ENCONTRAR LIBERTAÇÃO CRENDO NA PALAVRA DE DEUS
OS VICIADOS PODEM ENCONTRAR LIBERTAÇÃO SE CREREM NA PALAVRA DE DEUS
Ah! Se você tem a Palavra de Deus, possui uma fonte inesgotável de suprimento! Os corvos suprirão suas necessidades, e a torrente também o sustentará. Até o pouco da refeição de uma viúva será seu bocado {veja 1 Reis 17). Se, no entanto, não houver nenhum corvo, nenhuma torrente ou nenhuma viúva, Deus abrirá as janelas do céu e lhe mandará o suprimento lá de cima. Isso é fé. A obra de Cristo está feita, e a Palavra de Deus declara a mesma coisa. Eu creio e, por isso, tenho tudo. O Espírito da Palavra de Deus é o Espírito Santo, que é responsável por fazer com que todo aquele que crê na Palavra de Deus viva a realidade da Palavra. Se você crer, o Espírito Santo o levará a Cristo e a tudo o que Ele realizou. A obra de Cristo está consumada, e a Palavra de Deus é concedida. Todavia, o Espírito Santo não poderá aplicar em sua vida o que Cristo realizou se você não crer.
Por que será que, mesmo quando enxergamos e compreendemos o que Deus realizou em Cristo, ainda não tomamos posse de nossas bênçãos? Porque não temos fé. Podemos dizer que cremos, mas por que será que não recebemos? Eu posso dizer que, na verdade, não cremos, pois, se realmente crêssemos, o Espírito Santo seria responsável por transformar nossa fé em realidade. O conhecimento, por si só, não é suficiente, mas a fé deve ser acrescentada ao saber. Muitas vezes, lemos um capítulo inteiro da Bíblia, e, ainda assim, é bastante provável que não compreendamos um versículo sequer. Falta fé em muitas coisas que fazemos. No momento em que cremos, porém, o Espírito Santo realiza imediatamente, em nós, aquilo em que cremos.
Quando Deus diz: "Haja luz", a luz realmente surge. Qualquer coisa que Deus fala é efetuada no universo. No princípio, Deus falou, e o universo Lhe obedeceu. Hoje em dia, Ele continua a falar, e o universo ainda Lhe obedece, porque toda Palavra de Deus tem poder, e o poder existente por detrás de cada palavra é o Espírito Santo. Quando Deus fala, o Espírito Santo realiza, de imediato, o que Deus falou.
Isso também se aplica aos pecadores que são salvos. Assim que um pecador crê na Palavra de Deus, o Espírito Santo imediatamente lhe concede aquilo que Cristo consumou. O viciado em drogas ou o alcoólatra podem encontrar libertação se crerem na Palavra de Deus. O vício de fumar ou de beber deixa de existir como se tivesse sido cortado por uma espada. Isso nada mais é do que o Espírito Santo concedendo à pessoa o poder para vencer.
Certa vez, tive um colega de classe que, quanto ao caráter, era muito astuto. Ele conseguia persuadir a classe inteira para fazer o que desejava, pois todos tinham medo dele. Mais tarde, ele se converteu a Cristo e passou a ser meu colega de ministério. Sem conhecer seu passado, ninguém teria imaginado que ele havia sido o tipo de pessoa que foi. Contudo, ele é o que é hoje em virtude do poder da ressurreição. A maior das maravilhas que existem no mundo é uma pessoa morta poder receber a vida de Deus. No mesmo momento em que uma pessoa crê, o Espírito Santo coloca, dentro dessa pessoa, tudo o que Cristo efetuou.
Pode ser que ela diga: "Eu creio" ao ouvir a pregação da Palavra de Deus, ou se sente na última fileira do auditório ou esteja até passando pela rua. No instante em que crê, o Espírito Santo lhe transmite o que Cristo consumou. Minha responsabilidade foi entregar essa mensagem a você. Será ótimo se você crer no que ouviu. Que Deus opere em nosso meio, fazendo com que creiamos em Sua Palavra exatamente como foi escrita.
A PALAVRA DE DEUS É MAIS CORTANTE QUE QUALQUER ESPADA DE DOIS GUMES
“A Palavra de Deus é viva e eficaz e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito… é apta para discernir os pensamentos e propósitos do nosso coração” (Hb 4:12). Existe sempre uma consequência quando a Palavra viva e eficaz de Deus entra no ser de um homem ou mulher. Para todos aqueles que conheceram o agir poderoso da Palavra de Deus em suas vidas e circunstâncias, essas palavras contém uma precisa descrição de suas experiências. O Espírito Santo sopra sobre a Palavra de Deus, e pessoas, que até aquele momento eram descuidadas tanto a respeito de Deus ou de Sua Palavra, são subitamente capturadas pela Palavra de Deus, convencidas do pecado e salvas pela graça de Deus. Por meio da Palavra de Deus, o alcoólatra é salvo, liberto da bebida e transformado; o viciado em drogas é liberto e nascido de Deus e o poder de seu vício é quebrado por um poder superior; vidas quebradas, casamentos destruídos, lares desfeitos são restaurados; vidas vazias e infelizes são salvas da amargura da futilidade para se sentirem plenas em Deus. Pela Sua Palavra, o Deus de poder e propósito entra em "vidas sem alvo" e dá a elas um sentido e direção eternas. Pessoas egoístas e indiferentes são transformadas pelo poder da Palavra de Deus em vidas de serviço altruísta e amor. Em alguns casos, eles são mudados de forma tão dramática, que aquelas vidas se tornam um provérbio para todos os que as seguem. A história do povo de Deus é cheia disso.
Desde que o Senhor falou a Sua Palavra pela primeira vez, seu poder transformador de vidas tem sido a experiência contínua dos redimidos e será assim até que o tempo tenha passado. Eles experimentam a Palavra de Deus de maneiras profundas. É impressionante o fato de que, apesar de muitas eras nos separarem de Abraão, Moisés, Davi, Isaías e alguns outros servos de Deus, nós temos a mesma experiência que eles tiveram com a Palavra de Deus. Quando Deus lhes falou, eles precisaram confiar Nele cegamente, e sua fé na absoluta fidedignidade de Sua Palavra foi evidenciada em sua obediência prática. Paulo, Pedro e muitos outros servos do Senhor tiveram a mesma experiência ao longo dos séculos dessa era. Se pertencermos aos eleitos e povo redimido de Deus, estaremos todos unidos em um laço comum de fé e obediência à Palavra de Deus.
SATANÁS INDUZ AS PESSOAS AOS VÍCIOS
Antes de Satanás entrar no homem, o pecado não estava corporificado; após Satanás entrar no homem o pecado foi corporificado no homem. Não há escola do pecado para ensinar pessoas a pecarem. Nenhum pai e mãe ensina seus filhos como pecar, mas é notável que quando as crianças crescem, elas espontaneamente cometem pecados sem que ninguém as ensine. Isso é porque o pecado que habita nelas as compelem a cometer pecados. A medida que a vontade das pessoas se desenvolve, ela pode sentir que pecar não é bom, e por isso ela não quer mais cometer pecado. Todavia, o pecado dentro dela não a deixa ir, e ele a força a fazer o que não quer fazer. Vício em álcool, tabaco, e drogas vem de Satanás. Depois que o vício diminui e a pessoa volta aos seus sentidos, ela se arrepende do que fez. Ela se arrepende de ter envergonhado seus pais, esposa e filhos. Então ela pode clamar aos céus e a terra para testemunhar seu juramento de que nunca mais fará isso novamente. Porém, apenas algumas horas depois quando o vício retorna, ela não tem força contra ele.
Assim, há um fator pecador, uma dependência ao pecado dentro do homem. Esse fator, essa dependência, é o próprio Satanás, e o homem é seu cativo. Ele capturou o homem e habita nele como o pecado que o incita. Primeiro, Satanás nos capturou; então ele veio para habitar em nós como o incitador, o instigador, dos nossos pecados. O resultado é que ele se tornou nosso mestre ilegal, e nos tornamos seus cativos até o ponto em que somos incapazes de fazer o bem e podemos apenas cometer pecados. Na Bíblia, Satanás é também chamado Belzebu. Segundo a língua original da Bíblia, Belzebu significa o senhor do monte de esterco, do nome que significa o senhor das moscas. O pico do monte de esterco é coberto com moscas. Como o senhor do monte de esterco, Satanás se especializa em conduzir as moscas para alimentar de esterco; portanto, ele é também o senhor das moscas. Desde que ele é o senhor das moscas, todos os pecadores são como moscas que seguem Satanás para se alimentar de esterco. Eles vão aonde quer que haja um cheiro forte, seguindo Satanás para se alimentar de esterco. Mesmo as pessoas de classe alta são como moscas. Belzebu pode se disfarçar com uma aparência de classe alta a fim de que todas as moscas o sigam e aparentem ser de classe alta. Tais pessoas realizam festas em lugares de classe alta, mas tais lugares são meramente monte de esterco cultivados. Essas pessoas se vestem de maneira agradável e são muito cultas, e quando elas dançam parecem ser muito elegantes. Na realidade, contudo, elas estão comendo esterco.
Todos os descendentes de Adão são cativos de Satanás; todos foram capturados por ele. Depois que nos capturou, ele entrou em nós como Belzebu, o senhor das moscas, e começou a nos conduzir a cometer pecados. No fundo do seu coração, ninguém quer pecar, mas quando uma pessoa se torna dependente e despertada por Belzebu, ela tem de seguir, permitindo a si mesmo ser conduzida pelo nariz. Depois ela se arrepende e pode dizer: "Eu sou tão estúpido, o que estava fazendo? Por que tive que fazer isso?" Apesar de no fundo do seu coração ninguém queira pecar, por fim todos pecam. Ninguém tem controle sobre si mesmo, e todos se tornam um escravo do pecado. Por essa razão o Senhor Jesus disse: "Todo o que comete pecado é escravo do pecado" (Jo 8:34).
Aquele que fica irado com alguém e então imediatamente controla sua raiva pode ser considerado um homem sábio e virtuoso. Logicamente, como salvos, os santos, devem sobrepujar os sábios e os virtuosos, mas podemos controlar rapidamente a raiva? Não é fácil voltar ao Senhor depois de ficarmos irados. Talvez uma pessoa possa ser alguém que aprendeu bem as lições e é capaz de voltar ao Senhor e acalmar sua ira. No entanto, após tais pessoas deixarem a presença do Senhor, sua raiva pode retornar quando ele ver a pessoa que o ofendeu. Madeira e pedras não ficam com raiva, mas nenhum ser humano pode evitar ficar com raiva; somente pessoas mortas não ficam com raiva. Todos esses problemas são devido ao fato de que o homem está sob a escravidão e não tem liberdade. O pecado que está dentro de nós é um verdadeiro poder controlador. Em Romanos 7:24 Paulo diz: "Miserável homem que sou! Quem me livrará do corpo desta morte?" Como agradeço a Deus por Romanos 8:2, que diz que em Cristo a lei do Espírito da vida nos liberta da lei do pecado e da morte! Agradecemos ao Senhor por Sua misericórdia. Muitos podem testificar que quando ficam com raiva, eles podem controlá-la rapidamente, e a raiva não volta. Isso é porque a lei do Espírito da vida nos liberta da escravidão do pecado!
SER LIBERTO E TER VERDADEIRA LIBERDADE SOMENTE POR DESFRUTAR DEUS COMO O ESPÍRITO QUE DÁ VIDA
Em Lucas 4:18-19 o Senhor Jesus citou as palavras do profeta Isaías, dizendo: "O Espírito do Senhor está sobre Mim, porque Me ungiu para anunciar o evangelho aos pobres; enviou-Me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos, para proclamar o ano aceitável do Senhor, o ano do jubileu". Como temos visto, anunciar o evangelho aos pobres é pregar o evangelho para aqueles que perderam Deus, e aqueles que estão oprimidos se refere àqueles no cativeiro. Não devemos pensar que o ano do jubileu veio para nos libertar não apenas no dia que fomos salvos. Na verdade, a era completa do Novo Testamento é a era do jubileu. Nós temos toda a nossa vida cristã no jubileu, vivendo uma vida de liberdade, liberados e libertos da escravidão.
Anunciar o evangelho aos pobres, proclamar libertação aos cativos, e enviar em liberdade aqueles que são oprimidos são as liberdades do jubileu. Essas são as bençãos do jubileu, as bençãos do evangelho. As bençãos do evangelho são o retorno para Deus e ganhar Deus como nossa possessão. Desde que desfrutamos Deus como nossa possessão, somos livres. Somente aqueles que desfrutam Deus não cometem pecado e são realmente livres. João 8:36 diz: "Como está escrito: Por amor de Ti somos entregues à morte o dia todo; fomos considerados como ovelhas para o matadouro". Se quisermos ser livres, se não quisermos cometer pecado, então devemos receber o Filho de Deus e desfrutá-Lo. Hoje o Filho de Deus é o Espírito que dá vida. Esse Espírito que dá vida é o Espírito da vida, que está em nós como o Espírito da vida. Por isso, a lei do Espírito da vida é simplesmente o próprio Senhor Jesus, que passou por meio da morte e ressurreição para se tornar o Espírito que dá vida, o Espírito da vida. Cada vida tem uma lei, então o Espírito da vida também tem uma lei. A lei do Espírito da vida nos liberta da lei do pecado. Nós desfrutamos o jubileu não somente no momento em que cremos no Senhor, mas começando desde aquele dia, devemos desfrutar essa liberdade por toda a nossa vida e pela eternidade. Essa liberdade vem do nosso desfrute de Deus. Ele se tornou nossa possessão para nosso desfrute, e quando O desfrutamos, obtemos liberdade. Isso é como ter a verdadeira liberdade e não mais na escravidão. Todavia, se não desfrutarmos Deus suficientemente, ainda estaremos na escravidão em muitas coisas.
Em conclusão, o ano do jubileu é para que retornemos a Deus como nossa possessão e como nosso desfrute a fim de nos tornarmos livres e sermos libertos de toda opressão. Então, retornamos a Deus da autoridade de Satanás e somos libertos da escravidão do pecado. Portanto, é inútil lutar e se esforçar. A única maneira efetiva para nós é crermos no evangelho e desfrutar Deus. Alguns podem dizer: "Irei para casa e decidirei não ficar irado ou perder minha paciência novamente". Mas apesar de alguém poder decidir em sua mente fazer o bem, ele não tem o poder para efetuá-lo. Decidir em nossa mente não funciona; devemos desfrutar o Senhor. Devemos aprender a contatar este Senhor vivo e verdadeiro para desfrutá-Lo. Dessa maneira, Ele se torna nossa liberação interior e nossa liberdade. Como resultado, nós temos não apenas nossa possessão, mas também nossa liberdade em Cristo.
Portanto, no ano do jubileu há duas bençãos principais: o retorno de cada pessoa à sua possessão perdida e a libertação da escravidão. Se quisermos ser verdadeiramente livres e capazes para desfrutar Deus como nossa possessão, devemos receber o Senhor Jesus como o verdadeiro jubileu para nós. Se O tivermos, nossa possessão será restaurada e nossa liberdade voltará para nós. O Senhor Jesus nos libertou para que pudéssemos ter Deus como nossa possessão e sermos libertos da escravidão do pecado e de Satanás para podermos ter a verdadeira liberdade. Cada um de nós que tem experienciado a graça do Senhor pode testificar que antes de sermos salvos, não tínhamos liberdade nem controle sobre nós mesmos. Agora que fomos salvos, o Senhor nos libertou em nosso interior para que não mais sejamos escravos. Não apenas isso, fomos introduzidos de volta à Deus como nossa possessão. O Senhor Jesus disse em Mateus 11:28, "Vinde a Mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e Eu vos darei descanso". Não somos aqueles que estão labutando e sobrecarregados; somos aqueles que tem liberdade e desfrutam descanso. Além disso, não somos mais pobres; antes, temos Deus como nossa herança (At 26 :18; Ef 1:14; Cl 1:12). Esse é o significado do ano do jubileu.
O Senhor Jesus disse a Paulo: "Eu te envio, para lhes abrir os olhos, para fazê-los voltar-se das trevas para a luz e da autoridade de Satanás para Deus, a fim de que recebam perdão de pecados e herança entre os que foram santificados pela fé em Mim" (At 26:17b-18). Como temos visto, a herança referida nesse versículo é o próprio Deus. Em 2 Coríntios 6:2, Paulo diz: "Eis agora o tempo muito aceitável, eis agora o dia da salvação". Paulo nos exorta para receber o Senhor Jesus agora porque agora é o ano aceitável do Senhor, o ano do jubileu. O ano do jubileu é o ano santo, o ano da graça. Se temos jubileu, temos Deus; se temos Deus, temos graça.
Há um poder satânico atrás de cada coisa mundana. Como é vital, portanto, que cada cristão tenha uma revelação clara do espírito do mundo, a fim de poder avaliar como é real o perigo ao qual está continuamente exposto! Quando o Senhor abrir seus olhos espirituais você verá que há um poder sinistro por trás deste mundo, o poder do maligno, um poder destinado a seduzir e cativar os homens.
Aqueles cujos olhos foram realmente abertos para o caráter real deste mundo, descobrem que devem tocar tudo nele com temor e tremor, olhando continuamente para o Senhor. Sabem que a qualquer momento podem ser apanhados nas redes de Satanás.
Todo o universo foi poluído pela morte, que é o resultado do pecado que entrou por meio de Adão, o cabeça da velha criação.
Que é a poluição que vem da morte, resultado do pecado? É corrupção, vaidade, decadência e gemidos. Romanos 8:22 diz que toda a criação está gemendo. Por que as pessoas hoje praticam tantos esportes e entretenimentos? Porque elas, juntamente com toda a criação, estão doentes e gemendo. Todas as pessoas estão gemendo interiormente. Como elas querem fugir desses gemidos, elas vão dançar ou participar de outros divertimentos mundanos. Todos esses entretenimentos são drogas, como o ópio, que tiram o sentimento de enfermidade. Mas o ópio não cura; ele apenas o deixa drogado. Os bailes e todos os esportes e entretenimentos são drogas. Muitas pessoas quando voltam para casa dos bailes ou de um evento esportivo descobrem que o gemido interior ainda permanece. A única coisa que mudou é que elas foram drogadas. A educação também é uma droga. Embora você possa alcançar o mais alto grau, uma vez que se formou, você dirá: “Que é isso?” e jogará fora seu diploma. Esse gemido é um dos resultados da morte.
Por causa dos resultados da morte, precisamos do sacerdócio divino, que é a presença da vida e a ausência da morte. Quando você visita a casa de alguns queridos santos na igreja, você não vê nada a não ser vaidade, corrupção, gemido e decadência. Se essa é a situação em seu lar, significa que ali há uma carência do sacerdócio divino. Quando seu lar é enchido com o sacerdócio divino de Cristo, há ausência de morte e há presença da vida. Não haverá mais vaidade, corrupção, gemidos e decadência. Ao contrário do conceito de muitos cristãos, Hebreus 7:25 não quer dizer que Cristo nos salvará de coisas como jogatinas; significa principalmente que Ele nos salvará de toda nossa corrupção, vaidade, gemidos e decadência. Ó, precisamos ser salvos totalmente! Quando você vier para minha casa deve haver louvor, realidade, edificação e crescimento, e não gemidos, vaidade, corrupção e decadência. Ser salvo desses resultados da morte é o que significa ser salvo totalmente. Não se trata da salvação do Salvador, mas da salvação do sacerdócio divino. A palavra grega traduzida por “totalmente” em Hebreus 7:25 tem a mesma raiz que a palavra grega perfeição. Portanto, ser salvo totalmente significa ser salvo até a perfeição. Para que tipo de perfeição Cristo está nos salvando? Para a Sua perfeição. Ser salvo totalmente é ser introduzido na perfeição de Cristo. O divino Filho de Deus encarnou, viveu na terra, passou pela morte, foi ressuscitado e foi totalmente aperfeiçoado para sempre. Isso significa que, em Sua perfeição, não há gemidos, vaidade, corrupção nem decadência. Em Cristo, o Filho aperfeiçoado de Deus, Aquele que foi ressuscitado e elevado, não há gemidos. Você acha que Nele há alguma vaidade, escravidão, corrupção ou decadência? Não, Ele está absolutamente livre dessas coisas. Vaidade, gemidos, decadência, escravidão e corrupção são todos subprodutos da morte. Cristo, o que foi aperfeiçoado, é capaz de nos salvar de todos esses subprodutos da morte e de nos levar à sua perfeição. Nessa perfeição maravilhosa não há vaidade, corrupção, escravidão, gemidos nem decadência. Isso é salvar totalmente, salvar até a perfeição. Esse é o salvar do sacerdócio divino de Cristo.
(Autores: Watchman Nee, Lance Lambert, Witness Lee)
Jesus é o Senhor!