A salvação de um dos que perseguia os que invocavam o nome do Senhor
SAULO ERA UM DOS PERSEGUIDORES DOS QUE INVOCAM O NOME DO SENHOR JESUS
Saulo não se satisfazia em perseguir os crentes em Jerusalém. Atos 9 versículo 2 diz que, Saulo foi ao sumo sacerdote e “lhe pediu cartas para as sinagogas de Damasco, a fim de que, caso achasse alguns que eram do Caminho, assim homens como mulheres, os levasse presos para Jerusalém.” Conforme Atos 9 versículo 14, Saulo tinha autoridade para prender todos os que invocavam o nome do Senhor Jesus. Ele queria ir a Damasco porque lá havia muitos santos dispersos. A intenção dele era ir lá a fim de prender todos os que invocavam o nome do Senhor.
Atos 9 versículo 2 diz que a intenção de Saulo era encontrar os “que eram do Caminho” e levá-los presos para Jerusalém. Aqui o Caminho denota a plena salvação do Senhor na economia neotestamentária de Deus. É o modo de Deus dispensar-Se aos crentes mediante a redenção de Cristo e a unção do Espírito; é o modo pelo qual os crentes participam de Deus e O desfrutam; é o modo pelo qual os crentes adoram a Deus no seu espírito desfrutando-O, e seguem o Jesus perseguido sendo um com Ele; e é o modo pelo qual os crentes são introduzidos na igreja e edificados formando o Corpo de Cristo para sustentar o testemunho de Jesus.
Saulo provavelmente estava muito feliz a caminho de Damasco. Ele devia estar empolgado e talvez em êxtase. Ele pode ter dito a si mesmo: “Recebi autoridade dos sumos sacerdotes para prender todos os que invocam o nome de Jesus. Vou a Damasco prender todos os que o invocam o nome de Jesus, trazê-los a Jerusalém e pô-los na prisão”.
Saulo provavelmente estava muito feliz a caminho de Damasco. Ele devia estar empolgado e talvez em êxtase. Ele pode ter dito a si mesmo: “Recebi autoridade dos sumos sacerdotes para prender todos os que invocam o nome de Jesus. Vou a Damasco prender todos os que o invocam o nome de Jesus, trazê-los a Jerusalém e pô-los na prisão”.
O Senhor Jesus observava Saulo enquanto ele viajava para Damasco. Em vez de lhe aparecer imediatamente, Ele esperou até que se aproximasse da cidade. Atos 9 versículos 3 e 4 diz que, então “subitamente uma luz do céu brilhou ao redor de Saulo, e, caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues?” Saulo deve ter ficado chocado pela luz do céu e pela voz que o chamou pelo nome. Ele pensava que estava perseguindo meramente os que invocavam o nome de Jesus. Agora, veio uma voz do céu que lhe disse que ele perseguia Aquele que está nos céus. Para sua grande surpresa, ele experimentou uma luz celestial, uma voz celestial e uma Pessoa celestial. No versículo 5 diz que, espontaneamente Saulo disse: “Quem és Tu, Senhor? E a resposta foi: Eu Sou Jesus, a quem tu persegues.” Saulo O chamou de Senhor, mesmo sem conhecê-Lo. Saulo pode ter pensado: “Eu nunca persegui a Jesus. Persegui Estêvão e outros seguidores de Jesus que invocam o Seu nome. Eu pensava que Jesus estivesse no sepulcro, mas agora Ele vem a mim dos céus”.
De acordo com Atos 9 versículo 4, o Senhor Jesus perguntou a Saulo: “Por que Me persegues?” Esse é um “Me” coletivo, que compreende o Senhor Jesus e todos os que crêem Nele. Saulo não teve essa revelação. Ele pensava estar perseguindo a Estêvão e outros seguidores de Jesus que invocam o Seu nome, que estavam no Caminho, o qual considerava seita (Em Atos 24 versículo 14, ele disse: "Mas confesso-te isto que, conforme aquele Caminho, a que chamam seita, assim sirvo ao Deus de nossos pais, crendo tudo quanto está escrito na lei e nos profetas."). Saulo não sabia que quando perseguia os que invocam o nome de Jesus, perseguia a Jesus, pois com Ele eram um, unidos a Ele pela fé. Ele pensava estar perseguindo pessoas na terra, jamais imaginando que estava tocando algo no céu. Para sua enorme surpresa, uma voz do céu disse-lhe ser Aquele a quem ele perseguia e que Seu nome era Jesus. Para ele, essa foi uma revelação única no universo! Por meio disso, ele começou a ver que o Senhor Jesus e os crentes são uma só pessoa grandiosa: o maravilhoso "Me". (Em 1ª Coríntios 6 versículo 17 ele disse: "Mas aquele que se une ao Senhor é um espírito com Ele"). Isso deve tê-lo impressionado e afetado quanto ao seu futuro ministério com relação a Cristo e a igreja como o grande mistério de Deus, e lançou sólido fundamento para esse seu ministério singular. Efésios 5 versículo 32 diz: "Grande é este mistério; digo-o, porém, a respeito de Cristo e a igreja."
Em Atos 9 versículos 10 ao 19, vemos que a conversão de Saulo foi confirmada por meio de Ananias. Atos 9 versículos 10 e 11 diz: “Ora, havia em Damasco um discípulo chamado Ananias. Disse-lhe o Senhor numa visão: Ananias! Ao que respondeu: Eis-me aqui, Senhor! Então, o Senhor lhe ordenou: Dispõe-te, e vai à rua que se chama Direita, e, na casa de Judas, procura por Saulo, apelidado de Tarso; pois ele está orando”. O Senhor enviou Ananias, um membro do Seu Corpo, a Saulo para que este pudesse ser introduzido na identificação com o Corpo de Cristo. Isso também deve ter impressionado a Saulo com a importância do Corpo de Cristo, ajudando-o a perceber que um crente salvo precisa dos membros do Corpo de Cristo.
Em Atos 9 versículo 12, o Senhor Jesus disse a Ananias que Saulo "numa visão viu entrar um homem, chamado Ananias, e impor-lhe as mãos, para que recuperasse a vista”. O fato de Saulo recuperar a visão foi a sua plena salvação. Isso foi extremamente importante para ele. Foi especialmente importante que seus olhos interiores se abriram para ver as coisas de Deus com respeito aos Seus mistérios e à Sua economia.
Em Atos 9 versículos 13 e 14, Ananias disse: “Senhor, de muitos tenho ouvido a respeito desse homem, quantos males tem feito aos Teus santos em Jerusalém; e para aqui trouxe autorização dos principais sacerdotes para prender a todos os que invocam o Teu nome.” Isso indica que nos primeiros dias invocar o nome do Senhor era um sinal dos Seus seguidores. 1ª Coríntios capítulo 1 versículo 2 diz: "À igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados santos, com todos os que em todo o lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso." Esse invocar o nome do Senhor Jesus devia ser audível, de modo que outros pudessem ouvir; assim tornou-se um sinal.
Em Atos 9 versículos 15 e 16, o Senhor disse a Ananias: “Vai, porque este é para Mim um instrumento escolhido para levar o Meu Nome perante os gentios e reis, bem como perante os filhos de Israel; pois Eu lhe mostrarei quanto lhe importa sofrer pelo Meu Nome.” Por essa causa, Saulo fora separado desde o ventre materno e chamado pelo Senhor. Em Gálatas 1 versículo 15, ele disse: "Mas, quando aprouve a Deus, que desde o ventre de minha mãe me separou, e me chamou pela Sua graça." O Senhor é soberano e capaz, segundo a Sua escolha na eternidade, de fazer do mais atroz dos Seus perseguidores um vaso, um apóstolo líder, para levar a cabo o Seu comissionamento na pregação do Evangelho e em tomar o caminho a que se opusera e perseguira. Por fim, o Saulo opositor tornou-se, em seu ministério vitorioso do Evangelho, um cativo conquistado de Cristo no triunfo que celebra a vitória de Cristo sobre todos os Seus inimigos. Em 2ª Coríntios 2 versículo 14 e 15, ele disse: "E graças a Deus, que sempre nos faz triunfar em Cristo, e por meio de nós manifesta em todo o lugar a fragrância do Seu conhecimento. Porque para Deus somos o bom perfume de Cristo, nos que se salvam e nos que se perdem."
Atos 9 versículo 17 diz: “Então, Ananias foi e, entrando na casa, impôs sobre ele as mãos, dizendo: Saulo, irmão, o Senhor me enviou, a saber, o próprio Jesus que te apareceu no caminho por onde vinhas, para que recuperes a vista e fiques cheio do Espírito Santo”. O caso de Saulo foi especial, pois, como o mais importante perseguidor, ele foi salvo diretamente pelo Senhor, dos céus, enquanto estava a caminho para perseguir os crentes. Assim, ele precisava, como aconteceu com os crentes samaritanos e com os doze discípulos em Éfeso, de um membro do Corpo de Cristo para identificá-la com o Corpo, por meio da imposição de mãos. Em Atos 8 versículos 14 ao 17 diz: Os apóstolos, pois, que estavam em Jerusalém, ouvindo que Samaria havia recebido a Palavra de Deus, enviaram para lá Pedro e João. Os quais, tendo descido, oraram por eles para que recebessem o Espírito Santo (Porque sobre nenhum deles tinha ainda descido; mas somente eram batizados em nome do Senhor Jesus). Então lhes impuseram as mãos, e receberam o Espírito Santo." E, em Atos 19 versículos 1 ao 7 diz: "E sucedeu que, enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo, tendo passado por todas as regiões superiores, chegou a Éfeso; e achando ali alguns discípulos, perguntou-lhes: vocês já receberam o Espírito Santo quando crêram? E eles responderam-lhe: Nós nem ainda ouvimos que haja Espírito Santo. Perguntou-lhes, então: Em que sois batizados então? E eles disseram: No batismo de João. Mas Paulo disse: Certamente João batizou com o batismo de arrependimento, dizendo ao povo que cresse no que após ele havia de vir, isto é, em Jesus Cristo. E os que ouviram foram batizados em nome do Senhor Jesus. E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e falavam línguas, e profetizavam. E estes eram, ao todo, uns doze homens."
O encher com o Espírito Santo em Atos 9 versículo 17 é o encher exterior. ("E Ananias foi, e entrou na casa e, impondo-lhe as mãos, disse: Irmão Saulo, o Senhor Jesus, que te apareceu no caminho por onde vinhas, me enviou, para que tornes a ver e sejas cheio do Espírito Santo"). De acordo com o princípio da salvação na economia neotestamentária de Deus, Saulo deve ter recebido o Espírito Santo de vida essencialmente no momento da sua conversão, antes de Ananias vir e impor-lhe as mãos. Antes da vinda de Ananias, Saulo estava orando ao Senhor (Atos 9 versículo 11 diz: "E disse o Senhor a Ananias: Levanta-te, e vai à rua chamada Direita, e pergunta na casa de Judas por um homem de Tarso chamado Saulo; pois eis que ele está orando."), o que indica que Saulo creu no Senhor Jesus, e O estava invocando assim como os crentes a quem ele havia assolado e pretendia prender por invocar o nome do Senhor Jesus. (Romanos 10 versículo 13 e 14 diz: "Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram? e como ouvirão, se não há quem pregue?"). Mas visto que não fora salvo por meio de nenhum membro do Corpo de Cristo, o Espírito Santo ainda não havia descido sobre ele economicamente, até que Ananias fosse a ele como representante do Corpo de Cristo, para identificá-lo com o Corpo de Cristo. Em Atos 22 versículo 16, Ananias disse a Saulo: "E agora, por que te demoras? Levanta-te, recebe o batismo e lava os teus pecados, invocando o nome do Senhor."
Jesus Cristo é o Senhor!