07 - CINCO CARACTERÍSTICAS DA VIDA QUE VENCE.

 

"Aquele que é a Glória de Israel não mente, nem se arrepende, porquanto não é homem, para que se arrependa" (1°Samuel 15:29). [Em hebraico a expressão "a Glória de Israel" também pode ser traduzida por "a Força de Israel", "a Esperança de Israel", "O Triunfador de Israel" ou "a Vitória de Israel".] 
 
O que é vitória? Na Bíblia, a palavra vitória é mencionada pela primeira vez em 1°Samuel 15:29, onde é dito que a Vitória não mentiria nem se arrependeria. De fato, a vitória é uma pessoa. Uma coisa não é uma pessoa e um assunto também não é uma pessoa, mas a Vitória de Israel é uma pessoa. A vitória não é uma coisa ou uma experiência, nem é um assunto; é uma pessoa. Todos sabemos quem é essa pessoa: é Cristo! Numa mensagem anterior, disse-lhes que a vitória não é algo que provém de nós. Não é nossa experiência, mas uma pessoa. A vitória não depende do que somos, mas do fato de Cristo viver em nosso lugar. É por isso que a vitória que temos não mentirá nem se arrependerá. Agradecemos ao Senhor e O louvamos porque a vitória é uma pessoa viva!
 
Nesta mensagem examinaremos o que é a vitória. Precisamos examinar as características da vida que vence. A Bíblia nos mostra muitas características da vida vencedora. Não conseguiremos enumerá-las todas nesta mensagem; apenas mencionaremos cinco (5) delas.
 
- O SIGNIFICADO DESSA VIDA: "UMA VIDA SUBSTITUÍDA, E NÃO UMA VIDA MODIFICADA".
 
Irmãos e irmãs, a vitória se relaciona com uma vida substituída, e não com uma vida modificada. A vitória não significa que alguém se corrige, mas é substituído por outro. Todos estamos familiarizados com Gálatas 2:19-20, que diz: "Estou crucificado com Cristo; logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus". Qual é o significado desse versículo? Significa que nossa vida é substituída. Nossa vida já não está na esfera do "eu"; já não tem nada a ver conosco. Não se trata de um "eu" mau convertido em um "eu" bom; nem de um "eu" sujo mudado em um "eu" limpo; o que se diz é "já não sou eu". O erro mais grave que cometemos hoje é pensar que a vitória supõe um progresso e que a derrota indica uma ausência de progresso. É por isso que pensamos que tudo irá bem se não perdemos a paciência ou sempre que tenhamos uma comunhão íntima com o Senhor. Achamos que se temos essas coisas, venceremos; mas devemos lembrar que a vitória não tem nada a ver conosco. Nós não temos nenhuma participação nessa vitória.
 
Uma vez um irmão me disse com lágrimas nos olhos: "Não consigo vencer!" Respondi-lhe: "Irmão, é claro que você não consegue vencer". Ele acrescentou: "Não sou capaz de vencer e nada posso fazer a esse respeito". Sendo assim, eu lhe disse: "Deus não tem a intenção de que você vença por sua própria conta. Não é a intenção Dele que o mau gênio que você tem seja mudado por uma personalidade calma, nem que sua obstinação torne-se mansidão. Deus não tem a intenção de mudar sua tristeza em gozo. A maneira de Deus agir é fazer uma substituição da sua vida pela de Cristo. Isso não tem nada a ver com você".
 
Uma irmã dizia: "Para outros é fácil vencer. Mas para mim é muito difícil. Meu gênio é pior que o de qualquer um; meus pensamentos são mais impuros que os dos demais e minha natureza é pior que a dos outros. Não consigo controlar-me".
Respondi-lhe: "Você tem razão. Não apenas é difícil que vença; é impossível que consiga". Você crê, por acaso, que se alguém for um pouco mais honesto, simples ou com personalidade calma será mais fácil para ele vencer? Nunca! Por um lado, ainda que uma pessoa mude e torne-se mais amável, mais santa e mais perfeita, de qualquer maneira tem de ser eliminada, e Cristo tem de entrar antes que ela possa vencer. Por outro lado, mesmo que ela seja mais vil, mais perversa e mais imperfeita que todos, ainda vencerá, se abandonar o seu "eu" e deixar que Cristo entre. Um homem iracundo e moralmente corrupto precisa crer no Senhor Jesus, e um homem que tem um bom temperamento e é muito correto também precisa crer no Senhor Jesus. Da mesma forma, não apenas os iracundos e os imorais precisam da vitória, mas também os que têm bom gênio e são corretos. Agradecemos e louvamos ao Senhor porque a vitória é Cristo e não tem nada a ver conosco.
 
Nunca vi uma pessoa a quem fosse tão difícil vencer como certa irmã que conheci. Ela passou duas horas contando-me todos os fracassos que teve desde que era jovem até chegar aos cinqüenta anos. Ela não conseguia vencer seu orgulho nem seu mau gênio. Sofreu derrota após derrota. Não havia pessoa tão desejosa de vencer como ela; mesmo assim, ninguém como ela achava tão impossível vencer. Ela me disse que se existissem pessoas que gostariam muito de vencer, ela deveria ser uma delas; e também que se existissem pessoas que não conseguiriam vencer, ela sem dúvida seria uma delas. Ela se lamentava de seus fracassos e até tentou certa vez suicidar-se por causa deles. Havia perdido toda a esperança. Enquanto contava-me tudo isso, sorri e disse-lhe: "O Senhor tem outro paciente ideal para Ele. Há, mais uma vez, trabalho para fazer em Sua clínica". Ela estava cheia de pecados, orgulho e mau gênio. Uma pessoa que não conhecesse o caminho da vitória, talvez tivesse sido contagiada pelo seu bombardeio de palavras. Alguém que não soubesse o que significa vencer, teria concluído que ela não tinha remédio. Mas devemos agradecer e louvar ao Senhor. Eis aqui boas novas: você não pode mudar; tudo o que precisa é uma substituição. Agradecemos ao Senhor porque a vida vencedora não é uma emenda, mas uma substituição. Se fosse sua responsabilidade, não seria possível você conseguir. Mas uma vez que é responsabilidade de Cristo, Ele, sim, pode conseguir. A pergunta é: quem vence, você ou Cristo? Se Cristo vence, não importaria nem mesmo que você fosse dez vezes pior do que é agora.
 
Irmãos e irmãs, o que é vitória? A vitória não consiste em que você vença, mas em que Cristo vença em seu lugar. O tipo de vitória que vemos na Bíblia acha-se em Gálatas 2:20: "Já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim". Quando as pessoas de Fukien discutem, com freqüência dizem um dito popular: si-su-bien, isto quer dizer que uma pessoa não muda até que morra. Quando estive em Pequim, disse aos irmãos que todos temos de dizer si-su-bien a nós mesmos. Louvamos ao Senhor porque não somos mudados, mas substituídos.
 
Certa vez uma irmã perguntou-me qual era a diferença entre uma emenda e uma substituição. Usei então o exemplo de uma Bíblia velha. Se queremos restaurar a Bíblia, temos de trocar sua capa e colar a lombada. Talvez coloquemos na capa novas letras douradas. Se faltam algumas letras em algumas páginas, temos de escrevê-las. Se há partes borradas, temos de retocar as palavras originais. Depois de muitos dias e muito trabalho, ainda não estaremos seguros de que a tenhamos restaurado adequadamente. Mas se a substituirmos por uma nova, isso poderia ser feito em um segundo. Tudo o que você precisa fazer é dar-me a que está danificada, e eu lhe darei uma boa. Então, tudo estará feito. Deus nos deu Seu Filho. Não precisamos esforçarnos. Uma vez que tenhamos feito a substituição, tudo fica resolvido!
 
Permitam-me dar-lhes outro exemplo. Há alguns anos comprei um relógio. A empresa que o vendeu dava dois anos de garantia. Mas o relógio ficava mais na loja do que comigo. Depois de alguns dias, o relógio quebrava e tinha de ser devolvido ao relojoeiro para que o consertasse. Isso aconteceu várias vezes. Tive de ir ao relojoeiro uma, duas, dez ou mais vezes. Por fim, fiquei exausto. O relógio havia sido consertado incontáveis vezes, mas nunca ficou bem consertado. Perguntei à empresa se podia trocá-lo por outro. Eles responderam que não podiam fazer isso; somente ofereciam-se para consertá-lo, mas o relógio nunca ficava bom. Fiquei tão esgotado que finalmente disse-lhes: "Fiquem com o relógio". A maneira humana de agir é um constante conserto. Durante os dois anos que tive o relógio, ele esteve em constante conserto. Na maneira humana não há substituição; há apenas conserto.
 
Mesmo no Antigo Testamento podemos ver que Deus não conserta nem remenda, mas substitui. Isaías 61:3 diz: "E a pôr sobre os que em Sião estão de luto uma coroa em vez de cinzas, óleo de alegria, em vez de pranto, vestes de louvor, em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem carvalhos de justiça, plantados pelo SENHOR para a Sua Glória". O método de Deus consiste em substituir. Deus não modifica as cinzas, mas as substitui por uma coroa. Ele não muda o pranto, mas o substitui por alegria. A maneira de Deus nunca é a modificação, mas a substituição.
 
Agradecemos e louvamos ao Senhor. Nós não temos conseguido mudar-nos em todos estes anos. Agora, Deus está fazendo uma substituição. É isso que significa santidade. Esse é o significado da perfeição. Esse é o significado da vitória. Essa é a vida do Filho de Deus. Aleluia! De agora em diante, a mansidão de Cristo torna-se a minha mansidão. Sua santidade torna-se a minha santidade. Doravante, Sua vida de oração torna-se minha vida de oração. Sua comunhão com Deus torna-se a minha comunhão. De agora em diante, não existe pecado tão grande que eu não possa vencer, nem tentação tão grande que não possa suportar. A vitória é Cristo; já não sou eu! Haverá um pecado tão grande que Cristo não possa vencer? Existe alguma tentação tão grande que Cristo não possa superar? Glória ao Senhor! Não temo mais. De agora em diante, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim.
 
- O PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DESSA VIDA: "UM DOM, E NÃO UMA RECOMPENSA".
 
Por favor, lembrem-se que a vitória é um dom, e não é uma recompensa.
O que é um dom? Um dom é um presente; é algo oferecido gratuitamente.
O que recebemos como fruto de nosso trabalho é um pagamento, mas o que recebemos gratuitamente sem realizar nenhum trabalho é um dom. Este se recebe gratuitamente; não tem nada a ver com o que tenhamos feito, e não temos de empreender nenhum esforço para obtê-lo; porém a recompensa requer nosso trabalho, e necessitamos esforçar-nos para obtê-la antes de poder alcançá-la. A vida vencedora à qual nos referimos não requer nenhum esforço. Podemos ver que em 1°Coríntios 15:57 se diz: "Graças a Deus, que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo". A vitória é algo que Deus preparou e nos deu. Recebemos a vitória sem custo algum de nossa parte; não necessitamos ganhá-la pelo nosso próprio esforço.
 
Irmãos e irmãs, é um erro grave pensar que a salvação obtém-se gratuitamente, e que a vitória é obtida pelo nosso próprio esforço. Sabemos que não podemos confiar em nenhum mérito ou obra nossa para ser salvos. Simplesmente precisamos achegar-nos à cruz e receber o Senhor Jesus como nosso Salvador. Esse é o Evangelho. Mesmo que pensemos que a salvação não requer obras, continuamos achando que devemos fazer boas obras depois de ser salvos. Ainda que não tentamos ser salvos pelas obras, tentamos vencer pelas obras. Mas assim como alguém não pode ser salvo pelas boas obras, também não pode vencer por elas. Deus diz que de nós não pode sair nenhuma boa obra. Cristo morreu por nós na cruz, e agora vive por nós em nosso ser. O que é da carne sempre será carne, e Deus não deseja nada que provenha dela. Achamos que a salvação se consegue por meio da morte que o Senhor Jesus sofreu por nós na cruz, que depois de salvos devemos esforçar-nos para fazer o bem e esperar pelo melhor. Mas permitam-me perguntar-lhes: "Ainda que vocês tenham sido salvos há anos, por acaso já são bons?" Louvamos ao Senhor porque a vitória é um dom Dele; é algo que nos é dado gratuitamente.
 
Em 1°Coríntios 15:56 fala-se do pecado, da lei do pecado e fala-se da morte. No versículo 57 vemos que é Deus quem nos concede a vitória. A vitória não consiste em vencer somente o pecado, mas também a lei e a morte. A redenção que Deus preparou faz-nos aptos para vencer não apenas o pecado, mas também a lei e ainda a morte. Quero dizer a vocês que esta é a boa nova: Deus concedeu essa vitória a cada um de nós!
 
Talvez você esteja buscando a maneira de vencer a tentação. Talvez esteja buscando alguma forma de vencer seu mau gênio, seu orgulho ou sua inveja. É possível que tenha passado muito tempo tentando alcançar o que deseja, mas em cada ocasião você fica frustrado. Tenho boas novas para você: a mansidão do Senhor Jesus é sua sem qualquer custo; a santidade do Senhor é sua de graça; a oração do Senhor é sua gratuitamente; tudo o que é do Senhor é seu e não lhe custa nada. Quando você recebe o Senhor Jesus, tudo que é Dele vem a ser seu. Aleluia! Se essa não é uma boa nova, que outra coisa será? É possível que você ache que tenha de se esforçar para orar sem cessar. Talvez pense que tenha de fazer um esforço enorme para ter comunhão ininterrupta com Deus. Provavelmente creia que tenha de se esforçar para desfazer-se de todas as coisas negativas e para deixar de pecar. É possível que você ache que tenha de se esforçar para controlar seu temperamento. Você pode confessar seus pecados mas não pode deixar de cometê-los. Você mente com freqüência, e apesar de seu grande esforço para acabar com esse hábito, ainda continua mentindo. Tenho encontrado muitos irmãos que confessaram que não desejam mentir, mas não conseguem mudar a si mesmos. Tão logo abrem a boca, saem mentiras. Hoje tenho uma boa notícia para vocês: Deus nos deu como presente a santidade do Senhor Jesus, deu-nos Sua perseverança, Sua perfeição, Seu amor e Sua fidelidade. Ele dá todas essas coisas gratuitamente aos que as desejam. Ele dá a você a íntima comunhão que Cristo desfruta com Ele. Concede a vida santa que Cristo viveu e também outorga a perfeição de Cristo. Todas essas coisas são dons. Se você tentar vencer por conta própria, não conseguirá nenhuma mudança, mesmo se tentar por mais vinte anos; seu mau gênio não mudará e seu orgulho ainda o acompanhará. Em vinte anos você continuará o mesmo. Deus, porém, preparou-lhe uma salvação plena. Essa salvação faz com que a perseverança de Cristo seja sua, que a santidade de Cristo seja sua, que a comunhão que Cristo tem com Deus torne-se sua e que todas as virtudes de Cristo venham a ser suas virtudes. Aleluia! Essa é a salvação que Deus preparou para você. Ele deseja dar-lhe essas virtudes gratuitamente!
 
Vocês já viram um pecador tentar salvar-se pelas obras? Eu conheci muitas pessoas assim. Quando você se encontra com um pecador, pode dizer-lhe que ele não necessita fazer nada, porque Cristo já fez tudo. Deus lhe deu o Senhor Jesus. Tudo o que ele tem de fazer é recebê-Lo e desfrutá-Lo. Do mesmo modo, irmãos e irmãs, tenho hoje um recado para vocês: vocês não precisam fazer nada; Cristo já fez tudo por vocês. Deus lhes deu Cristo. Tudo o que têm a fazer é recebê-Lo e desfrutar de Cristo. Uma vez que O recebam e O desfrutem, vocês serão vencedores. Assim como a salvação não depende de suas obras, já que é um dom gratuito de Deus, ser vitorioso também não depende das obras, porque é uma Graça concedida gratuitamente da parte de Deus. A salvação não requer absolutamente nenhum esforço de alguém. Da mesma maneira, ser vitorioso não requer nenhum esforço próprio.
 
Eis aqui uma Bíblia. Suponha que eu queira presenteá-lo com ela. As palavras dela não foram escritas por você, nem foi você quem colocou as letras douradas na capa e tampouco teve de encaderná-la. Tudo isso foi feito por outros, mas agora é um presente gratuito para você. Assim é a vitória para nós. É um dom gratuito que Deus nos dá. Não necessitamos obter por nós mesmos uma vitória gradual, nem mesmo alcançamos nossa própria santidade ou nossa própria perfeição de modo gradual. Cristo é a nossa santificação. Se há alguém vitorioso na terra, deve ter obtido tal vitória do Senhor Jesus.
 
Há pouco tempo conheci uma irmã que disse-me que, por vinte anos, havia tentado vencer seu orgulho e seu temperamento. O resultado não apenas foi derrota, mas uma decadência gradual nesses vinte anos. Ela não pôde fazer nada para melhorar. Disse-lhe: "Se você espera vencer seu orgulho e sua falta de paciência por você mesma, não conseguirá, ainda que tente por outros vinte anos. Se deseja ser livre de seu pecado, tudo o que tem a fazer é receber o dom de Deus agora. Esse é o dom gratuito de Deus para você. A única coisa que precisa fazer é recebê-Lo, e será seu. O Senhor Jesus é a vitória. Se O receber como sua vitória, você vencerá". Glória ao Senhor! Nessa oportunidade ela recebeu o dom de Deus. Precisamos perceber quão vão é nosso trabalho e que nossa vida é um fracasso. Se aceitarmos a Jesus Cristo de todo nosso coração, venceremos.
 
Romanos 6:14 é um versículo que já conhecemos: "Porque o pecado não terá domínio sobre vós; pois não estais debaixo da lei, e sim da Graça". Como pode o pecado deixar de ter domínio sobre nós? Isso só é possível quando não mais estamos debaixo da lei, e, sim, da Graça.
O que significa estar debaixo da lei? Já disse muitas vezes que estar debaixo da lei significa que Deus exige que o homem faça algo. Estar debaixo da lei implica que fazemos algo para Deus. Que significa, então, estar debaixo da Graça? Estar debaixo da Graça quer dizer que Deus faz algo para o homem. Estar debaixo da Graça implica que Deus trabalha em nosso lugar. Se temos de fazer algo para Deus, o resultado será que o pecado nos dominará. O pagamento de nosso trabalho é o domínio do pecado. Se Deus age em nosso lugar, o pecado não poderá dominar-nos. Debaixo da lei trabalhamos; debaixo da Graça é Deus quem age (trabalha). Quando Deus age, o pecado não nos domina. Quando Deus opera, há vitória. Nada que provenha do nosso próprio esforço é vitória. A vitória é algo gratuito.
 
Se há alguém aqui que esteja cansado de pecar; que esteja farto de pecar; que peca tanto que já não se comporta como cristão e que pensa que já não há mais sentido em ser cristão, direi a esse tal que tudo o que tem de fazer é receber esse dom da Graça de Deus e então será vitorioso instantaneamente. O princípio de vencer é o princípio da Graça, e não o princípio da recompensa. Uma vez que alguém receba esse dom, todos os problemas estarão resolvidos.
 
- A MANEIRA DE OBTER ESSA VIDA: "RECEBÊ-LA, E NÃO ALCANÇÁ-LA".
 
A vida vencedora é algo que se recebe; não se alcança. Essa vida somente pode ser recebida, nunca pode ser alcançada.
O que significa receber algo? Significa adquirir algo. O que significa alcançar? Alcançar implica um longo caminho. Nesse caso, só resta à pessoa avançar gradualmente, mas sem nenhuma certeza de quando chegará. Aleluia! a vitória cristã não se alcança por meio de processo gradual. Uma vez estava em Kuling com o irmão Shing-liang Yu. Juntos escalávamos lentamente uma montanha. Quanto mais subíamos, mais cansado me sentia. Depois de algum tempo, perguntei ao irmão Yu quanto faltava para chegar ao nosso destino final. Ele disse-me que não faltava muito. Porém, enquanto continuávamos subindo com muita dificuldade, nosso destino ainda não estava à vista. Cada vez que repetia a pergunta ao irmão Yu, ele respondia: "Já estamos quase chegando". Por fim, chegamos ao nosso destino. Se tivéssemos subido a montanha assentados comodamente em um carro, a situação teria sido muito diferente; e isso teria sido um "receber" em vez de um "alcançar"' o cume do Monte Kuling. A vitória é algo recebido; não é algo alcançado. Tudo o que está relacionado com o Espírito Santo só é recebido, e tudo o que está relacionado com a vitória também é recebido. Romanos 5:17 diz: "Se, pela ofensa de um e por meio de um só, reinou a morte, muito mais os que recebem a abundância da Graça e o dom da justiça reinarão em vida por meio de UM só, a saber, Jesus Cristo". De acordo com esse versículo, a vitória é um dom e só há uma coisa a fazer: recebê-Lo. A vitória não é algo que alcançamos por um processo gradual; é um dom que foi entregue em nossas mãos; não se requer nenhum esforço. Se dou essa Bíblia ao irmão Chang, quanto esforço ele tem de fazer para pegá-la? Tudo o que tem de fazer é estender a mão e a terá no mesmo segundo. Quando dou a Bíblia a você, estou lhe dando um presente. Seria necessário que você fosse até sua casa e jejuasse por isso? Teria de ajoelhar-se olhando para Jerusalém três vezes por dia e orar por isso? Teria de tomar a decisão de não mais perder a calma? Você não precisa fazer nenhuma dessas coisas. Uma vez que você recebe de coração, tudo é seu. Por quais estágios você tem de passar para receber essa Bíblia? Não tem de passar por nenhum estágio. Tão logo estenda a mão, a Bíblia será sua. A vitória é um dom, a vitória é Cristo. Você não pode alcançá-la; pode apenas recebê-la.
 
Em 1°Coríntios 1:30 temos um versículo muito conhecido. Posso inclusive dizê-lo de memória: "Mas vós sois Dele, em Cristo Jesus, o qual se nos tornou da parte de Deus sabedoria, e justiça, santificação, e redenção". A sabedoria é o tema geral e no momento o deixaremos de lado. Esse versículo diz que Deus fez Cristo tornar-se três coisas:
1 - Justiça,
2 - Santificação e
3 - Redenção.
Quando foi que Deus fez Cristo nossa justiça? Deus fez Cristo nossa justiça quando Cristo morreu na cruz. Naquele momento recebemos o Senhor Jesus como nossa justiça. Por acaso tivemos de chorar por três dias antes de recebê-Lo? Recebemo-Lo somente depois de pedir desculpas a Deus o suficiente? Graças e louvores sejam dados ao Senhor! O Filho de Deus morreu por nós. Tão logo cremos, e recebemos com todo o nosso coração.
 
Infelizmente muitos de nós ainda andamos em círculos nessa questão de receber o Senhor Jesus como santificação; estamos perdendo nosso tempo e nossos esforços. Receber o Senhor como justiça foi instantâneo. Da mesma forma, receber o Senhor como nossa santificação também é instantâneo. Se tentamos progredir lentamente, esperando que algum dia alcancemos a santificação, nunca a alcançaremos. Os que procuram estabelecer sua própria justiça nunca serão salvos. Da mesma maneira, os que procuram estabelecer sua própria santificação nunca vencerão.
 
Qual a diferença entre receber e alcançar? A única diferença está no tempo: receber é instantâneo, enquanto alcançar é gradual. Há uma história sobre um homem que roubava galinhas. No começo ele roubava sete galinhas por semana. Depois resolveu melhorar seu comportamento fazendo o possível para roubar uma galinha a menos a cada semana, esperando que quando terminasse a sexta semana já teria deixado de roubar. Ele esperava que seu hábito de roubar diminuísse gradualmente até que não roubasse mais. Deixar de roubar dessa maneira é um feito muito pobre, pois não acontece de modo instantâneo. A vitória que provém do Senhor, porém, é obtida instantaneamente.
 
A última vez que estive em Chefoo, conheci um irmão que perdia a paciência muito facilmente. Quando se aborrecia com alguma coisa, toda sua família tinha medo dele. Sua esposa, seus filhos e os que trabalhavam em seu negócio, ficavam temerosos. Até os irmãos da igreja o temiam porque ele perturbava a reunião quando se irava. Ele disse-me que não podia fazer nada quanto ao seu mau gênio. Eu respondi-lhe que se tomasse o Senhor como sua vitória, ele venceria imediatamente. Graças ao Senhor, ele aceitou essas palavras e venceu. Um dia ele me perguntou: "Irmão Nee, quanto tempo faz que estou vencendo?" Contando, verificamos que já se havia passado um mês. Em seguida disse-me: "No mês passado minha esposa ficou gravemente doente e um dia quase morreu. Anteriormente, quando meu filho se adoentava, preocupava-me tanto que caminhava de um lado da casa para o outro, meu semblante descaía e eu ficava de mau humor. Mas dessa vez, quando minha esposa ficou doente e sua pulsação estava irregular, eu falei a Deus suavemente e disse: 'Se queres levá-la, tudo bem'. Realmente não sei onde foi parar o meu mau gênio". Logo depois sua esposa melhorou um pouco, e ele chamou um acupuntor para que lhe fizesse um tratamento. Ele esteve cuidando pacientemente de sua esposa o tempo todo. No dia em que eu ia viajar, ele veio despedir-se de mim e disse-me que durante as últimas vinte horas sentia como se fosse a esposa de outro a que estava doente, pois não estava nem um pouco preocupado. Esse irmão era dono de uma fábrica de bordados e havia ali muitas operárias bastante problemáticas. Naquele mês, muitas coisas aconteceram na fábrica. Anteriormente ele teria reagido e perdido a paciência por causa dessas coisas, mas agora sentia como se não fossem seus aqueles problemas. Ele até podia sorrir ao falar disso com suas empregadas. Ele disse: "Não sei onde foi parar meu mau gênio". Isso é o que significa receber. Se fosse uma questão de alcançar, temo que não teria alcançado nem em vinte anos. Devemos dar Glória ao Senhor porque a vitória é algo que recebemos, e não algo que alcançamos. Enquanto você está neste momento lendo aqui esta mensagem, você pode receber o Senhor Jesus como sua vitória, assim que disser com todo o seu coração que O quer.
 
Uma missionária que foi à Índia, não levou consigo outra coisa senão o seu mau gênio. Perdia a paciência continuamente. Pensava que seria a última pessoa no mundo a ser paciente. Uma amiga que lhe havia ajudado muito nas coisas espirituais tinha encontrado o segredo de deixar que Cristo fosse sua vida vencedora. Ela escreveu à amiga missionária e disse-lhe que a vida vencedora é algo que se recebe. Quando a missionária recebeu a carta fez o que sua amiga lhe escrevera. Três meses depois, sua amiga recebeu uma resposta, na qual a missionária dizia: "Ao receber sua carta, reconheci de imediato que esse é o Evangelho. Cristo é minha paciência. Tão logo recebi esse Evangelho, o meu mau gênio desapareceu, mas porque eu já havia caído tão miseravelmente no passado, não me atrevia a dizer nada ainda, até que o tivesse experimentado por três meses. Os empregados de casa aqui da Índia são muito tolos e indisciplinados. Antes, quando ficava brava com eles, batia a porta na cara deles para mostrar-lhes que estava aborrecida. Agora, ao colocar em prática o que você me disse, deixei de bater a porta e não mais tenho qualquer ânimo de fazer tal coisa". Isso mostra-nos que a vitória sobre o pecado é algo que o Senhor consegue por nós. Não é necessário que façamos qualquer esforço. Se tentássemos fazê-lo por nossa própria força, não teríamos sucesso, ainda que tentássemos por cem anos.
 
Irmãos e irmãs, permitam-me repetir-lhes: a vitória não é algo que se alcança, mas algo que se recebe, a vitória é Cristo em nós.
 
- A OBTENÇÃO DESSA VIDA: "UM MILAGRE".
 
Talvez você se recorde que Paulo disse uma vez: "Porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade" (Fp 2:13). Qualquer coisa que façamos, do ponto de vista desse versículo, é segundo a boa vontade de Deus. Deus é que nos faz realizar tudo. É Deus quem efetua em nós para fazer-nos santos. Não precisamos fazer nenhum esforço, porque tudo é realizado por Deus operando em nós. A vida santa e perfeita não se produz por meio de nossos próprios esforços; é exclusivamente obra de Deus.
 
Para muitas pessoas somente um milagre pode livrá-las de sua iniqüidade. Muitas pessoas não são sensíveis a seus fracassos; não percebem quão desesperadora é sua situação. Outros têm-se rendido diante da impossibilidade de livrar-se de seu mau gênio, seu orgulho ou sua maneira de ser. Sabem que nunca conseguirão vencer a menos que Deus faça um milagre neles. Há alguém aqui que possa vencer o pecado? O método do homem consiste em reprimir o pecado, mas o de Deus consiste em fazer um milagre, tirando o velho homem e limpando todo o coração. Se compreender o significado da vitória de Deus, você transbordará de júbilo.
 
Uma irmã tinha um temperamento tremendamente incontrolável. Seu marido, seus filhos, seus empregados de casa e todos ao seu redor a temiam. Mas, apesar de tudo isso, ela era cristã. Era motivo de muito desgosto para ela ter um caráter tão explosivo. Poucos anos após ter sido salva, ela recebeu o Senhor como sua vitória. Imediatamente teve de enfrentar uma prova muito grande. No dia seguinte após receber o Senhor Jesus como sua vitória, ela acordou pela manhã e desceu à sala de estar. Seu marido e os empregados estavam colocando um lustre no teto. Apesar de o lustre ter custado muito caro, nem seu marido nem os empregados estavam sendo suficientemente cuidadosos. No momento em que ela estava descendo a escada, o lustre caiu no chão e despedaçou-se. Quando seu marido a viu chegando, ficou imóvel, esperando que ela explodisse; mas para sua surpresa, ela apenas disse: "Simplesmente varram os pedaços". Seu marido ficou maravilhado. Antes, ela teria vociferado apenas pelo fato de se ter quebrado um copo ou um pequeno prato; então pensou que dessa vez, com certeza, se aborreceria ao máximo, mas ao ver sua reação, perguntou-lhe: "Você dormiu bem essa noite? Está doente?" Ela respondeu: "Não estou doente. Deus fez um milagre em mim e tirou meu velho homem". Seu esposo respondeu: "Isso é verdadeiramente um milagre! Que grande milagre! Graças e louvores ao Senhor! Isso é um milagre!"
 
O senhor C. G. Trumbull, fundador da Sunday School Times Company, é uma pessoa experiente na vida espiritual. Ele percebeu que a vida vencedora é um milagre. Certa vez ele testificou a um presbítero que depois de receber o Senhor Jesus como sua vida, não apenas desapareceu o seu mau gênio mas também a sua vontade de irritar-se. O presbítero perguntou-lhe: "Você quer dizer que todos os seus pecados podem ser eliminados?" O senhor Trumbull respondeu-lhe: "Sim". Então o presbítero disse-lhe: "Creio que isso seja verdade em você porque creio que você diz a verdade, mas isso nunca poderia acontecer comigo". Mais tarde o senhor Trumbull convidou o presbítero para orar com ele. Depois de uma longa oração, o presbítero também recebeu o Senhor como sua vitória. Pouco depois, o senhor Trumbull encontrou-se novamente com aquele presbítero, e este lhe disse: "Nunca experimentei em minha vida o que experimentei aquela noite. Foi um milagre! Não há mais luta nem esforço, e agora minha avidez dissipou-se como fumaça e até a vontade de pecar desapareceu. Isso é verdadeiramente maravilhoso; é um milagre". Não muito tempo depois o presbítero escreveu uma carta ao senhor Trumbull e contou-lhe que havia uma má influência na junta de diretores de seu trabalho. Antigamente ele sempre tentava refrear-se; mas dessa vez, quando estava no meio da situação, não foi afetado nem sequer sentiu inclinação por tais pecados. Que milagre! O Senhor Jesus é o milagre que tanto precisamos.
 
Irmãos e irmãs, vocês têm barreiras insuperáveis? Vocês têm pecados que não conseguem controlar? Se é assim, o Senhor Jesus pode fazer o mesmo milagre em você. É bem possível que em algumas áreas você tenha-se percebido impotente durante anos, mas o Senhor pode realizar um milagre em você. Não importa se seus pecados são espirituais, carnais, mentais, físicos ou de caráter. Não importa se você consegue obedecer a vontade de Deus ou não, nem se já se consagrou ou não; também não importa se você confessou seus pecados ou não. O Senhor pode realizar esse milagre em você. Se você não consegue consagrar-se, o Senhor pode fazer com que você se consagre. Se não consegue perseverar, o Senhor pode fazê-lo perseverar. Ele pode vencer todos os pecados que mencionamos. Deus é capaz. Quando Ele faz um milagre, tudo torna-se possível.
 
- O RESULTADO DESSA VIDA: "UMA VIDA DE EXPRESSÃO, E NÃO DE REPRESSÃO".
 
O resultado de uma vida vencedora é uma vida que se expressa, e não uma vida que se reprime. O problema que há com a nossa própria "vitória"' é que ela vem principalmente mediante a repressão. Havia uma senhora idosa que sempre reprimia sua impaciência quando se irritava. Procurava manter um sorriso exteriormente, enquanto que interiormente lutava para reprimir-se. Se esse tipo de vida reprimida continuar por anos somente fará com que a pessoa sangre internamente. Toda a amargura permanece aprisionada em uma vida reprimida. Mas graças e louvores ao Senhor! Nossa vitória é uma vida de expressão, e não uma vida de repressão. Uma vida de expressão é aquela que manifesta em seu viver aquilo que a pessoa já obteve. Isso é o que quer dizer Filipenses 2:12: "Desenvolvei a vossa salvação". Antes, procurávamos resignar-nos o máximo possível, mas agora a vitória de Cristo se expressa. Antes, quanto mais nos reprimíamos, melhor pensávamos estar; agora, quanto mais expressamos, melhor é. Cristo vive em nós, e nós O expressamos em nosso viver diante dos homens.
 
A senhora Jessie Penn-Lewis tinha uma jovem amiga que era poetisa. Essa jovem era muito boa para comunicar às crianças o significado da vida vencedora. Um dia a senhora Penn-Lewis visitou-a e procurou aprender dela a maneira de ensinar as crianças. Nesse dia sua amiga convidou dezenas de crianças para comer. Depois da refeição e antes de limparem a mesa, alguém chegou repentinamente para visitá-las. A jovem perguntou às crianças: "Essa mesa está muito suja; que devemos fazer?" As crianças sugeriram cobrir a mesa suja com uma toalha limpa. Ela concordou e cobriu a mesa suja com uma toalha limpa. Assim que a visita foi embora, ela perguntou às crianças: "O visitante viu a sujeira da mesa?" As crianças responderam: "Não". Em seguida perguntou-lhes outra vez: "Apesar de o visitante não ter visto nada sujo, a mesa estava suja?" Elas responderam: "Sim". Embora o visitante não tivesse visto nada sujo, de qualquer maneira a mesa continuava suja.
 
Irmãos e irmãs, muitas pessoas não se importam em estar sujas por dentro, mas não gostam de estar sujas por fora. Os olhos dos homens não podem ver os pensamentos nem as intenções do nosso coração. Achamos que somos vitoriosos. É possível que outros nos louvem pela nossa humildade; e até podemos pensar que de fato somos humildes. Talvez tenhamos aparência de ser muito pacientes, mas na realidade tudo está meramente bem escondido no interior. Preciso dizer-lhes com toda franqueza que não há vitória quando reprimimos tudo dentro de nós. Só pode haver vitória quando nós saímos e Cristo entra. A vitória é algo que se expressa.
 
Havia uma irmã que facilmente perdia a paciência. Um dia sua empregada doméstica quebrou um vaso de flores. Imediatamente a irmã foi até sua cama e pôs-se debaixo da coberta tentando não perder a calma. Essa é uma vida de repressão.
Pode ser que um vendedor ambulante bata em sua porta para vender-lhe frutas. Você possivelmente lhe diga que não quer comprar nada e em seguida peça-lhe que se vá. Talvez o vendedor venha uma segunda vez e você de novo lhe diga não, e peça-lhe que se vá. De repente, lá vem ele, pela terceira vez. Ele continua vindo porque quer vender suas frutas. Ele pode até controlar-se e não perder a paciência. Mas isso não significa vencer; isso não é vitória. É simplesmente uma tática de vendas. Reprimir seu temperamento não é vitória. Cristo vence purificando o coração do homem; portanto, a vitória significa pureza no coração.
 
Um irmão de mais de cinqüenta anos havia lido os ensinamentos de Confúcio por toda sua vida. Ele se havia tornado cristão havia mais de três anos. Embora tivesse crido na purificação efetuada pelo sangue do Senhor, não conhecia a diferença entre a vida cristã e o confucionismo. De acordo com Confúcio, a única maneira de autocultivar-se é exercer domínio próprio; é procurar ser santo reprimindo-se e autocultivando-se. Depois de tornar-se cristão, esse irmão continuava tentando reprimir-se. Sempre procurava não olhar seus problemas, até eliminá-los completamente. Mas depois experimentou o caminho da vitória. Recebeu o Senhor como sua vitória.
Ele testificou que a vitória não tinha nada a ver com ele. A vida cristã é diferente de todas as religiões. A diferença não está meramente na cruz, mas no fato de que temos um Cristo vivo em nós. Podemos pregar a doutrina da redenção e também um Cristo vivo. A pessoa que mencionamos era um verdadeiro discípulo de Confúcio e nada do seu interior havia sido exposto. No entanto, ele agora dá testemunho de que consegue deixar de lado seu eu; já não precisa reprimir-se e seus problemas já não vêm à tona.
 Irmãos e irmãs, tenho de dizer aleluia a isso! A vitória é abrir mão do nosso "eu" e da nossa própria "expressão". A vida vencedora não é outra coisa senão o próprio Cristo.
 
Esses cinco pontos caracterizam essa vida. Por fim, permitam-me falar-lhes com franqueza. Lembrem-se por favor que a vitória, assim como a salvação, é específica. Uma pessoa a experimenta numa data específica. Você foi salvo em data definida (embora, obviamente, há alguns que se esqueceram do mês e do dia em que foram salvos). Você também deve registrar a data em que venceu. Deve ser também uma data específica. Todos devem ter uma data específica na qual venceram; essa é uma porta específica pela qual alguém passa. Ou você passou por ela ou ainda não fez isso. Não há lugar para um "talvez" nesse assunto. Ninguém neste mundo é "talvez" salvo; se uma pessoa é salva, é salva. Do mesmo modo, ninguém neste mundo é "talvez" vitorioso; se alguém venceu, venceu. Os que "talvez" venceram, não venceram mesmo. Todos precisamos passar por essa porta. Não posso dizer-lhes mais no momento. No futuro, veremos que a vitória não só é uma questão individual; há algo maior nisso. No momento, porém, essa razão é mais que suficiente para vencermos.
 
Livro: "A Vida Que Vence" - (Watchman Nee)
 
Jesus Cristo é o Senhor, o único e suficiente Salvador.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário