Uma palavra sólida de luz e exortação aos líderes
(Alimento Sólido Para Edificação Da Igreja do Deus Vivo)
UMA PALAVRA DE ILUMINAÇÃO E EXORTAÇÃO AOS LÍDERES QUE AGEM COMO CONTROLADORES E DOMINADORES DO REBANHO DE DEUS - (Autores - Watchman Nee, Witness Lee e T. Austin-Sparks)
"Uma pessoa com autoridade espiritual, nem alega autoridade e nem se comporta como se fosse uma autoridade."
Um presbítero tem de ser a autoridade, mas ele nunca deve exercê-la. Sempre que você exerce sua autoridade como um presbítero, já está desqualificado para ser um. Vamos outra vez nos reportar à história de Moisés. Moisés era de fato a autoridade no meio do povo de Deus, a ainda assim nunca a exerceu sua autoridade. Toda vez que problemas, dificuldades ou assuntos do cotidiano se apresentavam, Moisés tinha somente um lugar para ir, que era se dobrar diante de Deus. Ninguém jamais o ouviu dizer que Moisés era a autoridade estabelecida por Deus, ou que ia lidar com questões ou cuidar de assuntos com autoridade. Jamais disse qualquer coisa parecida, mas ainda assim, o tempo todo, ele estava sendo a autoridade ali. Ele estava agindo com uma autoridade em amor, em paciência e com discernimento. O fato de ser a autoridade estabelecida por Deus, dessa forma era sua maneira de exercê-la.
Da mesma forma, você que é presbítero precisa aprender a ser a autoridade em amor, no espírito, em ressurreição, na paciência, no discernimento e na coordenação. Ao mesmo tempo, você não deve exercer sua autoridade. Sempre tenha em mente que você nunca deve exercer sua autoridade como um presbítero. Nunca diga: "Sou um presbítero, e eu me sento na cadeira de presbítero. Estou executando tal e tal coisa na posição de presbítero." Isso está errado. Que o título de presbítero e a sua posição sejam reduzidos a zero em nosso meio. Entre nós deve haver somente a pessoa, o ministério, a responsabilidade e o encargo de presbítero. Não devemos controlar ou dominar outros irmãos.
Exercer controle é um sinal que a essa pessoa falta genuína autoridade espiritual. Uma pessoa com autoridade espiritual não exerce controle sobre os outros.
Pedro exortando os presbíteros diz: — "Pastoreai o rebanho de Deus que há entre vós, não por constrangimento, mas espontaneamente, como Deus quer; nem por sórdida ganância, mas de boa vontade; nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho." (1Pe 5:2-3).
Também, segundo a palavra do Senhor nos Evangelhos e nas palavras de Pedro em sua Epístola, a Palavra sagrada não permite absolutamente que o presbítero contróle. O Senhor Jesus enfatizou esse ponto com muita veemência. Os líderes não devem ser os controladores, mas escravos, servos que servem e não que exercem controle sobre os irmãos. Pedro então diz que os presbíteros não devem se assenhorear dos crentes. A igreja não pertence aos presbíteros, mas é o rebanho de Deus. Um presbítero é um pastor e um servo para cuidar do rebanho e o proprietário é o próprio Deus. Em 1ª Pedro 5 verso 3, Pedro diz aos presbíteros para não dominar "a herança de Deus". Essa palavra grega significa lotes ou quinhões. As igrejas são propriedades de Deus, aquinhoadas aos presbíteros como seus lotes, suas porções, confiados a eles por Deus para cuidar delas. Deus é o Proprietário e Amo, e os presbíteros são Seus servos para servi-Lo e cuidar de Seu encargo. O Amo designou a igreja (os cristãos numa localidade) aos presbíteros que devem cuidar do rebanho, não governando, mas servindo como um escravo, pondo-se eles mesmos como modelo vivos para o rebanho.
Segundo o ensinamento do Novo Testamento, não há posto ou posição para os presbíteros. Também não há controle de sua parte, porque eles não têm qualquer posto ou posição. Não têm direito algum de exercer o controle. A palavra clara do Novo Testamento não permite ou dá qualquer base para que eles assumam um posto, posição ou exerçam o poder controlador.
Os presbíteros, portanto, não são designados para ser governantes exercendo autoridade sobre os demais. Governar sobre os outros é feio, arrogante, egocêntrico e maligno. Os presbíteros jamais devem governar alguém. No evangelho de Mateus, o Senhor Jesus disse que Ele é o Único Senhor e Mestre, e que somos todos irmãos. (Mt 23:8, 10). Isso significa que os presbíteros, os que lideram, também não são mais do que irmãos em Cristo.
Segundo o ensinamento do Novo Testamento, não há posto ou posição para os presbíteros. Também não há controle de sua parte, porque eles não têm qualquer posto ou posição. Não têm direito algum de exercer o controle. A palavra clara do Novo Testamento não permite ou dá qualquer base para que eles assumam um posto, posição ou exerçam o poder controlador.
Os presbíteros, portanto, não são designados para ser governantes exercendo autoridade sobre os demais. Governar sobre os outros é feio, arrogante, egocêntrico e maligno. Os presbíteros jamais devem governar alguém. No evangelho de Mateus, o Senhor Jesus disse que Ele é o Único Senhor e Mestre, e que somos todos irmãos. (Mt 23:8, 10). Isso significa que os presbíteros, os que lideram, também não são mais do que irmãos em Cristo.
Dominar os membros do Corpo de Cristo, que estão sob o seu pastorear, é um forte sinal do seu orgulho. Os presbíteros freqüentemente têm o problema de sentir e dizer: "eu sou um presbítero e todos vocês deveriam me ouvir". Por esta razão, Pedro falou uma palavra forte: "Rógo, pois, aos presbíteros que há entre vós, eu, presbítero como eles, e testemunha dos sofrimentos de Cristo, e ainda coparticipante da glória que há de ser revelada: pastoreai o rebanho de Deus que há entre vós, não por constrangimento, mas espontaneamente, como Deus quer; nem por sórdida ganância, mas de boa vontade; nem como dominadores dos que vos foram confiados, antes, tornando-vos modelos do rebanho. Ora, logo que o Supremo Pastor se manifestar, recebereis a imarcescível coroa da glória." (1 Pe 5:1-3). .
Mesmo tomar decisões pelos outros é um insulto ao encabeçamento de Cristo. Se um presbítero toma uma decisão por um crente em Cristo, não importa se o presbítero faz isso com boa intenção ou com atitude crítica, ele insulta o encabeçamento de Cristo. Muitos irmãos inconscientemente insultam o encabeçamento de Cristo. É uma coisa muito séria um presbítero querer tomar o lugar do Senhor dizendo a um santo o que fazer. Precisamos nos conduzir apropriadamente na Igreja do Deus vivo, ajudando os que são crentes como nós, de forma que honremos o encabeçamento de Cristo, e encorajemos os jovens a aprender como contatar o Senhor. Isso vai fazer uma grande diferença.
O Senhor adverte os discípulos para não espancar seus conservos. As pessoas que pensam que são superiores que os outros, são freqüentemente ríspidos ao lidar com os demais. Portanto, uma pessoa que tem verdadeiramente autoridade espiritual não se vê mais elevada que os outros, e não trata mal os outros.
Mesmo tomar decisões pelos outros é um insulto ao encabeçamento de Cristo. Se um presbítero toma uma decisão por um crente em Cristo, não importa se o presbítero faz isso com boa intenção ou com atitude crítica, ele insulta o encabeçamento de Cristo. Muitos irmãos inconscientemente insultam o encabeçamento de Cristo. É uma coisa muito séria um presbítero querer tomar o lugar do Senhor dizendo a um santo o que fazer. Precisamos nos conduzir apropriadamente na Igreja do Deus vivo, ajudando os que são crentes como nós, de forma que honremos o
O Senhor adverte os discípulos para não espancar seus conservos. As pessoas que pensam que são superiores que os outros, são freqüentemente ríspidos ao lidar com os demais. Portanto, uma pessoa que tem verdadeiramente autoridade espiritual não se vê mais elevada que os outros, e não trata mal os outros.
"Mas se aquele servo mau disser no seu coração: Meu senhor tarda, e começar a espancar os seus conservos, e comer e beber com os ébrios, virá o Senhor daquele servo em dia em que não o espera e em hora que não sabe, e castigá-lo-á, lançando-lhe a sorte com os hipócritas; ali haverá choro e rângêr de dentes." (Mt 24:48-51).
Em Mateus capítulo 24, o Senhor fala do servo mau que diz "no seu coração: Meu senhor tarda", então este servo mau "começa a espancar os seus conservos..." (vs. 48-49). Quando tratamos mal um conservo, criticando, opondo-nos ou desprezando-o, isso é espancá-lo aos olhos do Senhor. Temos de dizer uma palavra contundente aqui. Podemos facilmente cair nesse perigo sem perceber isso absolutamente. Podemos cair em críticas aos irmãos e irmãs. Às vezes, podemos nos opor ou desprezar alguns dos santos. Talvez até lutemos contra eles. Isso é espancar os servos do Senhor, que são nossos conservos.
Alguns irmãos têm espancado os santos sujeitando-os a duras críticas públicas, justificando suas demonstrações de mau humor sob a máscara de "aperfeiçoar" os santos.
Alguns mudam a base da unidade dos crentes afirmando sua própria autoridade ao ponto de a verdadeira base da unidade se tornar a aceitação e obediência à sua autoridade. Em outras palavras, ao fazer de sua autoridade um postulado, sendo alguém com prerrogativas de autoridade, isso se torna um pré-requisito para participar da igreja.
Qual é a causa de divisão na igreja? É devida principalmente à rivalidade por liderança. "Eu quero ser o cabeça. Não ficarei sob você. Se eu não for o número um, vou estabelecer outro grupo de modo que eu possa estar à frente." Ninguém, é claro, vai abertamente fazer uma declaração dêsse tipo. Vai vestir uma capa maravilhosa e ocultar-se dentro dela se for acusado de causar divisão. Mas nós, como Igreja do Deus vivo, cheia de vida, podemos ver através de sua pretensão exterior. Assim, rejeitamos tanto o anticristo como os Diótrefes. Se nos recusarmos a seguir os líderes auto-designados, não haverá divisões. Cristo é o nosso Único Cabeça.
"Diótrefes, que gosta de exercer a primazia entre eles, não nos acolhe." (1Jo 1:9). Os irmãos locais não tinham clareza sobre Diótrefes e pensavam que ele era de fato uma pessoa com autoridade. Ele gostava "de exercer a primazia entre eles". Não estava disposto a receber pessoas, nem que os demais recebessem. Por isso, João disse: "Se eu for aí, far-lhe-ei lembrar das obras que ele pratíca." (v. 10).
Diótrefes é um exemplo de um controlador e dominador do rebanho de Deus (somos o rebanho, a herança de Deus). João advertiu Gaio sobre alguém chamado Diótrefes, que pode ter tido um chamado como líder local na Igreja. Diótrefes se ôpoos, abertamente, ao Apóstolo João, e a outros irmãos na igreja, e até impediu os membros locais da Igreja, que queriam recebê-los, de frequentar as reuniões da Igreja. (3 João 1:9–10). Nesse tempo do fim, nos dias atuais, em várias igrejas locais, está cheio de Diótrefes
Esses Diótrefes nas igrejas abandonaram a base da unidade, que é a Unidade do Corpo Universal de Cristo, manifestado no tempo e no espaço como a igreja numa localidade. Por amar o ego, eles fizeram de sua autoridade pessoal, assumida, a prova de teste para admitir outros crentes e excomungaram aqueles que não lhes obedecem. Acaso na igreja em sua localidade, há presbíteros sem nenhuma expressão do amor divino e humano como
Precisamos executar tudo o que fazemos em amor. Amar está sempre certo. Porém, se vocês puserem pessoas para fora para manter sua posição e posto como presbíteros, isso de modo algum é em amor. Vocês estão simplesmente pondo pessoas para fora como uma capa de proteção para sua posição e posto. Isto está totalmente errado e não é saudável para o Corpo de Cristo. Precisamos praticar a vida da igreja segundo a justiça em amor.
Os homens freqüentemente exercem sua própria autoridade em nome de Deus e, ainda assim em rebelião contra Deus. Isso pode ser verdade até mesmo na igreja. Por isso, é importante que distingamos as manifestações de rebelião. Essas incluem palavras de injúria, arrazoamentos e idéias de rebeldia.
Onde a rebelião de alguém é manifestada na prática? Primeiro, ela é manifestada em palavras. Segundo, ela é manifestada em arrazoamentos. Terceiro, ela é manifestada em idéias. Para ficarmos livres da rebelião, precisamos primeiro tratar com essas três coisas, senão, a rebelião não poderá ser mais realmente tratada.
Para discernir se um homem tem ou não autoridade espiritual, precisamos ver se ele foi tratado no falar, nos seus arrazoamentos, e em suas opiniões. Tão logo alguém seja confrontado, sua língua não será tão descuidada, seus arrazoamentos não serão tão ousados e, mais profundo ainda, suas opiniões não serão expostas. Um homem comum tem muitas opiniões, e ele usa muitos motivos exteriores para reforçar suas opiniões. O dia tem de chegar quando a autoridade de Deus vem, para remover as fortalezas que Satanás estabeleceu mediante arrazoamentos, para capturar os pensamentos do homem tornando-o um escravo de bom grado de Deus, que se sujeita à Cristo sem qualquer opinião. Daí,
"...as armas da nossa milícia não são carnais, e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas, anulando os sofismas e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo." (2Co 10:4-5).
"Fazei tudo sem murmurações nem contendas." (Fp 2:14).
Na Bíblia Deus nunca arrazoa com o homem. Onde os arrazoamentos abundarem, a autoridade espiritual estará ausente. As decisões de Deus vão além do consentimento ou negação da mente ou arrazoamentos humanos.
A rebelião do homem contra autoridade espiritual é manifestada em seu falar, bem como em seus arrazoamentos. Aqueles que não conhecem autoridade espiritual injuriam, e esse injuriar advém de arrazoamentos. O homem injuria porque arrazoa dentro de si mesmo. Por exemplo, Arão e Miriam injuriaram Moisés porque ele desposara uma cusita. Disseram: "Porventura, tem falado o SENHOR somente por Moisés? Não tem falado também por nós?" (Nm 12:2). Nossas palavras sempre seguem nossos arrazoamentos. Arão e Miriam primeiro arrazoaram em sua mente. Talvez pensassem: "Todos nós três somos servos de Deus, e Ele tem falado a todos nós. Miriam é a primeira profetiza e Arão é o sumo sacerdote. Todos nós fomos designados por Deus. Acaso, Deus fala somente a Moisés e, Ele não fala a nós também?" Aparentemente, nada havia de errado com essa idéia; parecia bem razoável. Os arrazoamentos ficam ocultos no coração ao passo que as palavras são proferidas pela boca. As palavras de rebelião ocorrem porque há arrazoamentos dentro do coração de alguém. A primeira causa de rebelião são os arrazoamentos dentro do coração de alguém. A menos que alguém trate totalmente com seus arrazoamentos, ele não poderá deter as suas palavras.
2ª Coríntios capítulo 10 versículos 4 e 5, nos diz que o arrazoamento é um tipo de fortaleza. Para obedecer a Cristo, uma pessoa tem de levar cativo todo seu pensamento e derrubar a fortaleza dos arrazoamentos. O versículo 5 diz: "E toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo." Toda altivez se refere a tudo que impede um homem de chegar ao conhecimento de Deus. A maior dessas coisas é o arrazoamento. Uma vez que alguém arrazoa com Deus, esse arrazoamento se torna uma altivez aos olhos de Deus. Paulo disse que essas fortalezas precisam ser derrubadas. Elas são erigidas por Satanás e estão relacionadas com arrazoamentos.
Sempre que alguém reivindica sua própria autoridade, isso é um sinal de falta de genuína autoridade.
3ª João capítulo 1 verso 9 diz: — “Escrevi alguma coisa à igreja; mas Diótrefes, que gosta de exercer a primazia entre eles, não nos recebe”.
Uma autoridade delegada por Deus não tenta sustentar sua própria autoridade. Se você pensa que pode exigir obediência, que sua posição, dom ou poder justifica tal exigência, você não está qualificado para ser uma autoridade espiritual. Se sua disposição é tal que você quer que os outros lhe obedeçam, você não está qualificado para ser uma autoridade espiritual; você não é o tipo de pessoa que pode receber submissão da parte dos outros.
A coisa mais feia é alguém defender sua autoridade a fim de estabelecê-la para si mesmo. Detesto e abomino aqueles que dizem: "Eu sou a autoridade designada por Deus". Espero que ninguém se levante para reivindicar que é autoridade espiritual. Os falsos sempre reivindica para si o que eles não são; na verdade eles são todos egocêntricos.
Nada é mais repugnante que uma pessoa que luta para ser uma autoridade. É a coisa mais feia alguém tentar controlar os outros de uma forma exterior. Ambição por autoridade ou para ser alguém notável na igreja é algo que pertence aos que são carnais, almáticos, egocêntricos, orgulhosos, que ainda vivem no velho homem natural. Devemos expulsar esse tipo de espírito egocêntrico para fora da igreja.
Se os presbíteros na igreja tiverem a atitude que são os presbíteros, que têm autoridade e que estão aqui para exercê-la, isso será uma das coisas mais feias que existem!
Todos que exercem autoridade para reivindicar que é um presbítero, que ele tem autoridade para lidar com tais e tais questões, e que vai exercê-la, está usando a autoridade da forma errada!
Em algumas igrejas locais, tenho visto irmãos que agem como presbíteros ostentando uma fachada. Eles dizem: "Oh, sou um presbítero!" Assumem a faixa de presbítero e falam num tom como se fossem um. Tenho de dizer-lhes que nada há mais feio na igreja que ver tal coisa.
Nunca funciona um presbítero tentar assumir autoridade na igreja pela força. Isso não é só desagradável aos olhos dos homens, mas também não terá confirmação da parte do Espírito Santo. Você pode assumir sua autoridade egocêntrica e facciosa, mas o Espírito Santo não vai estar lá.
Sempre que uma pessoa vindica a si mesma, ela demonstra que não é uma autoridade espiritual.
Nunca devemos proferir uma palavra sequer para vindicar nossa própria autoridade; antes, devemos dar aos outros plena liberdade. Os outros devem chegar até nós de uma forma tão espontânea como possível. Se eles não querem que sejamos sua autoridade espiritual, ou se esquivam de nós, não temos de forçá-los a nos aceitar. Se houver autoridade espiritual em nós, quem quer que deseje o Senhor vai de bom grado se aproximar de nós. A coisa mais feia é alguém defender sua autoridade a fim de estabelecê-la para si mesmo. Ninguém pode estabelecer sua própria autoridade.
Quando Moisés foi injuriado, ele não vindicou a si mesmo. Toda vindicação, justificação e reação deve provir de Deus, não do homem. Aqueles que buscam vindicar a si mesmos, não conhecem Deus. Ninguém que tenha andado na terra teve mais autoridade que Cristo, mas quando o Senhor Jesus estava na terra, Ele jamais vindicou a Si mesmo. Ele é a única pessoa que nunca vindicou a Si mesmo. Autoridade e vindicação são incompatíveis. (...) Aqueles que vindicam a si mesmos não têm autoridade alguma. Toda vez que uma pessoa vindica a si própria, perde sua autoridade.
Fazer obra de rivalidade com outros é um forte sinal de que alguém está fora do encabeçamento de Cristo. No Corpo de Cristo não deve haver rivalidade. Rivalidade é um sinal que alguém é almático e egoísta.
Filipenses capítulo 1 verso 17 diz: — "Aqueles, contudo, pregam a Cristo por discórdia, insinceramente, julgando suscitar tribulação às minhas cadeias." Discórdia é obra da busca do ego, rivalidade e facção.
Filipenses capítulo 2 verso 3 diz: — "Nada façais por partidarismo ou vanglória, mas por humildade, considerando cada um os outros superiores a si mesmo."
Os crentes almáticos e egocêntricos são muito ambiciosos, sempre desejando se destacar entre os homens. Eles têm um forte senso de vanglória na obra do Senhor. Almejam ser obreiros poderosos, grandemente usados pelo Senhor. Qual é o motivo? Querem ganhar alguma posição para si mesmo, o que constitui certa glória. Eles amam alimentar seus egocentrismo.
O serviço de evangelho deve ser levado a cabo em comunhão. Estar em rivalidade na obra do Senhor é um sinal de que uma pessoa não está no Espírito de Jesus. Estar fora do Espírito de Jesus é não estar debaixo da autoridade de Cristo. Isso desqualifica uma pessoa para ser uma autoridade no Corpo de Cristo.
Filipenses capítulo 1 verso 5 diz: — "Pela vossa cooperação no evangelho, desde o primeiro dia até agora."
Cooperação no Evangelho – ... A vida que experimenta e desfruta Cristo é uma vida na cooperação do evangelho, uma vida que prega o evangelho, não individualmente, mas corporativamente. Assim, há a comunhão para a cooperação do evangelho. Quanto mais comunhão temos na cooperação do evangelho, mais de Cristo experimentamos e desfrutamos. Isso vai matar nosso ego, ambição, preferência e escolha.
Mas tão logo houver o menor vislumbre de rivalidade, não poderemos estar no Espírito de Jesus. Além disso, se não estivermos no Espírito de Jesus, não estaremos na comunhão do evangelho e estaremos acabados para a experiência de Cristo. Para experimentarmos Cristo, precisamos da comunhão no evangelho pelo Espírito de Jesus sem inveja, porfia ou rivalidade.
Esses sinais, representando Cristo em ressurreição e Sua cruz julgadora, estão conosco hoje como um lembrete e uma advertência para nós acerca de nosso serviço a Deus. O sinal negativo nos adverte para não servirmos a Deus segundo nossa opinião, pela nossa carne ou rivalizando com outros.
Alguns irmãos caíram no erro de Saul, buscando estabelecer sua própria monarquia dentro do reino de Deus. Isso também é um sinal de que estes não estão debaixo do encabeçamento de Cristo.
A essência intrínseca do reino de Deus é o Corpo de Cristo, que é a igreja do Deus vivo. Temos de trabalhar pelo Senhor dentro da Sua medida (2Co 10:13-16), mas não devemos considerar aquilo que o Senhor designou a nós como nosso território particular. Nossa obra local em nossa região deve ser para o Corpo universal de Cristo. No Novo Testamento não podemos ver algo como jurisdição na obra do Senhor. Uma pessoa que se envolve em tais atividades não conhece o Corpo de Cristo ou a autoridade do Cabeça que é Cristo.
Infelizmente muitos fazem de sua autoridade a base para receber os outros em comunhão. Alguns mudam a base da unidade dos crentes afirmando sua própria autoridade, ao ponto de a verdadeira base da unidade se tornar a aceitação e obediência à sua autoridade. Em outras palavras, ao fazer de sua autoridade um postulado, sendo alguém com prerrogativas de autoridade, isso se torna um pré-requisito para participar da igreja.
Qual é a causa de divisão? É devida principalmente à rivalidade por liderança. "Eu quero ser o cabeça. Não ficarei sob você. Se eu não for o número um, vou estabelecer outro grupo de modo eu possa estar à frente." Ninguém, é claro, vai abertamente fazer uma declaração desse tipo. Vai vestir uma capa maravilhosa e ocultar-se dentro dela se for acusado de causar divisão. Mas como igreja do Deus vivo, cheia de vida, podemos ver através de sua pretensão exterior. Assim, rejeitamos tanto o anticristo como os Diótrefes. Devemos seguir a Unção do Espírito Santo e nos recusar a seguir os líderes auto-designados, almáticos, orgulhosos, egocêntricos e facciosos, assim não haverá divisões. Cristo é o nosso Único Cabeça.
Qual é a causa de divisão? É devida principalmente à rivalidade por liderança. "Eu quero ser o cabeça. Não ficarei sob você. Se eu não for o número um, vou estabelecer outro grupo de modo eu possa estar à frente." Ninguém, é claro, vai abertamente fazer uma declaração desse tipo. Vai vestir uma capa maravilhosa e ocultar-se dentro dela se for acusado de causar divisão. Mas como igreja do Deus vivo, cheia de vida, podemos ver através de sua pretensão exterior. Assim, rejeitamos tanto o anticristo como os Diótrefes. Devemos seguir a Unção do Espírito Santo e nos recusar a seguir os líderes auto-designados, almáticos, orgulhosos, egocêntricos e facciosos, assim não haverá divisões. Cristo é o nosso Único Cabeça.
O Apóstolo João disse à igreja: "Diótrefes, que gosta de exercer a primazia entre eles, não nos acolhe." (1Jo 1:9). Os irmãos locais não tinham clareza sobre Diótrefes e pensavam que ele era de fato uma pessoa com autoridade. Ele gostava "de exercer a primazia entre eles". Não estava disposto a receber pessoas, nem que os demais recebessem. Por isso, João disse: "Se eu for aí, far-lhe-ei lembrar das obras que ele pratíca." (v. 10).
Os Diótrefes na igreja, nos dias atuais, são os presbíteros locais que abandonaram a base da unidade, que é a Unidade Universal do Corpo de Cristo, manifestado no tempo e no espaço como a igreja numa localidade. Eles fizeram de sua autoridade pessoal, assumida , a prova de teste para admitir outros crentes e excomungaram aqueles que não lhes obedecem.
Precisamos executar tudo o que fazemos em amor. Amar está sempre certo. Porém, se vocês puserem pessoas para fora para manter sua posição e posto como presbíteros, isso de modo algum é em amor, mas uma expressão facciosa do vosso ego. Vocês estão simplesmente pondo pessoas para fora como uma capa de proteção para vossa posição e posto. Isto está totalmente errado, e é feio, vergonhoso, faccioso, divisível e expressa o vosso ego maligno. Precisamos praticar a vida da igreja segundo a justiça em amor.
Os Diótrefes na igreja, nos dias atuais, são os presbíteros locais que abandonaram a base da unidade, que é a Unidade Universal do Corpo de Cristo, manifestado no tempo e no espaço como a igreja numa localidade. Eles fizeram de sua
Precisamos executar tudo o que fazemos em amor. Amar está sempre certo. Porém, se vocês puserem pessoas para fora para manter sua posição e posto como presbíteros, isso de modo algum é em amor, mas uma expressão facciosa do vosso ego. Vocês estão simplesmente pondo pessoas para fora como uma capa de proteção para vossa posição e posto. Isto está totalmente errado, e é feio, vergonhoso, faccioso, divisível e expressa o vosso ego maligno. Precisamos praticar a vida da igreja segundo a justiça em amor.
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Jesus Cristo é o Senhor!