16 - AQUELE QUE CRER E FOR BATIZADO SERÁ SALVO.



Jesus disse-lhes: "Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado, será salvo; quem, porém, não crer será condenado." (Marcos 16:15,16).

Para muitos de nós, a ordem da segunda sentença é uma surpresa. Jesus não disse que aquele que crê e é salvo será batizado. Não, Ele colocou o fato de outro modo. Aquele que crê e é batizado, disse Ele, será salvo. Após crê de todo o coração no Evangelho do Senhor Jesus Cristo a pessoa deve ser batizada. É apenas para nosso risco que mudamos algo que o Senhor disse em algo que Ele não disse. Tudo o que Ele diz é importante, e Ele realmente fala sério cada palavra.
Mas se é assim, então deve ser um fato que somente através da fé no Senhor Jesus e sendo batizados somos salvos. Alguns ficarão perplexos diante disso. "O que você quer dizer?" protestarão. Mas não se espantem; e não me culpem! Eu não disse isso; meu Senhor o disse. Foi Ele quem estabeleceu a ordem: fé Nele, então batismo, então salvação. Não devemos inverter para fé, salvação, batismo, não importando o quanto desejemos que assim fosse. O que o Senhor disse deve permanecer, cabendo-nos apenas obedecer.

Não apresento desculpas por tomar as palavras de Marcos 16:16 como palavras autênticas de Jesus, embora esteja ciente de que há críticos que as questionam. Certa vez, em uma vila campestre, encontrei um alfaiate chamado Chen. Ele encontrara um evangelho de Marcos, e quando chegou a esta passagem que os críticos afirmam que não pertence de modo nenhum àquele evangelho, ele creu e confiou no Senhor.
Não havia outros cristãos no lugar, e, portanto ninguém para batizá-lo. O que iria fazer? Então ele leu o versículo 20: "
Então, os discípulos saíram e pregaram por toda parte; e o Senhor cooperava com eles, confirmando-lhes a Palavra com os sinais que a acompanhavam" (Marcos 16:20); O próprio Deus confirmaria Sua Palavra a ele: aquilo foi suficiente. Assim, em sua simplicidade, ele decidiu testar uma das promessas do versículo 18: "...imporão as mãos sobre os doentes, e estes ficarão curados" (Marcos 16:18); Agindo de acordo, visitou diversos vizinhos que estavam enfermos. Após orar, impor as mãos sobre eles em nome de Jesus, voltou para casa.
No devido tempo e sem exceções, contou-me ele, os seus vizinhos sararam. Aquilo o satisfez. Com a sua fé confirmada, ele continuou calmamente com sua alfaiataria, onde, quando o encontrei, estava fielmente testemunhando para seu Senhor. Se ele tomou a Palavra de Deus seriamente, porque não deveria eu fazê-lo?
Assim sendo, repito, "Quem crer e for batizado, será salvo". Acaso quer dizer, você exclamará, que acredita na regeneração batismal? Não, na verdade não creio! O Senhor não disse: "Creia, e seja batizado, e você nascerá de novo"; e uma vez que Ele não o disse, não tenho nenhuma necessidade de crer nisso. Suas palavras são: "Quem crer e for batizado será salvo". Portanto o que eu acredito é na salvação batismal.

Assim surge naturalmente a pergunta: o que significa essa afirmativa? E o que ela significa quando Lucas conta-nos que, em resposta à exortação de Pedro para "salvar a si próprio dessa geração má", então aqueles que recebem sua palavra foram batizados.
Para responder a isso devemos perguntar-nos primeiro o que queremos dizer com a palavra "salvos". Receio que tenhamos uma idéia muita errada de salvação. Tudo o que muitos de nós sabemos sobre salvação é que seremos salvos do inferno e iremos para o céu; ou de outro modo, que somos salvos de nossos pecados para viver daí em diante uma vida santa. Mas estamos errados. Nas Escrituras, descobrimos que a salvação vai além disso. Pois não está tão relacionada com o pecado e o inferno, ou santidade e paraíso, mas com algo mais. Continuaremos com este assunto na próxima mensagem...


Livro: "Não Ameis o Mundo". (Watchman Nee)

Jesus Cristo é o Senhor!
Ele é o único e suficiente Salvador.

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário