Parte 2/3 - A ÚLTIMA PARTE DA JORNADA | W. Nee



Aqueles que pertencem ao Senhor parecem encontrar muita dificuldade. Seus corpos estão frequentemente fracos e doentes. Muitas vezes há discórdia e dificuldade em suas famílias. Seus empregos e viver não são tão fáceis como antes. Sua comunidade e país têm cada vez mais os perseguido e os atacado. Ainda mais, Satanás e os espíritos malignos têm feito o seu melhor para provocar problemas, com a intenção de consumir e afligir os cristãos. Oh, estes são todos os ventos adversos! Se permanecermos firmes na jornada que o Senhor ordenou, perceberemos que o vento é contrário e, na verdade angustiante! E sobre a condição da igreja durante os últimos anos? Nós não vimos o Senhor levantar quaisquer grandes pessoas. Heresias de todos os tipos são mais numerosas do que antes. Há mais enganos por parte dos espíritos malignos e mais mundanismo do que antes. Em tal geração, por tomar a jornada ordenada pelo Senhor sem virar qualquer esquina, podemos encontrar ventos favoráveis e não sermos angustiados?
No entanto, preferimos ser angustiados do que estar à deriva. Preferimos trabalhar no remo do que vagar à deriva. Preferimos tomar a jornada difícil do que tomar o caminho fácil e ficar à deriva. Se queremos ventos favoráveis, não temos que nos virar; só precisamos parar de remar por um momento, e o vento nos trará de volta ao ponto inicial. Ficar à deriva não requer qualquer esforço. Se, no entanto, optarmos por manter-nos firmes, nos sentiremos angustiados. Enquanto estamos dispostos a comprometer um pouco, relaxar um pouco e retroceder um pouco, o vento nos levará de volta; não há nenhum esforço envolvido. Amar o mundo não requer nenhum esforço; nem seguir o mundo requer qualquer labor. Permanecer firmes no Senhor e sermos fieis a Ele certamente convidará ventos contrários. Consequentemente, haverá dificuldade para remar.
Irmãos e irmãs, é extremamente fácil voltar ao antigo lugar. Este é o momento para nós escolhermos e o momento para sermos fieis. Que possamos aproveitar a jornada que o Senhor tem ordenado.
Os discípulos estavam remando desde a tarde até a quarta vigília da noite. Os judeus tinham três relógios, e os romanos tinham quatro que corresponde com o sistema chinês. A quarta vigília é provavelmente às três horas da manhã. Eles estavam remando constantemente. Voltar teria sido constrangedor para eles. Não teria sido melhor para eles irem para Cafarnaum, permanecer lá, e descansar um pouco? Mas eles não fizeram isso.
A quarta vigília é a hora mais escura da noite; é o fim da noite. É também o tempo para nos firmar e continuar. Sei que vocês têm tentações porque eu também tenho tentações. Sei que vocês têm tribulações, porque eu também tenho tribulações. Agora não é o momento para repreensões porque as tentações são grandes demais. O maior perigo e a maior tentação agora é ser um tanto indiferente e acomodado. Isto é como cochilar por um curto tempo. Estamos muito cansados. No começo, um amor constrangedor nos sustentou com força por um tempo. Mas agora as coisas parecem ter ido longe demais, e a situação tornou-se muito difícil. Como resultado, nós nos tornamos frios. Tenho visto muitos crentes que eram muito fervorosos e corajosos no campo de batalha, há alguns anos, mas que agora se tornaram frios e se afastaram. Isso ocorre porque os ventos tornaram-se demasiadamente contrário. É mais difícil vencer uma ligeira indiferença do que vencer outras tentações. É mais fácil vencer o pecado; seguir jornada com ventos contrários é muito cansativo, e tendemos a nos tornarmos um tanto frios.
Irmãos e irmãs, se o Senhor nos constrangeu no início, nos mandou fazer a jornada, e nos compeliu a atravessar o mar para o outro lado, como podemos parar de seguir em frente? Se pararmos, as correntes nos levarão a um lugar mais longe do Senhor, e os ventos favoráveis também nos levará para um lugar mais longe do Senhor. Preferimos estar atormentados do que à deriva. O que precisamos agora é o encorajamento do Senhor. Paulo disse a Timóteo: “Por essa razão te lembro que reavives a chama do dom de Deus, que há em ti mediante a imposição das minhas mãos” (2Tm 1: 6). “Abanar as chamas”, no original, significa fazer um pouco de agitação. Irmãos e irmãs, que o amor que tínhamos no início possa ser abanado novamente e se torne vigoroso novamente. Talvez você tenha tropeçado. Agora você deve-se levantar. O escritor do livro de Hebreus viu que entre os irmãos hebreus, “pareça que algum de vós não tenha conseguido entrar (Hb 4:1). Seu zelo inicial pelo Senhor parece ter minguado. Por isso, ele suplicou-lhes para “restabelecer as mãos descaídas e os joelhos trôpegos (Hb 12:12).

O Sr. Müller, que havia trabalhado na China, disse uma vez que a chave para receber grande sucesso de Deus é perseverar até a última meia hora. Irmãos e irmãs, quantas tentações você venceu? Embora a escuridão seja grande, não vai durar muito. O que Isaías 21:12 diz? “Respondeu o guarda: Vem a manhã, e também a noite.” Embora seja noite agora, a manhã vai chegar em breve. Nessas ocasiões, peço-vos que prossigam ao longo da última meia hora. Nossos olhos não devem estar postos na noite, também não devemos considerar apenas as dificuldades. Seria muita tolice desistir agora, e seria muita tolice relaxar agora, porque em pouco tempo estaremos lá do outro lado.

A Sra. Penn-Lewis disse certa vez: “Muitos crentes dizem que eles têm encontrado muita pressão. A batalha agora parece crescer demasiadamente dia após dia. Parece que nós somos o único alvo de Satanás. Mas a questão agora é saber se você pode perseverar ao longo da meia-hora final. Daniel 7:25 diz: ‘Ele desgastará os santos do Altíssimo’. Desgastar é esgotar. Agora a obra de esgotar os santos já começou. É mais difícil de reconhecer Satanás como aquele que esgota os santos do que a reconhecê-lo como o leão que ruge”.

Quando eu estava em Kuling, muitas vezes eu passeava por um riacho e via uma pedra do tamanho de um lavatório com um furo no seu meio. O furo foi formado pelo atrito diário das muitas pedras pequenas. Satanás atua da mesma maneira com os filhos de Deus. Ele não os matam com um só golpe. Em vez disso, ele vai tentar consumi-lo dia após dia. Depois de um tempo, sem saber, você será gravemente ferido por ele. Irmãos e irmãs, embora esteja sofrendo, você não pode perseverar apenas um momento? Você não pode perseverar com o Senhor nesta meia hora final? É verdade que você não é capaz de vigiar com o Senhor por um momento? Oh, hoje é o nosso tempo, o tempo em que devemos manter-nos firmes. Se uma pessoa nunca experimentou ventos contrários, ela é a mais infeliz! Se uma pessoa nunca reconheceu que o mundo é amargo, corrupto, e pode perseguir o povo, esta pessoa nunca iniciou sua jornada em Cristo! Você vai encontrar dificuldades e perceber que o vento é contrário apenas quando for fiel em sua jornada. Só então você ouvirá uma voz dizendo, “É muito difícil. Porque não relaxar um pouco e descansar um momento?” Mas é tolice descansar agora, porque a maior parte do caminho já foi percorrido.

“E Jesus estava sozinho em terra. E, vendo-os atormentados a remar, pois o vento lhes era contrário, por volta da quarta vigília da noite veio ter com eles, andando sobre o mar; e queria passar-lhes adiante.” O Senhor Jesus quer ver se manteremos a nossa fé ou renunciaremos a ela. Ele quer ver se avançaremos ou recuaremos. Seus olhos estão sobre você e eu. Ele presta atenção a cada passo que damos. Ele sabe quão grande são as nossas tentações e quão difíceis são as nossas circunstâncias. Ele não vai deixar-nos suportar além da quarta vigília. Quando a noite está muito avançada, Ele vem a nós. Ele morreu por nós e ascendeu aos céus para orar por nós. Ao mesmo tempo, Ele vê o nosso sofrimento. Quando a noite estiver muito avançada, Ele virá.


Jesus é o Senhor!
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário