14 - A IGREJA E O SISTEMA.



A Igreja de Deus, repito, não deixa jamais de ser dependente da vida de Deus para sua manutenção. Imagine uma igreja viva em uma cidade de hoje, com sua comunidade, oração e testemunho do Evangelho, seus muitos lares e centros de atividade espiritual. Alguns anos depois, o que encontramos? Se o povo de Deus O seguiu em fé e obediência, pode ser um lugar mais cheio do que nunca com a vida e luz do Senhor e com o poder de Sua Palavra; mas se, sendo infiéis a Ele esqueceram sua visão de Cristo, pode igualmente ter-se transformado em um lugar onde se prega o ateísmo. Terá então cessado de existir como uma igreja. Pois a Igreja depende para sua própria existência de uma incessante concessão da nova vida de Deus, e não pode sobreviver um dia sequer sem a vida de Cristo.

Mas suponha que ao lado da Igreja há uma escola, hospital, editora, ou qualquer outra instituição fundada com base religiosa, originando-se na fé dos mesmos membros da Igreja. Na hipótese de que a necessidade de seus serviços ainda continue a existir dez anos depois e não tenha sido preenchida por alguma empresa privada ou governamental, então é provável que aquela obra ainda estará operando então, em um padrão de serviços não menos eficiente e recomendável.
Pois se for fornecida experiência administrativa regular, um colégio ou hospital pode continuar eficientemente em um nível puramente institucional, sem nenhum novo fluxo de vida divina. A visão pode ter desaparecido, porém o estabelecimento prossegue indefinidamente. Tornou-se igualmente mundano semelhante a tudo que pode ser mantido independente da vida de Deus. E cada uma dessas coisas está inclusa na sentença do Senhor: "Agora é o julgamento deste mundo" (João 12:31).

Vamos imaginar que eu lhe faça esta pergunta: "Que tipo de trabalho você faz?" Você responde: 'Sou médico". Você o diz sem qualquer outro sentimento especial, a não ser o orgulho quanto à natureza compassiva de sua missão, e sem qualquer percepção do possível perigo de sua situação.
Mas, e se eu lhe disser que a ciência médica é mais uma das unidades de um sistema que é controlado por Satanás? Admitindo-se que, como cristão, você me leve a sério, então ficará imediatamente alarmado, e poderá até mesmo pensar se não seria melhor abandonar sua profissão.
Não, não deixe de ser médico. Mas caminhe cuidadosamente, pois você está sobre território que é governado pelo inimigo de Deus, e, a não ser que esteja vigilante, você é tão passível de cair em presa de seus artefícios, como qualquer outra pessoa.

Ou, suponha que você seja engenheiro, fazendeiro ou editor. Tome cuidado, pois estas também são coisas do mundo, tanto quanto dirigir um lugar de diversões ou um antro de vícios. A não ser que caminhe cuidadosamente, você será apanhado em alguma das armadilhas de Satanás, perdendo a liberdade que lhe pertence como filho de Deus.

Então como, pergunta você, seremos libertos de seus envolvimentos? Muitos pensam que escapar ao mundo é uma questão de consagração, de dedicar-se novamente e com maior sinceridade às coisas de Deus. Não, é uma questão de salvação.
Por natureza estamos todos enredados naquele sistema satânico, e não temos meios de sair, a não ser pela misericórdia de Deus. Toda nossa consagração é impotente para livrar-nos; dependemos somente de Sua compaixão e Sua obra redentora para tirar-nos para fora dele. Ele é totalmente capaz para fazê-lo, e os meios pelos quais o faz, serão o tema da nossas próximas mensagens.


Livro: "Não ameis o mundo." - (Watchman Nee).

Jesus Cristo é o Senhor! 
Ele é o único e suficiente Salvador.

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário