39 - OS PODERES DO MUNDO VINDOURO - Parte 1 de 2.



Mensagem 39
"OS PODERES DO MUNDO VINDOURO" 
Parte 1/2.

O que quer dizer o escritor de Hebreus quando afirma que os cristãos "provaram... os poderes do mundo vindouro" (Heb. 6:5)? Todos nós concordaríamos de imediato que há uma esplêndida época futura pela qual esperamos. Nela o reino que está agora "sobre vós" em termos dos poderosos atos do Espírito de Deus (Mat. 12:28), tornar-se-á então universalmente visível e indubitável. O reino do mundo transformar-se-á no reino de nosso Deus e do Seu Cristo (Apocalipse 11 :15). Mas o que, imaginamos, são esses "poderes" que agora somente provamos, mas não podemos ainda banquetear-nos com eles? São claramente para serem recebidos e gozados, pois a palavra "provar" implica não só em uma doutrina para ser pensada e analisada, mas também em algo subjetivamente experimentado. Esses poderes são os preliminares de um banquete do qual há muito mais por vir, contudo comemos somente um pouco.
Poderíamos fazer uma lista das coisas que a Escritura relata. Há uma salvação a ser revelada no último tempo (1°Pedro 1:5). Há um novo aspecto da vida eterna no mundo vindouro (Lucas 18:30). Há um repouso para o povo de Deus (Hebreus 4:9). Haverá a ressurreição e renovação de nossos corpos mortais (Romanos 8:23; 1°Coríntios 15:14). Haverá um dia no qual tudo o que faz os homens tropeçarem será removido (Jeremias 31:9; Isaías 57:14; 62:10). Haverá um tempo em que todos conhecerão ao Senhor do menor ao maior (Jeremias 31:34; Hebreus 8:11) e quando verdadeiramente a terra se encherá do conhecimento da glória do Senhor, como as águas cobrem o mar (Isaías 11:9; Habacuque 2:14). De todas essas coisas temos agora um real antegozo em Cristo, mas não as vemos em sua totalidade.

As considerações seguintes são mais diretamente relacionadas a este nosso estudo. A epístola aos Hebreus aplica a nosso Senhor Jesus as palavras do Salmo capítulo 8: "Todas as coisas sujeitastes debaixo do Seus pés", e então continua muito francamente, para expressar o que a experiência geralmente nos compele a admitir, ou seja, que "ainda não vemos todas as coisas a Ele sujeitas" (Hebreus 2:8). Mas ao lado destas duas afirmações contrastantes; devemos colocar também aquela de Jesus em Lucas 10:19, onde Ele já concede a Seus discípulos "autoridade... sobre todo o poder do inimigo". Certamente isto nos promete em antegozo atual daquele dia futuro que ainda não vemos. Novamente no mesmo capítulo do evangelho está registrado que Jesus disse: "Eu via a Satanás caindo do céu como um relâmpago" (Lc. 10:18). Este acontecimento em Apocalipse 12:9, parece ser colocado por João em um futuro distante. Contudo, claramente Jesus deixa implícito que, do ponto de vista da Igreja que testemunha, isso já é em certo sentido um fato presente. Além disso, em capítulo posterior de Apocalipse, é mostrado a João um dia em que Satanás será preso com uma corrente por mil anos (Apocalipse 20:1-4). Contudo, Jesus fala do valente como já preso, de modo que podemos já agora entrar em sua casa e roubá-la (Mt. 12:29). São afirmações significativas, pois é certo que se possuímos salvação e vida eterna no presente, como certamente possuímos, então também deveríamos estar experimentando hoje alguns antegozos desses "poderes" futuros. Pois embora ainda não manifestos universalmente, é claro que são frutos da cruz e ressurreição de Cristo que devem ser, pelo menos em princípio, atual possessão da Igreja de Cristo.


Livro: "Não Ameis o Mundo". (Watchman Nee)

Jesus é o Senhor!
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário