19 - A GRANDE IMPORTÂNCIA DE SERMOS BATIZADOS EM NOME DO PAI, DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO.



Agora você me pergunta se importa não sermos batizados. Minha única resposta é que o próprio Senhor o ordenou: "Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em Nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a observar todas as coisas que Eu vos tenho mandado; e eis que Eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos" (Mt. 28:19,20). E foi um passo do qual Ele próprio recusou-se a ser dissuadido: "Então veio Jesus da Galiléia ter com João, junto do Jordão, para ser batizado por ele. Mas João o impedia, dizendo: eu é que preciso ser batizado por Ti, e Tu vens a mim? Jesus, porém, lhe respondeu: Consente agora; porque assim nos convém cumprir toda a justiça. Então ele consentiu. Jesus foi batizado, saiu logo da água; e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito Santo de Deus descendo como uma pomba e vindo sobre Ele; e eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo" (Mt. 3:13-17). Pedro descreve o batismo como a indagação, ou testemunho, de uma boa consciência a Deus: "Que também agora, por uma verdadeira figura: o batismo, vos salva, o qual não é o despojamento da imundícia da carne, mas a indagação de uma boa consciência para com Deus, pela ressurreição de Jesus Cristo" (1°Pe. 3:21). Um testemunho é uma declaração.
Assim, por esse ato no "batismo" você diz algo, você declara onde está, talvez sem usar palavras, mas certamente pelo que faz. Passando pela água, você proclama a todo o universo que deixou para trás o seu mundo e entrou em algo absolutamente novo. Isso é salvação. Você assume uma posição pública quanto ao lugar no qual Deus o colocou em Cristo.

Isto ajuda a explicar porque nas Escrituras encontramos passagens relativas à salvação que são difíceis de interpretar, se relacionamos a salvação somente ao inferno ou pecado. Ilumina, por exemplo, as palavras aparentemente difíceis de Paulo e Silas ao carcereiro de Filipos. O carcereiro perguntou: "Que devo fazer para ser salvo?" Qual seria a sua resposta? Se você é um perfeito pregador evangélico dos nossos dias, diria com certeza: "Crê no Senhor Jesus Cristo, e serás salvo". Mas Paulo de fato acrescentou: "tu e tua casa". Posso ouvir você exclamar, quer realmente dizer que se eu creio no Senhor Jesus Cristo, seremos salvos eu e minha família? Agora precisamos novamente ser cuidadosos:
Paulo não disse: "Crê no Senhor Jesus Cristo e tu e tua casa terão vida eterna". Ele disse, "Crê no Senhor Jesus Cristo, e serás salvo, tu e tua casa" (Atos 16:31). Lembre-se, Paulo está preocupado com um sistema de coisas, com o repúdio e a saída do carcereiro daquele sistema.
Quando, como chefe de família, aquele homem (o carcereiro) declara que daquele dia em diante ele e sua casa servirão ao Senhor, e quando essa declaração torna-se conhecida publicamente, até mesmo os que passam pela rua apontarão para a porta e dirão: "Eles são cristãos”.
Isso é o que significa ser salvo. Declarar que pertence a outro sistema de coisas. As pessoas apontam-nos e dizem: "Oh sim, aquela é uma família cristã; eles pertencem ao Senhor!" Essa é a salvação que o Senhor quer para você, que por seu testemunho público você declare diante de Deus, "meu mundo se acabou; estou entrando no Teu".
Que possa o Senhor conceder-nos esse tipo de salvação, para encontrar-nos totalmente desarraigados da velha e coordenada ordem de coisas e firmemente plantados na nova e divina ordem.


Livro: "Não Ameis o Mundo". - (Watchman Nee)

Jesus é o Senhor! 
Ele é o único e suficiente Salvador.

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário