Há duas seções no Hades onde estão todos os mortos: "Seção do Paraíso e Seção de Tormento" | Witness Lee
NO HADES HÁ DUAS SEÇÕES ONDE ESTÃO TODOS OS MORTOS
Lucas capítulo 23 versículos 39 ao 43 diz: "Um dos ladrões, que estava crucificado, continuou insultando Jesus, dizendo: "Não és Tu o Cristo (o Messias)? Salva-te a ti mesmo e á nós também!" Mas o outro ladrão o reprendeu, dizendo: "Você nem mesmo teme a Deus, estando debaixo da mesma sentença de condenação e sofrendo a mesma pena? Nós, na realidade, a sofremos justamente, recebendo a devida recompensa de nossas ações; mas este Homem não cometeu mal algum". Então, este ladrão olhou para Jesus, e rogou-Lhe: “Senhor! Lembra-te de mim quando entrardes no Teu Reino”. E Jesus lhe respondeu: "Verdadeiramente te digo, hoje estarás Comigo no paraíso" (Lc 23:39-43).
"Portanto, assim como esteve Jonas três dias e três noites no ventre de um grande peixe, assim o Filho do Homem estará três dias e três noites no coração da terra" (Mateus 12:40).
"Contudo (após os três dias e três noites no coração da terra, no Hades), Deus ressuscitou Jesus Cristo dos mortos, rompendo os laços da morte, porque era impossível que a morte o retivesse. A respeito de Jesus Cristo afirmou Davi: 'Eu sempre via o Senhor diante de mim. Porque está à minha direita. Por esse motivo, o meu coração está alegre e a minha língua exulta; o meu corpo também repousará em esperança, Pois Tu não abandonarás a minha alma, deixando-a desamparada no Hades (o estado das almas que partiram), nem deixarás que o Teu Santo veja a decadência ou veja a destruição [do corpo após a morte.]'" (Atos 2:24-27).
"Caro irmãos, é permitido a mim que lhes conte confiantemente e com liberdade a respeito do patriarca Davi, que ele morreu e foi sepultado, e seu túmulo está conosco até este dia. Sendo, contudo, um profeta, e sabendo que Deus havia selado para ele, com um juramento, que Deus colocaria um de seus descendentes em seu trono, Deus, antevendo isto, falou [por presciência] da ressurreição de Cristo (o Messias), que Ele não foi abandonado [na morte] nem deixado no Hades, nem Seu corpo conheceu decadência ou viu destruição." (Atos 2:29-31).
"Ora, o que pode significar isto, Ele, "Jesus Cristo", subiu, senão que previamente tinha descido [das alturas] do céu, para as profundezas, as partes mais baixas da terra? Aquele que desceu é [exatamente] Aquele mesmo que subiu bem alto, acima de todos os céus, para que Ele, [Sua presença], pudesse encher todas as coisas [o universo inteiro, do mais baixo ao mais alto.]" (Efésios 4:9-10).
O HOMEM RICO E LÁZARO
Em Lucas capítulo 16 versículo 19, o Senhor diz: “Ora, havia certo homem rico que se vestia de púrpura e de linho finíssimo, e todos os dias se regalava esplendidamente”. Esta história não é uma parábola, pois menciona os nomes Abraão, Lázaro e o Hades. É uma história usada pelo Salvador como resposta ilustrativa para os religiosos fariseus, que amavam o dinheiro e se consideravam justos (Lc 16:14-15); é uma advertência para eles, pois revela que seu futuro seria miserável, assim como o do rico, como resultado de rejeitar o evangelho do Salvador, por causa do amor ao dinheiro.
Nessa história o rico normalmente se vestia de púrpura e linho e se regalava esplendidamente, suntuosamente, todos os dias. Mas um pobre chamado Lázaro, “coberto de chagas, estava atirado à porta daquele homem rico; e desejava fartar-se do que caía da mesa do rico; e até os cães vinham lamber-lhe as chagas” (Lc 16:20-21). Então nos é dito que Lázaro morreu e foi levado pelos anjos ao seio de Abraão. O homem rico também morreu e foi sepultado. “No Hades, estando em tormentos, levantou os olhos” e viu “ao longe a Abraão, e Lázaro no seu seio” (Lc 16:23). As palavras “seio de Abraão” são uma expressão rabínica, equivalente a estar com Abraão no paraíso. Hades, como Seol no Antigo Testamento (Gn 37:35; Sl 6:4), é o lugar onde a alma dos mortos são mantidos (At 2:27).
OS DOIS SETORES NO HADES
Quando os cristãos ouvem a palavra Hades, sempre pensam somente num lugar ruim. Hades é um lugar onde a alma dos mortos são mantidos temporariamente. Nele há dois setores: o setor de conforto, agradável, chamado de paraíso, para os salvos e um setor de tormento para os não salvos. Pela misericórdia de Deus e por meio de Sua redenção, há no Hades um setor agradável para Seus redimidos. De acordo com Lucas capítulo 16 versículos 22 ao 25, Abraão está nesse setor agradável, [chamado de paraíso]. Sem dúvida, Isaque, Jacó e todos os outros santos do Antigo Testamento também estão lá. De modo semelhante o pobre Lázaro foi para lá quando morreu. Além disso, o Senhor Jesus disse ao ladrão na cruz que Lhe rogara lembrar-se dele em Seu reino que este estaria, naquele mesmo dia, com Ele no paraíso (Lc 23:42-43). Como já enfatizamos, esse paraíso é o setor agradável no Hades, um setor de consolo para os redimidos de Deus.
De acordo com a maneira de Deus, sempre que uma pessoa morre, sua alma deixa o corpo e vai para o Hades. O corpo é normalmente enterrado. Um espírito desencarnado é sinal de morte e por isso vergonhoso. Assim, um lugar foi preparado para os espíritos humanos desencarnados. Entre esses espíritos desencarnados, alguns são o espírito dos salvos no paraíso, o lugar agradável do Hades, e os outros são o espírito dos não salvos no setor de tormento do Hades.
Na história registrada em Lucas capítulo 16 versículos 19 ao 31, vemos dois setores. Também vemos que há um abismo entre eles: “E, além de tudo, está posto um grande abismo entre nós e vocês, de sorte que os que querem passar daqui para vocês não podem, nem os de lá passar para nós”. Esse grande abismo é um precipício que divide o Hades num setor agradável e um setor de tormento. Esses dois setores estão separados um do outro e não há ponte que os ligue. Contudo quem está num setor pode ver e até falar com quem está no outro (Lc 16:23-25). Por isso o homem rico podia ver Abraão e Lázaro, ele podia falar com Abraão e este responder-lhe.
Os mortos permanecerão no Hades até o dia da ressurreição. Quando o Senhor Jesus voltar, os salvos serão ressuscitados. Isso ocorrerá antes do milênio, antes dos mil anos do reinar de Deus na terra. Os não salvos permanecerão no setor de tormento do Hades por outros mil anos. No final do milênio, os não salvos serão ressuscitados do Hades e, com um corpo, ficarão de pé diante do trono branco, no juízo final, para ser julgados e condenados à perdição eterna no lago de fogo. Então todo o ser: corpo, alma e espírito dos não salvos, será lançado no lago de fogo (Ap 20:1-15).
Nessa história do rico e de Lázaro, o Senhor Jesus revelou aos religiosos fariseus ricos, o destino e o futuro deles. Contando-lhes essa história, Ele estava dizendo: “Ricos, não se entreguem às concupiscências. Vocês precisam perceber que seu destino será o setor de tormento do Hades”.
A NECESSIDADE DE OUVIR A PALAVRA DE DEUS
Na conversa entre Abraão e o homem rico vemos por que o homem rico foi para o setor de tormento do Hades. Foi porque o homem rico não deu ouvidos à Palavra de Deus nem creu nela. Ele não foi para lá por ser rico. De semelhante modo, Lázaro, o pobre, foi para o setor agradável porque ouviu a Palavra de Deus transmitida por Moisés e os profetas. Ele não foi para aquele setor apenas por ser pobre. Abraão disse ao homem rico que seus irmãos tinham Moisés e os profetas, e deviam ouvi-los.
O homem rico então disse a Abraão: “Não, Pai Abraão; mas se alguém dentre os mortos for falar com eles, eles se arrependerão". Abraão, porém, lhe respondeu: "Se não ouvem a Moisés e aos profetas, tampouco se deixarão persuadir, ainda que ressuscite alguém dentre os mortos.” (Lc 16:30-31). Se as pessoas não derem ouvidos ao que diz a Palavra de Deus, não serão persuadidas nem mesmo que alguém ressuscite miraculosamente dos mortos. A palavra do Salvador aqui implica que, se os judeus representados pelos fariseus não dessem ouvidos à Palavra de Deus no Antigo Testamento, não se deixariam persuadir, mesmo que Ele (o Salvador, Jesus Cristo) ressuscitasse dos mortos. Essa tragédia ocorreu após Sua ressurreição. (Mt 28:11-15; At 13:30-40, 44-45).
Lucas capítulo 16 versículo 31, salienta que não devemos ter uma mente de curiosidade. Quem tem mente assim pode prestar atenção a uma pessoa que proclama ter ressuscitado dentre os mortos. Não devemos dar ouvidos a coisas que despertam nossa curiosidade. Pelo contrário, com mente sóbria, devemos dar ouvidos à Palavra escrita de Deus. Se prestarmos atenção à Palavra de Deus com mente sóbria, compreenderemos a misericórdia e a graça de Deus e teremos clareza sobre a salvação.
O Senhor Jesus mostrou o significado do sinal de Jonas. Em Mateus capítulo 12 versículo 40, o Senhor Jesus disse: “Porque assim como esteve Jonas três dias e três noites no ventre do grande peixe, assim o Filho do Homem estará três dias e três noites no coração da terra.” (Mt 12:40). Isso seria um sinal muito significativo para eles. “O coração da terra” é chamado de as regiões inferiores da terra, e Hades: "Ora, que quer dizer subiu, senão que também havia descido às regiões inferiores da terra?" (Ef 4:9). "Porque não deixarás a minha alma no Hades, nem permitirás que o Teu Santo veja corrupção." (At 2:27). O Senhor Jesus foi ao coração da terra após Sua morte, e permaneceu lá por três dias e três noites, e depois ressussitou. O Hades, o mesmo que Seol no Antigo Testamento, tem duas seções: a seção de sofrimento e a seção de descanso (Lc 16:23-26). A seção de descanso é o paraíso, onde o Senhor Jesus e o ladrão foram após a morte (Lc 23:43). [Refere-se ao ladrão que creu no Senhor Jesus como seu Salvador, e se arrependeu dos seus pecados]. Assim, o coração da terra, as regiões inferiores da terra, o Hades e o paraíso são sinônimos, referindo-se a um único lugar onde o Senhor esteve três dias e três noites após Sua morte e antes da Sua ressurreição.
Mesmo na cruz o Senhor Jesus agiu no mais alto padrão de moralidade com relação aos dois criminosos crucificados com Ele. Um deles disse a Jesus: “Senhor, lembra-Te de mim quando entrares no Teu reino.” (Lc 23:42). Imediatamente o Senhor Jesus respondeu: “Em verdade te digo que hoje estarás Comigo no paraíso.” (Lc 23:43).
A ORAÇÃO PERSISTENTE DOS SANTOS MARTIRIZADOS
OS SANTOS MORTOS ESTÃO NO PARAÍSO
Muitos cristãos são enganados pelos ensinos religiosos açucarados. Um desses ensinos diz: “Oh! vocês não precisam chorar por sua mãe que morreu. Por ter crido no Senhor Jesus, ela está agora no céu com Ele. Ela está em uma mansão celestial, uma casa que é muito melhor que a de vocês. Por que, então, vocês deveriam chorar? Um dia, vocês a encontrarão no céu”. Esse tipo de ensinamento é cheio de fermento e é muito enganoso. Tenho estudado a Bíblia por mais de cinqüenta anos e não achei um único versículo na Palavra de Deus que ensine tal coisa. Isso é uma superstição que tem sua fonte no paganismo, ou no budismo, e foi adotado pelo catolicismo.
De acordo com a Bíblia, os crentes mortos estão no paraíso (Lc 23:43), que é a seção agradável do Hades (Lc 16:22, 25-26). No Hades, há duas seções: a seção agradável e a seção de tormento. A seção de sofrimento é diferente do lago de fogo. A parte desagradável do Hades pode ser comparada a uma cadeia, que é diferente de penitenciária. Uma cadeia é um lugar onde os criminosos são deixados temporariamente. Mas depois que o criminoso foi julgado e sentenciado, ele é levado da cadeia para a penitenciária. Os pecadores não salvos, agora na seção de tormento do Hades, estão esperando o julgamento final, o qual ocorrerá no trono branco de Deus após o milênio. Depois disso, os pecadores não salvos serão lançados no lago de fogo, a prisão eterna.
Os santos mortos estão no paraíso, e quando o Senhor Jesus vier, eles ressuscitarão. Eles não ressuscitarão para o céu; antes, ressuscitarão e serão tomados juntamente com os santos vivos. Essa é a razão de Paulo dizer em 1ª Tessalonicenses capítulo 4 versículo 16 que os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro. Então, de acordo com 1ª Tessalonicenses capítulo 4 versículo 17, os que estão vivos serão tomados ao mesmo tempo com eles para uma reunião com o Senhor nos ares. Isso significa que todos os crentes, tanto os mortos como os vivos, serão arrebatados para os ares. Esse ensinamento não é açucarado e não contém qualquer fermento. Pelo contrário, ele está de acordo com a pura Palavra de Deus.
De acordo com a Palavra de Deus, quando o Senhor Jesus descer do céu, os santos mortos ressuscitarão. As almas serão ressuscitadas do paraíso, o corpo ressuscitará do sepulcro, e o espírito e a alma com o corpo serão tornados perfeitos. Eles, então, se unirão aos crentes que estão vivos e, juntos, nós todos seremos tomados pelo Senhor.
O PARAÍSO DE DEUS
Ao ladrão que pediu ao Senhor Jesus para se lembrar dele quando entrasse no Seu reino, o Senhor Jesus disse: “Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso” (Lc 23:43). Somente estudando vários outros versículos podemos localizar esse paraíso. Lucas capítulo 23 versículo 43 revela que logo após Sua morte, o Senhor Jesus foi ao paraíso. Atos capítulo 2 versículo 27 e 31, revelam que depois que o Senhor Jesus morreu, Ele foi para o Hades, e Mateus capítulo 12 versículo 40, indica que o Hades é “no coração da terra”, onde o Senhor Jesus ficou por três dias e três noites após Sua morte. No Hades há uma seção comparada ao seio de Abraão, para onde Lázaro foi (Lc 16:23). Desse modo, o paraíso mencionado pelo Senhor Jesus em Lucas capítulo 23 versículo 43 é a seção agradável do Hades. Conforme a palavra do Senhor Jesus em Lucas capítulo 16, há duas seções no Hades, e entre essas seções há um grande abismo. Quando Lázaro morreu, ele foi para a seção agradável do Hades, onde Abraão estava. Entretanto, quando o rico morreu, ele foi para a seção de tormento.
Alguns mestres cristãos, tais como Dr. Scofield, crêem que na época da ressurreição de Cristo, a seção agradável foi transferida para o terceiro céu. O original da Referência Bíblica de Scofield tem uma nota sobre Lucas capítulo 16 versículo 23 nesse sentido. Em 2ª Coríntios capítulo 12 versículos 2 ao 4, é também usada como base para se dizer isso. Alguns interpretam a palavra de Paulo nesses versículos denotando que o paraíso está agora no terceiro céu. Contudo, se você ler esse trecho da Palavra cuidadosamente de acordo com o texto grego, verá que ele prova o contrário. Nesse capítulo, Paulo estava testificando que ele recebeu uma visão completa de todo o universo, que é dividido em três seções: os céus, a terra e a região debaixo da terra: "Para que ao Nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra." (Fp 2:10). O apóstolo Paulo teve a revelação a respeito das coisas na terra, no céu e no paraíso [que é debaixo da terra]. Essa e a compreensão correta de 2ª Coríntios capítulo 12 versículos 2 ao 4 (Veja o Estudo-Vida de Apocalipse, Mensagem 20). O paraíso, que é a seção agradável do Hades, ainda está no Hades que é debaixo da terra, isto é, no coração da terra.
O ensinamento de que os santos do Velho Testamento no paraíso foram transferidos para o céu no dia da ressurreição de Cristo não é exato. No dia de Pentecoste, cinqüenta dias após a ressurreição do Senhor, Pedro disse: “Porque Davi não subiu aos céus.” (At 2:34). Mesmo naquele tempo, Davi ainda não estava no céu. Portanto, os ensinamentos tradicionais com relação a essa questão não são nem exatos, nem dignos de confiança. De acordo com a palavra exata da Bíblia, há uma seção agradável no Hades, chamada paraíso, onde os espíritos e as almas dos salvos que morreram, no momento presente, estão esperando pela hora da ressurreição. Em princípio, o fato de uma alma estar sem seu corpo significa que está nua; e nenhuma pessoa nua pode entrar na presença de Deus. Dessa maneira, o espírito e a alma dos santos mortos estão na seção agradável do Hades, (todos os crentes em Cristo ao morrerem vão para o Paraíso, uma seção agradável do Hades, no seio de Abraão onde está Lazaro e todos os outros santos que estão mortos), eles estão aguardando o dia da ressurreição, para que possam vestir um glorioso corpo de ressurreição e serem novamente vestidos.
A Nova Jerusalém, como o paraíso de Deus, difere do paraíso no Hades. O Paraíso da Nova Jerusalém, que é eterno, será imensamente superior ao paraíso no Hades, que é meramente uma morada temporária. O Paraíso de Deus na Nova Jerusalém será um galardão para os vencedores na era do reino (Ap 2:7) e uma porção comum a todos os redimidos de Deus na eternidade (Ap 21:7). Todos os santos mortos serão ressuscitados, vestirão um corpo de ressurreição, e por fim entrarão na Nova Jerusalém que será o Paraíso de Deus.
(Extraído do Estudo-Vida de Apocalipse 21:9-27 - Witnees Lee)
Jesus é o Senhor!