JERUSALÉM E AS DUAS TESTEMUNHAS NO TEMPO DA GRANDE TRIBULAÇÃO - Witness Lee
JERUSALÉM SENDO PISADA E O TESTEMUNHO DAS DUAS TESTEMUNHAS
Durante esses quarenta e dois meses, na cidade de Jerusalém haverá Duas Testemunhas, que são as Duas Oliveiras e os Dois Candelabros, e que, vestidas de pano de saco profetizarão (Ap 11:3-4). Como veremos, essas Duas Testemunhas não serão pessoas novas, mas. duas que foram apresentadas na época do Antigo Testamento: Moisés e Elias. Em Apocalipse 11, essas Duas Testemunhas estão “em pé diante do Senhor da terra” (Ap 11:4). Quando chegamos a esse trecho da Palavra, precisamos lembrar-nos de três coisas: o tempo, o lugar e as testemunhas.
DURANTE A GRANDE TRIBULAÇÃO
JERUSALÉM SENDO PISADA
Foi dito ao apóstolo João para medir o templo de Deus e o altar. Sem dúvida, esse é o templo e o altar nos céus. Essa medição indica que os céus serão preservados para não serem danificados. Durante esses três anos e meio, o céu será preservado porque Satanás será expulso do céu e para a terra. Lá não haverá mais qualquer lugar para Satanás, porque o filho varão será arrebatado para o céu. Onde quer que os vencedores estejam, não há lugar para Satanás. Os vencedores lutarão rumo acima, para o céu e, uma vez lá, a guerra será travada entre eles e Satanás. Satanás será derrotado e atirado para a terra. Então Cristo e os vencedores lutarão rumo abaixo, para a terra, até atingirem o Armagedom e destruir o exército do anticristo. Nos últimos três anos e meio não haverá nenhum traço de Satanás no céu, e este será totalmente preservado. Naquele tempo, Satanás, o anticristo e o falso profeta, um grupo diabólico, estarão na terra fazendo todo o possível para corrompê-la.
Enquanto o templo de Deus será medido, “o átrio que está fora do templo” será “lançado fora” e não medido (Ap 11:2) “porque foi dado às nações; e pisarão a cidade santa por quarenta e dois meses”. Vemos aqui que o templo terreno, a Jerusalém na terra, será entregue para destruição pelo anticristo e pelas nações.
O TESTEMUNHO DAS DUAS TESTEMUNHAS
1º. As Duas Oliveiras, os Dois Candelabros e os Dois Filhos do Óleo Estando em Pé diante do Senhor da Terra:
Essas Duas Testemunhas são as Duas Oliveiras, os Dois Candelabros e os Dois Filhos do Óleo que estão em pé diante do Senhor da terra (Ap 11:4; Zc 4:3, 11-12, 14). Apocalipse 11 versículo 4 diz: “São estas as Duas Oliveiras e os Dois Candelabros que se acham em pé diante do Senhor da terra”. As oliveiras, que são mencionadas em Apocalipse 11 versículo 4, produzem Óleo para as lâmpadas e os candelabros dão luz com Óleo das oliveiras. Zacarias 4 versículo 14 diz que elas são os “Dois filhos do Óleo, que estão de pé ao lado do Senhor de toda terra”. São chamadas os filhos do Óleo porque estão cheias de Óleo; estão cheias do Espírito. Por isso, elas têm vários nomes: as Duas Testemunhas, os Dois Candelabros, as Duas Oliveiras e os Dois filhos do Óleo. Na era da igreja, as igrejas são os candelabros para o testemunho de Deus (Ap 1:20), mas nos últimos três anos e meio desta era, as Duas Testemunhas serão os candelabros para o testemunho de Deus.
Os mil duzentos e sessenta dias em Apocalipse 11 versículo 3 são os quarenta e dois meses mencionados em Apocalipse 11 versículo 2, o período em que o anticristo blasfemará contra Deus e perseguirá o Seu povo (Ap 13:5-6; 12:6, 14). Sob o poder e a perseguição malignos do anticristo, as Duas Testemunhas profetizarão, falarão por Deus e testificarão contra as obras malignas do anticristo. Durante a grande tribulação, a perseguição será severa e feroz. Por causa disso, Deus enviará Moisés e Elias de volta, e eles, sendo cheios do Espírito, fortalecerão os judeus que serão obrigados pelo anticristo a abandonar sua religião. Eles também fortalecerão os santos deixados na grande tribulação. De acordo com Apocalipse 14, logo após o arrebatamento das primícias, o anticristo perseguirá o povo de Deus e os compelirá a adorá-lo e adorar à sua imagem (Ap 14:9-12). Naquele tempo, as Duas Testemunhas fortalecerão o povo de Deus. Simultaneamente, um Anjo “voando pelo meio do céu” pregará “um Evangelho Eterno” (Ap 14:6). Esse Evangelho, que difere do "Evangelho da Vida", ou do "Evangelho do Reino", exortará as pessoas a temerem a Deus, indicando que não devem perseguir o povo de Deus, e, sim, a adorar a Deus, implicando que não devem adorar o anticristo. Desse modo, durante a grande tribulação, haverá dois tipos de fortalecimento: o das Duas Testemunhas e o da pregação do "Evangelho Eterno" pelo um Anjo voando pelo meio do céu dizendo em alta voz: "Temei a Deus e dai-Lhe glória, pois é chegada a hora do Seu juízo; e adorai Aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas." (Ap 14:6-7).
2º. Vestidas de Saco:
Apocalipse 11 versículo 3 diz: “E darei poder às minhas Duas Testemunhas, e profetizarão por mil duzentos e sessenta dias, vestidas de saco”. Sacos são um símbolo de pesar (2Sm 3:31). Essas Duas Testemunhas usarão vestes fúnebres como uma advertência ao povo. Elas não pregarão o evangelho da alegria, mas advertirão o povo a permanecer afastado do julgamento de Deus e da adoração ao anticristo.
3º. Queimando e Matando Seus Inimigos:
Apocalipse 11 versículo 5 diz: “E, se alguém quiser fazer mal às Duas Testemunhas, fogo sairá da sua boca, e devorará os seus inimigos; e, se alguém lhes quiser fazer mal, importa que assim seja morto”. Diferentemente delas, não temos esse poder, e em nossa pregação não matamos nem queimamos as pessoas, mas essas Duas Testemunhas poderão dizer: “Se vocês tentarem nos causar dano, serão queimados e mortos”.
4º. Tendo Autoridade para Fechar o Céu, para Converter as Águas em Sangue e para Ferir a Terra com Toda Praga:
Apocalipse 11 versículo 6 diz: “As Duas Testemunhas têm poder para fechar o céu, para que não chova, nos dias da sua profecia; e têm poder sobre as águas para convertê-las em sangue, e para ferir a terra com toda a sorte de praga, todas quantas vezes quiserem”. Fechar o céu para que nenhuma chuva caia, assemelha-se ao que Elias fez (1Rs 17:1; Lc 4:25). Converter as águas em sangue e ferir a terra com pragas se assemelha ao que Moisés fez (Ex 7:17, 19; 9:14; 11:1).
5º. As Duas Testemunhas Serão Mortas Pelo Anticristo:
Em Sua sabedoria, Deus permitirá que essas Duas Testemunhas sejam temporariamente derrotadas. Apocalipse 11 versículo 7 diz: “Quando as Duas Testemunhas tiverem, então, concluído o testemunho que devem dar, a besta que surge do abismo pelejará contra elas e as vencerá e matará”. A besta aqui é o anticristo, que subirá do abismo e do mar, e que fará guerra às Duas Testemunhas e aos santos (Ap 17:8; 13:1, 7). Por fim, até mesmo essas Duas Testemunhas mais fortes serão mortas pela perseguição do anticristo. Naquele tempo, o anticristo não estará lutando apenas contra o homem, mas também contra Deus. Ele continuará a lutar contra Deus até que Cristo venha com os Seus vencedores para lutar diretamente contra ele. Haverá, na verdade, uma pessoa na terra que lutará diretamente contra Deus. Esta pessoa é o anticristo.
Cristo, a corporificação de Deus, descerá com um exército de vencedores para lutar contra o anticristo, que é “o homem da iniqüidade” (2Ts 2:3). Os últimos três anos e meio, desta era maligna, serão uma guerra entre a humanidade rebelde sob a liderança da besta, que é “o homem da iniqüidade”, contra o Criador. Isso obrigará Deus a vir e lutar diretamente, fisicamente, em Cristo com todos os Seus vencedores.
6º. Os Cadáveres das Duas Testemunhas Serão Deixados na Rua de Jerusalém por Três Dias e Meio:
Apocalipse 11 versículo 9 e 10 diz: “Então muitos dentre os povos, as tribos, as línguas e as nações contemplam os cadáveres das Duas Testemunhas, por três dias e meio, e não permitem que esses cadáveres sejam sepultados. Os que habitam sobre a terra se alegram por causa da morte deles, realizarão festas e enviarão presentes uns aos outros, porquanto esses dois profetas atormentaram aos que moram sobre a terra”. Seus cadáveres não serão enterrados, mas serão deixados na rua da grande cidade, onde seu Senhor foi crucificado, como uma mostra de vergonha. A “grande cidade” se refere a “cidade santa” em Apocalipse 11 versículo 2, que é a Jerusalém terrena e que espiritualmente tornar-se-á Sodoma e Egito, onde seu Senhor foi crucificado. Na restauração da nação de Israel, que começou em 1948, os judeus retornaram à terra de seus pais em incredulidade. Eles se tornarão tão pecaminosos como Sodoma, (cf. Is 1:9-10; 3:9; Jr 23:14) e tão mundanos como o Egito, (cf. Ez 23:3, 8, 19, 27), até o retorno de Cristo, seu Messias, quando “todo o Israel será salvo” (Rm 11:26). As pessoas mais mundanas encontram-se na pequena nação de Israel. No fim desta era, aos olhos de Deus, Jerusalém será tão pecaminosa quanto Sodoma e tão mundana como o Egito. Por causa disso Deus abandonará essa cidade nos últimos três anos e meio desta era, [que será o período da grande tribulação]. Deus parecerá dizer: “Deixem Jerusalém seguir a besta. Entregá-la-ei nas mãos do anticristo para que ele faça tudo o que lhe agradar a essa Jerusalém pecaminosa e mundana”.
Em 70 d.C., Tito, o príncipe de Roma, destruiu a cidade de Jerusalém. Tanto em Daniel como no Novo Testamento aquele príncipe era um tipo do anticristo. Daniel 9 versículos 26 e 27 considera os dois como sendo um. Se você ler Daniel 9 cuidadosamente, verá que haverá duas destruições de Jerusalém. A primeira será por Tito e a segunda será pelo anticristo. Na profecia de Daniel, as duas são mencionadas aparentemente como uma só, mas, na realidade, não são uma única. O anticristo destruirá Jerusalém de modo semelhante ao de Tito. De acordo com o princípio, o cumprimento de um tipo é sempre mais completo que o tipo. Por isso, o Senhor disse que a grande tribulação será mais severa que qualquer coisa que a tenha precedido ou que se seguirá após ela. Mesmo em Mateus 24 e Lucas 21, a profecia do Senhor não distingue claramente a destruição de Jerusalém sob Tito daquela sob o anticristo. As duas são combinadas. Por essa razão, as setenta semanas têm um longo intervalo entre a sexagésima nona e a septuagésima semana. Há um longo período suspenso até chegar o tempo da septuagésima semana. Após a 69ª semana, houve uma destruição sob Tito, mas após o intervalo entre a 69ª e a 70ª semana, [isto é, no período da última semana, na metade dos últimos 7 anos desta era,] haverá a destruição de Jerusalém sob o comando do anticristo. Mas, na Bíblia, essas duas destruições são mencionadas quase como uma. Na época de Tito, Jerusalém era pecaminosa, e na época do anticristo, ela será ainda mais pecaminosa. Apocalipse 11 nem mesmo chama a cidade de Jerusalém, mas de “a grande cidade”, referindo-se a ela como o lugar onde o Senhor foi crucificado (Ap 11:8). Naturalmente, o Senhor não foi crucificado nem em Sodoma nem no Egito; Ele foi crucificado em Jerusalém. Na época da perseguição e destruição pelo anticristo, Jerusalém tornar-se-á tão pecaminosa quanto Sodoma e tão mundana como o Egito. Como precisamos orar pelos judeus para que eles se arrependam. No meio deles haverá os fiéis: os cento e quarenta e quatro mil. Após o arrebatamento das Duas Testemunhas, o tempo estará próximo da vinda do Senhor com Seu exército para derrotar o anticristo na guerra no Armagedom.
7º. As Duas Testemunhas Serão Ressuscitadas:
Apocalipse 11 versículo 11 diz: “Mas, depois dos três dias e meio, um espírito de vida, vindo da parte de Deus, penetrou neles e eles se ergueram sobre seus pés, e àqueles que os viram sobreveio grande medo”. “Ergueram-se sobre seus pés” indica que eles foram ressuscitados. A ressurreição das Duas Testemunhas é diferente daquela mencionada em 1º Tessalonicenses 4 versículo 16. O Senhor Jesus foi ressuscitado após três dias, e Lázaro foi ressuscitado após quatro dias, mas essas Duas Testemunhas serão ressuscitadas após três dias e meio.
8º. As Duas Testemunhas Serão Arrebatados Para o Céu:
Apocalipse 11 versículo 12 continua: “E as Duas Testemunhas ouviram grande voz vinda do céu, dizendo-lhes: Suba para aqui. E subiram ao céu na nuvem, e os seus inimigos as contemplaram”. “Subiram ao céu” indica que foram arrebatados. Seu arrebatamento é também diferente daquele predito em 1º Tessalonicenses 4 versículo 17.
9º. Seu Testemunho:
Apocalipse 11 versículo 7 diz que as Duas Testemunhas tinham “concluído o testemunho”. Seu testemunho será por Deus como o Senhor da terra, (Ap 11:4), e contra o anticristo. Durante a grande tribulação, as Duas Testemunhas darão um testemunho adequado por Deus e contra o anticristo (Dt 17:6; 19:15; Mt 18:16).
Embora muitos haverão de ver a ressurreição e o arrebatamento das Duas Testemunhas, eles não se arrependerão. Isso indica que não devemos confiar em milagres. Muitos mantêm o conceito errado de que os outros serão convencidos por milagres, mas essas Duas Testemunhas, que serão mortas fisicamente, serão repentina e miraculosamente ressuscitadas e arrebatadas aos céus. Não obstante, as pessoas não se arrependerão.
Apocalipse 11 versículo 13 diz: “E naquela mesma hora houve um grande terremoto, e caiu a décima parte da cidade, e no terremoto foram mortos sete mil [nomes de] homens; e os demais ficaram muito atemorizados, e deram glória ao Deus do céu". A cidade aqui refere-se à grande cidade descrito em Apocalipse 11 versículo 8, que é Jerusalém. Um décimo da cidade de Jerusalém cairá por causa do terremoto e o resto dela será dividido em três partes no último terremoto em Apocalipse 16 versículo 19.
O versículo 13 diz que “foram mortos sete mil [nomes de] homens” (Ap 11:13). A frase “nomes de homens” indica pessoas de renome. Serão sete mil pessoas famosas. Naquele tempo, muitos dentre a nação de Israel serão pessoas de renome. Sete mil delas serão mortas por esse terremoto, porque tomaram a dianteira em não crer no Senhor Jesus Cristo. Hoje, muitos filósofos, doutores, cientistas políticos e financistas Judeus são pecaminosos e mundanos, não crendo no Senhor Jesus. Hoje a nação de Israel está totalmente sob o controle dessas pessoas de renome. Quase nenhum dos israelitas que tem renome crerá no Senhor. Recentemente, ouvi falar que o governo de Israel decidiu desencorajar todo trabalho missionário cristão em Israel. Essa decisão foi tomada por pessoas de renome. Quando esse terremoto ocorrer, principalmente as pessoas famosas serão mortas por ele.
Esse trecho da Palavra é uma janela através da qual podemos ver a situação deplorável entre os judeus no fim desta era. Por isso uma grande perseguição acontecerá. Por mais que as nações árabes tentem destruir a nação de Israel hoje, não serão bem sucedidas, porque o Senhor cuida de Israel. Mas isso não significa que os judeus são verdadeiramente pelo Senhor. Não, eles continuarão a ser pecaminosos e mundanos até o dia que Deus dirá: “Eu abandonarei vocês. O céu será medido, mas deixarei Jerusalém nas mãos do anticristo. Ele causará mais dano a essa cidade do que Tito”. De acordo com Zacarias 12, essa perseguição levará os judeus perseguidos ao ponto de olharem para Aquele a quem traspassaram. Nesse momento crítico, Cristo voltará e todas as tribos, da Terra Santa, verão o próprio Redentor que traspassaram a dois mil anos atrás. Quando olharem para Ele, se lamentarão por Ele e se arrependerão (Zc 12:10-14). Mas esse lamento será um tanto tardio, pois, antes disso, muitos terão sido massacrados pelo anticristo. Essa é a palavra da profecia. Que podemos fazer a não ser orar por eles e estar preparados para aquela hora quando o Senhor nos tomar?
Depois que os sete mil homens de renome, famosos entre os judeus, forem mortos por esse grande terremoto, o restante das pessoas ficarão atemorizadas e darão glória a Deus. Muitas delas, senão todas, se arrependerão, e na volta do Senhor Jesus a eles, então receberão Jesus, o verdadeiro Messias, a quem eles O traspassaram.
(Estudo-Vida de Apocalipse 11:1-13)
6º. Os Cadáveres das Duas Testemunhas Serão Deixados na Rua de Jerusalém por Três Dias e Meio:
Apocalipse 11 versículo 9 e 10 diz: “Então muitos dentre os povos, as tribos, as línguas e as nações contemplam os cadáveres das Duas Testemunhas, por três dias e meio, e não permitem que esses cadáveres sejam sepultados. Os que habitam sobre a terra se alegram por causa da morte deles, realizarão festas e enviarão presentes uns aos outros, porquanto esses dois profetas atormentaram aos que moram sobre a terra”. Seus cadáveres não serão enterrados, mas serão deixados na rua da grande cidade, onde seu Senhor foi crucificado, como uma mostra de vergonha. A “grande cidade” se refere a “cidade santa” em Apocalipse 11 versículo 2, que é a Jerusalém terrena e que espiritualmente tornar-se-á Sodoma e Egito, onde seu Senhor foi crucificado. Na restauração da nação de Israel, que começou em 1948, os judeus retornaram à terra de seus pais em incredulidade. Eles se tornarão tão pecaminosos como Sodoma, (cf. Is 1:9-10; 3:9; Jr 23:14) e tão mundanos como o Egito, (cf. Ez 23:3, 8, 19, 27), até o retorno de Cristo, seu Messias, quando “todo o Israel será salvo” (Rm 11:26). As pessoas mais mundanas encontram-se na pequena nação de Israel. No fim desta era, aos olhos de Deus, Jerusalém será tão pecaminosa quanto Sodoma e tão mundana como o Egito. Por causa disso Deus abandonará essa cidade nos últimos três anos e meio desta era, [que será o período da grande tribulação]. Deus parecerá dizer: “Deixem Jerusalém seguir a besta. Entregá-la-ei nas mãos do anticristo para que ele faça tudo o que lhe agradar a essa Jerusalém pecaminosa e mundana”.
Em 70 d.C., Tito, o príncipe de Roma, destruiu a cidade de Jerusalém. Tanto em Daniel como no Novo Testamento aquele príncipe era um tipo do anticristo. Daniel 9 versículos 26 e 27 considera os dois como sendo um. Se você ler Daniel 9 cuidadosamente, verá que haverá duas destruições de Jerusalém. A primeira será por Tito e a segunda será pelo anticristo. Na profecia de Daniel, as duas são mencionadas aparentemente como uma só, mas, na realidade, não são uma única. O anticristo destruirá Jerusalém de modo semelhante ao de Tito. De acordo com o princípio, o cumprimento de um tipo é sempre mais completo que o tipo. Por isso, o Senhor disse que a grande tribulação será mais severa que qualquer coisa que a tenha precedido ou que se seguirá após ela. Mesmo em Mateus 24 e Lucas 21, a profecia do Senhor não distingue claramente a destruição de Jerusalém sob Tito daquela sob o anticristo. As duas são combinadas. Por essa razão, as setenta semanas têm um longo intervalo entre a sexagésima nona e a septuagésima semana. Há um longo período suspenso até chegar o tempo da septuagésima semana. Após a 69ª semana, houve uma destruição sob Tito, mas após o intervalo entre a 69ª e a 70ª semana, [isto é, no período da última semana, na metade dos últimos 7 anos desta era,] haverá a destruição de Jerusalém sob o comando do anticristo. Mas, na Bíblia, essas duas destruições são mencionadas quase como uma. Na época de Tito, Jerusalém era pecaminosa, e na época do anticristo, ela será ainda mais pecaminosa. Apocalipse 11 nem mesmo chama a cidade de Jerusalém, mas de “a grande cidade”, referindo-se a ela como o lugar onde o Senhor foi crucificado (Ap 11:8). Naturalmente, o Senhor não foi crucificado nem em Sodoma nem no Egito; Ele foi crucificado em Jerusalém. Na época da perseguição e destruição pelo anticristo, Jerusalém tornar-se-á tão pecaminosa quanto Sodoma e tão mundana como o Egito. Como precisamos orar pelos judeus para que eles se arrependam. No meio deles haverá os fiéis: os cento e quarenta e quatro mil. Após o arrebatamento das Duas Testemunhas, o tempo estará próximo da vinda do Senhor com Seu exército para derrotar o anticristo na guerra no Armagedom.
7º. As Duas Testemunhas Serão Ressuscitadas:
Apocalipse 11 versículo 11 diz: “Mas, depois dos três dias e meio, um espírito de vida, vindo da parte de Deus, penetrou neles e eles se ergueram sobre seus pés, e àqueles que os viram sobreveio grande medo”. “Ergueram-se sobre seus pés” indica que eles foram ressuscitados. A ressurreição das Duas Testemunhas é diferente daquela mencionada em 1º Tessalonicenses 4 versículo 16. O Senhor Jesus foi ressuscitado após três dias, e Lázaro foi ressuscitado após quatro dias, mas essas Duas Testemunhas serão ressuscitadas após três dias e meio.
8º. As Duas Testemunhas Serão Arrebatados Para o Céu:
Apocalipse 11 versículo 12 continua: “E as Duas Testemunhas ouviram grande voz vinda do céu, dizendo-lhes: Suba para aqui. E subiram ao céu na nuvem, e os seus inimigos as contemplaram”. “Subiram ao céu” indica que foram arrebatados. Seu arrebatamento é também diferente daquele predito em 1º Tessalonicenses 4 versículo 17.
9º. Seu Testemunho:
Apocalipse 11 versículo 7 diz que as Duas Testemunhas tinham “concluído o testemunho”. Seu testemunho será por Deus como o Senhor da terra, (Ap 11:4), e contra o anticristo. Durante a grande tribulação, as Duas Testemunhas darão um testemunho adequado por Deus e contra o anticristo (Dt 17:6; 19:15; Mt 18:16).
Embora muitos haverão de ver a ressurreição e o arrebatamento das Duas Testemunhas, eles não se arrependerão. Isso indica que não devemos confiar em milagres. Muitos mantêm o conceito errado de que os outros serão convencidos por milagres, mas essas Duas Testemunhas, que serão mortas fisicamente, serão repentina e miraculosamente ressuscitadas e arrebatadas aos céus. Não obstante, as pessoas não se arrependerão.
HAVERÁ UM GRANDE TERREMOTO
O versículo 13 diz que “foram mortos sete mil [nomes de] homens” (Ap 11:13). A frase “nomes de homens” indica pessoas de renome. Serão sete mil pessoas famosas. Naquele tempo, muitos dentre a nação de Israel serão pessoas de renome. Sete mil delas serão mortas por esse terremoto, porque tomaram a dianteira em não crer no Senhor Jesus Cristo. Hoje, muitos filósofos, doutores, cientistas políticos e financistas Judeus são pecaminosos e mundanos, não crendo no Senhor Jesus. Hoje a nação de Israel está totalmente sob o controle dessas pessoas de renome. Quase nenhum dos israelitas que tem renome crerá no Senhor. Recentemente, ouvi falar que o governo de Israel decidiu desencorajar todo trabalho missionário cristão em Israel. Essa decisão foi tomada por pessoas de renome. Quando esse terremoto ocorrer, principalmente as pessoas famosas serão mortas por ele.
Esse trecho da Palavra é uma janela através da qual podemos ver a situação deplorável entre os judeus no fim desta era. Por isso uma grande perseguição acontecerá. Por mais que as nações árabes tentem destruir a nação de Israel hoje, não serão bem sucedidas, porque o Senhor cuida de Israel. Mas isso não significa que os judeus são verdadeiramente pelo Senhor. Não, eles continuarão a ser pecaminosos e mundanos até o dia que Deus dirá: “Eu abandonarei vocês. O céu será medido, mas deixarei Jerusalém nas mãos do anticristo. Ele causará mais dano a essa cidade do que Tito”. De acordo com Zacarias 12, essa perseguição levará os judeus perseguidos ao ponto de olharem para Aquele a quem traspassaram. Nesse momento crítico, Cristo voltará e todas as tribos, da Terra Santa, verão o próprio Redentor que traspassaram a dois mil anos atrás. Quando olharem para Ele, se lamentarão por Ele e se arrependerão (Zc 12:10-14). Mas esse lamento será um tanto tardio, pois, antes disso, muitos terão sido massacrados pelo anticristo. Essa é a palavra da profecia. Que podemos fazer a não ser orar por eles e estar preparados para aquela hora quando o Senhor nos tomar?
Depois que os sete mil homens de renome, famosos entre os judeus, forem mortos por esse grande terremoto, o restante das pessoas ficarão atemorizadas e darão glória a Deus. Muitas delas, senão todas, se arrependerão, e na volta do Senhor Jesus a eles, então receberão Jesus, o verdadeiro Messias, a quem eles O traspassaram.
Jesus é o Senhor!