11 - A TERRA APÓS A QUEDA DO HOMEM.



Vamos supor agora que se tome um assunto aparentemente tão inocente quanto à agricultura. Aqui o livro de Gênesis, escrito em um mundo primitivo de rebanhos e agricultura, tem algo a dizer-nos. Após a queda de Adão, Deus foi forçado a dizer-lhe: "Maldita é a terra por tua causa; em fadigas obterás dela o sustento durante os dias de tua vida. Ela produzirá também cardos e abrolhos, e tu comerás erva do campo. No suor de teu rosto comerás o teu pão, até que tornes a terra, pois dela foste formado" (Gênesis 3:17-19). Ninguém iria sugerir que no Éden, onde florescia a árvore da vida, a lavoura ou a jardinagem estivessem erradas. Eram ordenanças de Deus. Porém assim que saíram das mãos de Deus, deterioraram-se.

O homem foi condenado a um círculo interminável de trabalho penoso e decepção, e um elemento de perversidade marcava o fruto do seu labor. A libertação de Noé foi o grande movimento de recuperação de Deus, no qual foi dado a terra um novo princípio. Mas como foi rápida, como foi trágica, a volta do homem ao tipo primitivo. "Sendo Noé lavrador, passou a plantar uma vinha. Bebendo do vinho, embriagou-se, e se pôs nu dentro de sua tenda" (Gênesis 9:20-21). É claro que a agricultura não é pecaminosa em si mesma, mas já aqui a sua direção é contrária a Deus. Deixe a seguir sua tendência natural e ela conseguirá tomar um rumo diametralmente oposto a Ele. Temos nós algo disso hoje em dia, em desastres físicos tal como a esterilização de continentes?

Como é diferente a Igreja, a lavoura de Deus! Pela Graça de Deus e a habitação do Espírito Santo, ela possui um poder inerente de vida que, se for correspondido, é capaz de conservá-la constantemente movendo-se para Deus, ou então chamá-la de volta a Ele, no caso de se desviar.


Livro: "Não ameis o mundo". - (Watchman Nee)

Jesus Cristo é o Senhor, 
Ele é o único e suficiente Salvador.

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário