A SALVAÇÃO DA ALMA - Parte 7 de 10

 

Hebreus 10:38 e 39
 
"Mas o justo viverá da fé" (Hb 10:38a). O justo aqui é aquele que crê no Senhor Jesus e é salvo: pessoas como você e eu. Viver pela fé significa que o pecador salvo deve viver dia a dia pela fé.
"E se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele" (Hb 10:38b). O "ele" aponta para o justo mencionado antes. Somente o crente tem a possibilidade de recuar. Este justo que já é salvo pode recuar. A palavra "minha" se refere a Deus, porque Deus não tem prazer por uma pessoa justa que recua.
 
"Nós, porém, não somos daqueles que recuam para a perdição, mas daqueles que crêem para a conservação da alma" (Hb 10:39). Para qual dimensão este recuará? Nós os que cremos nunca pereceremos pois já temos a vida eterna; no entanto existe a possibilidade de recuarmos para a perdição. O que é, então, a perdição? Não significa que nos tornemos não salvos; entretanto, significa uma perda de todas as coisas, o ser fendido até o alicerce e ter todas as coisas abaladas. "Mas daqueles que crêem para a conservação (ganho) da alma." - Aqui novamente a Bíblia fala da ganhar (salvar) a alma, e uma vez mais a escolha é posta diante de nós. Podemos nos retirar para a perdição ou nos pressionar para a salvação da alma.
 
Algumas pessoas consideram a frase "recuar para a perdição" como muito desagradável, e por isso elas afirmam que tais palavras não se aplicam aos cristãos. Entretanto somente os cristãos podem recuar para a perdição; os pecadores estão atrás e tão distantes que se pode corretamente perguntar: Para onde mais eles podem recuar? Todos os que não crêem no Filho já estão condenados. Somente os cristãos têm a possibilidade de recuarem para a perdição. O que um crente faz na terra deverá ser recompensado. Contudo, se ele recuar, ele sofrerá perda. Mesmo que ele tenha pregado no nome do Senhor, expulsado demônios no nome do Senhor, e feito muitas maravilhas e milagres em nome do Senhor, o Senhor não o reconhecerá mas ao contrário Ele lhe dirá: "Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade" (Mt 7:23).
 
"Nós, porém, não somos daqueles que recuam para a perdição, mas daqueles que crêem para a conservação da alma" (Hb 10:39). A salvação da alma é devida à fé. Que tipo de fé? O que significa ter fé para a salvação da alma? Vamos ler Hebreus 11, que declara: "Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem" (Hb 11:1). Isto é a fé que salva a alma, a fé através da qual o justo vive: por favor, note que o capítulo 11 segue imediatamente depois do fim do capítulo 10 o qual estávamos estudando. Esta fé é "o firme fundamento das coisas que se esperam" e não fé de crer em Jesus. Esta fé é "a prova das coisas que não se vêem" e não a crença no Senhor Jesus Cristo. Muitas vezes o apóstolo João fala "aquele que crê no Filho tem a vida eterna" ele fala de crer no Senhor. No entanto aqui, a Bíblia fala sobre coisas que se esperam e não se vêem.
 
O que são estas coisas? Vamos ler adiante em Hebreus capítulo 11: "Todos estes morreram na fé, sem terem alcançado as promessas; mas tendo-as visto e saudado, de longe, confessaram que eram estrangeiros e peregrinos na terra. Ora, os que tais coisas dizem, mostram que estão buscando uma pátria" (Hb 11:13-14). Pode vê-la agora? Aqui nos é dito que tipo de fé é esta. É crer que Deus tem preparado uma cidade no Reino para eles, é crer que neste mundo eles são nada mais que estrangeiros e peregrinos, é crer que sua pátria não está neste mundo, e é crer que sua herança está no futuro e não nesta presente era. Esta cidade fortificada nunca cairá. Os justos crêem neste fato dia a dia, e eles dia a dia vivem por esta fé. E fazendo assim, a alma está sendo salva por esta fé. Que pena que muitos crentes se esquecem que eles são somente estrangeiros e peregrinos nesta era!
   
(Livro: "A Salvação da Alma" | Watchman Nee)
Jesus é o Senhor!
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário