08 - "NÃO MAIS EU, MAS CRISTO".




"Estou crucificado com Cristo; logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a Si mesmo se entregou por mim". (Gálatas 2:19-20)

Gálatas 2:20 é um versículo que conhecemos bem. Nesta ocasião falaremos mais a esse respeito. Na última mensagem abordamos o significado da vida que vence. Sabemos que a vida que vence é Cristo e também que a vida que vence é Cristo vivendo em nós. A pergunta é: Como podemos entrar na experiência dessa vida? Cristo deseja ser nossa vida e pode fazer-nos vitoriosos; mas como Ele pode ser nossa vida? Como Cristo pode expressar Sua vida em nós? Temos ouvido o Evangelho e sabemos que Jesus é o Salvador; mas como O podemos tomar como nosso Salvador? Conhecemos a salvação realizada na cruz; mas como podemos unir-nos a essa salvação? A pergunta que estudaremos nessa mensagem é: Como podemos unir-nos a Cristo e que devemos fazer para que Ele se torne nossa vida e viva em nós? Nesta mensagem estudaremos Gálatas 2:19b-20.

Não iremos analisar o final do versículo 19 nem o final do 20. Começaremos no início do versículo 20. Ali encontraremos uma expressão maravilhosa: "Já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim". Podemos dizer: "Já não sou eu, mas Cristo". Que significa isso? Essas palavras significam vitória. Referem-se á vida que vence, da qual estamos falando neste livro. A vida que vence é simplesmente:
1° - "já não sou eu" e
2° - "mas Cristo".
Essa é a vida que vence. Enquanto se cumpre "já não sou eu quem vive" e "mas Cristo vive em mim", há vitória. "Já não sou eu" somado a "mas Cristo" é vitória, e todos os problemas são resolvidos.

Nas mensagens anteriores vimos que o significado da vida que vence é que já não sou eu, mas Cristo. Mas ainda restam algumas perguntas. Como pode um cristão deixar de ser ele para ser Cristo? Como pode alguém alcançar essa vida? Qual caminho uma pessoa deve tomar até chegar ao ponto de não ser ela, mas Cristo? Essa é a razão pela qual precisamos estudar Gálatas 2:20 atenciosamente. De acordo com Gálatas 2:20, "já não sou eu, mas Cristo", encontra-se no início do versículo. Antes dessa passagem, temos uma oração gramatical e depois temos outra. Precisamos ver qual foi o ponto de partida de Paulo pelo qual ele começou a experimentar o "já não sou eu, mas Cristo". Se pudermos descobri-lo, poderemos tomar o mesmo caminho e também experimentaremos "já não sou eu, mas Cristo". Portanto, temos de passar pelo que Paulo passou e seguir o mesmo caminho que ele tomou. Seu caminho deve também ser o nosso.


COMO NÃO SER EU, MAS CRISTO?

Vejamos agora como alguém pode experimentar "já não sou eu, mas Cristo". Precisamos começar da última parte do versículo 19: "Estou crucificado com Cristo" e prosseguir ao 20: "Logo, já não sou eu, mas Cristo". Como Paulo pôde chegar ao ponto no qual podia dizer "já não sou eu, mas Cristo vive"? Essa é uma passagem muito conhecida. "Estou crucificado com Cristo; logo, já não sou eu quem vive". O "eu" está excluído, está na cruz. O "eu" morreu. Portanto, posso dizer que já não sou eu. Entretanto, essa não é a primeira vez que entre nós se prega essa verdade quanto a estar crucificado com Cristo. Há muito sabemos que estamos crucificados com Cristo. Porque a doutrina de nossa crucificação com Cristo não produziu resultados? Irmão Lu, por quantos anos você tem ouvido sobre a doutrina da crucificação com Cristo? Você a tem ouvido por mais de dez anos. Isso está operando em você ? Por favor, seja franco conosco. Quanto tem cooperado em você? Não muito. Farei a mesma pergunta ao irmão Chi. Quanto a doutrina da cruz tem guiado você? Quanto ela é eficaz em você? Você tem o poder que Paulo tinha? O irmão Chi disse que nos últimos dias sentia que estava experimentando mais poder. Já conhecemos a doutrina da crucificação com Cristo por mais de dez anos, mas isso não operou em nós. Podemos afirmar que produziu algo, mas tem sido tão pouco que se pode dizer que é insignificante. Não conseguimos sequer dizer como Paulo: "Estou crucificado com Cristo" e também não conseguimos repetir as palavras "já não sou eu quem vive". Parece que a doutrina não produziu muito efeito em nós. Não estou aqui simplesmente a repetir-lhes a doutrina da cruz; já sabemos muito a esse respeito. Queremos ver até que ponto a crucificação com Cristo deve operar em nós e o que devemos fazer antes de poder dizer que estamos crucificados com Ele.


Irmãos e irmãs, quando o Senhor Jesus foi cravado na cruz, nós não O matamos nem nos matamos a nós mesmos. Ele mesmo, Cristo, morreu ali, e Deus incluiu-nos na Sua morte. Todos conhecemos isso muito bem. Gostaria, porém, de fazer-lhes uma pergunta: Se é verdade que Deus crucificou-nos, que devemos fazer e por que processo devemos passar antes de poder dizer em realidade que estamos crucificados com Cristo? Já vimos o que Deus fez por nós, mas não vimos onde entra nossa responsabilidade. Já vimos que Deus nos crucificou, mas não sabemos como devemos encarar nossa própria crucificação. Na próxima mensagem iremos considerar qual é a responsabilidade que devemos assumir em nossa crucificação com Cristo.


Livro: "A Vida Que Vence" - (Watchman Nee)

Jesus Cristo é o Senhor, o único e suficiente Salvador.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário