#14 | CORPO, ALMA E ESPÍRITO - ÁTRIO EXTERIOR, LUGAR SANTO E O SANTO DOS SANTOS.



LOCALIZAR O ESPÍRITO HUMANO

Nas primeiras mensagens, vimos que Deus Pai está em nós (Ef 4:6), Cristo está em nós (2Co 13:5) e o Espírito Santo está em nós (Rm 8:11). As três pessoas do Deus Triúno estão em nós. Mas, onde em nós está o Deus Triúno? Em que parte? Está tão claro, sem qualquer sombra de dúvida, que Cristo hoje está em nosso espírito, e temos a Bíblia para confirmar isso. Não deveríamos ser tão vagos, como muitos que dizem: “Oh, o Senhor está em você e o Senhor está em mim”. O último versículo de 2°Timóteo declara categoricamente que Cristo está em nosso espírito. “O Senhor seja com o teu espírito” (2°Tm 4:22). Para Cristo estar em nosso espírito, Ele primeiramente tem de ser o Espírito; então, nós precisamos ter um espírito; e, por fim, esses dois espíritos devem ser mesclados em um único espírito. Se o Senhor não é o Espírito, como Ele poderia estar em nosso espírito, e como poderíamos ser um espírito com Ele?

A fim de localizar nosso espírito humano, precisamos separar a alma do espírito. “Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração” (Hb 4:12). A palavra de Deus é uma espada afiada para penetrar em nós a fim de separar nossa alma do nosso espírito.
Por exemplo: 1°Coríntios capítulo 3 nos diz que somos santuário de Deus. O santuário de Deus, segundo o Antigo Testamento, é descrito em três partes: o átrio exterior, o Lugar Santo, e o Santo dos Santos, o lugar Santíssimo. 


Sabemos que Deus estava em Seu templo, mas em que parte dele? Ele não estava no átrio exterior nem no Lugar Santo; Ele estava no Santo dos Santos, o Lugar Santíssimo. Lá, no Santo dos Santos, habitava a presença shekinah de Deus. No átrio exterior estava o altar, que é um tipo da cruz, e logo após o altar estava a bacia, que tipifica a obra do Espírito Santo. No Lugar Santo estavam a mesa dos pães da Presença, o candelabro e o altar do incenso. O que estava, porém, no Santo dos Santos? Estava a arca, que tipifica Cristo. Portanto, Cristo estava no Santo dos Santos e a presença de Deus, a glória shekinah de Deus, também estava ali. 

A Bíblia mostra que nós também somos o templo de Deus (1Co 3:16). Nós, como seres tripartidos, também somos compostos por três partes: corpo, alma e espírito. Mas, em qual dessas partes habita o Deus Triúno? Em 2°Timóteo 4:22 afirma claramente que o Senhor está em nosso espírito. Nosso espírito é o próprio Santo dos Santos. A tipologia do templo no Antigo Testamento apresenta uma figura muito clara. Cristo e a presença de Deus estão no Santo dos Santos. Hoje, esse tipo do templo de Deus é cumprido em nós. Nós temos três partes: nosso corpo corresponde ao átrio exterior, nossa alma ao Lugar Santo e nosso espírito humano ao Santo dos Santos, que é a própria residência de Cristo e da presença de Deus. Isso é ilustrado pelo diagrama a seguir:


Hebreus 10:19 diz: “Tendo, pois, irmãos, intrepidez para entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus”. Que é o Santo dos Santos para que possamos entrar hoje, enquanto estamos na terra? Veja o diagrama acima. Nosso espírito humano é o Santo dos Santos, que é a residência de Deus, a recâmara onde Deus e Cristo habitam. Se quisermos encontrar Deus e Cristo, não precisamos ir ao céu. Deus em Cristo está tão disponível, pois Ele está em nosso espírito.


Jesus é o Senhor!
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário