02 - A MENTE QUE SE OCULTA POR TRÁS DO SISTEMA - Parte 2



"A terra" é o cenário dessa crise e de suas terríveis conseqüências, e "este mundo" é, podemos dizer, o ponto em que se chocam. Faremos deste ponto o tema de nosso estudo, e começaremos por considerar as idéias do Novo Testamento, associadas com a importante palavra grega "kosmos". Nas versões inglesas, com uma única exceção que será mencionada em breve, essa palavra é invariavelmente traduzida por "o mundo" (a outra palavra grega, “aion”, que é traduzida da mesma forma, contém a idéia de tempo e deveria ser mais convenientemente interpretada como “a época”).

Vale a pena gastar algum tempo para consultar um Léxico do Novo Testamento Grego, tal como o de Grimm. Ficará clara a grande variedade de significados que a palavra "kosmos" tem nas Escrituras. Porém, em primeiro lugar consultamos suas origens no Grego Clássico, onde descobrimos que originalmente tinha dois significados: primeiro, uma ordem ou arranjo harmonioso, e segundo, embelezamento ou ornamentação.

Esta última idéia aparece no verbo neotestamentário kosmeo, usado com o significado de "ornamentar", ou seja, o templo com pedras bonitas, ou uma noiva para o seu esposo (Lc. 21:5, Ap. 21:2). Em 1°Pedro 3:3, a exceção já citada, a palavra 'Kosmos" é ela própria traduzida por "adorno", concordando com o mesmo verbo kosmeo no versículo 5.

- Quando nos voltamos dos Clássicos para os escritores do Novo Testamento, descobrimos que seus usos da palavra "kosmos" enquadram-se em três grupos principais. É usada em primeiro lugar com o sentido de universo material, o mundo todo, esta terra. Assim: 
Atos 17:24 - "o Deus que fez o mundo, e tudo o que nele existe"
Mateus 13:35 - (e em outros lugares) "a criação do mundo"
João 1:10 - "estava no mundo, e o mundo foi feito por intermédio Dele"
Marcos 16:15 - "Ide por todo o mundo".

- O segundo uso de kosmos é duplo. É usado como:

A) para os habitantes do mundo em frases como a de João 1:10 - "o mundo não o conheceu"
João 3:16 - "Deus amou ao mundo de tal maneira"
João 12:19 - "eis aí vai o mundo após Ele"
João 17:21 - "para que o mundo creia".

B) Uma ampliação desse uso conduz à idéia da raça inteira dos homens separados de Deus e assim hostís à causa de Cristo. Assim: 
Hebreus 11:38 - "homens dos quais o mundo não era digno"
João 14:17 - "que o mundo não pode receber"
João 14:27 - "não vo-la dou como a dá o mundo"
João 15:18 - "se o mundo vos odeia...”

3° - Em terceiro lugar, descobrimos que kosmos é usada nas Escrituras para assuntos mundanos: todo o círculo de bens, talentos, riquezas, vantagens e prazeres mundanos que embora vazios e transitórios; excitam nossos desejos e nos afastam de Deus, sendo assim obstáculos à causa de Cristo. Exemplos: 
1° João 2:15 - "as coisas que há no mundo"
1° João 3:17 - "a sua (do mundo) concupiscência"
Mateus 16:26 - "se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma"
1° Coríntios 7:31 - "e os que se utilizam do mundo, como se dele não usassem".

Este uso de kosmos aplica-se não somente a coisas materiais, mas também a coisas abstratas que tem valores espirituais e morais (ou imorais). Assim: 
1° Coríntios 2:12 - "o espírito do mundo"
1° Coríntios 3:19 - "a sabedoria deste mundo"
1° Coríntios 7:31 - "a aparência deste mundo”
Tito 2:12 - "paixões mundanas" (adj. kosmikos); 
2° Pedro 1:4 - "a corrupção das paixões que há no mundo"
2° Pedro 2:20 - "as contaminações do mundo"
1° João 2:16,17 - "tudo o que há no mundo, a concupiscência... a soberba... passam". O cristão deve "a si mesmo guardar-se incontaminado do mundo", Tiago 1:27.

Livro: "Não ameis o mundo" - (Watchman Nee).

Jesus é o Senhor!
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário