24 - FOMOS CHAMADOS PARA FORA DO SISTEMA MUNDIAL.



Chamo agora sua atenção para as palavras que Jesus dirigiu aos judeus em João 8:23: "Vós sois cá de baixo, Eu Sou lá de cima; vós sois deste mundo, Eu deste mundo não sou". Desejo que notemos aqui de modo especial o uso das palavras "de" e "deste". A palavra grega em cada caso é ek, que significa "fora de", e indica origem.

Ek tou kosmos é a expressão empregada: "de, ou deste ou fora de, deste mundo". Assim o sentido da passagem é: "Vosso lugar de origem é de baixo; meu lugar de origem é de cima. Vosso lugar de origem é este mundo; meu lugar de origem não é este mundo". A questão não é: você é uma pessoa boa ou má? Mas, qual o seu lugar de origem? Não perguntemos, isto está certo? Ou, isto está errado? Mas, de onde se originou? É a sua origem que determina tudo. "O que é nascido da carne, é carne; e o que é nascido do Espírito, é espírito" (João 3:6).
Assim, quando Jesus volta-se para os Seus discípulos, Ele pode dizer, usando a mesma preposição grega, "se vós fosseis do mundo (ek tou kosmos) o mundo amaria o que era seu; como, todavia, não sois do mundo, pelo contrário dele vos escolhi, por isso o mundo vos odeia" (João 15:19).

Temos aqui a mesma expressão, "não sois do mundo", mas além disso, temos outra expressão ainda mais forte, "dele vos escolhi". Nesta última citação há uma ênfase dupla. Como antes há um ek, "fora de", mas somando-se a isto o verbo "escolher", eklego, que contém em si outro ek. Jesus está dizendo que Seus discípulos foram "escolhidos, fora do mundo".

Há este duplo ek na vida de cada cristão. Fora daquela vasta organização chamada kosmos (mundo), fora de toda a grande massa de indivíduos que pertencem ao mundo e que estão envolvidos nele, para fora de tudo isso é que Deus nos chamou. Daí vem o nome "igreja", ekklesia, os que Deus "chamou para fora". Do meio do grande kosmos (mundo) Deus chama um aqui e um ali; e todos os que Ele chama, chama para fora do mundo. Não existe tal coisa como um chamado de Deus que não seja um chamado "para fora" do mundo. A igreja é ekklesia. Na intenção Divina, não há klesia à qual falte esse ek.

Se você é alguém que foi chamado, então foi chamado para fora do mundo. Se Deus o chamou, chamou-o para viver em espírito, fora do sistema mundial. Estávamos originalmente naquele sistema satânico, sem meios de sair; mas fomos chamados, e esse chamado trouxe-nos para fora do mundo.


Livro: "Não Ameis o Mundo". (Watchman Nee)

Jesus é o Senhor! 
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário