#23 | AS TRÊS PESSOAS DO DEUS TRIÚNO: PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO



AS TRÊS PESSOAS DO DEUS TRIÚNO: O PAI, O FILHO E O ESPÍRITO

Para que Deus possa colocar-Se em nós como nosso conteúdo, Ele precisa existir em três pessoas. Jamais poderemos entender adequadamente o mistério das três pessoas de Deus. A Bíblia nos diz claramente, em diversos lugares, que Deus é um único Deus. 1°Coríntios 8:4,6 e 1°Timóteo 2:5 declaram isso. Mas, no primeiro capítulo de Gênesis, o pronome usado para Deus não está no singular, mas no plural. Leiamos Gênesis 1:26-27: “Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança (...) Criou Deus, pois, o homem à sua imagem”. O versículo 26 usa a forma plural “nossa imagem”, enquanto o versículo seguinte usa o singular “sua imagem”. Diga-me, por favor, Deus é singular ou plural? Quem pode explicar isso? O próprio Deus usou o pronome no plural para referir-se a Si mesmo: “Façamos o homem à nossa imagem”. Mas, se disser que Deus é mais que um, você é um herege, porque a Bíblia diz que Deus é apenas um. Em todo o universo não há mais do que um Deus.

Leiamos, agora, Isaías 9:6: “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; (…) e o seu nome será: (…) Deus Forte, Pai da Eternidade”. Não diz “homem forte”, mas “Deus Forte”. Um menininho é chamado de Deus Forte. Todos os cristãos concordam com a profecia desse versículo. O menino aqui mencionado, refere-se ao menino nascido na manjedoura em Belém, que é chamado não apenas de Deus Forte, mas também de Pai da Eternidade. Como menino nascido para nós, Ele é chamado de Deus Forte, e como Filho dado a nós, Ele é chamado de Pai da Eternidade (ou Pai Eterno). Isso é muito estranho. Quando um menino é chamado de Deus Forte, ele é um menino ou é Deus? E, quando o Filho é chamado de Pai da Eternidade, Ele é o Filho ou o Pai? Se tentar compreender isso, você não conseguirá. Você simplesmente tem de tomar isso como um fato, a não ser, é claro, que você não creia na Bíblia. Se crer na autoridade da Bíblia, você tem de aceitar o fato de que, o menino ser chamado de Deus Forte, significa que ele é o Deus Forte; e o Filho ser chamado de Pai, significa que o Filho é o Pai. Se o menino não é o Deus Forte, como é que ele pôde ser chamado de Deus Forte? Se o Filho não é o Pai, como Ele é chamado de Pai da Eternidade? Então, quantos Deuses temos? Temos apenas um Deus, porque o menino Jesus é o Deus Forte é também o Filho, o Pai da Eternidade.

Além disso, 2°Coríntios 3:17 diz: “O Senhor é o Espírito”. De acordo com a nossa compreensão, quem é o Senhor? Todos concordamos que o Senhor é Jesus Cristo. Mas esse versículo diz que o Senhor é o Espírito. Quem é o Espírito? Temos de admitir que o Espírito tem de ser o Espírito Santo. Portanto, o Filho é chamado de Pai, e o Filho, que é o próprio Senhor, também é o Espírito. Isso significa que o Pai, o Filho e o Espírito são um. Damos ênfase a esse assunto porque é mediante Suas três pessoas que Deus trabalha Sua economia. Sem essas três pessoas (a pessoa do Pai, a pessoa do Filho e a pessoa do Espírito), Deus jamais poderia introduzir-Se em nós.

Mateus 28:19 diz: “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os no nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo”. Não diz: “Batizando-os no nome de uma única pessoa divina”, tampouco diz: “Batizando-os nos nomes,” mas, diz: “No nome [singular] do Pai e do Filho e do Espírito Santo”. Além disso, se verificarmos o original grego, descobriremos que a proposição em, usada na versão João Ferreira de Almeida, é a proposição eis (para dentro de). Portanto, diz: “Batizado para dentro do nome” e não “no nome”. A mesma palavra é usada em Romanos 6:3 “batizado para dentro de Cristo Jesus”, que é a tradução adequada. Que significa isso tudo?

Deixe-me ilustrar da seguinte maneira: Se você compra uma melancia, sua intenção é comer e digerir essa melancia. Em outras palavras, sua intenção é trabalhar essa melancia para dentro de si mesmo. Como isso pode ser feito? Primeiro, você compra a melancia inteira; segundo, você a corta em fatias; terceiro, antes que a melancia entre em seu estômago, você a mastiga até que ela se torne um suco. A sequência é: melancia, fatias e, finalmente, o suco. Essas são três coisas diferentes ou a mesma coisa? Creio que essa é a melhor ilustração da Trindade. A maioria das melancias é maior do que seu estômago. Como você pode engolir uma melancia grande quando sua boca é tão pequena e sua garganta tão estreita? Antes que a melancia esteja no tamanho adequado para comer, ela precisa ser cortada em fatias. Então, uma vez que você a mastiga, ela se torna um suco. As fatias não são a melancia? E o suco, não é a melancia? Se dissermos que não, seremos muito ignorantes.

O Pai é ilustrado pela melancia inteira, o Filho pelas fatias e o Espírito pelo suco. Agora podemos ver: O Pai não é apenas o Pai, mas é também o Filho; e o Filho não é apenas o Filho, mas é também o Espírito. Em outras palavras: A melancia também é as fatias para serem comidas e o suco em nós. A melancia desaparece depois de comida. Originalmente, a melancia estava na mesa, mas depois de ser comida por nós e por nossa família, ela está dentro de toda a família.

No Evangelho de João, o Pai está nos primeiros capítulos, o Filho, como a expressão do Pai, está nos capítulos seguintes, e o Espírito, como o sopro do Filho, está no versículo 22 do capítulo 20. Esse Evangelho revela o Pai, o Filho e o Espírito. Leia os vinte e um capítulos desse livro. Primeiro, esse livro diz: “No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com Deus, a Palavra era Deus (...) E a Palavra tornou-se carne e habitou entre nós” (Jo 1:1,14). Essa Palavra, que é o próprio Deus, um dia tornou-se um homem e habitou entre nós – não em nós, mas entre nós. Então, Ele viveu na terra durante trinta três anos e meio. Por fim, Ele morreu e foi ressuscitado. Isso é misterioso, miraculoso, maravilhoso; jamais podemos sondá-lo. Ao cair da tarde do dia de Sua ressurreição, o Senhor Jesus foi aos Seus discípulos em Seu corpo ressurreto. Todas as portas estavam fechadas, contudo, Ele entrou fisicamente e lhes mostrou as mãos e o lado. Não conseguimos entender isso. Ele veio de maneira muito milagrosa e misteriosa. Por fim, Ele soprou sobre os discípulos e disse-lhes que recebessem o Espírito Santo. Esse sopro era o Espírito Santo, como o suco da melancia (figura da nossa ilustração).

A economia de Deus é trabalhar a Si mesmo em nós por meio das Suas três pessoas. As três pessoas da Deidade são necessárias, pois, sem elas, Deus jamais poderia ser trabalhado em nós. É como na ilustração da melancia. Sem ser cortada em fatias e ingerida como suco, a melancia jamais poderia ser “trabalhada” em nós. Deus somente pode ser trabalhado em nós mediante Suas três pessoas.

Jesus é o Senhor!
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário