58 - A BASE E A MOTIVAÇÃO DA CONSAGRAÇÃO.



Não só Romanos capítulo 6 fala de consagração, mas Romanos capítulo 12 também. Por que devemos consagrar-nos? Paulo nos exorta a que nos consagremos pelas misericórdias, ou compaixões, de Deus. O que são as compaixões de Deus, e o que são as misericórdias de Deus? Os capítulos 1 a 8 de Romanos falam das compaixões e misericórdias de Deus. Do ponto de vista doutrinário, o capítulo 12 vem imediatamente após o capítulo 8. Os primeiros oito capítulos abordam as compaixões e misericórdias de Deus. Antes éramos pecadores, e o Filho de Deus veio derramar Seu sangue por nossos pecados. Os capítulos 3 e 4 nos falam do sangue; o capítulo 5 trata do perdão, enquanto do capítulo 6 a 8 é abordado o tema da cruz. Por um lado, o sangue foi derramado para o perdão dos pecados; fomos perdoados por meio do sangue. Por outro lado, a cruz põe fim ao velho homem; somos libertos por meio da cruz. Damos graças ao Senhor por ter sido crucificado e morrido em nosso lugar e por viver em nosso lugar. Baseando-se nessas compaixões e misericórdias, Paulo nos exorta a que nos consagremos a Deus.

Irmãos e irmãs, Deus nos criou e salvou com um propósito. Sua intenção é que expressemos a vida de Seu Filho e participemos da Glória de Seu Filho. Na eternidade passada Deus tinha um propósito; não apenas queria um Unigênito, mas também muitos filhos. Portanto, Romanos 8:29 diz: "Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de Seu Filho, a fim de que Ele (Jesus Cristo) seja o primogênito entre muitos irmãos". Deus nos predestinou para que fossemos conformados à imagem de Seu Filho. Logo, Ele nos comprou e redimiu. Ele nos ganhou de duas maneiras. Por um lado, enviou Seu Filho para que morresse por nós e nos redimisse. No que tange à nossa redenção,somos Seus escravos. Agradecemos a Deus por nos haver comprado! Fomos comprados por Deus. Deus disse a Abraão: "O que tem oito dias será circuncidado entre vós, todo macho nas vossas gerações, tanto o escravo nascido em casa como o comprado a qualquer estrangeiro, que não for da tua estirpe" (Gn 17:12). Aleluia! Deus nos gerou e nos comprou!

Fomos comprados por Deus e a Ele pertencemos. Contudo, Ele nos permite sair livres. No tocante a Seu direito legítimo e redenção, nós Lhe pertencemos, mas Ele não nos obriga a fazer nada. Se desejarmos servir às riquezas, Ele permite, e, se queremos servir ao mundo, Ele não nos detém. Se queremos servir ao nosso ventre, Ele não nos impede, e, se queremos servir aos ídolos, Ele nos permite fazê-lo. Deus não faz nenhum movimento; Ele espera até que um dia Lhe digamos: "Ó Deus, sou Teu servo, não apenas porque me compraste, mas porque voluntariamente quero sê-lo".

Romanos 6:16 nos fala do precioso princípio da consagração. Por favor, lembrem-se de que não somos escravos de Deus apenas pelo fato de Ele nos ter comprado. "Não sabeis que daquele a quem vos ofereceis como servos para obediência, desse mesmo a quem obedeceis sois servos?" Por um lado, somos Seus servos porque Ele nos comprou, mas, por outro, somos Seus servos porque queremos sê-lo voluntariamente. Irmãos e irmãs, no que diz respeito à lei, tornamo-nos Seus servos no dia em que fomos redimidos. Mas no tocante à nossa experiência, tornamo-nos Seus servos somente após consagrar-nos. Quanto ao direito soberano de Deus, tornamo-nos Seus servos no dia em que fomos redimidos. Mas, no tocante à experiência, tornamo-nos Seus servos no dia em que voluntariamente Lhe dizemos: "Consagro-me a Ti".

"Não sabeis que daquele a quem vos ofereceis como servos para obediência, desse mesmo a quem obedeceis sois servos?" (Rm 6:16). Portanto, ninguém pode ser servo de Deus sem estar ciente disso. Temos de nos consagrar a Ele antes de poder ser Seus servos. Essa consagração deve ser nossa decisão pessoal. Deus não nos obriga, tampouco Paulo; mas nos exorta e suplica. Deus não nos pressionará de forma alguma. Ele deseja que livremente nos consagremos a Ele.


Livro: "A Vida Que Vence" - (Watchman Nee).

Jesus Cristo é o Senhor!
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário