26 - A VIDA DE CRISTO HABITA EM UM CORAÇÃO REGENERADO.



Consideremos por um momento essa dádiva Divina, essa vida de Cristo habitando o coração do homem regenerado. O apóstolo Paulo tem muito a dizer sobre isso. Em uma passagem esclarecedora de 1°Coríntios, ele faz uma impressionante afirmação dupla: 1°) que o próprio Deus colocou-nos em Cristo; e 2°) que Cristo "se nos tornou da parte de Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção" (1°Cor. 1:30). Aqui estão exemplos da extensão total da necessidade humana que Deus satisfez em Seu Filho.

Demonstramos em outra obra como Deus não nos concede estas qualidades de retidão, santidade e assim por diante, em prestações para "serem utilizadas quando necessário". O que Ele faz é dár-nos Cristo como resposta completa a todas as nossas necessidades. Ele faz Seu Filho ser minha retidão e minha santidade, e tudo o que não tenho, pela razão de que Ele já me colocou em Cristo crucificado e ressurreto.

Agora chamo sua atenção para a última palavra, "redenção". Pois a redenção tem muito a ver com o mundo. Os israelitas, você deve estar lembrado, foram "redimidos" para fora do Egito, que naquela época era o mundo que eles conheciam, e que é para nós uma figura deste mundo sob governo satânico. "Eu Sou o Senhor" disse a Israel, "e vos tirarei com braço estendido". Dessa forma, Deus os trouxe para fora, colocando uma barreira de julgamento entre eles e os exércitos perseguidores de Faraó, de forma que Moisés podia cantar sobre Israel como "o povo que salvaste" (Êxodo 6:6; 15:13).

A luz disso, analisemos a dupla afirmação de Paulo. Se:
a) Deus nos colocou em Cristo, então desde que Cristo está inteiramente fora do mundo, nós também estamos inteiramente fora do mundo. Ele é agora nossa esfera, e estando Nele, estamos por definição fora daquela outra esfera. O Pai "nos libertou do império das trevas e nos transportou para o Reino do Filho do Seu amor; no qual temos redenção" (Col. 1:13,14). Esta transferência foi o assunto de nossas mensagens anteriores.
Além disso, se também:
b) Cristo "se tornou redenção" – se assim podemos dizer, Ele nos é dado para ser isso – então quer dizer que Deus colocou dentro de nós o próprio Cristo, como barreira para resistir ao mundo. Encontrei muitos jovens cristãos tentando resistir ao mundo, tentando de um modo ou de outro viver uma vida não mundana. Descobriram que é muito difícil, e, além disso, tal esforço é, naturalmente, totalmente desnecessário. Pois por sua própria "estranheza" essencial, Cristo é nossa barreira contra o mundo, e não necessitamos de nada mais. Não se trata de que precisamos fazer algo com relação à nossa redenção, do mesmo modo que o povo de Israel nada fez com relação à sua salvação. Simplesmente confiaram no braço redentor de Deus, estendido em seu favor. E Cristo é feito redenção para nós. Em meu coração há uma barreira levantada entre mim e o mundo, a barreira de uma outra espécie de vida, a saber, a vida do próprio Senhor Jesus, e Deus colocou ali essa barreira. E por causa de Cristo, o mundo não pode me alcançar.


Livro: "Não Ameis o Mundo". (Watchman Nee)

Jesus Cristo é o Senhor!
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário