#11 | O ESPÍRITO É A VIDA INTERIOR E A VESTE EXTERIOR



O ESPÍRITO É A VIDA INTERIOR E A VESTE EXTERIOR

"O Senhor também é o Espírito da vida em nós como a água que refresca, fortalece e nos enche com a vida interior" (Jo 7:37-39).

O Senhor, como o Espírito Santo, também é comparado a uma veste. Em Lucas 24:49, a palavra revestidos, no grego, é traduzida em algumas versões por “vestidos com”. A veste indica poder e autoridade. Hoje, quando uma pessoa realiza um ato oficial de responsabilidade, ela precisa de um uniforme. Suponha que víssemos um policial de trânsito no meio da rua com roupas comuns, sem seu uniforme. Ninguém o respeitaria como policial. Ele perdeu sua autoridade porque não tem o uniforme. Quando vemos um policial de uniforme, quando estamos dirigindo, imediatamente ficamos muito cuidadosos. Quando usa seu uniforme, ele está revestido de autoridade. 

O Espírito Santo, interiormente, é o suprimento de vida e, exteriormente, é o uniforme de autoridade. Quando estamos revestidos com Ele, temos a mais alta autoridade do universo.

Após a Sua ressurreição, o Senhor veio aos Seus discípulos e soprou sobre eles (Jo 20:21-22). Ele chamou aquele sopro de Espírito Santo, porque Ele mesmo é o Espírito Santo. Tudo o que provém do Senhor Jesus tem de ser o Espírito Santo. Sabemos que sopro é algo de vida e algo para a vida. O Senhor soprar o Espírito Santo em Seus discípulos foi transmitir o Seu Espírito de vida para eles. No dia da ressurreição, todos os discípulos receberam o Espírito da vida em seu interior. Eles receberam o beber interior da água da vida.

Contudo, naquela ocasião eles não tinham poder. O uniforme ainda não lhes fora dado. Por isso, o Senhor lhes disse que esperassem (Lc 24:49) até que Ele ascendesse aos céus para ser entronizado como a Cabeça e autoridade do universo. Foi por meio de Sua ascensão e entronização que Ele recebeu a posição para derramar-se no Espírito Santo como autoridade. No dia de Pentecostes o Espírito Santo desceu – não como vida, mas como poder (At 1:8).

Portanto, no dia da ressurreição, que é o dia da vida, o Espírito Santo veio do Senhor e entrou nos discípulos como o sopro de vida. Mas, no dia de Pentecostes, que é o dia de poder, o Espírito Santo veio do Cabeça ascendido e entronizado e equipou os discípulos com autoridade para servir. Esse é o Espírito Santo de poder como uniforme.

Suponha que um policial esteja se preparando para trabalhar. Que faz ele, normalmente, antes de começar a trabalhar? De manhã ele bebe várias xícaras de alguma bebida para se revigorar e fortalecer. Mas, será que o simples fato de ele ter bebido o que estava na xícara o qualifica para atuar como policial? Se ele simplesmente sair à rua sem o uniforme, exclamando: “Estou cheio; agora sou um policial”, ninguém o respeitará. As pessoas dirão que ele está louco. Embora seja um verdadeiro policial, sem o uniforme falta-lhe autoridade. Mas, quando veste o uniforme, ele está equipado com o poder da autoridade. Então, ele vai para a rua e todos o respeitam como um homem que tem a autoridade da polícia local. Não podemos desprezar esse uniforme. Esse uniforme representa a autoridade do governo. Por outro lado, se o policial não bebe coisa alguma pela manhã, ele fica fraco. Ele pode vestir seu uniforme e exercitar sua posição de autoridade, mas não tem força e vigor interiores.

Alguns cristãos que são enchidos interiormente não têm o uniforme exterior; e outros cristãos, que usam um uniforme adequado, estão vazios interiormente. Precisamos tanto do encher interior como do equipamento exterior. Precisamos do Espírito Santo do dia da ressurreição como vida em nós e do Espírito Santo do dia de Pentecostes como poder sobre nós. O encher do Espírito Santo interiormente é necessário; o revestir do Espírito Santo exteriormente também é necessário. Se tivermos ambos os aspectos, experimentaremos o mesclar abençoado do Espírito Santo interior e exteriormente. E quem é o Espírito? Lembre-se de que o Espírito é a própria realidade do Deus Triúno (O Pai, o Filho e o Espírito). À medida que somos enchidos e revestidos com o Espírito Santo, somos mesclados com o Deus Triúno. Esse é o marco da economia de Deus.

Oh! Precisamos prestar atenção a esse marco da economia de Deus e não à mera doutrina! Alguns tentam discutir doutrinas. Eles dizem: “E o arrebatamento?” Muitos cristãos estão preocupados com o arrebatamento depois da grande tribulação, antes da grande tribulação, o arrebatamento parcial, ou algo mais. Uma vez eu disse a um amado irmão: “Desde que você ame o Senhor e viva por Ele, quando Ele voltar, você será arrebatado. Isso basta”. Esqueçamo-nos das doutrinas e aprendamos a amá-Lo. Tenhamos como meta o marco de Sua economia, lidemos com o Cristo vivo no Espírito Santo e sejamos enchidos e revestidos com Ele.

Alguns discutem sobre segurança eterna, mas a verdadeira segurança é simplesmente o próprio Cristo e não o ensinamento sobre a segurança eterna. Uma vez que temos Cristo, temos segurança. Se não temos Cristo, não temos segurança. A doutrina da segurança eterna não é Cristo. Doutrina apenas causa divisões entre os filhos do Senhor. Se amarmos Cristo, andarmos pelo Espírito vivo e não enfatizarmos as doutrinas, seremos um com todos os santos. Quanto mais falamos sobre doutrinas, mais discutimos. Hoje, enquanto falamos sobre o Espírito Santo, a dose maravilhosa, todos dizem: Amém! Aleluia! Mas amanhã, se conversarmos sobre segurança eterna, alguns dirão: “Sinto muito; não posso concordar”. Imediatamente seremos divididos, e isso significa que perdemos o alvo. Estaremos ensinando coisas que apenas levantam questionamentos, em vez de concentrar toda nossa atenção no marco da economia de Deus. Que marco é esse? É o Pai no Filho, o Filho no Espírito Santo e o Espírito Santo em nós.

Outros discutem a respeito do batismo. Por exemplo: Alguns tentam convencer os demais insistindo na aspersão. Novamente, isso é uma questão de doutrina e não um assunto do Espírito do Cristo vivo. Precisamos aprender a agarrar uma coisa e a sermos agarrados por essa coisa: o próprio Cristo. Precisamos aprender a nos apegar a Cristo no Espírito Santo e a sermos agarrados pelo Espírito Santo. Embora possamos de fato receber ajuda da doutrina, o centro da economia de Deus não é doutrina, mas Aquele que vive no Espírito Santo.

Jesus é o Senhor!
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário