TER UM CORAÇÃO PURIFICADO E UM ESPÍRITO RENOVADO PARA O SENHOR TER UM CAMINHO EM NÓS
MENSAGEM 1
TER UM CORAÇÃO PURIFICADO E UM ESPÍRITO RENOVADO PARA O SENHOR TER UM CAMINHO EM NÓS
Leiam com oração:
"Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto" (Sl 51:10).
"Por essa causa, ajoelho-me diante do Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, do qual toda a família nos céus e na terra toma o nome, oro para que, com as riquezas de Sua glória, Ele vos fortaleça com poder pelo Seu Espírito no homem interior (íntimo do seu) para que Cristo habite em seus corações mediante a fé; e oro para que vocês, sejam arraigados e alicerçados em amor" (Ef 3:14-17).
A restauração do Senhor depende de nosso coração renovado e purificado e de nosso espírito renovado e fortalecido, pois quando nosso coração está plenamente possuído por Cristo e nosso espírito está completamente saturado com o Espírito, Deus terá um caminho, e a restauração prevalecerá.
Precisamos procurar estar em espírito o tempo todo, para que nossa mente seja renovada e nosso espírito seja renovado e vivo, e para que possamos viver um espírito com o Senhor.
A restauração do Senhor e a vida da igreja dependem do nosso coração e do nosso espírito, isto é, da condição de nosso coração e de nosso espírito.
Podemos amar o Senhor e ler a Sua palavra, orar com os crentes em Cristo e encontrar-nos nos lares, mas se o nosso coração e espírito não estiverem nas condições certas, não podemos ser úteis ao Senhor em pastorear os crentes e em cuidar dos novos crentes.
Por um lado, o Senhor nos deu um novo coração e um novo espírito, mas, por outro lado, precisamos cooperar com o Senhor para manter a novidade de nosso coração e nosso espírito dia após dia.
Começamos nossa vida cristã ouvindo o evangelho de Cristo e tendo um arrependimento diante do Senhor - isso suaviza nosso coração - e recebendo o Espírito em nosso espírito - isso renova e estimula nosso espírito.
Precisamos manter a novidade de nosso coração arrependendo-nos diante do Senhor, e precisamos manter a novidade de nosso espírito, contatando o Senhor e exercitando nosso espírito.
Leia na Bíblia: Romanos 6:4; 7:6
Precisamos ter um coração aumentado, isto é, precisamos ter a grandeza do coração. Se não tivermos um coração grande, não aceitaremos e não receberemos todos os crentes em Cristo, mas preferencialmente passaremos tempo com alguns crentes e procuraremos a companhia deles.
Se não temos um coração grande, somos orgulhosos, com um coração limitado, pensamos mais em nós mesmos do que deveríamos pensar e até mesmo discutir com os outros.
Assim como o Senhor nos perdoou, devemos perdoar os outros e orar para que o Senhor alargue nosso coração à comunhão com aqueles que não têm a mesma constituição que nós.
Precisamos ser puros de coração e pobres de espírito, buscando o Senhor com pureza de coração e sinceridade em vida, e precisamos exercitar nosso espírito para nos esvaziarmos para receber do Senhor algo novo o tempo todo.
Deus deve ser o nosso único objetivo e, quando o contatamos, precisamos ter um coração puro e um espírito que seja esvaziado e descarregado. Precisamos pedir ao Senhor que nos esvazie, nos descarregue e nos mostre a necessidade de ganhar mais de Cristo, para que possamos estar abertos e dar ao Senhor a base em nosso ser para falar conosco e trabalhar em nós.
Que sejamos aqueles que são esvaziados em nosso íntimo (esvaziados em nosso homem interior, nosso espírito) e que têm um coração puro, buscando somente o Senhor.
PRECISAMOS ORAR PARA ESTAR EM NOSSO ESPÍRITO E VER UMA VISÃO CLARA DA IGREJA E DA SITUAÇÃO MUNDIAL
Apocalipse 1:10 João diz: "Eu estava em espírito no Dia do Senhor e ouvi atrás de mim uma voz alta como uma trombeta".
Apocalipse 4:2 João diz: "Imediatamente eu estava em espírito; e eis que havia um trono no céu e um estava sentado no trono".
Apocalipse 17:3 João diz: "E Ele me levou em espírito ao deserto; e vi uma mulher sentada sobre uma besta escarlate, cheia de nomes de blasfêmia, com sete cabeças e dez chifres".
Apocalipse 21:10 João diz: "E Ele me levou em espírito a uma grande e alta montanha e mostrou-me a cidade santa, Jerusalém, descendo do céu de Deus".
Precisamos ser simplificados, isto é, nossa visão precisa ser única para o Senhor, concentrando-se somente no Senhor e em Seu propósito. Não é fácil buscar o Senhor e estar na vida da igreja com um coração puro, porque muitas coisas podem nos distrair e chamar nossa atenção. Mesmo coisas tão boas como ler a Bíblia, servir na igreja, visitar os santos e cantar podem se tornar uma distração de entrar em contato com Deus e se concentrar apenas em Deus. Deus deve ser o nosso único objetivo e, quando o contatamos, precisamos ter um coração puro e um espírito que seja esvaziado e descarregado.
Precisamos pedir ao Senhor que nos esvazie, nos descarregue e nos mostre a necessidade de ganhar mais de Cristo, para que possamos estar abertos e dar ao Senhor a base em nosso ser para falar conosco e trabalhar em nós.
Que sejamos aqueles que são esvaziados em nosso íntimo e que têm um coração puro, buscando somente o Senhor.
Precisamos ser fortalecidos em nosso homem interior para que Cristo possa fazer Sua morada em nosso coração, e precisamos orar para estar em nosso espírito, para que possamos ter uma visão clara da igreja e da situação mundial.
O apóstolo João estava em seu espírito quando viu as quatro principais visões no livro do Apocalipse. Nós também precisamos estar em nosso espírito para ver as visões no livro do Apocalipse.
O livro do Apocalipse é composto de quatro visões principais: as igrejas (caps. 1—3), o destino do mundo (caps. 4-16), Babilônia, a Grande (caps. 17-20), e a Nova Jerusalém (caps. 21—22); João estava em seu espírito quando viu essas quatro visões (Ap 1:10; 4:2; 17:3; 21:10); nós também precisamos estar em nosso espírito para ver as visões neste livro.
Para nós vermos a igreja, praticarmos a vida da igreja, vivermos na igreja e vermos algo a respeito do que o Senhor está fazendo hoje e qual é a consumação dessa era, precisamos estar em nosso espírito.
Na verdade, para que possamos ver algo sobre a economia de Deus e para nós vivermos a vida da igreja, precisamos conhecer nosso espírito e estar em espírito. E a melhor maneira de ver a igreja e viver a vida da igreja é estar no espírito mesclado.
Em Apocalipse 1:10-12 João disse: "Eu estava em espírito no dia do Senhor e ouvi atrás de mim uma voz alta como uma trombeta, dizendo: O que você vê escreve em um rolo e envia-o para as sete igrejas. E me virei para ver a voz que falava comigo; e quando me virei, vi sete candelabros de ouro".
Como podemos ver a igreja? É voltando-se para o nosso espírito. Quando estamos no espírito, vemos a igreja e as igrejas locais.
Então, em Apocalipse 4:2 João estava em espírito e viu o trono divino nos céus, e tudo o que estava acontecendo na terra estava sob a soberania do trono nos céus.
Podemos nos perguntar por que isso e aquilo acontecem, mas quando nos voltamos para o nosso espírito e estamos no espírito, perceberemos que tudo está sob a soberania de Cristo, que está no trono nos céus.
Em Apocalipse 17:3 João foi levado em espírito a um deserto e viu Babilônia, a igreja apóstata. Como podemos ver a igreja apóstata? É por estar em espírito. Finalmente, em Apocalipse 21:10, João foi levado em espírito a uma grande e alta montanha para ver a Nova Jerusalém.
Quando habitualmente estamos no espírito, o Senhor pode nos levar em espírito e mostrar-nos as igrejas, a soberania do trono nos céus, Babilônia, a Grande, como a Igreja apóstata e a consumação - a Nova Jerusalém.
Leiam com oração:
"Ó Senhor Jesus, faz de nós pessoas que estão no espírito, pessoas que vivem no espírito mesclado. Amém. Oh Senhor, queremos ver a visão celestial das igrejas, a soberania do trono nos céus, a igreja apóstata e a Nova Jerusalém! Que possamos estar em espírito para podermos ver as igrejas, até mesmo viver em espírito para viver a vida da igreja adequada de acordo com o Seu propósito para a edificação da igreja como o Corpo de Cristo! Senhor, vem fortalecer meu espírito, é esta a minha oração; com Teu poder o fortalece e expande meu coração".
TENDO UM CORAÇÃO RENOVADO E PURIFICADO E UM ESPÍRITO FORTALECIDO PARA O SENHOR TER UM CAMINHO ENTRE NÓS EM SUA RESTAURAÇÃO
Efésios 3:20-21 diz: "Mas Àquele que é capaz de fazer superabundantemente acima de tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o poder que opera em nós, a Ele seja a glória na igreja e em Cristo Jesus em todas as gerações e para todo o sempre".
A restauração do Senhor não depende de nossa capacidade, mas de nosso coração renovado e purificado e de nosso espírito renovado e fortalecido. Se nosso coração está plenamente possuído por Cristo e nosso espírito está pleno e completamente saturado com o Espírito, Deus terá um caminho em nós, e a restauração prevalecerá.
Como podemos ter um coração renovado e purificado, e como podemos ter um espírito renovado e fortalecido? De acordo com Efésios 3:14-21, quando somos fortalecidos em nosso homem interior pelo Pai através do Espírito, Cristo pode fazer Sua morada em nosso coração, e podemos apreender com todos os santos as dimensões universais de Cristo para e na vida da igreja.
Sendo fortalecidos em nosso homem interior e Cristo fazendo Sua morada em nosso coração são ambos para a igreja. Quando somos interiormente fortalecidos por Deus em nosso homem interior e quando Cristo faz Sua morada em nosso coração, Deus é capaz de fazer superabundantemente acima de tudo que pedimos ou pensamos a respeito da vida da igreja.
Para permitirmos que Deus tenha um caminho em nós, precisamos orar diariamente para que o Senhor nos fortaleça em nosso homem interior e para que Cristo faça Sua morada em nosso coração, para que possamos estar em espírito, ver a igreja e dar o Senhor um caminho em nós na vida da igreja.
A restauração do Senhor não é um trabalho ou movimento cristão comum, pois depende totalmente do nosso coração e do nosso espírito.
Nossos olhos espirituais serão abertos se por um período de trinta dias nós orarmos diariamente: “Senhor, fortaleça-me em meu espírito e faça Sua morada em meu coração”. Veremos claramente as quatro principais coisas acontecendo no universo: as igrejas, o mundo, a Grande Babilônia, e a Nova Jerusalém. O mundo será julgado por Deus, e a Grande Babilônia cairá, mas as igrejas se tornarão a Nova Jerusalém, que permanecerá para sempre... Se orarmos por trinta dias, o Senhor nos fortalecerá em nosso espírito e tomará posse do nosso coração, e veremos a economia de Deus. Teremos uma visão clara e assegurada a respeito de toda a situação do universo, incluindo a igreja, o mundo, a Grande Babilônia, e a Nova Jerusalém.
Não é algo exterior que o Senhor está procurando, mas nosso coração e nosso espírito. É realmente muito bom reservar tempo todos os dias por pelo menos trinta dias para orar ao Senhor, Senhor, fortalecer-me em meu espírito e faz Sua morada em meu coração.
Quando oramos dessa maneira, passando tempo com o Senhor e permitindo que Ele faça Sua morada em nosso coração, veremos claramente a visão das igrejas, do mundo, da grande Babilônia e da Nova Jerusalém. Nós perceberemos que o mundo será julgado por Deus, a grande Babilônia cairá, mas as igrejas se consumarão na Nova Jerusalém, que permanecerá para sempre.
Precisamos orar essa oração por pelo menos trinta dias para que tenhamos um coração renovado e purificado, e um espírito renovado e fortalecido, dando assim ao Senhor um meio de se mover e fazer o que está em seu coração entre nós.
Quando nosso coração estiver plenamente possuído por Cristo e nosso espírito estiver completamente saturado com o Espírito, Deus terá um caminho, e a restauração prevalecerá.
Leia com oração:
"Senhor Jesus, conceda-nos a ter um coração renovado e purificado e um espírito fortalecido para que o Senhor possa ter um caminho em nós em Sua restauração. Fortalece-nos com poder através de Seu Espírito em nosso homem interior para que Cristo possa fazer Sua morada em nosso coração através da fé. Que nosso coração seja totalmente possuído por Ti, ó Senhor, e que nosso espírito seja completamente saturado com o Espírito para que Deus tenha um caminho e a restauração seja prevalecente. Senhor, queremos cooperar com Contigo para que possamos ter um coração e um espírito apropriados para que o Senhor tenha um caminho em nós e entre nós na Terra!"
MENSAGEM 2
Leiam com oração:
"Senhor Jesus, queremos cooperar com o Seu trabalho central de se trabalhar em nós e nos tornar um Contigo. Nos salve de ter uma busca espiritual que difere da obra central de Deus. Percebemos que o que acontece em nosso ser afeta a igreja, e que possamos cooperar com o Senhor através da oração. Senhor, trabalhe em nós pela igreja! Fortaleça-nos com poder em nosso homem interior para que o Senhor possa tornar Sua casa o nosso coração um pouco mais hoje! Que Cristo seja formado em nós e possa crescer em nós mais e mais a cada dia! Amém."
Quanto mais oramos, contatamos com o Senhor, temos comunhão com Ele, invocamos Seu nome e confessamos nossos pecados, mais estamos saturados de Cristo e mais nossa mente está sendo renovada.
O Senhor quer que tenhamos uma completa renovação da nossa mente; Ele quer vir como o Espírito e saturar nossa mente para a prática real do novo homem.
Para que o novo homem entre em plena existência, todos nós devemos experimentar uma completa renovação da nossa mente, que foi constituída de acordo com nossa nacionalidade e cultura. O maior obstáculo no caminho da existência prática do novo homem não é o ambiente externo, mas nossa mentalidade natural e nacional, nosso pano de fundo racial e cultural que se acumulou durante toda a nossa vida na Terra. Portanto, a única possibilidade do propósito de Deus ser cumprido nesta era é que todos nós - os crentes em Cristo que viram algo do propósito eterno de Deus - estão dispostos a ser renovados no espírito da nossa mente.
Para a existência prática do novo homem, todos nós precisamos ser renovados no espírito da nossa mente.
Precisamos nos humilhar diante do Senhor e pedir a Ele que renove continuamente nossa mente para que, dia após dia, possamos ter mais do elemento de Deus não apenas em nosso espírito, mas também em nossa mente.
Precisamos beber diariamente o Espírito para ser interiormente cheios do Espírito, para que o Espírito se espalhe em nossa mente e sature nossa mente com o elemento divino.
Nossa mente precisa ser renovada não apenas por nossa conduta espiritual ou por nosso comportamento pessoal e ético, mas pela existência de um novo homem (Efésios 4:24). O ponto focal do nosso interior ser renovado no espírito da nossa mente é o novo homem.
Depois de crer no Senhor Jesus e ler a Bíblia, percebemos nossa necessidade de sermos renovados em nossa mente pela Palavra de Deus. Nós então queremos ser renovados no espírito da nossa mente para nosso comportamento cristão e para nossa ética.
Entramos na palavra de Deus, permitimos que a palavra nos encha, nos possua e nos domine, e o Espírito de Deus nos satura. Quanto mais oramos, contatamos com o Senhor, tendo comunhão com Ele, invocamos Seu nome e confessamos nossos pecados, mais estamos saturados de Cristo e mais nossa mente está sendo renovada. Isso nos faz ser transformados e nosso comportamento muda por causa da mudança metabólica interna. No entanto, tudo isso não é apenas para o nosso comportamento ou melhoria ética, mas para o novo homem.
Nosso interior ser renovado no espírito da nossa mente, bebendo o Espírito e deixando a palavra de Cristo habitar em nós ricamente é para a existência prática de um novo homem, pois no novo homem não pode haver grego, nem judeu, circuncisão, nem incircuncisão, bárbaro, nem cita, escravo, nem homem livre. Pois, Cristo é tudo em todos.
A renovação da nossa mente é para a existência prática do novo homem. Muitos ainda se apegam aos seus conceitos naturais, religiosos e individuais, porque não deixam o Espírito espalhar-se em suas mentes e renová-las.
Todos nós precisamos abrir nosso ser interior ao Senhor Jesus Cristo e dizer a Ele para entrar e preencher, saturar e permear nosso ser interior, para que possamos ser renovados no espírito da nossa mente para a existência prática do novo homem.
Quando nos abrimos ao Senhor Jesus e dizemos a Ele para nos renovar, o Espírito lentamente saturará nossa mente para o novo homem. Precisamos de uma completa renovação da nossa mente para que o novo homem venha a existir praticamente.
Quando o Espírito satura nossa mente e possui nosso ser interior, não nos importamos se os outros são negros, brancos, chineses, japoneses, americanos, britânicos, alemães, brasileiros ou qualquer outra nacionalidade, nem enfatizaremos nossa própria nacionalidade ou origem. Não nos importamos se a reunião é barulhenta ou quieta, se alguém fala essa ou aquela linguagem, mas nos preocuparemos com o novo homem.
Hoje, neste mundo dividido, onde todos querem estar unidos - mas estão mais divididos do que nunca, precisamos ser renovados no espírito de nossa mente, para que possamos ser transformados para o novo homem.
Nós cristãos somos um em Cristo e devemos ser um no Senhor; isso ocorre não por ajuste externo ou correção, mas pela completa renovação da nossa mente para o novo homem.
Leiam com oração:
"Senhor Jesus, queremos ser renovados no espírito da nossa mente para o novo homem. Que não nos concentremos em nosso comportamento ou ética cristã pessoal, mas que possamos nos concentrar na existência prática do novo homem! Que possamos ter uma completa renovação da nossa mente para que quaisquer ordenanças raciais sejam removidas, e nos livraremos da pessoa natural. Queremos invocar o Seu nome, ter comunhão com o Senhor, orar e confessar nossos pecados para que possamos ser transformados pela renovação da nossa mente para o novo homem!"
Acreditamos que este é o tempo para o novo homem ser aperfeiçoado e vir a existir de uma maneira completa. O Senhor organizou o ambiente externo e a situação para o novo homem, mas a situação exterior deve corresponder à realidade interior. Há a necessidade da realidade interior nos membros (nos crentes) do Corpo de Cristo.
Devido às invenções científicas e as situações políticas nesta terra, as muitas nacionalidades e culturas foram reunidas. Agora há a necessidade da realidade interior, que é a renovação da nossa mente. Nossa mentalidade natural e nacional, que foi constituída durante toda a nossa vida, deve ser renovada.
Ao longo da nossa vida, nossa mentalidade natural e racial está sendo constituída. “Nós somos o produto” do nosso background, educação, escolaridade, cultura, mentalidade nacional e natural e formação cultural. Mesmo depois de sermos regenerados, ainda vivemos nossa vida de acordo com a forma como fomos criados, a maneira como fomos educados e de acordo com nossa mentalidade natural e nacional. Precisamos pedir ao Senhor para renovar o espírito da nossa mente e fortalecê-lo.
Quando o Espírito de Deus entra em nosso espírito e se espalha em nossa mente, torna-se o espírito da nossa mente; é em tal Espírito que somos renovados para nossa transformação.
Estamos sob o controle e direção da nossa mente; o que pensamos, nossas opiniões, nossos pensamentos e nosso pensamento é o que nos governa.
Mesmo depois de termos sido regenerados pelo Senhor e amá-Lo, ainda somos governados por nossa mente. O chefe é nossa mente; nossa mente direciona nossas ações e decisões. O Senhor quer que tenhamos uma completa renovação da nossa mente; Ele quer vir como o Espírito e saturar nossa mente para a prática real do novo homem.
Se quando nos reunimos e todos temos nossas ordenanças e maneiras de viver, nossa cultura e nossa mentalidade natural e nacional, o novo homem não pode entrar em prática.
O maior obstáculo para a existência do novo homem é a nossa mentalidade natural e nacional, que é resultado de sermos educados de acordo com o nosso background racial e cultural.
Para o novo homem, não precisamos regular nosso comportamento nem mudar nossa maneira de ser; o que precisamos fazer é sermos renovados no espírito da nossa mente.
Simplesmente mudar para fora ou fazer algum tipo de performance não é a renovação da nossa mente, e não faz parte do novo homem.
Hoje, nesta tempo, o Senhor está organizando o ambiente externo e a situação para o novo homem vir a existir; no entanto, o ambiente externo precisa ter uma realidade interna correspondente.
Tem que haver uma completa renovação da mente ocorrendo em todos os santos como membros do Corpo de Cristo, de modo que nossa mentalidade natural e racial - que foi constituída através de toda a nossa vida - possa ser renovada (leia na Bíblia: Romanos 12:2; Efésios 4:23-24; Colossenses 3:10-11).
Precisamos ter uma educação, e todos nós temos uma certa cultura e fundo em que crescemos; estes se tornaram nossa constituição. Mas para a existência prática do novo homem, precisamos cooperar com o Senhor Jesus para que nossa mente seja completamente renovada.
Não se trata de estar certo contra estar errado, e não é nem mesmo uma questão de tomar a melhor maneira de fazer as coisas; é uma questão de ter uma completa renovação de nossa mente para nos livrarmos de nossa mentalidade natural e nacional, de modo que quando outros tem comunhão ou conversa conosco, eles não sintam o que somos por nascimento ou educação, mas sintam Cristo em nós.
O Senhor realizará algo para trazer esse novo homem à plena existência; Ele fará uma coisa maravilhosa com todas as diferentes raças e culturas. Para que isso aconteça, precisamos ter uma completa e adequada renovação da nossa mente bebendo o Espírito para ser saturado pelo Espírito.
Leiam com oração:
"Ó Senhor Jesus, queremos experimentar uma completa renovação de nossa mente para que possamos ser o único novo homem na existência prática. Tem misericórdia de nós, Senhor, e mostra-nos o quanto ainda vivemos de acordo com a nossa mentalidade natural e nacional. Queremos beber o Espírito dia após dia e até momento a momento, para que possamos estar saturados com o Espírito em nossa mente, e o novo homem virá a existir praticamente. Que possamos ter uma renovação apropriada, completa e adequada de nossa mente para o novo homem!"
(Extraído da coletânea de livros de Witness Lee, 1975-1976)
Jesus é o Senhor!