03 - A MENTE QUE SE OCULTA POR TRÁS DO SISTEMA - Parte 3.



O estudante da Bíblia logo descobrirá que, a palavra kosmos é uma das favoritas do apóstolo João, e é ele, principalmente, quem agora nos auxilia a chegar a outras conclusões.
Embora seja verdade que estas três definições de "o mundo" como:
(1) a terra material ou,
(2) as pessoas sobre a terra e
(3) as coisas da terra, contribuem cada qual com algo para o quadro geral, já está claro que por detrás delas há algo mais.

A idéia clássica de sistema organizado ou organização ajuda-nos a compreender o que é. Atrás de tudo o que é tangível encontramos algo intangível, encontramos um sistema planejado; e nesse sistema há um funcionamento harmonioso, uma ordem perfeita.

Com relação a esse sistema, há dois pontos a serem enfatizados. Primeiro, desde o dia em que Adão abriu a porta para que o mal penetrasse na criação de Deus, a disposição do mundo tem mostrado por si própria ser hostil a Deus. O mundo "não o conheceu" (1°Coríntios 1:21), "odiou" Cristo (João 15:18) e "não pode receber" o Espírito da verdade (João 14:17).

"As suas obras são más" (João 7:7) e "a amizade do mundo é inimiga de Deus" (Tiago 4:4). Por isso Jesus diz "meu Reino não é deste mundo" (João 18:36). Jesus venceu "o mundo" (João 16:33) e "esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé" (1°João 5:4). Pois, como o versículo de João capítulo 12 que encabeça este estudo afirma, o mundo está sob julgamento. A atitude de Deus para com ele é inflexível.
Isto porque, em segundo lugar, como o mesmo versículo declara, há uma mente por trás do sistema, João escreve repetidamente sobre "o príncipe deste mundo" (João 12:31, 14:30, 16:11). Nesta epístola, ele o descreve como "aquele que está no mundo” (1°João 4:4), colocando como seu opositor o Espírito da verdade que habita nos crentes. "O mundo inteiro", diz João "jaz no maligno" (João 5:19). O maligno é o rebelde kosmokrator, dominador do mundo – uma palavra que, contudo, aparece uma única vez, usada no plural com relação aos seus "oficiais", os "dominadores deste mundo tenebroso" (Efésios 6:12).

Existe, portanto, um sistema organizado, "o mundo", que é governado por trás do cenário por, Satanás. Quando em João 12:31 Jesus afirma que foi dada a sentença de julgamento sobre este mundo, Ele não está querendo dizer que o mundo material ou seus habitantes estão julgados. Para eles o julgamento está ainda por chegar. O que ali está julgado é aquela instituição, aquela ordem mundana harmoniosa da qual o próprio Satanás é o originador e o cabeça. Finalmente, como as palavras de Jesus deixam claro, é ele (Satanás), o "príncipe deste mundo", que foi julgado (João 16:11) e que será destronado e "expulso" para sempre.
Assim, as Escrituras aprofundam nossa compreensão do mundo ao nosso redor. Na verdade, a não ser que olhemos para os poderes invisíveis atrás das coisas materiais, podemos ser facilmente enganados. Veremos nas próximas mensagens.


Livro: "Não ameis o mundo" - (Watchman Nee).

Jesus Cristo é o Senhor!
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário