20 - BATIZADOS EM CRISTO JESUS.



Pois, louvado seja Deus, há um lado positivo glorioso em tudo isto. Somos salvos "por meio da ressurreição de Jesus Cristo”, o qual, Pedro continua: "depois de ir para o céu, está à destra de Deus, ficando-lhe subordinados anjos, e potestades, e poderes" (1°Pe 3:22). Deus colocou Seu Filho Jesus Cristo como superior a todas as coisas, e fez de todas autoridades súditos Seus. Um Deus que é capaz de fazer isso é muito capaz para trazer-me, corpo e alma, para esse outro Reino que é em Seu Filho.
Assim, para recapitularmos, temos aqui dois mundos. Por um lado, há o mundo de Adão, mantido firmemente em escravidão a Satanás; por outro lado, há a nova criação em Cristo, a esfera de atividade do Santo Espírito de Deus.

Como você e eu saímos de uma esfera, Adão, para a outra, Cristo? Se você não tiver certeza de como responder a essa pergunta, posso fazer-lhe outra? Como você entrou em Adão, em primeiro lugar? Pois o caminho da entrada indica o da saída.
Você entrou para a esfera de Adão nascendo na raça de Adão. Como você sai? Obviamente, pela morte. E como, da mesma forma, você entra na esfera de Cristo? A resposta é a mesma: pelo nascimento. O modo de entrar para a família de Deus é pelo novo nascimento para uma esperança viva, através da ressurreição de Jesus Cristo (1°Pe. 1:3). Tendo ficado unido ao Senhor Jesus Cristo pela semelhança de Sua morte, você também está unido a Ele pela semelhança de Sua ressurreição (Rom. 6:5). A morte coloca um fim ao seu relacionamento com o velho mundo, e a ressurreição o coloca em contato vivo com o novo.


Finalmente, o que ocupa a brecha? Qual a pedra de ligação entre esses dois mundos? Não é o sepultamento? "Fomos, pois sepultados com Ele na morte pelo batismo" (Rom. 6:4). Por um lado, há uma inflexível determinação quanto às palavras "sepultados na morte".
Minha história em Adão já foi concluída na morte de Cristo, de forma que quando saio daquele sepultamento posso dizer que sou um homem "acabado”. Mas posso dizer mais, pois, louvado seja Deus, não é menos verdade que há o outro aspecto. Desde que "Cristo foi ressuscitado dentre os mortos", quando saio da água e vou embora, posso caminhar em novidade de vida (Rom. 6:4).

Esse duplo efeito da cruz está implícito também nas palavras precedentes em Romanos 6:3: "Ou porventura, ignorais que todos os que fomos batizados em Cristo Jesus, fomos batizados na Sua morte?" Aqui, em uma só frase, os dois aspectos do batismo são novamente aludidos. É batismo em duas coisas. Primeiro, nós que cremos fomos "batizados na sua morte".
Este é um fato tremendo, porém é tudo? De modo nenhum, pois em segundo lugar o mesmo versículo diz que nós fomos "batizados em Cristo Jesus”. Um batismo na morte de Cristo acaba com minha relação com este mundo, mas um batismo em Cristo Jesus como uma Pessoa viva, Cabeça de uma nova raça, abre para mim todo um novo mundo de coisas.
Indo para as águas, eu simplesmente estabeleço as coisas, afirmando publicamente que o "julgamento deste mundo" tornou-se real para mim, desde o dia em que o Filho do Homem "levantado" atraiu-me para Si.
Que Evangelho maravilhoso para pregar a toda criação! Jesus Cristo é o Senhor!


Livro: "Não ameis o mundo". (Watchman Nee)

Jesus é o Senhor!
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário