A SALVAÇÃO DA ALMA - Parte 2 de 10
PERDER A VIDA DA ALMA POR
AMOR AO SENHOR
A alma é composta por três elementos:
1 - Mente (pensamento);
2 - Vontade (desejo);
2 - Vontade (desejo);
3 - Emoção (sentimento).
O registro de Marcos 8:31 a 38 no geral concorda com o que está em Mateus 16:24 a 28. Apenas ressaltaremos as pequenas diferenças entre eles:
"Pois quem quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas quem perder a sua vida por amor de Mim e do Evangelho, salvá-la-á" (Mc 8:35). Aqui são adicionadas as palavras "e do Evangelho" - As pessoas geralmente assumem que isto se refere aos que pregam o Evangelho do Senhor. Se isto fosse verdade, não seriam os pregadores os únicos que teriam suas almas salvas? Mas o que é declarado aqui é simplesmente o Evangelho e não a pregação do Evangelho. O que é o Evangelho? Nada mais que o "Evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus" (Marcos 1:1), a "Tão grande salvação" dita em Hebreus 2:3 e 4, a qual é "trazendo muitos filhos à glória" (Hebreus 2:10). Isto não é apenas o evangelho da libertação pela saída espiritual do Egito daqueles que têm sido escravos do pecado mas é o Glorioso Evangelho da entrada espiritual em Canaã.
"Perder a sua vida por amor de Mim" - é ser constrangido pelo amor.
"Perder a sua vida por amor ...do Evangelho" - é ser movido por um futuro melhor para si mesmo, que é a busca pelo reino do Senhor.
"Porquanto, qualquer que, entre esta geração adúltera e pecadora" (Mc 8:38). Isto se refere a qualquer um que não deseje perder a sua vida da alma, quer dizer, qualquer um que nesta geração não sofra pelo Senhor e pela Sua Palavra. Nesta geração adultera e pecadora é requerido o perder a alma para dar testemunho da Palavra do Senhor. A menos que uma pessoa deseje realmente perder sua alma ela não estará pronta para testemunhar nesta geração sem se envergonhar do Senhor. Muitos filhos de Deus não querem nem se atrevem a dar testemunho diante dos homens em nome do Senhor o qual o redimiu porque são temerosos de serem ridicularizados e querem preservar suas imagens. Isto é preservar suas próprias almas nesta vida. Tais pessoas certamente sofrerão perda no reino. Ninguém que não queira perder sua vida nesta era poderá ver a Glória do Senhor na era vindoura. Todos os que reinarão com Cristo no futuro terão que ter perdido sua alma(mente, vontade e emoção) hoje. Ninguém que perde sua alma na era presente deixará de ganhar na próxima era.
Lucas 17:26-37 - "Como aconteceu nos dias de Noé, assim também será nos dias do Filho do Homem. Comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca, e veio o dilúvio e os destruiu a todos. Como também da mesma forma aconteceu nos dias de Ló: comiam, bebiam, compravam, vendiam, plantavam e edificavam; mas no dia em que Ló saiu de Sodoma choveu do céu fogo e enxofre, e os destruiu a todos; assim será no dia em que o Filho do Homem se há de manifestar. Naquele dia, quem estiver no eirado, tendo os seus bens em casa, não desça para tirá-los; e, da mesma sorte, o que estiver no campo, não volte para trás. Lembrai-vos da mulher de Ló. Qualquer que procurar preservar a sua vida, perdê-la-á, e qualquer que a perder, conservá-la-á. Digo-vos: Naquela noite estarão dois numa cama; um será tomado, e o outro será deixado. Duas mulheres estarão juntas moendo; uma será tomada, e a outra será deixada. Dois homens estarão no campo; um será tomado, e o outro será deixado. Perguntaram-lhe: Onde, Senhor? E respondeu-lhes: Onde estiver o corpo, aí se ajuntarão também os abutres."
Nesta passagem de Lucas 17 todas as palavras "vida" são "alma" no grego original (psique). Aqui somos informados quando a alma será salva. "Digo-vos: Naquela noite estarão dois numa cama; um será tomado, e o outro será deixado" (Lc 17:34-35). Isto aponta para o tempo do arrebatamento. A diferença aqui é que uma será tomada e outra deixada. Ser tomada significa ser arrebatada para o céu (conforme Gênesis 5:24). Assim o significado do versículo 33 é claro ("Qualquer que procurar preservar a sua vida, perdê-la-á, e qualquer que a perder, conservá-la-á"). Aquele que tiver salvado sua alma nesta era será deixado para traz na vinda do Filho do Homem, enquanto que aquele que perder sua alma nesta era será tomado na vinda do Filho do Homem. Aparentemente não há diferença entre as duas pessoas, nem em trabalho, nem em lugar; no entanto no arrebatamento então haverá diferença! Num piscar de olhos que enorme diferença!
Aqui se apresenta o problema mais sério. Se desejarmos ser arrebatados, ver o Senhor, e entrar no reino precisamos primeiro perder nossa alma(mente, vontade e emoção) nesta era. Por amor ao Senhor devemos abandonar tudo o que não é de acordo com a vontade de Deus, abandonar tudo o que nos amarra, e abandonar tudo o que possa impedir nossos corações de pensar nas coisas de cima (onde Cristo está). Seríamos nós como a mulher de Ló, que tentando preservar a alma(mente, vontade e emoção) e não querendo abandonar nada, não seremos tomados para onde o Senhor nos ordena estar, muito embora não pereçamos em Sodoma e Gomorra com os pecadores. Pode não haver diferença na vida eterna, mas haverá diferença no arrebatamento.
Lucas 12:15 a 21
O que significa perder a alma (mente, vontade e emoção)? Podemos obter uma explicação plena e clara ao lermos a seguinte parábola do Evangelho de Lucas:
"E disse ao povo: Acautelai-vos e guardai-vos de toda espécie de cobiça; porque a vida do homem não consiste na abundância das coisas que possuí. Propôs-lhes então uma parábola, dizendo: O campo de um homem rico produzira com abundância; e ele arrazoava consigo, dizendo: Que farei? Pois não tenho onde recolher os meus frutos. Disse então: Farei isto: derribarei os meus celeiros e edificarei outros maiores, e ali recolherei todos os meus cereais e os meus bens; e direi à minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe, regala-te. Mas Deus lhe disse: Insensato, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus" (Lucas 12:15-21).
Novamente a palavra "vida" aqui é "alma" no texto original. Podemos portando dizer que ganhar a alma(mente, vontade e emoção) significa fazer a alma desfrutar, ser feliz, e ser satisfeita. Em relação ao contrário, no entanto, perder a alma significa fazer a alma sofrer - ser afligida e pobre. Este homem rico, devido à abundância dos seus grãos e bens, deu à sua alma desfrute, prazer, e satisfação no presente. Ele já ganhou sua alma agora. Portanto ganhar a alma(mente, vontade e emoção) é fazê-la feliz no presente, enquanto que perder a alma é não deixar nada para ela no presente. O que os nossos olhos vêem, nossos ouvidos ouvem, e nossas mãos e pés tocam são através do corpo; mas aquilo que é prazer interior consciente é da alma.
A alma é o lugar dos nossos desejos naturais. Ela nos habilita a sentir e desfrutar. O desejo desta vida da alma (mente, vontade e emoção) exige ser satisfeito. Uma boa música pode acalmar a emoção; e a literatura e a filosofia podem elevar o pensamento (mente). Porém se a pessoa busca extrema satisfação nestas coisas no presente elas perderão a satisfação no futuro. Se já recebemos conforto destas coisas agora, nós perderemos a Glória no futuro.
Aquele que salva sua alma no presente - mesmo que ele seja uma pessoa que crê no Senhor - ele já ganhou os prazeres derivados dos seus ouvidos, olhos, e coração: e portanto, na era vindoura ele perderá todos estes prazeres. Aquele que ganha agora perderá no futuro, enquanto que aquele que perde agora ganhará no futuro. Isto é o que precisamos entender sobre a salvação da alma. Ganhar a glória, desfrute, e satisfação do reino no futuro é ganhar a alma. Perder isto no futuro é perder a alma.
Tendo sido salvo, obviamente não podemos ser "não salvos" outra vez. Contudo, nossas obras (práticas N.T.) têm muito a ver com nossa posição no reino futuro. O que, então, estamos buscando agora? Como é difícil para os jovens abandonarem os prazeres deste mundo. Muitos buscam encontrar satisfação em uma moradia especial, em comida, roupa, diversão, e outras coisas mais. Eles já salvaram sua alma hoje; por conseguinte, eles perderão sua alma nos dias vindouros. Alguém que já é salvo nunca irá para o inferno; mas ele pode não desfrutar das bênçãos do reino se não perder a vida da alma!
O Senhor não nos instruí a sermos ascéticos; Ele somente nos persuade a não sermos cativados pelas coisas deste mundo. Estas coisas podem ser legítimas, no entanto nem todas as coisas legítimas são proveitosas. Por esta razão é que Paulo diz: "Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convém" (1Co 10:23). Seja ela roupa, comida, ou moradia, não devemos buscá-las para o nosso próprio desfrute. Devemos fazer todas as coisas para a Glória de Deus.
Aquele que ama o mundo salva sua própria alma. Já que o pecado entrou no mundo, não devemos buscar nada deste mundo pecador.
Jesus é o Senhor!