05 - A MENTE QUE SE OCULTA POR TRÁS DO SISTEMA - Parte 5.



Antes da queda do homem, o mundo existia apenas no sentido da terra, as pessoas da terra e as coisas da terra. Até então não havia kosmos, "mundo" no sentido de ordem constituída. Com a queda, contudo, Satanás trouxe para esta terra a ordem que ele próprio idealizara, e com isso começou o sistema mundano do qual estamos falando nestas mensagens.

Originalmente, nossa terra física não tinha ligação com o "mundo", nesse sentido de um sistema satânico, nem o homem, na verdade, a tinha. Porém, Satanás aproveitou-se do pecado do homem, e da porta que isso lhe abrira, para introduzir na terra a organização que se propusera estabelecer. Dai em diante, a terra estava no "mundo" e o homem "estava no mundo". Assim, podemos dizer que antes da queda do homem havia uma terra; após a queda há um mundo; na volta do Senhor haverá um Reino.

Assim como o mundo pertence a Satanás, o Reino pertence ao nosso Senhor Jesus. Além disso, é esse Reino que destitui e que destituirá o mundo. Quando a "Pedra que não é feita por mãos" despedaça a orgulhosa imagem do homem, então o reino deste mundo transformar-se-á no "Reino de nosso Senhor e do Seu Cristo" (Dn. 2:44, 45; Ap. 11:15).

Política, educação, literatura, ciência, arte, lei, comércio, música – são estas coisas que constituem o kosmos, e estas são coisas que encontramos diariamente. Se as subtrairmos, o mundo como um sistema coerente deixará de existir.

Estudando a história da humanidade, temos que reconhecer marcante progresso em cada uma dessas áreas. Contudo a questão é: em que direção está seguindo esse progresso? Qual é o objetivo final de todo esse desenvolvimento? No final, conta-nos João, o anticristo se levantará e estabelecerá o seu próprio reino neste mundo (1°João 2:18,22; 4:3; 2°João 7; Apocalipse 13).

Essa é a direção do progresso do mundo. Satanás está utilizando o mundo material, os homens do mundo, as coisas que estão no mundo, para finalmente liderar tudo no reino do anticristo. Naquela ocasião o sistema mundial terá alcançado seu apogeu; e naquela ocasião cada uma de suas unidades será revelada como sendo anticristã.


Livro: "Não ameis o mundo" - (Watchman Nee).

Jesus é o Senhor!
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário