A SALVAÇÃO DA ALMA - Parte 3 de 10.



"Quem achar a sua vida perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de Mim achá-la-á" (Mateus 10:39)
 
Vamos continuar com nosso estudo da salvação da alma. "Não penseis que vim trazer paz à terra; não vim trazer paz, mas espada" (Mateus 10:34). Porque o Senhor disse isto desta forma? Porque todos pensam que Ele veio trazer paz para a terra. Para corrigir este conceito, Ele diz abertamente aos seus ouvintes que não veio trazer a paz mas a espada. Mais tarde veremos que esta paz mencionada aqui não se refere ao assunto de paz e não guerra entre nações no mundo; antes, se refere a certas situações e relacionamentos na família.
 
"Não vim trazer paz, mas espada". O que significa esta palavra? Por espada o Senhor não tem em mente uma arma usada em combate ou no campo de batalha. Ele simplesmente coloca que veio trazer uma espada para a terra. Simeão não disse a Maria logo após o nascimento de Jesus, "sim, e uma espada traspassará a tua própria alma, para que se manifestem os pensamentos de muitos" (Lucas 2:35)? Aqui em Mateus capítulo 10 o uso da palavra espada tem o mesmo significado. Significa que ao longo da vida de uma pessoa ela pode não navegar em calmaria, mas muito pelo contrário ela terá dificuldades como se fosse uma espada traspassando por sua alma. Por isso o que o Senhor está tentando dizer é que Ele veio não para nos fazer desfrutar mas para nos ferir.
"Porque Eu vim pôr em dissensão o homem contra seu pai, a filha contra sua mãe, e a nora contra sua sogra;" (Mateus 10:35). Este versículo começa com a palavra conjuntiva "porque" - indicando que as palavras seguintes explicam a palavra "espada" mencionada no versículo anterior. Naturalmente falando, o relacionamento entre pai e filho é geralmente considerado como sendo muito agradável, mas este relacionamento agora será marcado pela alienação. A filha será alheia à sua mãe, a nora será alheia à sogra, e assim por diante.
"E assim os inimigos do homem serão os da sua própria casa." (Mt 10:36). Ter um inimigo é ter amargura. Os da sua própria casa os quais você ama virarão suas faces contra você, ferindo o seu coração. Agora haverá hostilidade e rancor no seu lar.
 
"Quem ama o pai ou a mãe mais do que a Mim não é digno de Mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a Mim não é digno de Mim." (Mt 10:37). Duas vezes neste versículo Jesus menciona as palavras "não é digno". Você já perguntou porque devemos amar mais o Senhor do que nosso próprio pai ou mãe ou filho? Se no mundo você ama mais uma pessoa do que o Senhor, você não está pronto para ser Seu discípulo. Para ser discípulo de Cristo você precisa amar completamente o Senhor. Esta é a condição para ser Seu discípulo. É completamente impossível para você amar o Senhor e a outra pessoa igualmente ao mesmo tempo.
 
"E quem não toma a sua cruz, e não segue após Mim, não é digno de Mim." (Mt 10:38). Este versículo é a soma do que foi dito antes - esta é a cruz! O que significa tomar a cruz? O Senhor não disse que aquele que não toma sua carga e segue após mim não é digno de mim. Não, Ele diz que quem não toma a sua cruz e segue após Mim não é digno de Mim. Uma carga não é uma cruz. Carga é uma coisa inevitável; cruz, entretanto, está sujeita à escolha da pessoa e portanto pode ser evitada.
O que a primeira cruz histórica foi, assim as incontáveis pequenas cruzes que vêem depois serão; assim como a cruz original foi escolhida pelo Senhor, a cruz de hoje também precisa ser escolhida por nós.
Algumas pessoas assumem que estão carregando a cruz sempre que elas estão passando alguma privação ou se encontram angustiadas. No entanto, isto não é verdade porque estes tipos de coisas podem naturalmente acontecer com qualquer pessoa até mesmo se aquela pessoa não é um cristão. Todas as cruzes que alguém toma precisam ser escolhidas por ela mesma. Por esta razão a pessoa deve se guardar contra um erro aqui, que é, não se deve criar cruzes para si mesmo. Devemos tomar a cruz, não criá-la.
 Portanto é um grande engano considerar tudo o que recai sobre nós como sendo cruzes para tomarmos. Quaisquer cruzes que nós mesmos criamos não são reconhecidas como cruzes a serem tomadas.
 
O que então é uma cruz? Deve ser parecida com o que o Senhor mesmo disse: "Meu Pai. . seja feita a Tua vontade" (Mateus 26:42). O Senhor disse ao Seu Pai para não responder conforme a vontade do Filho, mas conforme a vontade do Pai. Isto é a cruz. Tomar a cruz é escolher a vontade que o Pai decidiu. Posso dizer sinceramente que se nós não escolhemos a cruz diariamente, não temos cruz para carregar. Se o Senhor tivesse esperado até que a cruz viesse até Ele aqui na terra, como seria possível para Ele ter sido o Cordeiro Imolado desde antes da fundação do mundo? Pois Ele não tinha escolhido a cruz no céu quando Ele estava lá e então "esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, tornando-se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz" (Filipenses 2:7-8). Nosso Senhor realmente escolheu a cruz. "Ninguém ma tira de Mim, mas Eu de Mim mesmo a dou; tenho autoridade para a dar, e tenho autoridade para retomá-la" (João 10:18). De acordo com o mesmo princípio, nossa cruz deve ser alguma coisa a qual nós mesmos escolhemos.
Nas áreas de nossas roupas, comidas, e moradias nós também temos escolha. Podemos escolher o que vestir, o que comer, e como morar. O grau de como buscamos estas coisas deve se estender até nossas necessidades naturais nestas áreas. Se buscamos estas coisas para satisfazer nossas luxurias, não estamos tomando a cruz. Não podemos prescrever quem deve vestir tal roupa, comer tal tipo de comida, ou viver em tal tipo de casa; mas qualquer um que desejar extrair extrema satisfação destas coisas não toma a cruz. Ninguém se atreve a dizer o que você deve ter ou o que você não deve ter. Ao contrário, você é quem deve perguntar se sua alma extrai desfrute e satisfação destas coisas.
 
Qualquer coisa que supra suas necessidades é permitida por Deus. Roupa, comida, e abrigo são coisas legítimas. No Velho Testamento podemos ver Deus provendo estas coisas para os filhos de Israel. Portanto Ele nunca pretendeu ter seus filhos totalmente ocupados com este assunto. Se procurarmos por absoluto desfrute nestas áreas não estaremos tomando a cruz.
Quão freqüentemente as pessoas não estão vestidas para proteger o corpo e não estão comendo para satisfazer sua fome mas para buscar puro desfrute. Todos os requerimentos naturais devem ser supridos; mas a luxuria proveniente da carne não deve ser satisfeita. Nada deve ser em excesso.
 
Deus realmente intervém na roupa, comida, moradia, e viagem do homem? De fato Ele intervém. E esta intervenção se constitui na cruz. Vamos ilustrar este assunto: Quando Adão estava no Jardim do Éden, todas as suas provisões necessárias eram devidamente supridas. Ele poderia comer os frutos de todas as árvores exceto o fruto de uma árvore que era a árvore do conhecimento do bem e do mal. Então ele comeu desta árvore porque seu fruto proibido era bom para comer e agradável para os olhos mas não porque ele iria preencher sua necessidade natural, isto se tornou uma luxuria para ele. O que Deus permite está restrito à necessidade natural; qualquer coisa que exceda isto é impróprio e considerado como coisa do mundo tais como roupa, comida, e abrigo; e por esta razão devemos buscar somente o suprimento das necessidades e não a gratificação das luxurias. Devemos tomar a vontade de Deus como regra absoluta nestas coisas. De outra maneira, poderemos seguir a vontade da carne ou nos satisfazendo completamente ou até maltratando nosso corpo como se fossemos mais santos que os outros. Precisamos ver que nenhum extremo é aprovado por Deus em Sua Palavra; Ele nem nos diz que desfrutemos das coisas deste mundo nem nos declara que o acético destrato do corpo tem algum valor contra a satisfação da carne (ao contrário, compare 1°João 2:14-15 e Colossenses 2:23).
 
"Quem achar a sua vida perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de Mim achá-la-á" (Mateus 10:39). Este versículo conclui a passagem de Mateus capítulo 10 que estávamos estudando. O que então significa tomar a cruz? Significa que uma pessoa perde sua vida da alma por amor a Cristo, é ferida em seu coração por amor a Cristo e sofre angustia e tristeza - tudo isto é o perder da alma (mente, vontade e emoção). Algumas pessoas se recusam sofrer ou disciplinar seu desejo emocional; e por permitirem que suas almas desfrutem excessivamente, certamente perderão suas almas e não irão reinar com o Senhor no reino futuro.
 
Perder a alma por amor ao Senhor não é deixar sua alma ser satisfeita em suas exigentes luxurias e deleites. Se por amor a Cristo deixamos de buscar o que naturalmente mais gostamos, isto será reconhecido como perder a alma hoje por amor a Ele.

O significado de ganhar a alma hoje se aplica igualmente em perder a alma no futuro; e o significado de perder a alma agora é o mesmo que salvar a alma no futuro. Em outras palavras, perder a alma por amor ao Senhor denota a recusa de permitir que a alma seja gratificada e favorecida hoje, e perder a alma no futuro significa negar à alma satisfação e desfrute no reino. Quando aquele dia vier, ou seja, quando o reino chegar, algumas pessoas terão a sua alma satisfeita enquanto que outras terão suas almas insatisfeitas. Todo aquele que nesta era satisfez os desejos de sua alma com excessivo desfrute alem das necessidades naturais não terá nada no reino futuro. Igualmente, todo aquele que por amor ao Senhor perdeu estas coisas nesta era será plenamente satisfeito no reino da era vindoura. Todo aquele que vencer o mundo será recompensado no reino vindouro. Isto é absolutamente certo.
 
A salvação do espírito é concedida na hora em que cremos no Senhor. A salvação da alma depende do que fazemos (praticamos N.T.) hoje. Caso você ame roupas, comidas, e amigos e tem tudo isto para satisfação de sua alma, deixe-me dizer-lhe com a autoridade do Senhor que você perderá a glória do reino no milênio. "Bem-aventurados vós, que agora tendes fome, porque sereis fartos. Bem-aventurados vós, que agora chorais, porque haveis de rir." diz o Senhor, mas "Aí de vós, os que agora estais fartos!" (Lucas 6:21 e 25). Porque magoar os que estão fartos? Porque eles já estão satisfeitos agora. Porque os que choram são abençoados? Porque eles serão satisfeitos no futuro. Esta, então, é a diferença entre o ai e a bem-aventurança.  
 
Jesus é o Senhor!
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário