A SALVAÇÃO DA ALMA - Parte 5 de 10

 

"Pela vossa perseverança ganhareis as vossas almas" (Lc 21:19).
"Quem ama a sua vida, perdê-la-á; e quem neste mundo odeia a sua vida, guardá-la-á para a vida eternal" (Jo 12:25).
"Nós, porém, não somos daqueles que recuam para a perdição, mas daqueles que crêem para a conservação da alma" (Hb 10:39).
"Alcançando o fim da vossa fé, a salvação das vossas almas" (1Pe 1:9).
 
Quando lemos Lucas 21:5 a 19 podemos prontamente perceber que esta passagem da escritura fala de salvação da alma; "Pela vossa perseverança ganhareis as vossas almas" (Lc 21:19). Sempre que a Bíblia fala sobre salvação, ela enfatiza a fé. Aqui, no entanto, é dito que pela perseverança ganhamos nossa alma. Deve haver conseqüentemente uma diferença entre salvação da alma e do espírito.
 
Se me lembro corretamente, o evangelho segundo João menciona em 35 ocasiões que aquele que crer tem vida eterna. Em todo o Novo Testamento há não menos de 150 exemplos onde aparece esta declaração como crer e ser justificado, crer e ter a vida eterna, crer e ser salvo, e assim por diante. Aqui, porém, se fala de perseverança. Perseverança é obra, não fé. Por esta razão a salvação da alma é bastante diferente de ter simplesmente vida eterna.
 
Vamos ler cuidadosamente e considerar como esta passagem de Lucas 21 fala da salvação da alma:
 
"E falando-lhe alguns a respeito do templo, como estava ornado de formosas pedras e dádivas, então Jesus disse: Quanto a isto que vedes, dias virão em que não se deixará aqui pedra sobre pedra, que não seja derribada. Perguntaram-lhe então: Mestre, quando, pois, sucederão estas coisas? E que sinal haverá, quando elas estiverem para se cumprir?" (Lc 21:5-7). O templo mencionado aqui é o templo sagrado de Jerusalem.
"Perguntaram-lhe então:" - refere-se aos discípulos.
"Estas coisas" - aponta para a destruição do templo nos dias - que o Senhor disse que viriam - quando não ficaria pedra sobre pedra. O versículo 7 merece atenção especial. A questão parece ser similar a que está registrada na passagem paralela de Mateus 24, ainda que exista uma  grande diferença entre elas. Portanto vamos comparar as duas passagens mais de perto:
 
"E estando Jesus sentado no Monte das Oliveiras, chegaram-se a Ele os seus discípulos em particular, dizendo: Declara-nos quando serão essas coisas, e que sinal haverá da Tua vinda e do fim do mundo" (Mateus 24:3). Em Mateus 24 não fala somente sobre a destruição de Jerusalém mas também da vinda do Senhor e do fim do mundo; enquanto em Lucas 21 trata exclusivamente da destruição de Jerusalém. Em Lucas, os discípulos perguntaram somente quando estas coisas acontecerão (que significa dizer, quando a destruição de Jerusalém irá ocorrer) e quais serão os sinais quando estas coisas estiverem por acontecer. Não há uma palavra colocada inquirindo sobre a volta do Senhor ou do fim do mundo.
 
Vamos nos relembrar que nas questões em Mateus são levantados estes itens:
 
1° - Quando serão estas coisas?
2° - Qual será o sinal da vinda do Senhor?
3° - Qual será o sinal do fim do mundo?
 
Em Lucas, por outro lado, a pergunta é feita em apenas um item; que é, "quando, pois, sucederão estas coisas? E que sinal haverá, quando elas estiverem para se cumprir?". Portanto a questão registrada em Lucas é a mesma somente na primeira questão mencionada em Mateus.
 
A destruição de Jerusalém foi subseqüentemente cumprida em 70 D.C (depois de Cristo). O que o Senhor declarou a respeito de que não ficaria pedra sobre pedra está desde então cumprida.
 
"Respondeu então Jesus: Acautelai-vos; não sejais enganados; porque virão muitos em meu nome, dizendo: Sou eu; e: O tempo é chegado; não vades após eles. Quando ouvirdes de guerras e tumultos, não vos assusteis; pois é necessário que primeiro aconteçam essas coisas; mas o fim não será logo" (Lucas 21:8-9). Este é o aviso que o Senhor dá aos seus discípulos para serem cuidadosos durante o período que é o "tempo é chegado" para destruição de Jerusalém. A história da igreja prova que depois da ascensão do Senhor Jesus houve muitos que falsamente se proclamaram ser Cristo. Por isso o Senhor quer que os seus saibam que embora muitos falsamente se proclamarão como Cristo e embora haja notícias de guerra e tumultos, o fim não será logo.
 
"Então lhes disse: Levantar-se-á nação contra nação, e reino contra reino; e haverá em vários lugares grandes terremotos, e pestes e fome; haverá também coisas espantosas, e grandes sinais do céu. Mas antes de todas essas coisas vos hão de prender e perseguir, entregando-vos às sinagogas e aos cárceres, e conduzindo-vos à presença de reis e governadores, por causa do Meu Nome" (Lc 21:10-12). Tudo isto foi cumprido na era apostólica; como os discípulos foram presos, perseguidos, flagelados, encarcerados - e como eles foram levados diante dos reis e dos príncipes.
"Isso vos acontecerá para que deis testemunho" (versículo 13). Eles então sofreram para que tivessem a oportunidade de testemunhar. Como eles de fato testificaram nas sinagogas. Como Paulo testificou diante de Felix e também diante dos que estavam em Roma.
 
"Proponde, pois, em vossos corações não premeditar como haveis de fazer a vossa defesa; porque eu vos darei boca e sabedoria, a que nenhum dos vossos adversários poderá resistir nem contradizer. E até pelos país, e irmãos, e parentes, e amigos sereis entregues; e matarão alguns de vós; e sereis odiados de todos por causa do meu nome. Mas não se perderá um único cabelo da vossa cabeça" (versículo 14 a 18). Aqui o Senhor profetisa o que eles experimentariam mais tarde.
 
"Pela vossa perseverança ganhareis as vossas almas" (versículo 19). Neste último assunto, os discípulos são responsabilizados. Quando todos estes sofrimentos e perseguições vierem sobre eles, eles precisam manter sua perseverança. E assim eles ganharão suas almas.
 
Aqui este assunto de ganhar nossas almas significa nada mais do que reinar com Cristo e gozar na Glória juntos quando da volta do nosso Senhor. Porque se ganhar nossas almas significasse o mesmo que termos vida eterna, então o que é dito aqui no versículo 19 ("Pela vossa ... ") seria totalmente incompreensível. Por crer, alguém pode ter a vida eterna; e então ele é salvo. Mas no versículo 19 nos é dito que para alguém ganhar a sua alma a pessoa deve suportar com perseverança todos estes sofrimentos.

(Livro: "A Salvação da Alma" | Watchman Nee)
Jesus é o Senhor!
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário