10 - O PRIMEIRO PASSO PARA A VITÓRIA É A COMPREENSÃO DE QUE NÃO SOMOS CAPAZES.



"Sabes os mandamentos: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não dirás falso testemunho, honra a teu pai e a tua mãe. 
E disse o Jovem: Todas essas coisas tenho observado desde a minha mocidade.
E quando Jesus ouviu isto, disse-lhe: Ainda te falta uma coisa; vende tudo quanto tens, reparte-o pelos pobres, e terás um tesouro no céu; vem, e segue-me.
Mas, ouvindo o Jovem isto, ficou muito triste, porque era muito rico.
E, vendo Jesus que ele ficara muito triste, disse: Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas!"
(Lucas: 18:20-24).

É bem possível que o jovem de posição pudesse cumprir cinco ou até quinhentas condições, mas Deus colocou algo diante dele para mostrar-lhe que não era capaz. Amigos, o primeiro passo para a vitória é compreender que não somos capazes. Uma vez que compreendamos que somos impotentes, teremos dado o primeiro passo. Todos os nós temos algo que não conseguimos vencer. É estranho que sempre fracassemos nisso. Para alguns é o seu mau gênio, seus pensamentos impuros, sua loquacidade, sua incapacidade para levantar-se cedo, suas opiniões desregradas, sua inveja ou seu orgulho. Não entendemos por quê, mas sempre há algo que alguém não consegue vencer. Todos os que desejam vencer, precisam descobrir diante de Deus aquilo que lhes falta. A cada um falta "uma coisa" em particular. Carece, ao menos, de "uma coisa". Às vezes há mais coisas. Quando estivermos diante de Deus, Ele nos mostrará que não somos capazes.
Uma irmã tinha um grande desejo de vencer. Ela lidou com muitas coisas diante de Deus. Todos os dias escrevia cartas aos outros desculpando-se pelos seus maus atos e todo dia ela subia uma montanha para orar. Sempre que descia da montanha eu perguntava-lhe se havia vencido seu obstáculo. Ela dizia-me que havia cavado outra "sepultura" na montanha e que havia enterrado ali mais uma coisa. No dia seguinte, quando perguntava-lhe a mesma coisa, ela me dizia que tinha encontrado mais pecados e que havia tentado vencer. Por mais de vinte dias ela lidou com seus pecados. Por fim perguntei-lhe: "Está acabando? Ela respondeu: "Depois de tanta luta, acho que quase venci". Em seguida, eu disse em particular a uma irmã cooperadora: "Espere apenas um pouco e você verá". Um dia fui à casa daquela irmã e a vi muito triste. Não perguntei-lhe qual era a razão. Sempre é bom estar triste e nem sempre é sábio impedir que uma pessoa se entristeça. Desse modo eu não lhe disse nada. Isso continuou por seis dias. E todos os dias ela estava bem triste.
Depois de seis dias um irmão convidou todos nós para um jantar. A irmã também foi convidada. Ela foi, mas não comeu quase nada. Estava sentada na minha frente e sorria, mas na realidade sentia-se muito triste em seu coração. Nesse dia havia lá mais de vinte irmãos e apenas três irmãs. Eu havia escrito uma nova canção e depois de jantarmos pedi àquela irmã que a tocasse no piano. Depois de tocar duas estrofes, de sua face começaram a correr lágrimas. Deixei-a chorar e não disse nada. Depois de alguns minutos perguntei-lhe: "Que está acontecendo?" Ela disse: "Não tem jeito! Não consigo vencer uma coisa, não importa o quanto tente". Ela era uma irmã tímida, mas chorou ali diante de vinte irmãos ou mais. Ela não podia conter-se e continuou chorando. Perguntei-lhe o que era que não conseguia vencer. Ela Disse que havia lutado com uma coisa por uma semana, mas não havia conseguido vencê-la. E disse: "Irmão Nee, nas últimas semanas, todos os dias, tenho lutado com meus pecados". Eu podia testificar que ela verdadeiramente havia lutado com seus pecados. Ela continuou: "Mas apesar de tudo o que fiz a semana passada, não consegui vencer esse pecado". Pensei que se tratasse de um pecado muito grande. Perguntei-lhe o que não havia conseguido vencer. Ela respondeu: 
"Trata-se de uma coisa muito pequena. Mas não consigo tirá-la de mim. Tenho tido esse hábito desde a juventude. Eu gosto de beliscar entre as refeições. Depois do café da manhã gosto de comer um pouquinho aqui, outro acolá. Antes da hora do almoço me dá um desejo enorme de comer algum petisco. Depois do almoço ainda quero comer algo, e antes de deitar-me à noite fico procurando mais coisas para comer. Nesses últimos dias, percebi que tenho de dar um basta a isso tudo. Não posso comer continuamente. Então comecei a tentar resolver isso; tentei por seis dias e no entanto fracassei. Sou pior que meus três filhos. Assim que vejo algum petisco, pego e como. Não consigo conter-me". Ela chorava enquanto falava. Mas, escutando isso, fiquei muito contente e ri. Estava muito contente. Enquanto ela chorava, alguns irmãos saíram e algumas irmãs tentaram evitar a cena. Ela chorava amargamente, mas eu ria sem parar; enquanto ela chorava, eu ficava rindo. Ela perguntou-me porque eu estava tão contente. Eu lhe disse: "Estou contente, e meu coração pula de alegria. Irmã, você está convicta de que não é capaz? Você percebeu sua incapacidade em apenas vinte ou mais dias? Dou Graças a Deus porque você finalmente descobriu que não pode fazer nada. Deixe-me dizer-lhe uma coisa: Quando você é incapaz, Ele se torna capaz. Esse é o princípio da vitória". Uma hora depois ela rompeu a barreira e entrou plenamente na experiência da vitória.

A maneira de vencer é ver que sempre falta uma coisa. Você pode pensar que está certo nisso ou naquilo. Possivelmente pense que possa fazer algo, mas Deus terá de demonstrar-lhe que não pode fazer nada. Irmãos e irmãs, todos os que desejam vencer, precisam descobrir primeiro aquilo que não podem fazer. Você só pode descobrir sua incapacidade por meio dessas coisas muito particulares, pessoais. Você tem algum pecado específico? Há em sua vida um pecado que você não consegue vencer? Os que são muito genéricos nesse assunto nunca poderão passar pela porta da vitória. Você precisa conhecer suas fraquezas específicas. Isso demonstrará a você que precisa vencer alguma coisa. Para alguns é o orgulho. Para outros é a inveja. Para outros pode ser sua sensibilidade, pois qualquer pequena mudança os afeta. Para alguns são os seus pensamentos impuros. Para outros é sua loquacidade exagerada. Para outros é sua meticulosidade excessiva. Alguns gostam de falar dos outros e espalhar boatos. Outros não conseguem controlar seu corpo. Sempre há algo que alguém não consegue vencer. Após esta reunião da manhã, espero que ao voltar para casa você escreva em sua Bíblia as seguintes palavras: "Uma coisa ainda te falta". Você tem de descobrir qual é.

Ao jovem rico de Lucas capítulo 18 faltava vender tudo o que tinha. Temo que alguns de nós também sejam

incapazes de abrir mão do dinheiro. Para alguns talvez o problema não seja o dinheiro, mas ainda lhes falta uma coisa. Se seu problema não é o apego ao dinheiro, qual é então? Escreva o pecado que lhe é impossível vencer. Se você sabe onde está sua fraqueza, poderá ser específico diante de Deus quanto a vencer tal pecado. Todos devem conhecer onde está sua fraqueza específica. Toda pessoa tem sua fraqueza específica e deve pedir a Deus que a ilumine e lhe mostre sua fraqueza. Cada um tem pelo menos uma coisa que não consegue vencer. Para algumas pessoas pode ser mais de uma coisa. Você tem de descobrir o que não consegue vencer. Uma vez que você perceba que não consegue, verá que Deus, sim, consegue. Se você não vê sua própria fraqueza, você não verá o poder de Cristo.

Irmãos e irmãs, por que Deus deixou uma ou duas coisas não-resolvidas em nossa vida? É para mostrar-nos que não somos capazes de fazer nada por nós mesmos. Esse é um princípio geral nas Escrituras e é um princípio muito importante. Quando declaramos que o Senhor Jesus foi crucificado por nós, é muito fácil esquecer que ao mesmo tempo esse mesmo princípio opera. Deus sabe que você é impotente e que eu sou impotente. Ele sabe que nada de bom procede da carne. Ele sabe disso há muito tempo, mas parece que nós não sabemos. Nós não compreendemos que nada de bom provém da carne. Como resultado, continuamos esperando e procurando fazer o possível para agradar a Deus.
Deus sabe que nossa carne é inútil. Nós, porém, ignoramos esse fato. É por isso que Ele deu-nos a lei. O propósito da lei é demonstrar ao homem que ele é pecaminoso e impotente. Deus sabe que não podemos guardar a lei. A lei foi dada para que a quebrássemos. Deus sabe que vamos quebrar a lei, mas nós não o sabemos. Por isso Ele deu-nos a lei e permitiu que a quebrássemos. É assim que ficamos sabendo o que Deus já sabe, e é assim que nos conscientizamos de nossa incapacidade. Como cristãos declaramos que estamos acima da lei. Achamos que os dez mandamentos são a lei, mas esquecemos que todos os mandamentos do Novo Testamento também são a lei. Por meio desses mandamentos Deus nos demonstra que não podemos cumpri-los. Deus tem de levar-nos ao ponto em que confessemos que não conseguimos. Só aí poderemos então reconhecer a sabedoria de Deus ao crucificar-nos em Cristo, e só aí compreenderemos que somos inúteis e que a única maneira de solucionar nosso problema é a morte. Se não for assim, pensaremos ser um erro Deus ter-nos crucificado, porque ainda pensamos que podemos fazer alguma coisa.

É por isso que Romanos capítulo 7 é tão valioso. A pessoa descrita em Romanos 7 estava numa constante luta. Porque ela lutava? Porque estava ainda cheia de esperança em si mesma, embora Deus já tivesse perdido a esperança nela. Aquele homem tentava agradar a Deus e guardar a lei. Mas o resultado foi um fracasso total. Por fim, teve de reconhecer quão sábio Deus foi ao crucificá-lo. Era correto Deus crucificá-lo. Deus disse que tal homem devia morrer e o homem reconheceu que devia morrer. Muitos cristãos não vencem porque não fracassaram o suficiente. Ainda não cometeram pecados o suficiente; por isso não venceram. Se cometessem mais pecados, ser-lhes-ia mais fácil vencer. Se vissem a corrupção da carne, ser-lhes-ia mais fácil vencer. A pessoa de Romanos 7 estava tão desesperada que finalmente clamou e disse: "Quem me livrará do corpo desta morte?" Ele percebeu que não conseguiria, e assim perguntou se alguém o poderia livrar do corpo da morte. Quando descobriu que era uma questão de "alguém", já estava no caminho para a vitória. Uma vez que viu que havia "alguém", este poderia resgatá-lo imediatamente. Portanto, irmãos e irmãs, a primeira coisa que temos de ver é que de acordo com o ponto de vista de Deus somos absolutamente inúteis diante Dele. Deus vê que somos absolutamente inúteis. Do mesmo modo, precisamos ver-nos como absolutamente inúteis. Se não virmos nossa absoluta incapacidade, nunca aceitaremos a avaliação que a cruz faz e nunca poderemos dizer que estamos crucificados juntamente com Cristo nem que já não sou eu quem vive. Se ainda temos esperança em nós, isso significa que achamos que ainda somos úteis e não diremos: "Já não sou eu".

Livro: "A Vida Que Vence" - (Watchman Nee).

Jesus é o Senhor!
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário