo servo do Senhor deve ter experiência em derramar lágrimas. Em outras palavras, todos aqueles que não derramam lágrimas ao verem seus irmãos caindo e falhando não são dignos de fazer a obra do Senhor, e não estão qualificados para repreender ou exortar outros. Se você quer repreender um irmão, ou se quer lhe dizer algo que ele fez de errado, primeiro precisa sentir a dor e a dureza das palavras antes de estar qualificado para repreendê-lo. É fácil apontar as falhas dos outros, mas é difícil fazê-lo com lágrimas. No entanto, somente aqueles que choram estão qualificados para falar.
Graças a Deus que o sangue de Seu Filho foi derramado na terra e não foi apagado. O homem pode receber a salvação por meio desse sangue. Graças a Deus que as lágrimas de Seu Filho também não foram apagadas. Elas nos mostram que Ele se lembra de nós e nos inspiram a derramar lágrimas diante de Deus e diante dos homens. Que possamos imitar nosso Senhor em nossas orações e em nosso trabalho, e que possamos derramar ainda mais lágrimas!
O Salmo 126:5-6 diz: "Os que semeiam em lágrimas, com alegria colherão. O que sai chorando, levando a preciosa semente, voltará com júbilo, trazendo consigo os seus feixes." Você quer testemunhar do Senhor? Este versículo lhe ensina como fazê-lo. A semente é o evangelho, e os feixes são a salvação dos homens. Se você semear, precisa regar a semente com lágrimas para que ela cresça. Sem água, as sementes não germinam. Não pense que é fácil dar frutos; você não terá sucesso sem lágrimas. Aqui, o versículo diz que, se você derramar lágrimas diante de Deus em segredo, trará os feixes com alegria. Muitas vezes, consideramos a pregação do evangelho como algo comum. Não é de admirar que não haja brotação nem colheita. As lágrimas são cruciais para o seu trabalho. Qualquer trabalho sem lágrimas está fadado ao fracasso. As lágrimas revelam o seu coração. Onde estão as suas lágrimas, ali está também o seu coração. Isso é um fato. É perigoso trabalhar sem dedicação de coração. Que sejamos zelosos pela obra de Deus e que nossas lágrimas sejam sinceras.
III. O que Deus faz com as nossas lágrimas
Agora, vamos considerar o que Deus faz com as nossas lágrimas. O Salmo 56:8 diz: "Tu contaste as minhas andanças; puseste as minhas lágrimas no teu odre; não estão elas no teu livro?". Com isso, vemos que Deus se lembra e conta as nossas lágrimas. Deus não se esqueceu de uma só gota de nossas lágrimas.
O Salmo 80:5 diz: "Tu os alimentaste com o pão das lágrimas e os fizeste beber lágrimas em abundância." O Salmo 116:8 diz: "Pois livraste a minha alma da morte, os meus olhos das lágrimas e os meus pés de tropeçarem." Esses dois versículos nos mostram que Deus parece nos dar lágrimas como alimento e bebida, para que nos alimentemos e bebamos delas. Oh, se vivêssemos nossos dias na terra em lágrimas, e se as lágrimas fossem nossas companheiras. Este mundo é um lugar de lágrimas. Quase todos os pedaços de terra foram encharcados de lágrimas; dificilmente existe um lugar seco. Aqui, tudo nos causa sofrimento, e cada circunstância aflige nossos corações. Não há paz nesta terra. Apesar disso, Ele livrará nossos olhos das lágrimas e nossos pés de tropeçarem. Esse dia chegará. Não estaremos neste mundo de lágrimas para sempre.
Apocalipse 7:17 diz: "Deus enxugará toda lágrima dos seus olhos". O grupo mencionado aqui é a igreja. Deus enxugará toda lágrima dos olhos de todos os crentes na Terra. Esta é a promessa do Senhor durante a grande tribulação e antes do milênio.
Após o milênio, o Senhor promete a outro grupo de pessoas, dizendo: "Ele enxugará toda lágrima dos seus olhos. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, pois a antiga ordem já passou" ( Apocalipse 21:4 ). Esse grupo de pessoas são aqueles que serão os cidadãos no milênio. Isso significa que todos os salvos, sejam eles da igreja, judeus ou gentios, terão a promessa do Senhor: "Deus enxugará toda lágrima".
Amo a Nova Jerusalém, não por suas ruas de ouro e portões de pérola, mas pela presença do Senhor. Lá não haverá lágrimas. Quando morrermos, não iremos para a tristeza, mas para o descanso. Quando uma pessoa se cansa de caminhar, ela se retira para dormir por um tempo. Todos aguardam a chegada desse dia. Nós não aguardamos a morte. Alguns já descansaram hoje. Se o Senhor demorar a Sua vinda, alguns descansarão por trinta ou cinquenta anos. Alguns, como Paulo, terão que descansar por dois mil anos antes que esse dia chegue. Graças ao Senhor, poderemos cessar nossas lágrimas quando esse dia chegar e o mundo passar.
O Senhor carregou nossos sofrimentos para que não precisássemos mais sofrer. Graças a Deus, não haverá mais tristeza nem pecado lá. Problemas, sofrimentos e lágrimas vêm do pecado. Como não haverá mais pecado lá, não haverá mais lágrimas para sempre. Graças a Deus, os dias de tristeza e as coisas que nos causam tristeza não durarão. A Nova Jerusalém está chegando em breve, e o mundo de lágrimas logo passará. Quando chegarmos lá, todo o sofrimento terá desaparecido, porque quando o pecado é removido, o sofrimento também desaparece.
Naquele dia, o Senhor nos dará um corpo ressuscitado. Um irmão na fé disse que, para ele, esse corpo será o mesmo que o que temos hoje, ou seja, todos os membros estarão lá, e tudo será igual, exceto que todos serão transformados. Contudo, no corpo transformado, faltará uma coisa: lágrimas nos olhos. As lágrimas pertencem à noite, e não haverá mais necessidade delas.
Graças a Deus que somos abençoados, pois o vaso de barro não ficará aqui trabalhando e orando o tempo todo. Mas enquanto estivermos aqui na Terra, encontraremos satisfação em Deus. Contudo, isso também não durará muito. Oh, esse dia chegará. Espero que chegue logo.
Por fim, encerrarei minha mensagem com uma história. No final da guerra na Europa, as baixas foram enormes tanto para os franceses quanto para os alemães. Muitos ficaram gravemente feridos no campo de batalha e estavam morrendo. Entre eles, um soldado francês ferido, que era cristão, ofereceu uma garrafa de água a um soldado alemão, também cristão. Naquele momento, ambos estavam à beira da morte. Depois de beberem a água, o soldado francês segurou a mão do soldado alemão e disse: "Naquele lugar, não haverá guerra". Ao ouvirem essas palavras, ambos se viraram e morreram. Oh! Digamos também aqui hoje: "Naquele lugar, não haverá mais lágrimas".