#13 | A RESIDÊNCIA DO ESPÍRITO DIVINO



A RESIDÊNCIA DO ESPÍRITO DIVINO

Em João 3:6, lemos: “O que é nascido do Espírito é espírito”. Esse versículo fala de dois espíritos distintos: um é escrito com maiúscula e o outro não. A primeira ocorrência da palavra refere-se ao Espírito Santo de Deus. O que é nascido do Espírito Santo é o espírito humano. Outro versículo que mostra esses dois espíritos é João 4:24: “Deus é Espírito, e é necessário que os que O adoram O adorem em espírito”. Novamente, o primeiro Espírito é escrito com maiúscula e o segundo não. Devemos adorar Deus, que é o Espírito, em nosso espírito humano. Romanos 8:16 confirma a existência dos dois espíritos: “O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus”. O pronome nosso indica de maneira definitiva o espírito humano e remove qualquer base de dúvida quanto ao Espírito Divino e o espírito humano.

Em Romanos 8:9-10 lemos: “O Espírito de Deus habita em vós (...) Se, porém, Cristo está em vós, o corpo está morto (...), mas o espírito é vida”. A Versão King James coloca espírito em maiúscula, no versículo 10, mas as melhores traduções, como a ASV, colocam em minúscula. Por que chamamos a atenção para isso? Porque os cristãos têm muito pouco conhecimento a respeito do espírito humano. É dada muita atenção ao Espírito Santo, mas o espírito humano, residência e habitação do Espírito Santo, é quase que totalmente negligenciado. Suponha que alguém queira me visitar. Ele deve primeiramente descobrir onde eu moro. Se não conseguir localizar minha casa, ele terá de desistir da visita. Embora se fale muito a respeito do Espírito Santo, não sabemos onde Ele habita. Romanos 8:9 refere-se, sem dúvida alguma, ao Espírito Santo, mas o versículo 10 fala do espírito humano. “O corpo está morto (...) mas o espírito é vida.” Obviamente, o Espírito Santo não pode ser comparado com nosso corpo humano. A comparação tem de ser entre o corpo humano e o espírito humano, não entre o corpo humano e o Espírito Santo.

O apóstolo Paulo disse: “Deus, a quem sirvo em meu espírito no evangelho de Seu Filho, é minha testemunha” (Rm 1:9). Normalmente pensamos que Deus é servido no Espírito Santo, mas esse versículo declara que servimos a Deus em nosso espírito humano. Em Gálatas 5:16 a expressão andai pelo Espírito usa o artigo definido (subentendido em pelo) e escreve Espírito com maiúscula. Muitos cristãos, devido à tradução da versão King James, pensam que esse versículo significa andar pelo Espírito Santo, mas o que o versículo significa é andar pelo Espírito Santo a partir do interior do nosso espírito.

Os tradutores da Bíblia acharam muito difícil decidir se espírito, em algumas passagens, refere-se ao Espírito Santo ou ao espírito humano. A razão dessa dificuldade é que, no cristão, o Espírito Santo e o espírito humano estão mesclados como um único espírito. Em 1°Coríntios 6:17 diz: “Aquele que se une ao Senhor é um só espírito com Ele”. Nós somos um só espírito com o Senhor, o que indica claramente que nosso espírito está mesclado com o Espírito Santo. Tal espírito mesclado faz com que seja difícil para qualquer pessoa dizer se esse é o Espírito Santo ou ao espírito humano. Os dois estão mesclados como um só. Podemos dizer que é o Espírito Santo e que também é o espírito humano dos cristãos. Às vezes, preparamos uma bebida misturando dois tipos de suco: abacaxi e laranja. Depois de misturados, é difícil dizer que tipo de suco é. É abacaxi ou é laranja? Teríamos de chamá-lo de suco de abacaxi-laranja. No Novo Testamento é maravilhoso ver que os dois espíritos, o Espírito Santo mesclado com nosso espírito, são um único espírito.

Jesus é o Senhor!
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário