O ANTICRISTO E SEU PACTO COM MUITOS POR SETE ANOS | Watchman Nee
O ANTICRISTO E SEU PACTO COM MUITOS POR 7 ANOS
“...e o seu fim será num dilúvio, e até ao fim haverá guerra; desolações são determinadas” (Dn 9:26). “O fim” aqui não é o fim da cidade ou do santuário. De acordo com a correta construção gramatical, “o seu fim” deve se conectar à frase “o príncipe que há de vir”. O cumprimento não veio no tempo de Tito, mas está para vir no futuro. O povo do príncipe que há de vir destruirá esta cidade e o santuário, mas “o fim dele” (ou seja, o fim do príncipe, isto é, o fim do Anticristo) virá como um dilúvio. Nós sabemos que esse super-homem virá em breve, e que o mundo não terá paz.
“Ele fará um pacto com muitos, por uma semana; e na metade da semana, fará cessar o sacrifício e as oblações” (Dn 9:27a). O verso anterior nos fala das atitudes destrutivas do Anticristo; esse próximo versículo continua a falar da sua ação. O último sete (isto é, a ultima semana da profecia das setenta semanas de Daniel 9) é dividido em duas metades. No começo do último sete, o Anticristo confirmará um pacto com muitos. Esse pacto não é a Velha Aliança que Deus singularmente fez com Seu povo, pois o suo do artigo indefinido “um” aqui prova isso. A frase “muitos” refere-se a um grupo especial de pessoas: – os judeus. Sendo assim, esse pacto será um pacto político entre os judeus e o Anticristo. A duração desse pacto deve ser de sete anos, mas no meio termo desses anos, o Anticristo irá quebrá-lo. Isso é o significado das palavras, “ele cuidará em mudar os tempos e a lei” (Dn 7:25). Aqui nós podemos ver a similaridade descoberta entre esse príncipe e o pequeno chifre mencionado em Daniel 7.
Na metade dos sete anos em questão, o Anticristo quebrará o pacto, e assim o resto do período do sete (ou seja, três anos e meio) estará em sua mão. Durante esses três anos e meio ele também vai magoar os santos do Altíssimo (Dn 7:25). E durante estes mesmos três anos e meio, esse pequeno chifre, [o Anticristo], intentará em mudar os tempos e a lei, e fazer cessar o sacrifício e as oblações. No presente momento, os judeus não têm nem sacrifício nem oblações; mas no futuro estas coisas serão restauradas. Nós agora temos visto o começo da volta dos judeus para a Palestina e também temos ouvido do seu desejo de restaurar estas coisas. O fim está verdadeiramente próximo.
Porque o Anticristo vai fazer cessar o sacrifício e a oblação? Porque naquele tempo ele vai falar blasfêmias contra Deus (veja na Bíblia: Daniel capítulo 7). Uma vez que os sacrifícios e as oblações são oferecidas a Deus, o Anticristo vai naturalmente proibi-los. “...e sobre a asa das abominações virá o assolador, e isso até à consumação” (Dn 9:27). “A asa das abominações” fala de ídolos. No templo de Deus as asas do querubim cobriam a arca. Mas o Anticristo entrará no templo de Deus e proclamará a si mesmo Deus (2Ts 2:4), sendo coberto pela asa das abominações. Devido a esta idolatria, Deus permitirá desolações por três anos e meio até o fim do último sete anos desta era. Daniel 9 versículo 27 diz: “E ele firmará um acordo com muitos por uma semana; e, na metade da semana, fará cessar o sacrifício e a oferta de manjares; e sobre a asa das abominações virá o assolador, e isso até à consumação; e o que está determinado será derramado sobre o assolador".
"E, como determinado, a ira será derramada sobre o desolador” (Dn 7:27c). A desolada é Jerusalém. Com a aproximação do fim dos setenta sete, [70x7], [fim da última semana da profecia das setenta semanas de Daniel 9], as nações se reunirão para atacar Jerusalém. Então o Senhor lutará por ela: "Eis que vem o Dia do Senhor, em que o seu despojo será repartido dentro de você, ó Jerusalém. Porque Eu ajuntarei todas as nações para a batalha contra Jerusalém. A cidade será tomada, as casas serão saqueadas e as mulheres, violentadas. Metade da cidade será levada para o cativeiro, mas o restante do povo não será expulso da cidade. Então o Senhor sairá e lutará contra essas nações, como Ele costumava lutar no dia da batalha. Naquele dia, os Seus pés estarão sobre o monte das Oliveiras, que está em frente de Jerusalém, para o leste. O monte das Oliveiras será fendido pelo meio, do leste ao oeste, formando um grande vale, metade do monte se afastará para o norte, e a outra metade, para o sul.
Vocês fugirão pelo Meu vale entre os montes, porque esse vale chegará até Azal. Sim, vocês fugirão como fugiram do terremoto nos dias de Uzias, rei de Judá. Então virá o Senhor, meu Deus, e todos os santos virão com Ele. Acontecerá, naquele dia, que não haverá luz, mas frio e gelo. Mas será um dia singular, um dia conhecido do Senhor. Não haverá separação entre dia e noite, mas acontecerá que no final da tarde haverá luz. O Senhor será Rei sobre toda a terra; naquele dia, um só será o Senhor, e um só será o Seu nome" (Zc 14:1-7, 9). E assim a profecia de Daniel 9 versículo 24 se cumprirá .
Nós podemos aqui perceber como Satanás usa o homem. O Anticristo é apenas um homem; mas pela sua obediência a Satanás, ele recebe poder diabólico para governar sobre todas as nações. Embora a sua vinda real está ainda no futuro, [mas, cá pra nós, a manifestação do Anticristo está muito próximo, devido aos acontecimentos atuais no mundo.], mesmo assim em 70 d.C. os Romanos se tornaram o povo do Anticristo! Pois eles tinham o seu espírito. Hoje nós vemos os muitos tumultos entre as nações. Satanás está, na verdade, manipulando nos bastidores. Ele dá poder a essa pessoa e para isso, usa muitos da arena política como seus fantoches para perturbar o mundo. A última pessoa que ele vai usar será o Anticristo. Nós podemos agora mesmo discernir que o espírito do Anticristo já está operando em todos os lugares. A característica mais reveladora do Anticristo é a sua iniqüidade (2Ts 2:4). Se abrirmos os nossos olhos para os negócios desta era, nós saberemos o quão exuberante a iniqüidade tem se tornado. Em cada nível da sociedade há pessoas iníquas. Em cada profissão, a iniqüidade é a maioria. Parece, porém, que há uma tênue linha entre as pessoas e a erupção da iniqüidade. Uma vez que alguém faz concessão à iniqüidade, este é capturado para sempre.
Por esta razão, nós que cremos no Senhor Jesus Cristo e fomos comprados com Seu precioso sangue, devemos nesta hora resistir, unidos em uma mente contra Satanás e suas obras, tanto em nossos espíritos como em nossas mentes. Orem para que Deus habilite a Sua Igreja a conhecer a vitória de Cristo na cruz para que os santos possam ter a experiência do arrebatamento. Os pecados do mundo precisam ser julgados. A Igreja de Cristo precisa ser amadurecida para o arrebatamento!
Ouça o áudio desta mensagem neste vídeo:
Jesus é o Senhor!