Acontecerá no Final do Milênio
𝙊 𝙌𝙪𝙚 𝘼𝙘𝙤𝙣𝙩𝙚𝙘𝙚𝙧á 𝘼𝙥ó𝙨 𝙤 𝙁𝙞𝙢 𝙙𝙖 𝙀𝙧𝙖 𝙑𝙞𝙣𝙙𝙤𝙪𝙧𝙖 𝙙𝙤 𝙈𝙞𝙡ê𝙣𝙞𝙤?
O livro de Apocalipse (especialmente capítulos 20 e 21) revela que após a era vindoura do reino milenar (o Milênio), ocorrerá uma sequência de eventos finais que culminarão na eternidade. Os principais acontecimentos após os mil anos incluem:
● 𝘼 𝙨𝙤𝙡𝙩𝙪𝙧𝙖 𝙙𝙚 𝙎𝙖𝙩𝙖𝙣á𝙨: Ao final do milênio, Satanás será solto de sua prisão por um curto período.
● 𝘼 ú𝙡𝙩𝙞𝙢𝙖 𝙧𝙚𝙗𝙚𝙡𝙞ã𝙤 (𝙂𝙤𝙜𝙪𝙚 𝙚 𝙈𝙖𝙜𝙤𝙜𝙪𝙚): Satanás sairá para enganar as nações nos quatro cantos da terra, reunindo um grande exército (descrito como Gogue e Magogue) para uma batalha final contra acampamento dos santos e a cidade amada (Jerusalém).
● 𝘼 𝙙𝙚𝙧𝙧𝙤𝙩𝙖 𝙛𝙞𝙣𝙖𝙡 𝙙𝙚 𝙎𝙖𝙩𝙖𝙣á𝙨: Fogo descerá do céu e consumirá todos dos exércitos rebeldes. O diabo será lançado no lago de fogo e enxofre para ser atormentado eternamente.
● 𝙊 𝙅𝙪í𝙯𝙤 𝙁𝙞𝙣𝙖𝙡 (𝙊 𝙂𝙧𝙖𝙣𝙙𝙚 𝙏𝙧𝙤𝙣𝙤 𝘽𝙧𝙖𝙣𝙘𝙤): Ocorrerá a ressurreição dos mortos ímpios (segunda ressurreição). Todos os que não participaram da primeira ressurreição (a dos justos, antes do milênio) comparecerão perante o grande trono branco para serem julgados segundo as suas obras.
● 𝘼 𝙙𝙚𝙨𝙩𝙧𝙪𝙞çã𝙤 𝙙𝙖 𝙢𝙤𝙧𝙩𝙚 𝙚 𝙤 𝙛𝙞𝙢 𝙙𝙤 𝙥𝙚𝙘𝙖𝙙𝙤: A morte e o inferno serão lançados no lago de fogo, marcando o fim definitivo do pecado e da separação de Deus.
● 𝙉𝙤𝙫𝙤 𝘾é𝙪 𝙚 𝙉𝙤𝙫𝙖 𝙏𝙚𝙧𝙧𝙖: O céu e a terra atuais passarão e serão substituídos por um novo céu e uma nova terra, onde habitará a justiça.
● 𝘼 𝙉𝙤𝙫𝙖 𝙅𝙚𝙧𝙪𝙨𝙖𝙡é𝙢: A Nova Jerusalém descerá do céu, e Deus habitará para sempre com a humanidade redimida. Este é o início do estado eterno, onde não haverá mais dor, morte, choro ou pecado.
Em resumo, após o milênio, haverá a destruição definitiva do mal, o julgamento final de toda a humanidade e a restauração da criação para um estado eterno de comunhão com Deus.
Em Apocalipse 21:1 , João vê algo espetacular: “Então vi um novo céu e uma nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra tinham passado”. Essa nova terra e esse novo céu são às vezes chamados de “estado eterno”. Como vemos em Apocalipse, capítulos 21 e 22, a nova terra será a morada eterna dos crentes em Jesus Cristo. As Escrituras nos dão alguns detalhes sobre o novo céu e a nova terra.
O céu e a terra atuais estão sujeitos à maldição há muito tempo por causa do pecado da humanidade. Toda a criação “geme como em dores de parto” ( Romanos 8:22 ), aguardando o cumprimento do plano de Deus e “a revelação dos filhos de Deus” (versículo 19). O céu e a terra passarão ( Marcos 13:31 ) e serão substituídos pelo novo céu e pela nova terra. Naquele tempo, o Senhor, assentado em seu trono, dirá: “Eis que faço novas todas as coisas!” ( Apocalipse 21:5 ). Na nova criação, o pecado será totalmente erradicado e “não haverá mais maldição” ( Apocalipse 22:3 ).
O novo céu e a nova terra também são mencionados em Isaías 65:17; 66:22; e 2 Pedro 3:13. Pedro diz que o novo céu e a nova terra serão “onde habita a justiça”. Isaías diz que “as coisas antigas não serão lembradas, nem virão à mente”. Tudo será completamente novo, e a antiga ordem, com a tristeza e a tragédia que a acompanham, terá desaparecido.
O novo céu e a nova terra estará livre do pecado, do mal, da doença, do sofrimento e da morte. Será a terra como Deus a planejou originalmente, antes da maldição do pecado. Será o Éden restaurado.
Uma característica fundamental da nova terra será a Nova Jerusalém. João a chama de “A Cidade Santa... que desce do céu, da parte de Deus, preparada como uma Noiva adornada para o Seu Marido” (Apocalipse 21:2). Esta cidade gloriosa, com suas ruas de ouro e portões de pérola, estará situada em uma nova e gloriosa terra. A Árvore da Vida estará lá (Apocalipse 22:2). Esta cidade representa o estado final da humanidade redimida, em comunhão eterna com Deus: “O tabernáculo de Deus está agora com os homens, e Ele habitará com eles. Eles serão o Seu povo, e o próprio Deus estará com eles e será o seu Deus. [...] Os Seus servos o servirão e verão a Sua face” (Apocalipse 21:3; 22:3-4).
No novo céu e na nova terra, as Escrituras dizem que há sete coisas notáveis por sua ausência — sete coisas que “não existirá mais”:
No novo céu e na nova terra, as Escrituras dizem que há sete coisas notáveis por sua ausência — sete coisas que “não existirá mais”:
• Não haverá mais mar (Apocalipse 21:1)
• Não haverá mais morte (Apocalipse 21:4)
• Não haverá mais luto (Apocalipse 21:4)
• Não haverá mais choro (Apocalipse 21:4)
• Não haverá mais dor (Apocalipse 21:4)
• Não haverá mais maldição (Apocalipse 22:3)
• Não haverá mais noite (Apocalipse 22:5)
A criação do novo céu e da nova terra traz a promessa de que Deus “enxugará toda lágrima dos nossos olhos” (Apocalipse 21:4). Esse evento ocorre após a tribulação, após a segunda vinda do Senhor, após o reino milenar, após a rebelião final, após o julgamento final de Satanás e após o julgamento do Grande Trono Branco. A breve descrição do novo céu e da nova terra é um vislumbre da eternidade que a Bíblia oferece.• Não haverá mais morte (Apocalipse 21:4)
• Não haverá mais luto (Apocalipse 21:4)
• Não haverá mais choro (Apocalipse 21:4)
• Não haverá mais dor (Apocalipse 21:4)
• Não haverá mais maldição (Apocalipse 22:3)
• Não haverá mais noite (Apocalipse 22:5)