55 - ALEGRAI-VOS SEMPRE NO SENHOR.



Irmãos e irmãs, tudo se torna patente em nosso tom. Hoje o maior erro é que o homem pensa que suportar é a maior das virtudes. Quando os outros nos injuriam, será que podemos alegrar-nos sobremaneira? Quando nos injuriam, limitamo-nos a olhar para o chão e cerrar os lábios? Há muitos que experimentam perseguição. Muitas irmãs são perseguidas pelo esposo. Muitos são caluniados e difamados. Que fazem eles? Oram para que o Senhor os ajude a não perder a calma nem se irar com os outros. Crêem que, se não perderem a calma nem explodirem, vencerão. Mas será que venceram de verdade? É certo que têm a vitória, mas não é a vitória que o Senhor dá. Se fosse a vitória do Senhor, poderiam dar-Lhe graças e louvá-Lo grandemente em meio ao vitupério e perseguição. Permitam-me repetir: cada vez que descobrimos que não podemos dar graças ao Senhor nem louvá-Lo, estamos derrotados. O tom da vitória é ação de graças e louvores.

Havia um irmão que, em certa ocasião, estava viajando de bonde sentado ao lado de um grande inimigo seu. Ele orou ao Senhor dizendo: "Senhor, guarda-me". Enquanto orava, cuidava de manter-se numa atitude cortês, e até mesmo conversava com o inimigo sobre notícias e esportes. Mas no interior orava incessantemente pedindo que o Senhor fizesse o seu inimigo sair do bonde antes dele, e que o Senhor mantivesse toda a sua jornada em vitória. Finalmente depois de muita luta, chegou ao destino. Suspirou profundamente sentindo alívio e disse: "Venci". Contudo que espécie de vitória foi essa? É uma vitória enganosa, fabricada pelo homem e vazia. Se fosse a vitória de Deus, não haveria sido necessário orar pedindo para ser guardado nem pedir ajuda para poder suportar. Bastaria dizer: "Ó Deus, agradeço-Te e louvo por ter-me posto aqui. Já que me colocaste aqui, não importa se me deixares aqui por mais tempo".

Filipenses 4:4 diz: "Alegrai-vos sempre no Senhor". Ao descrever o gozo e alegria, a Bíblia usa as palavras grande, pleno ou sempre. Sempre quer dizer o tempo todo. Paulo dizia: "Já ouvistes essa palavra? Se ainda não ouvistes, 'outra vez digo: alegrai-vos!'" Se por acaso não percebemos, ele diz mais uma vez: Devemos alegrar-nos. A vida que Deus dá é uma vida de gozo. A vida diária do cristão deve estar cheia de regozijo. Pode ser que haja provas e tribulações, mas ainda haverá regozijo. O contrário de regozijar-se é estar ansioso. Muitos estão ansiosos pelos filhos, dinheiro ou negócios. Mas a Palavra do Senhor diz: "Não andeis ansiosos de coisa alguma" (Fp 4:6). Pensamos que a ansiedade é justificável, mas o Senhor diz: "Não andeis ansiosos de coisa alguma". Por quê? Porque devemos alegrar-nos sempre.

Se deixarmos de nos alegrar um só dia, haveremos pecado nesse dia. Certa vez numa conferência, certo irmão pregava acerca de não estar ansioso de nada. Ao escutar isso uma irmã se irritou grandemente. Ela pensava: "Como pode alguém não estar ansioso? Se os irmãos fossem um pouco mais ansiosos poderiam servir-nos alimento melhor". (Os irmãos é que estavam encarregados da alimentação nessa conferência). Mas o Senhor não a deixou por isso. Ela finalmente pôde ver que a ansiedade era pecado e pôde, assim, vencer.

Posso falar muito mais sobre esse assunto. Paulo disse em 2°Coríntios 12:10: "Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias". Paulo se alegrava nas fraquezas, injúrias, necessidades, perseguições e angústias. Irmãos e irmãs, ainda não sabemos o que nos sobrevirá, mas certamente sabemos que enquanto estivermos na terra, as circunstâncias nem sempre estarão a nosso favor. Alguns adoecerão; outros têm parentes morrendo, e outros estão enfrentando perseguições. Que fazer? Podemos dizer ao Senhor que suportaremos tudo. Mas dizer isso significa que já fracassamos. Se pelo contrário dissermos: "Senhor, agradeço-Te e louvo", seremos vitoriosos, e Cristo se manifestará em nós. Daremos ao Senhor a oportunidade de manifestar Seu poder, e nos regozijaremos. Essa é nossa experiência cotidiana na terra. Devemos alegrar-nos, louvar ao Senhor e dar-lhe graças continuamente.

Em 1°Tessalonicenses 5:18 diz: "Em tudo dai graças". Devemos dar graças em tudo. Colossenses 3:17 diz: "E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por Ele graças a Deus Pai". Essas duas passagens da Bíblia abrangem tudo. Mesmo que não tenhamos abrangido tudo nas passagens anteriores, tudo está incluído nesses dois versículos. Dou graças ao Senhor e O louvo por isso. Posso dizer: Aleluia! Outros podem perguntar-se o que acontece conosco, mas podemos louvar a Deus e dar-Lhe graças por tudo. Irmãos e irmãs, se fizermos isso, prevaleceremos sobre qualquer tentação e resistiremos a toda prova. Nenhuma prova ou tribulação nos vencerá. Os que seguem esse caminho acharão força para encarar as tentações. Poderemos dar graças ao Senhor e louvá-Lo pelas tentações pelo fato de tê-Lo obedecido. Alguns talvez pensem que me oponho à perseverança. Perseverar é valioso e correto. Mas a perseverança de que necessitamos não é a que vem quando rilhamos os dentes. Colossenses 1:11 diz: "Em toda a perseverança e longanimidade; com alegria". Sofremos e perseveramos com gozo. Não é uma perseverança amarga ou que não estamos dispostos a aceitar. O tom diário da vida cristã é a perseverança e a longanimidade com gozo. Em tudo damos graças e em tudo oferecemos louvores. É uma vida no terceiro céu.


Livro: "A Vida Que Vence" - (Watchman Nee).

Jesus Cristo é o Senhor!
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário