Profecias do Tempo do Fim: Arrebatamento, Grande Tribulação e a vinda do Senhor - Lucas 21:5-38 | Witness Lee



Leitura Bíblica: Lucas 21:5-38

Lucas capítulo 19 versículo 28 ao capítulo 22 até o versículo 46 é uma seção concernente ao Salvador-Homem apresentando-Se à morte para redenção. Em Lucas capítulo 21 versículo 5 ao capítulo 22 até o versículo 46, o Senhor prepara os discípulos para Sua morte. Em Lucas capítulo 21 versículo 5 ao 36 Ele faz isso falando-lhes das coisas por vir, coisas essas que incluem a destruição do templo (Lc 21:5-6), as pragas entre Sua ascensão e a grande tribulação (Lc 21:7-11), a perseguição dos discípulos na era da igreja (Lc 21:12-19), a grande tribulação e Sua vinda (Lc 21:20-27), e a redenção dos discípulos e o arrebatamento dos vencedores (Lc 21:28-36).

O Salvador-Homem veio a Jerusalém com o objetivo de apresentar-Se à morte para redenção. Depois de passar por um exame feito pelos opositores, Ele usou algum tempo para preparar Seus discípulos para Sua morte. Ele fez isso porque eram ignorantes e despreparados. Por isso, naqueles últimos dias em Jerusalém, o Senhor os preparou para receber Sua morte e até mesmo para participar dela. Essa preparação foi executada em dois passos principais: 1) dizendo aos discípulos sobre as coisas por vir; e, 2) instituindo Sua ceia para que pudessem participar de Sua morte (Lc 22:7-23).

Em Lucas capítulo 21 versículo 5 ao 36, o Senhor deu uma profecia aos discípulos na qual lhes desvendou as coisas por vir durante a época entre Sua ascensão e Sua volta. A primeira coisa revelada foi a destruição do templo.


A DESTRUIÇÃO DO TEMPLO

Lucas 21 versículos 5 e 6 diz: “E falando alguns a respeito do templo, como estava ornado de belas pedras e de ofertas consagradas, disse Jesus: quanto a essas coisas que vedes, dias virão em que não ficará pedra sobre pedra que não seja derrubada”. Porquanto os discípulos se gabavam sobre o templo, o Senhor lhes disse que o que contemplavam seria destruído. Ele revelou que haveria uma destruição completa, um arrasamento do templo. Essa destruição ocorreu cerca de trinta anos depois da ascensão do Senhor. Em cumprimento da profecia do Senhor, Tito, o príncipe romano, destruiu Jerusalém com o exército romano em 70 d.C.


AS PRAGAS ENTRE SUA ASCENSÃO E A GRANDE TRIBULAÇÃO

Em Lucas 21 versículos 7 ao 11 o Senhor fala sobre as pragas entre Sua ascensão e a grande tribulação. Muitos leitores da Bíblia não estão cientes dessa seção do Evangelho de Lucas. Depois de anos de estudo e de consultar muitos livros de referências, vimos que esses versículos se referem às pragas, sofrimentos e desastres que ocorrerão no longo período entre a ascensão do Senhor e a vinda da grande tribulação. Hoje ainda vivemos nesse período.

Haverá Guerras:

No versículo 7 os discípulos questionaram o Senhor: “Mestre, quando, pois, serão essas coisas? e que sinal haverá quando essas coisas estiverem para acontecer?”. Em Sua resposta o Senhor disse: “Vede que não sejais enganados. Porque virão muitos em Meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e: O tempo está próximo; não vades após eles. Quando ouvirdes falar de guerras e revoluções, não vos assusteis; pois é necessário que primeiro aconteçam essas coisas, mas o fim não será logo” (Lc 21:8-9). As guerras no versículo 9 se referem a todas as guerras do século I até o presente. Elas são representadas pelo cavalo vermelho do segundo selo em Apocalipse 6 versículos 3 e 4. “O fim” é a consumação desta era (Mt 24:3; Dn 12:4, 6-7, 9), que serão os três anos e meio da grande tribulação, este será o tempo final desta era.

Se estudarmos a história, veremos que antes da ascensão do Senhor não havia tantas guerras, mas, desde Sua ascensão, as guerras têm aumentado. Tem havido uma guerra após a outra. A longa história de guerras desde a ascensão até agora é o cumprimento da palavra do Senhor em Lucas 21 versículo 9.


No versículo 10, o Senhor prossegue: “Se levantarão nação contra nação, e reino contra reino”. A palavra “nação” se refere a povos, aos gentios, e a palavra “reino” refere-se impérios. Nação contra nação se refere à guerra civil e reino contra reino se refere à guerra internacional.

Haverá Terremotos, Pestes e Fomes:

No versículo 11 o Senhor diz: “Haverá grandes terremotos, e, em vários lugares, fomes e pestes; haverá terrores, e grandes sinais do céu”. Desde a época da ascensão de Cristo, os terremotos têm aumentado. Através dos séculos tem havido mais e mais terremotos, e eles se intensificarão no fim desta era (Ap 6:12; 8:5; 11:13, 19; 16:18). Fomes são principalmente o resultado da guerra. De acordo com a história, guerras sempre acarretaram fome, representada pelo cavalo negro do terceiro selo em Apocalipse 6 versículo 5 e 6. Terremotos, pestes, fomes, terrores e grandes sinais do céu continuarão a ocorrer.


A PERSEGUIÇÃO SOFRIDA PELOS DISCÍPULOS NA ERA DA IGREJA

Em Lucas 21 versículos 12 ao 19 o Senhor fala sobre a perseguição contra os Seus discípulos na era da igreja. Na era atual, que é a era da igreja, cristãos fiéis ao Senhor sofrerão perseguição. No versículo 12 o Senhor diz: “Antes, porém, de todas essas coisas, deitarão as mãos em vós e vos perseguirão, entregando-vos às sinagogas e aos cárceres, levando-vos à presença de reis e governadores, por causa do Meu nome”. Aqui o pronome: “vos” se refere aos discípulos como crentes fiéis em Cristo. As “sinagogas” indicam perseguição na terra judia e “reis e governadores” ressaltam a perseguição em terras gentias. No versículo 13 o Senhor diz que essa perseguição redundará em testemunho para os Seus discípulos.

O Senhor Deu aos Discípulos a Sabedoria do Espírito Santo:

Nos versículos 14 e 15 o Senhor prossegue: “Não se preocupem, pois, em vossos corações de premeditar como haveis de responder em vossa defesa; porque eu vos darei boca e sabedoria a que não poderão resistir nem contradizer todos os que se vos opuserem”. Aqui o Senhor diz que nosso coração deve estar calmo e não ansioso. Tampouco devemos preparar-nos de antemão para nos defender. Sempre que estivermos prestes a sofrer perseguição, não devemos ponderar de antemão o que dizer. Em vez disso, devemos confiar no Senhor porque Ele nos dará boca e sabedoria. É muito significativo que no versículo 15 o Senhor diga: “porque eu vos darei boca e sabedoria”, ao passo que Lucas 12 versículo 12 diz: “O Espírito Santo vos ensinará, naquela hora, as coisas que deveis dizer”. Além disso, Mateus 10 versículo 20 diz: “Visto que não sois vós os que falais, mas o Espírito de vosso Pai é quem fala em vós”. De acordo com o registro de Marcos 13 versículo 11, o Senhor disse: “Porque não sois vós os que falais, mas o Espírito Santo”. Esses versículos indicam que o Pai, o Filho e o Espírito Santo são um (que maravilhosa união do Deus Triúno). Quando o Pai dá a sabedoria, isso quer dizer que o Filho e o Espírito Santo dão a sabedoria.

Odiados Por Todos Por Causa do Nome do Senhor:

Em Lucas 21 versículos 16 e 17 o Senhor prossegue: “E sereis entregues até por vossos pais, irmãos, parentes e amigos; e farão morrer alguns dentre vós. E sereis odiados de todos por causa do Meu nome”. Aqui vemos que até membros da família farão com que sejam levados à morte por causa de sua fidelidade ao Senhor Jesus. A palavra do Senhor aqui é cumprimento de Sua palavra em Lucas 12 versículos 52 e 53: “Porque daqui em diante estarão cinco divididos numa casa: três contra dois, e dois contra três. Estarão divididos: pai contra filho, e filho contra pai; mãe contra filha, e filha contra mãe; sogra contra nora, e nora contra sogra”. Através dos séculos muitas famílias foram divididas nos períodos de perseguição.

Pela Perseverança Ganhar a Alma:

Em Lucas 21 versículo 18 o Senhor diz: “Contudo, não se perderá um só cabelo da vossa cabeça”. Isso indica que nada dos fiéis sofrerá dano. Por isso sua pessoa com certeza não perecerá.

O versículo 19 diz: “Pela vossa perseverança ganhareis as vossas almas”. A palavra grega aqui traduzi da por “ganhareis” significa que os crentes fiéis em Cristo preservarão, salvarão, ganharão sua alma. Embora sejam perseguidos e sofram no corpo e na alma, esse sofrimento será uma salvação para sua alma na era vindoura. Na próxima era, quando o reino vier, sua alma será salva para desfrutar o jubileu vindouro, e eles partilharão da alegria do Senhor.


Em Mateus 25, o Senhor diz aos fiéis: “Entra no gozo do teu Senhor” (Mt 25:21, 23). Esse é o convite para participar da alegria do Senhor. Entrar no gozo do Senhor será primeiramente um desfrute em nossa alma. Os infiéis, porém, perderão sua alma na era vindoura. Isso quer dizer que perderão o desfrute da alegria do Senhor no reino milenar. Desse modo, a palavra do Senhor sobre ganhar nossa alma pela perseverança está relacionada com o desfrute do jubileu na era vindoura do reino.


A GRANDE TRIBULAÇÃO E A VINDA DO SENHOR

Lucas 21 versículos 20 ao 27 refere-se à grande tribulação e à vinda do Senhor. Quanto tempo decorrerá no período dos versículos 8 ao 19 ninguém sabe, mas a profecia nos versículos 20 ao 27 será cumprida nos últimos três anos e meio desta era, a época da grande tribulação (Mt 24:21), a segunda metade da última semana profetizada em Daniel 9 versículo 27. Esse período começará com o estabelecimento da imagem do anticristo no templo (Mt 24:15) e terminará com a vinda de Cristo numa nuvem, com poder e grande glória (Lc 21:27).

O versículo 20 diz: “Quando, porém, virdes Jerusalém cercada de exércitos, então sabei que está próxima a sua desolação”. Isso não se refere à época de 70 d.C., quando as tropas romanas, lideradas por Tito, cercaram Jerusalém e a destruíram. O versículo 20 se refere a algo que ocorrerá no futuro (no tempo do fim desta era, na grande tribulação). O anticristo trará seu exército a Jerusalém e a cidade será cercada por ele. Alguns mestres da Bíblia não têm tido muita clareza sobre a diferença entre o cerco de Jerusalém em 70 d.C. e o cerco de Jerusalém pelo exército do anticristo no tempo do fim, na grande tribulação.

O Senhor diz que, quando virmos Jerusalém cercada por exércitos, sabemos que sua desolação está próxima. Então os que estiverem na Judeia devem fugir para as montanhas, os que estiverem no meio de Jerusalém deve sair e os que estiverem no campo não devem entrar na cidade (Lc 21:21). Todos os que permanecerem em Jerusalém serão envolvidos em seu sofrimento.


Os versículos 22 e 23 dizem: “Porque esses são dias de vingança, para se cumprir tudo o que está escrito. Ai das que estiverem grávidas e das que amamentarem naqueles dias! porque haverá grande angústia na terra, e ira contra este povo”. A “terra” aqui não se refere a toda a terra; antes, refere-se à terra da Palestina, à terra santa. “Povo” no versículo 23 denota os judeus. A terra judaica e o povo judeu sofrerão sob a mão do anticristo. De acordo com o versículo 24, eles “cairão ao fio de espada e serão levados cativos para todas as nações; e Jerusalém será pisada pelos gentios, até que os tempos dos gentios se completem”.

Os versículos 25 ao 27 dizem: “Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas; e sobre a terra, angústia das nações em perplexidade por causa do bramido do mar e das ondas; as pessoas desmaiarão de medo e pela expectativa das coisas que sobrevirão à terra habitada; pois os poderes dos céus serão abalados. Então verão o Filho do Homem (Jesus) vindo numa nuvem, com poder e grande glória”. Essas calamidades sobrenaturais no céu virão após a grande tribulação no final desta era. Isso será diferente da quarta trombeta (Ap 8:12), que ocorrerá muito próximo da grande tribulação.

O versículo 27 fala da vinda às claras do Salvador-Homem (Jesus). Esse é o aspecto às claras de Sua segunda vinda. A palavra do Senhor em Lucas 21 versículos 20 ao 27 se refere à grande tribulação, à destruição de Jerusalém pelo anticristo e à volta do Salvador-Homem (que é o Próprio Jesus).


NOSSA REDENÇÃO ESTÁ PRÓXIMA

Em Lucas 21 versículo 28, o Salvador-Homem diz: “Quando essas coisas começarem a acontecer, endireitai-vos e erguei as vossas cabeças, porque a vossa redenção se aproxima”. Nesse versículo “redenção” com certeza se refere à redenção de nosso corpo, isto é, à transfiguração do corpo. Paulo fala dessa redenção em Romanos 8 versículo 23: “Igualmente gememos em nosso íntimo, aguardando a adoção de filhos, a redenção do nosso corpo”. Em Filipenses 3 ele fala da transfiguração de nosso corpo: “O Senhor Jesus Cristo, o qual transformará o nosso corpo de humilhação, para ser igual ao corpo de Sua glória” (Fp 3:20-21). Por isso a redenção que está próxima não é a redenção do espírito ou da alma, mas do corpo. Experimentaremos essa redenção na volta do Senhor.


O SINAL DA FIGUEIRA

Em Lucas 21 versículos 29 ao 31 o Senhor diz aos discípulos uma parábola: “Vede a figueira e todas as árvores. Quando já brotam, vendo-o, sabeis por vós mesmos que o verão está próximo. Assim também vós, quando virdes acontecer essas coisas, sabei que está próximo o reino de Deus”. A figueira, representando a nação de Israel, foi amaldiçoada em Mateus 21 versículo 19. Ela passou por um longo “inverno”, do primeiro século até 1948 d.C., quando a nação de Israel foi restaurada. Aquilo foi seu ramo renovando-se e suas folhas brotando.

Essa figueira é um sinal aos crentes do fim desta era. A renovação da figueira (Mt 24:32) significa que a vida voltou. O brotar das folhas em Lucas 21 versículo 30 simboliza atividades exteriores. Inverno representa o período de seca, o período de tribulação, ao passo que verão representa a era do reino restaurado (Lc 21:30-31), que começará na segunda vinda do Senhor.

No versículo 30 o Senhor fala de o verão estar próximo e no versículo 31, de o reino de Deus estar próximo. Todavia na Bíblia a palavra “próximo” não quer dizer que algo acontecerá em alguns dias ou até mesmo em muitos anos. Para o Senhor, um evento que ocorrerá em dois mil anos pode ainda ser considerado próximo, porque para Ele tempo e espaço nada significam.

Quando ouvi sobre a reformação de Israel em 1948, fiquei empolgado. Disse para mim mesmo: “Vejam, o fim da era tem de estar próximo. A nação de Israel ficou sob o controle dos gentios desde a época de Nabucodonosor. Israel agora foi reformado como nação”. Eu pensava que provavelmente em poucos anos o Senhor voltaria, mas trinta e seis anos já se passaram e as “folhas” ainda estão brotando. Embora Jerusalém tivesse voltado para os judeus em 1967, só podemos dizer que o tempo está “próximo”.


Em Lucas 21 versículos 32 e 33, o Senhor prossegue: “Em verdade vos digo que de modo algum passará esta geração sem que tudo aconteça. Passará o céu e a terra, porém as Minhas palavras de nenhum modo passarão”. A palavra “geração” no versículo 32 não é de acordo com a idade ou a pessoa, como as gerações em Mateus 1 versículo 17. Em vez disso, é a geração de acordo com a condição moral do povo, como a geração em Lucas 11 versículos 29 ao 32 e Provérbios 30 versículos 11 ao 14. “Tudo” no versículo 32 se refere às coisas preditas nos versículos anteriores. A palavra “sem” implica que algumas coisas ainda não aconteceram. Por isso mais tempo é necessário para que tudo aconteça.


ADVERTÊNCIA ACERCA DAS FARRAS, EMBRIAGUEZ E ANSIEDADES

Nos versículos 34 e 35, o Senhor diz: “Olhai por vós mesmos, para não suceder que os vossos corações fiquem sobrecarregados com as consequências da orgia, das farras e embriaguez e com as ansiedades da vida, e aquele dia venha sobre vós repentinamente como um laço. Pois sobrevirá a todos os que habitam sobre a face de toda a terra”. Isso se refere a entregar-se ao prazer de comer e beber.

A palavra do Senhor aqui é semelhante àquela em Lucas 17 versículo 27: “Comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca, e veio o dilúvio e os destruiu a todos”. A geração de Noé foi caracterizada pela entrega ao ego concupiscente. Dissipação e embriaguez em Lucas 21 versículo 34 se referem a se entregar ao ego concupiscente no excesso do prazer de comer e beber. A palavra do Senhor acerca de dissipação, embriaguez e ansiedades da vida pode ser considerada a conclusão de Sua mensagem sobre essas coisas relatadas nos capítulos 12, 14, 16, 17 e 18.

Os que se entregam à concupiscência (prazer ou desejo) de comer e beber e estão sobrecarregados com as ansiedades da vida, ficarão entorpecidos por seu prazer e ansiedade. De repente, inesperadamente, “aquele dia” virá sobre eles como laço, uma rede lançada sobre eles. Esse laço virá sobre todos que habitam na face de toda a terra.

Como alguém idoso, posso testificar que a tendência, ou a 'maré', no meio da humanidade mudou muito com o passar dos tempos. Dissipação, embriaguez e a ansiedade da vida nunca foram tão prevalecentes quanto são hoje. Por um lado, as pessoas lutam por prazer; por outro, sofrem ansiedades. Dissipação, embriaguez e ansiedades levam a várias doenças. Este país é muito grande, mas vejam quantas pessoas lutam para se entregar às concupiscências. Muitos competem com os outros para ter melhores carros e casas. Mas, enquanto lutam por prazer, sofrem com as ansiedades da vida. Como resultado, aquele dia virá sobre eles como laço.



TER FORÇA PARA ESCAPAR E ESTAR DE PÉ DIANTE DO FILHO DO HOMEM

Em Lucas 21 versículo 36, o Salvador-Homem diz: “Vigiai, porém, a todo tempo, rogando para que tenhais a força de escapar de todas essas coisas que hão de acontecer, e estar de pé na presença do Filho do Homem”. Ter força e habilidade é prevalecer. A força e habilidade de escapar da grande tribulação advêm da vigilância e do rogo.

A palavra “escapar” em Lucas 21 versículo 36, indica ser tomado, arrebatado, antes da grande tribulação, que será o tempo de severa provação sobre todos os que habitam na terra (Mt 24:21; Ap 3:10; Lc 17:34-36). Ser assim arrebatado é ser guardado “da hora da provação, que há de vir sobre toda a terra habitada, para pôr à prova os que habitam sobre a terra” (Ap 3:10). Além disso, “todas essas coisas” são as coisas da grande tribulação. Estar de pé diante do Filho do Homem corresponde à posição daqueles em Apocalipse 14 versículo 1. Isso indica que os vencedores arrebatados estarão em pé diante do Salvador no monte Sião nos céus, antes da grande tribulação (cf. Ap 12:5-6, 14).



ROGAR POR SER GUARDADO DA HORA DE JULGAMENTO

No versículo 36, o Salvador-Homem nos encarrega de ser vigilantes. Em vez de ficar entorpecidos ou drogados, precisamos ser vigilantes. Além disso, em todo tempo precisamos rogar. Isso não é orar de forma geral; é orar de forma específica a fim de prevalecer para escapar das coisas que estão para acontecer. Como já enfatizamos, prevalecer dessa forma é ter a força e habilidade para escapar da grande tribulação. Não devemos ser apanhados na tendência do mundo de hoje. Pelo contrário, precisamos escapar dela. A força e habilidade para escapar advêm de ser vigilantes e de rogar. Se orarmos de forma específica, prevaleceremos para escapar de todas as coisas que estão para acontecer.

Vimos que escapar das coisas que estão para acontecer é ser arrebatado antes da grande tribulação. Também é ser guardado da hora da provação que virá sobre o mundo inteiro para provar os que habitam na terra. Assim, a palavra do Senhor em Lucas 21 versículo 36 é o cumprimento da promessa feita à igreja em Filadélfia: “Porque guardaste a palavra da minha perseverança, também eu te guardarei da hora da provação que há de vir sobre o mundo inteiro, para experimentar os que habitam sobre a terra” (Ap 3:10). “Provação” aqui sem dúvida denota a grande tribulação, como indicam a quinta, a sexta e a sétima trombetas com os sete cálices da ira de Deus (Ap 8:13-9:21; 11:14-15; 15:1; 16:1-2). Essa provação pode também ser incluída nas calamidades sobrenaturais do sexto selo e das quatro primeiras trombetas.

Em Apocalipse 3 versículo 10, o Senhor promete à igreja restaurada do amor fraternal, isto é, a igreja em Filadélfia, que Ele a guardará da hora da provação. Ele a guardará não só da provação, mas também da hora da provação, porque ela guardou a palavra de Sua perseverança e não negou Seu nome. Essa promessa do Senhor, igual à de Lucas 21 versículo 36, indica que os santos que guardam a palavra da perseverança do Senhor e não negam o Seu nome, serão arrebatados antes da grande tribulação. Isso implica que os que não a guardam serão deixados na provação, na grande tribulação.



O ARREBATAMENTO DOS VENCEDORES

Antes da grande tribulação o Salvador provavelmente ainda estará no trono. Sua parousia (presença) começará do trono, continuará com Sua vinda aos ares e terminará com Sua vinda à terra. Em Sua parousia haverá o arrebatamento da maioria dos crentes nas nuvens nos ares (1Ts 4:15-17), o Tribunal de Cristo (2Co 5:10) e as bodas do Cordeiro (Ap 19:7-9). Alguns crentes, porém, como as cento e quarenta e quatro mil primícias em Apocalipse 14, serão arrebatados ao trono de Deus e ficarão em pé com o Salvador no monte Sião celestial. É isso que quer dizer Lucas 21 versículo 36: “estar em pé na presença do Filho do Homem”. Por isso ficar em pé diante do Filho do Homem é ser arrebatado ao trono nos céus para ficar em pé diante do Salvador. Após esse arrebatamento, o Salvador deixará o trono com os que foram arrebatados aos céus e descerá aos ares para cuidar dos crentes que serão arrebatados mais tarde "nas nuvens nos ares".

Tem havido muito debate entre os mestres cristãos sobre o arrebatamento dos santos e a segunda vinda do Senhor Jesus. Alguns dizem que o arrebatamento será antes da tribulação, e outros dizem que ocorrerá depois dela. De acordo com as Escrituras, cremos não só no arrebatamento geral de todos os santos, mas também no arrebatamento dos vencedores. Sobre isso, encorajo todos a estudar as mensagens que demos sobre Mateus 24 e o livro de Apocalipse.


Precisamos juntar os versículos de Lucas 21 versículos 34 ao 36. Eles nos ajudam a perceber que a tendência de queda hoje na terra é muito forte. Na verdade essa tendência se tornou uma maré que carrega tudo e todos. É extremamente difícil para nós, como crentes em Cristo, ficar de pé no meio dessa maré. Para ficar de pé, precisamos ser vigilantes e orar diariamente de forma específica, a fim de receber a força que advém da vida de ressurreição em nós para resistir à tendência, à maré, do mundo. Se formos fortalecidos dessa maneira, não seremos apanhados pela tendência desta era; antes, seremos cheios de Cristo e seremos bóias. Como cristãos cheios de Cristo como ar divino, seremos arrebatados para ficar de pé diante do Filho do Homem.


Embora a palavra “arrebatamento” não seja encontrada em Lucas 21 versículos 34 ao 36, há uma forte indicação desse item no versículo 36. Esse versículo fala negativamente de escapar de todas as coisas que estão para acontecer e positivamente de ficar de pé diante do Filho do Homem. Onde estará o Filho do Homem na época implícita no versículo 36? Ele ainda estará no trono nos céus. Como, então, poderemos ficar de pé diante Dele lá? A única maneira é ser arrebatados, ser levados aos céus.

Na epístola à igreja em Filadélfia o Senhor promete aos vencedores que eles serão guardados, retirados, da hora da provação. Ele promete guardá-los da hora da grande tribulação. Isso quer dizer que serão arrebatados antes dos três anos e meio da grande tribulação e não permanecerão na terra durante esse tempo de provação que virá aos que habitam na terra.

Se seremos ou não arrebatados antes da grande tribulação e levados para nos encontrar com Cristo no trono, não depende Dele; depende de nossa vigilância e oração de forma específica, (depende de guardarmos a palavra do Senhor e não negar Seu nome). Constantemente precisamos ser vigilantes e rogar para prevalecer a fim de escapar da grande tribulação. Precisamos orar para ter a força e habilidade de escapar das coisas que ocorrerão na terra.

A mulher de Ló é um exemplo de alguém que não prevaleceu para escapar do juízo de Deus sobre Sodoma e Gomorra. Em Lucas 17 versículo 32, o Senhor diz: “Lembrai-vos da mulher de Ló”. A mulher de Ló tornou-se uma coluna de sal porque se demorou, olhou de volta para Sodoma. Isso indica que ela amava o mundo maligno que Deus estava prestes a julgar e destruir. Não devemos ser como ela. Devemos prevalecer para escapar, para ser guardados da grande tribulação. Como já enfatizamos, isso é ser arrebatado para ficar de pé diante do Filho do Homem no monte Sião celestial. Ele, então, começará Sua parousía conosco. Quando Ele deixar o trono para voltar à terra, estaremos com Ele. Quão empolgante será! Sem dúvida, os que ficarem de pé diante do Filho do Homem no monte Sião, nos céus, ficarão fora de si de alegria no Senhor.


ASPECTOS DA PROFECIA DO SALVADOR-HOMEM

Em Lucas 21 versículos 34 ao 35, o Senhor diz: “Olhai por vós mesmos, para não suceder que os vossos corações fiquem sobrecarregados em consequências da orgia, com farra e embriaguez e com as ansiedades da vida, e aquele dia venha sobre vós repentinamente como um laço. Pois sobrevirá a todos os que habitam sobre a face de toda a terra”. Laço aqui não se refere ao dia da vinda do Senhor; antes, é o dia da grande tribulação, a hora da provação, que virá sobre toda a terra (Ap 3:10). Assim, a grande tribulação virá como laço sobre todos os que habitam em toda a terra.

No versículo 24, o Senhor fala de tempos dos gentios: “Cairão ao fio da espada e serão levados cativos para todas as nações; e Jerusalém será pisada pelos gentios até que os tempos dos gentios se completem”. Tempos dos gentios aqui não se refere ao tempo da graça, que é o tempo para a salvação dos gentios, conforme indica Romanos 11 versículo 25. Em Lucas 21 versículo 24, os tempos dos gentios representam o tempo em que os gentios controlam a nação de Israel. Esse controle começou com Nabucodonosor, e será completado quando o anticristo for destruído na batalha de Armagedom, mencionada em Apocalipse 19.

O versículo 24 é difícil para os expositores da Bíblia. O motivo dessa dificuldade é que certas profecias na Bíblia sobre a destruição de Jerusalém misturam dois ou três assuntos. O templo já foi contaminado duas vezes, e o será outra vez no fim desta era pelo anticristo. Ele foi contaminado primeiro por Antíoco Epifânio, representado pelo pequeno chifre em Daniel 8 versículos 8 e 9. Antíoco prefigurava Tito, o príncipe romano que contaminou o templo pela segunda vez em 70 d.C. Assim, a profecia em Daniel 8 mistura a contaminação do templo causada tanto por Antíoco Epifânio como por Tito. Além disso, a profecia sobre Tito no fim de Daniel 9 o mistura com Antíoco. Por isso as profecias em Daniel sobre a destruição de Jerusalém implicam na destruição causada por Antíoco Epifânio, Tito e o anticristo.

Quando lemos Lucas 21 versículo 24, podemos pensar que esse versículo descreve a destruição de Jerusalém causada por Tito. Entretanto, se considerarmos o contexto, veremos que o versículo 24 não se refere a isso. O versículo 25 diz: “Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas; e sobre a terra, angústia das nações em perplexidade por causa do bramido do mar e das ondas”. De acordo com a história, essas coisas não aconteceram depois de Tito ter destruído Jerusalém. Além disso, os versículos 26 e 27 prosseguem: “Os homens desmaiarão de medo e pela expectativa das coisas que sobrevirão à terra habitada; pois os poderes dos céus serão abalados. Então verão o Filho do Homem vindo numa nuvem, com poder e grande glória”. É claro, essas coisas não aconteceram depois que Tito destruiu Jerusalém. Por isso esses versículos indicam que a destruição no versículo 24 deve referir-se a uma futura destruição, à destruição vindoura de Jerusalém sob domínio do anticristo.

Hoje Jerusalém está livre. Mas, quando o anticristo se levantar contra Deus, ele vai capturá-la e destruí-la. Lucas 21 versículo 24 fala dessa destruição futura.

Em Lucas 21 versículos 5 ao 36 temos a profecia do Salvador-Homem sobre as coisas por vir. Primeiro Ele revela aos discípulos a destruição do templo (Lc 21:5-6). Depois fala das calamidades que sobrevirão entre Sua ascensão e a grande tribulação (Lc 21:7-11). Nesse mesmo período, entre a ascensão do Senhor e a grande tribulação, Seus seguidores serão perseguidos. O Senhor fala dessa perseguição nos versículos 12 ao 19. Por isso, em Lucas 21 versículos 7 ao 19, vemos que duas coisas ocorrerão no mesmo período: calamidades e perseguição.

Nos versículos 20 ao 27, o Senhor fala sobre a grande tribulação e Sua vinda e nos versículos 28 ao 36, Ele fala da redenção dos discípulos e do arrebatamento dos vencedores. Antes da hora da provação, que é a grande tribulação, precisamos ser vigilantes, em todo tempo orando para escapar “de todas essas coisas que hão de acontecer, e estar de pé na presença do Filho do Homem” (Lc 21:36). Isso é ser arrebatado antes da grande tribulação, ou seja, ser levado ao trono nos céus. Enquanto as calamidades ocorrerem e a perseguição acontecer, esperaremos para ser arrebatados, mas, se quisermos ser arrebatados antes da grande tribulação, precisamos ser vigilantes e atentar por nós mesmos, para que em tempo algum nosso coração esteja sobrecarregado com consequências da orgia, com farra e embriaguez, e ansiedades da vida, e aquele dia nos sobrevenha de repente como um laço (Lc 21:34). Precisamos estar vigilantes para que nosso coração não esteja sobrecarregado com orgia, com farra, embriaguez e ansiedades da vida atual.


(Estudo-Vida de Lucas 21:5-38)
Jesus é o Senhor!
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário