Parte 1/3 - A ÚLTIMA PARTE DA JORNADA | W. Nee



Leia na Bíblia: Marcos 6:45-52.

Esta passagem da Bíblia tem sido muitas vezes uma ajuda para mim; mesmo agora é uma ajuda contínua para mim. A passagem antes de Marcos 6:45-52, fala do Senhor Jesus alimentando cinco mil com cinco pães e dois peixes. A passagem seguinte Marcos 6:45-52 fala do Senhor Jesus curando muitos doentes. Estes três eventos formam uma grande figura prefigurando a hora da morte do Senhor Jesus na cruz para o tempo do estabelecimento do Seu reino. Elas nos dizem como o Senhor: (1) foi crucificado por nós, (2) ascendeu ao céu para se tornar o Sumo Sacerdote a nosso favor, e (3) descerá novamente no futuro para estabelecer o Seu reino.
João capítulo 6 também registra o Senhor alimentando cinco mil pessoas com cinco pães e dois peixes, mas o registro é mais demorado. Ele diz que após o Senhor Jesus distribuir os pães e os peixes, Ele continuou a falar um ensinamento muito importante: “Eu sou o pão vivo que desceu do céu” (Jo 6:51). O Senhor quis dizer que, assim como as pessoas saciadas de pão naquele dia, eles teriam a vida eterna similarmente comendo Sua carne e bebendo Seu sangue. Assim, a distribuição do pão do Senhor tipifica Sua morte por nós em que Seu corpo foi partido e Seu precioso sangue derramado.

Marcos 6:46 diz: “Foi ao monte para orar.” Isto tipifica o Senhor ascendendo aos céus para se tornar o Sumo Sacerdote para orar por nós diante de Deus.
Marcos 6:53-56 tipifica o Senhor vindo novamente para estabelecer o Seu reino e curar muitos que estão doentes.

O que abordaremos hoje é o relato do Senhor compelindo os discípulos a fazer uma jornada através do mar. Este evento foi inserido entre a cruz e o reino. Este é um evento para hoje, um evento para a era da igreja. Ele fala das coisas que irão acontecer e a atitude que devemos ter durante o período de tempo depois da cruz e antes do reino. Por enquanto, não vou enfatizar o que o Senhor tem feito por nós. Em vez disso, vamos enfatizar o que devemos fazer.
O versículo 45 diz: “Imediatamente em seguida, compeliu Jesus os Seus discípulos a entrar no barco e ir adiante para o outro lado, a Betsaida, enquanto Ele despedia a multidão.” Irmãos e irmãs, este versículo nos diz que cada um de nós temos um caminho ordenado por Ele. A palavra “compeliu” aqui é o mesmo que a palavra “constranger” usadas em 2°Coríntios 5:14. O Senhor Jesus constrangeu os discípulos a entrar no barco. O Senhor Jesus morreu por eles e agora está constrangendo-os a tomar a jornada. O Senhor tem uma jornada para os Seus discípulos, e Ele constrangeu-os a tomá-la. A coisa mais importante na vida cristã é buscar a jornada que o Senhor tem ordenado e fielmente andar nela. Um pobre fenômeno entre os crentes de hoje é que muitos não tem encontrado a jornada que o Senhor ordenou para eles. Alguns, mesmo tendo encontrado, não andam nela. Esta é a razão de a sua vida estar cheia de tanta morte espiritual, depressão e de restrição, e esta é a razão pela qual há tantos conflitos e argumentos na obra de Deus. A tarefa mais importante para cada um de nós é nos colocar na mão de Deus de maneira obediente, calma, paciente, consagrada e orando sinceramente buscando Sua direção. Devemos estar dispostos a obedecer-Lhe e agir apenas de acordo com a Sua vontade. Devemos orar para que Ele nos revele a jornada que designou para nós. Depois disso, devemos pagar qualquer preço para andar de todo o coração nela.

Sabemos que a alimentação de pão aconteceu em Betsaida (Lc 9:10).
Marcos 6:46 diz: “E, tendo-se despedido deles, foi ao monte para orar.” Isto indica-nos como nosso Senhor se retirou de Seus discípulos e ascendeu à direita do Pai para fazer a obra de intercessão. Ele deixou seus discípulos na terra para cumprir a jornada que lhes tinha designado.
Os versículos 47 e 48 dizem: “Ao anoitecer, estava o barco no meio do mar, e Ele estava sozinho em terra. E, vendo-os atormentados a remar, pois o vento lhes era contrário, por volta da quarta vigília da noite veio ter com eles, andando sobre o mar; e queria passar-lhes adiante.” O que os discípulos encontraram nesta jornada? “Ao anoitecer.” Ao anoitecer, e o barco estava no meio do mar. Cristo é a luz do mundo, mas Ele deixou este mundo. Quando Ele voltar, Ele será a estrela da manhã e o sol. Desde a ascensão de Cristo à Sua vinda novamente, este mundo está numa longa noite. Aos olhos do homem, o mundo está se tornando mais brilhante e mais progressivo. Mas de acordo com a Palavra de Deus, “A noite está muito avançada” (Rm13:12). Deus não diz que o mundo é muito brilhante e progressivo. Em vez disso, Ele diz que a noite está muito avançada. Estamos agora no meio da noite. É por isso que vemos escuridão à nossa volta. Você sente que todos ao seu redor é apenas escuridão? Se você não sabe o que é a escuridão e se você não sente que ao seu redor está toda a escuridão, temo que você tenha sido assimilado pelo mundo. Se andarmos continuamente na luz e continuamente ficarmos perto de Deus, viver em Cristo, julgar incessantemente a obra da carne, e obedecer à direção do Espírito Santo, nós certamente perceberemos que este mundo é realmente escuro.
“O barco estava no meio do mar.” Nós ainda não chegamos ao destino da jornada. Embora a questão da vida eterna esteja resolvido para nós e não temos mais problema com isso, quer a nossa história sobre a terra seja de fidelidade ou de fracasso (de fidelidade até o fim ou abandonar pela metade), ainda está a ser determinado. O barco ainda está no meio do mar e não chegou ao porto. Há ainda o perigo e possibilidade de mudar. Não devemos ser excessivamente autoconfiantes e não devemos presumir que o nosso final já está determinado. Claro, estamos muito satisfeitos de estar no caminho certo, mas como agiremos e o terminaremos é ainda uma questão.

O que os discípulos encontraram quando eles foram em frente? Eles estavam “atormentados enquanto remavam, porque o vento lhes era contrário.” Irmãos e irmãs, se o seu andar é contrário ao vento, então certamente o oposto a você é andar a favor do vento. Se houver um vento contrário de nordeste a sudoeste, então deve haver um vento favorável do sudoeste para o nordeste. Se a jornada que muitos cristãos empreendem não é contrária ao vento, duvido que tal jornada seja ordenada pelo Senhor. Devemos tomar o caminho que o Senhor tem ordenado. O Senhor já ordenou o nosso lugar na terra. Ele disse: “O mundo vos odeia.” Nossa jornada é aquela que é contrária ao vento. Se nós nunca fomos contestados, ridicularizados ou perseguidos pelo mundo, nossa posição não deve ter vindo do Senhor. Devemos encontrar vento adverso; não devemos seguir a favor do vento. Se andarmos de acordo com o que o Senhor tem ordenado, do nordeste ao sudoeste, certamente haverá vento desfavorável. Caso contrário, eu tenho dúvidas sobre a nossa jornada.
“E, vendo-os atormentados a remar, pois o vento lhes era contrário”! Crentes fieis experimentam ser atormentados enquanto remam, porque o vento é contrário a eles! Nos últimos anos, as tentações se tornaram mais numerosos e graves do que antes.


Jesus é o Senhor!
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário