17 - A PESSOA QUEBRANTADA, NÃO APENAS ENSINADA - Watchman Nee
A PESSOA QUEBRANTADA, NÃO APENAS ENSINADA
Ninguém está equipado para trabalhar simplesmente porque aprendeu alguns ensinos. A pergunta básica continua sendo: Que tipo de homem é ele? Aquele cujas operações interiores estão erradas, mas cujo ensino está correto, acaso pode suprir as necessidades da igreja? A lição básica que devemos aprender e sermos transformados em vasos apropriados para o uso do Mestre, isto pode ser feito somente mediante o quebrantamento da nossa alma.
Deus está operando incessantemente em nossa vida. Muitos anos de sofrimentos, provações, e impedimentos — trata-se da mão de Deus, que dia após dia procura levar a efeito Sua obra de nos quebrantar. Você não vê o que Deus está fazendo neste ciclo interminável de dificuldades? Senão, você deve pedir a Ele: "Ó Deus, abre os meus olhos a fim de que eu perceba a Tua mão". Quão frequentemente os olhos de um jumento são mais agudos do que os de alguns que se denominam profetas. (Leia na Bíblia: Números 22 versos 20 ao 35).
Embora o jumento já tivesse visto o Anjo do Senhor, Balaão, o dono dele, não viu o Anjo do Senhor. O jumento reconheceu a mão de Deus que proibia, mas Balaão, aquele que se chamava de profeta, não reconheceu a mão de Deus. Devemos ter a consciência de que o quebrantamento é o modo de Deus agir em nossa vida. Quão triste é que alguns ainda imaginam que se apenas pudessem absorver mais ensino, acumular mais matéria para pregação, e assimilar mais exposição bíblica, seriam mais proveitosos para Deus. Esta ideia está totalmente errada. A mão de Deus está sobre você para quebrantá-lo — não segundo a sua vontade, mas, sim, a dEle; não segundo os seus pensamentos, mas, sim, os dEle; não segundo sua decisão, mas a dEle. Nossa dificuldade é que, à medida em que Deus nos resiste, culpamos a outras pessoas. Reagimos como o profeta Balaão, que cego, não vendo a mão de Deus, culpava o jumento por recusar-se a fazer um movimento sequer para onde ele queria ir.
Tudo quanto vem a nós é ordenado por Deus. Para um cristão, nada é acidental. Devemos pedir a Deus que abra nossos olhos para vermos que Ele nos está ferindo em todas as coisas, e em todas as áreas da nossa vida. No dia em que, mediante a graça de Deus sobre nós, formos capazes de aceitar a providência de Deus em nosso ambiente, nosso espírito será liberado e pronto para funcionar .
Ouça esta mensagem neste vídeo:
Jesus é o Senhor!