A SALVAÇÃO DA ALMA - Parte 8 de 10




Leitura Bíblica: Tiago 1:17 a 21

"Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação. Segundo a Sua própria vontade, Ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como que primícias das suas criaturas" (Tg 1:17-18). O versículo 17 fala da dádiva, enquanto que o versículo 18 fala de como Deus nos gerou pela palavra da verdade para que fossemos um tipo de primícias das suas criaturas. Estes dois versos se completam. Porque o versículo 17 fala de como Deus nos dá Sua dádiva, e o versículo 18 nos mostra que sua dádiva não é outra senão a vida eterna a qual Deus nos dá. Tudo isto indica que a pessoa que recebeu esta carta de Tiago já tinha esta dádiva, tendo sido gerada por Deus pela palavra da verdade - salvo para se tornar primícias.

"Sabei isto, meus amados irmãos: Todo homem seja pronto para ouvir, tardio para falar e tardio para se irar. Porque a ira do homem não opera a justiça de Deus. Pelo que, despojando-vos de toda sorte de imundícia e de todo vestígio do mal, recebei com mansidão a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar as vossas almas" (Tg 1:19-21). Ao chamá-los "amados irmãos" Tiago sugere que todos eles são indivíduos salvos. O que ele tenta inculcar neles é que: vocês já nasceram de novo e vocês sabem disto, mas isto somente não é tudo já que vocês devem "receber com mansidão a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar as vossas almas" - Aqui ele nos mostra claramente que uma pessoa pode ter nascido de novo e a sua alma pode ainda não ser salva até que receba a palavra que é apta para salvar a alma. Por isso a salvação da alma é algo adicional depois da regeneração. (Sem regeneração, certamente, não há possibilidade de se ter a alma salva). Deus nos dá esta palavra implantada a qual é o Evangelho do Reino. Ele nos diz que precisamos perder nossa alma hoje. Como dissemos repetidamente, não podemos fazer nada; no entanto, se desejamos deixar o Espírito Santo trabalhar, Ele é bem apto para fazer todas as coisas.

Na realidade os princípios por traz do possuir a vida eterna e o da salvação da alma são os mesmos. Se o pecador não quer ser salvo, ele não será colocado no céu por Deus. De fato, "quem quiser, receba de Graça a Água da Vida" (Ap 22:17); mas aquele que se recusa a ir ao Senhor não tem como ser salvo. Igualmente, se não desejamos perder nossas almas, o Senhor não estará pronto para nos pôr no Reino. A menos que peçamos ao Senhor que nos faça desejar perder nossa alma, Ele não pode fazer nada por nós. 

Jesus é o Senhor!
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário