#17 | A CHAVE PARA O ESPÍRITO QUE HABITA EM NOSSO INTERIOR



A CHAVE PARA O ESPÍRITO QUE HABITA EM NOSSO INTERIOR

Em mais de vinte traduções do Novo Testamento há diferenças na maneira como a palavra espírito é escrita. Em algumas passagens, essa palavra é escrita com maiúscula em algumas traduções e com minúscula em outras. Por exemplo, os tradutores da versão King James escreveram com maiúscula a palavra espírito em Romanos 8:2: “a lei do Espírito”. No versículo 4, da mesma versão, espírito também está em maiúscula: “que (…) andamos segundo o Espírito”. Novamente, no versículo 5, a versão King James usa a maiúscula na palavra espírito: “que são segundo o Espírito”.
Qual é a razão de traduções tão conflitantes? É difícil para qualquer tradutor decidir se a palavra espírito refere-se ao Espírito Santo ou ao espírito humano. Uma vez que nosso espírito foi mesclado com o Espírito Santo, os dois espíritos estão mesclados como um único espírito (1Co 6:17). Portanto, uma pessoa pode afirmar que se trata do espírito humano, e outra pode dizer que é o Espírito Santo. Sem dúvida, o contexto de algumas passagens deixa claro que a referência é ao Espírito Santo, mas em outras passagens, a referência é ao espírito humano.

Romanos 8:10 diz: “Se, porém, Cristo está em vós, o corpo está morto por causa do pecado, mas o espírito é vida por causa da justiça”. O contexto desse versículo indica claramente que aqui o espírito não é o Espírito Santo, porque ele é comparado com o corpo. Não podemos comparar o Espírito Santo com nosso corpo. É ao nosso espírito humano que o apóstolo estava comparando nosso corpo. Qual é o significado desse versículo? Originalmente, nosso corpo estava morto por causa do pecado. Agora, Cristo está em nós e, embora nosso corpo pecaminoso ainda esteja morto por causa do pecado, nosso espírito está vivo e cheio de vida por causa da justiça. Portanto, o espírito mencionado neste versículo não é o Espírito Santo, mas o espírito humano, que é comparado ao corpo humano.

Em outro versículo, Romanos 8:11, é óbvio que a referência é ao Espírito de Deus. O que vem a seguir à frase o Espírito Daquele define que Espírito é esse. “Se habita em vós o Espírito Daquele que ressuscitou a Jesus dentre os mortos, Esse mesmo que ressuscitou Cristo dentre os mortos também dará vida aos vossos corpos mortais por meio do Seu Espírito que habita em vós.” O versículo 10 nos diz que, embora Cristo esteja em nós, nosso corpo ainda está morto por causa do pecado. Contudo, o versículo 11 declara que nosso corpo mortal, fraco, devido ao habitar interior de Cristo, também será vivificado, reavivado e fortalecido. Porque Cristo está vivendo em nós, até mesmo nosso corpo mortal, que está morto por causa do pecado, pode ser vivificado e reavivado pelo Espírito Divino que habita em nosso espírito. O Espírito que habita em nosso interior nos torna vivos não apenas no espírito, mas, por fim, também no corpo.


Jesus é o Senhor!
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário