AS PROFECIAS DE ENCORAJAMENTO NO LIVRO DE ZACARIAS
AS PROFECIAS DE ENCORAJAMENTO
A primeira vinda de Cristo, descrita em Zacarias capítulos 9 a 11, foi humilde e íntima. A segunda vinda de Cristo, descrita em Zacarias capítulos 12 a 14, será com poder e autoridade.
Zacarias capítulos 12 a 14 aborda a profecia concernente ao destino de Israel em três assuntos: na grande guerra do Armagedom (Zc 12:1-9; 14:1-7,12-15), na salvação de sua casa (Zc 12:10-13:9), e no milênio (Zc 14:8-11, 16-21). Nesta mensagem consideraremos a profecia de encorajamento relacionada ao destino de Israel na grande guerra do Armagedom. Porém, primeiro eu gostaria de dar uma palavra com respeito ao significado do espírito humano como revelado em Zacarias 12:1. Este versículo diz: “Sentença pronunciada pelo Senhor contra Israel. Fala o Senhor, o que estendeu o céu, fundou a terra e formou o espírito do homem dentro dele”. Os céus são para a terra, a terra é para o homem, e o homem foi criado por Deus com um espírito para que ele possa contatar Deus, receber Deus, viver Deus, cumprir o propósito de Deus para Deus, e ser um com Deus. É maravilhoso que tal versículo como este esteja em um livro do Antigo Testamento que desvenda um Cristo que está tão envolvido com a história humana. Isso indica que em Sua economia Deus planejou ter Cristo como a centralidade e a universalidade de Seu mover na terra. Como o próprio Deus, Ele reina sobre toda a raça humana, administrando a situação mundial era após era por milhares de anos. Para Seu povo escolhido, que se importa com Ele como o Criador e como o Redentor, há a necessidade de Ele criar um receptor de forma que ele tenha a capacidade para receber tudo aquilo que Deus tinha planejado para Cristo ser. Cristo é maravilhoso, mas se nós não tivéssemos um espírito, como poderíamos recebê-Lo? Hoje em cada círculo de sociedade, as pessoas não exercitam seu espírito. Até mesmo nos círculos religiosos, a questão do espírito humano é negligenciada ou até mesmo oposta e negada. Se negligenciarmos nosso espírito humano, não haverá maneira para contatarmos Deus.
Em João 4:24 o Senhor Jesus disse claramente que Deus é Espírito e que os que O adoram O adorem em espírito e realidade. Este é o princípio básico. Adorar Deus é contatar Deus, receber Deus, desfrutar Deus e experienciar Deus. Entretanto, muito poucos entre a raça humana hoje sabe que Deus é um Espírito e que fomos criados por Deus com um espírito. Deus ordenou que devêssemos contatá-Lo e recebê-Lo por meio do exercitar do nosso espírito humano.
Na criação de Deus há princípios. Por exemplo, se quisermos ver cores diferentes, temos que usar nossos olhos. Suponha que eu seja cego. Eu posso ouvir as cores? Eu posso cheirá-las? Certamente não! Para ver cores, temos que usar o órgão adequado. O princípio é o mesmo em relação a nós e Deus. Deus é real, contudo alguns ousam dizer que não há Deus. Claro que, se não exercitarmos nosso espírito, seguramente não haverá Deus para nós. Não podemos tocar Deus por meio de nosso corpo físico. Nem podemos compreendê-Lo por meio de nossa mentalidade, por meio da nossa mente, pois este não é o órgão adequado para usar ao contatar o Senhor. Deus é Espírito. Se quisermos adorá-Lo, contatá-Lo e recebê-Lo, temos que exercitar nosso espírito. Agradeça a Deus que em Sua criação Ele fez três coisas cruciais, igualmente importantes — os céus, a terra, e nosso espírito. Nosso espírito, portanto, é tão crucial, tão importante, como os céus e a terra.
Zacarias é um livro que desvenda Cristo como o centro e a circunferência de Deus, contudo este Cristo está intimamente envolvido com a história humana. Não somente qualquer um pode conhecer esta Pessoa, mas só o povo escolhido de Deus que percebem que têm que ser com o nosso espírito pode conhecê-Lo. Ao ler o livro de Zacarias e contatar o Cristo revelado neste livro, temos que saber primeiro que temos um espírito, alma e corpo. Então precisamos exercitar nosso espírito para orar, dizendo: “Senhor, quero ganhar o Cristo que é revelado em Zacarias”. Se exercitarmos nosso espírito dessa maneira, sentiremos algo vivo tocando-nos profundamente. É por isso que há neste livro tal versículo como Zacarias 12:1, um versículo que nos encarrega de prestar toda atenção ao receptor dentro de nós, nosso espírito humano, para que possamos receber o Cristo revelado no livro de Zacarias.
O propósito de Deus é para que recebamos Cristo. Entretanto, Cristo é complexo em tudo o que Ele é. Ele é todo-inclusivo, porque Ele é muitos itens. Além disso, este Cristo todo-inclusivo está muito envolvido com a história, políticas e governos. Como podemos entender tal Pessoa? A única maneira é, depois de ler e estudar, nos voltar a oração. Quando nos voltamos à oração, exercitamos nosso espírito. Nesse momento, Cristo dispensa a Si mesmo para dentro de nós. Este é o dispensar celestial, divino. Por intermédio deste dispensar recebemos Cristo como nossa vida, nossa luz, nossa paciência, nosso amor, nosso tudo.
Embora Zacarias fosse um jovem, ele conhecia o segredo de contatar Deus para receber o que Deus tinha revelado. Todos nós precisamos aprender dele a exercitar nosso espírito para receber Deus e receber o que Ele revelou.
Vamos agora continuar considerando a profecia no capítulo doze.
A PROFECIA COM RESPEITO AO DESTINO DE ISRAEL NA GRANDE GUERRA DO ARMAGEDOM, NA SALVAÇÃO DA CASA DELES, E NO MILÊNIO
A Grande Guerra do Armagedom. A maior Guerra entre a Humanidade. Esta Guerra ocorrerá no Final da Grande Tribulação. Será uma Guerra motivada pelo o Anticristo. Uma Guerra empreendida por Satanás por meio de seus seguidores humanos. Uma Guerra travada pelo Anticristo com seus seguidores diretamente contra Cristo com Seus Vencedores. Uma Guerra que será o Grande Lagar da Cólera de Deus pisoteado por Cristo. As Nações que participarem também serão ajuntadas pelo Senhor Deus. O Senhor fará de Jerusalém um Cálice de Tontear e uma Pedra Pesada para todos os povos ao redor. O Senhor golpeará todos aqueles que sitiarem Jerusalém durante esta Guerra. O Senhor dos Exércitos será a Força dos habitantes de Jerusalém. O Senhor como Cristo virá com Seus Santos. Os Pés do Senhor estarão sobre o Monte das Oliveiras. O restante de Israel fugirá para o Vale das Montanhas do Senhor. Naquele Dia não haverá luz.
Zacarias capítulos 12 e 14 nos mostram muitos aspectos do destino de Israel na grande guerra do Armagedom.
A guerra do Armagedom será a maior guerra entre a humanidade. Ela terminará o governo humano na terra no final da grande tribulação que virá; num curto período de tempo esta era se consumará. Esta guerra acontecerá no final da grande tribulação de três anos e meio (Mt 24:21; Dn 7:25; 12:7; Ap 11:2; 13:5).
A guerra do Armagedom será uma guerra motivada pelo Anticristo para destruir Israel (Ap 16:12-16; 9:13-16; 19:19).
Embora essa guerra seja motivada pelo Anticristo, será empreendida por Satanás por meio de seus seguidores humanos contra o Senhor Jesus com Seus santos (Ap 16:13-14; 17:14; 19:14; Zc 14:5b). Satanás tem seus seguidores, e o Senhor Jesus tem Seus santos. Por milhares de anos, Satanás tem exercitado seus dispositivos para ganhar pessoas para o seu exército. Deus também tem trabalhado para preparar Seus escolhidos para ser Seu exército. Finalmente, na grande guerra do Armagedom, haverá dois exércitos — o exército terreno de Satanás e o exército celestial de Deus.
A guerra do Armagedom será travada diretamente pelo Anticristo com seus seguidores contra Cristo com Seus vencedores (Ap 19:19, 11, 14; 17:14). O Anticristo, a corporificação de Satanás, será o comandante do seu exército, e Cristo, a corporificação de Deus, será o Comandante do exército de Deus. Assim, por um lado, será uma guerra diabólica; por outro lado, será uma guerra divina. Nessa guerra divina, Cristo destruirá o Anticristo “pelo sopro da Sua boca” e o aniquilará “pela manifestação da Sua vinda” (2Ts 2:8). Estas são as armas que Cristo usará para derrotar o Anticristo.
Esta guerra será o grande lagar da cólera de Deus pisoteado por Cristo em Sua vinda para julgar o mundo (Ap 14:17-20; Is 63:1-6). Muitas pessoas malignas que odeiam Deus se unirão ao Anticristo para lutar contra Deus. Quando essas pessoas malignas se juntarem ao Armagedom, elas na verdade serão as uvas a serem pisadas por Deus no lagar da cólera de Sua ira. Ao reunir seus exércitos e muitas pessoas malignas, o Anticristo, na verdade estará fazendo um trabalho para Deus.
As nações que participarem naquela guerra internacional contra Jerusalém também serão ajuntadas por Deus. A metade da cidade de Jerusalém será levada em cativeiro, mas o restante do povo não será expulso da cidade (Zc 14:2). Em Sua misericórdia Deus ainda preservará metade do Seu povo eleito.
O Senhor fará de Jerusalém um cálice de tontear para todos os povos em redor e também para Judá, durante o sítio contra Jerusalém, isto é, para os exércitos do Anticristo e para todas as pessoas malignas com ele. Deus causará espanto nos seus cavalos e loucura nos seus cavaleiros (Zc 12:2-4). Jerusalém não só precisará de proteção divina contra o Anticristo e seus exércitos, mas também contra Satanás e seus demônios e espíritos malignos. Podemos não saber como Deus fará de Jerusalém um cálice de tontear e uma pedra pesada, mas sabemos que Ele fará isto.
O Senhor golpeará todos aqueles que sitiarem Jerusalém durante a guerra do Armagedom. A carne deles apodrecerá, estando eles de pé; apodrecer-se-lhes-ão os olhos nas suas órbitas, e lhes apodrecerá a língua na boca. Uma grande confusão da parte do Senhor estará entre eles; cada um agarrará a mão do seu próximo, cada um levantará a mão contra o seu próximo. Além disso, se ajuntarão as riquezas de todas as nações circunvizinhas, ouro, prata e vestes em grande abundância. A mesma praga, estará nos cavalos, nos mulos, nos camelos, nos jumentos e em todos os animais que estiverem naqueles arraiais (Zc 14:12-15).
O Senhor dos exércitos será a força dos habitantes de Jerusalém e fará dos líderes de Judá como um braseiro ardente debaixo da lenha e como uma tocha entre a palha; eles devorarão, à direita e à esquerda, a todos os povos em redor, e Jerusalém será habitada outra vez no seu próprio lugar. O Senhor salvará primeiramente as tendas de Judá, para a glória da casa de Davi e a glória dos habitantes de Jerusalém. Naquele dia, o Senhor protegerá os habitantes de Jerusalém; e o mais fraco dentre eles, naquele dia, será como Davi, e a casa de Davi será como Deus, como o Anjo do Senhor (Cristo) diante deles. Além disso, o Senhor procurará destruir todas as nações que vierem contra Jerusalém (Zc 12:5-9).
Zacarias 14:3-7 revela que o Senhor como Cristo virá então com Seus santos e irá lutar contra Satanás, corporificado no Anticristo, e seus seguidores, as nações.
Os pés do Senhor estarão sobre o monte das Oliveiras, que está defronte de Jerusalém para o oriente. O monte das Oliveiras será fendido pelo meio, para o oriente e para o ocidente, e haverá um vale muito grande; metade do monte se apartará para o norte, e a outra metade, para o sul (Zc 14:4). O restante de Israel fugirá para o vale das montanhas do Senhor (Zc 14:5).
Naquele dia não haverá luz; as estrelas luzentes (o sol, a lua e as estrelas) se retirarão. Será um tipo de dia conhecido apenas ao Senhor, não será dia nem noite. Mas acontecerá que a tarde haverá luz (Zc 14:6-7). Isso indica que Deus mudará varias coisas no universo de modo a julgar os seres humanos malignos e salvar Seus eleitos.
A SALVAÇÃO DA CASA DE ISRAEL
Leitura Bíblica: Zacarias 12:10-14; 13:1-9
Romanos 11:25 diz que veio um endurecimento sobre uma parte de Israel até que tenha entrado toda a plenitude dos gentios. No tempo presente, Deus aparentemente abandonou Israel, e Israel tornou-se um tanto endurecido. Este endurecimento continuará até que o tempo dos gentios seja cumprido.
Quando a completação da plenitude dos gentios chegar, todo o Israel será salvo (Rm 11:26-27). Esta será a salvação da casa de Israel. No mesmo dia e ao mesmo tempo, serão salvos milhares de israelitas.
Pode ser que esta salvação da casa de Israel aconteça enquanto a grande guerra do Armagedom estiver prestes a terminar (cf. Zc 14:2-3). Ao término da guerra do Armagedom, Cristo virá para terra, e o restante de Israel verão Aquele a quem transpassaram, se arrependerão e lamentarão, e crerão em Cristo e O receberão (Ap 1:7; Zc 12:10). Desta maneira todo o Israel será salvo. Esta será a salvação da casa de Israel atribuída por Deus.
Zacarias 12:10 diz: “E sobre a casa de Davi e sobre os habitantes de Jerusalém derramarei o Espírito da graça e de súplicas; olharão para aquele a quem traspassaram”. Em Atos 2:17 Deus derramou Seu Espírito sobre toda a carne, e três mil foram salvos. Mas quando o Senhor derramar o Espírito de graça sobre os habitantes de Jerusalém, muitos milhares de Israel, até mesmo toda a raça de Israel, será salva.
O Espírito de graça em Zacarias 12:10 é um termo doce, e está em contraste ao Espírito de poder em Atos 1:8 e 2:1-4. Devemos experienciar o Espírito tanto como o Espírito de poder como o Espírito de graça. O Espírito de poder é para nos fortalecer, mas o Espírito de graça é para levar-nos ao desfrute do Deus Triúno (o Pai, o Filho e o Espírito Santo). Em Atos 2 havia a participação no poder divino por meio do Espírito Santo, mas não havia tanto desfrute do Deus Triúno. Em Atos 2, no inicio da era da graça, a era da igreja, o Espírito era principalmente o Espírito de poder. Mas em Zacarias 12, no final, a consumação, da era da graça, o Espírito será principalmente o Espírito de graça para o desfrute do Deus Triúno.
Na época da aparição da segunda vinda do Senhor, o restante de Israel terá sofrido todos os tipos de sofrimentos. Eles sofreram a destruição de Jerusalém em 70 d.C. e se espalharam para outros países. Nesses outros países eles continuaram sofrendo perseguição. Hoje a maioria dos judeus permanece na dispersão, mas muitos estão voltando à nação de Israel. Na época do Anticristo, serão mortos dois terços em toda a terra de Israel (Zc 13:8-9). A metade da cidade de Jerusalém sairá para o cativeiro (Zc 14:2). A metade que permanecer já não mais terá nenhum prazer pela vida humana ou em adquirir bens e altas posições. Eles perceberão que estão carentes de Deus e exercitarão seu espírito (Zc 12:1), e não suas mentes. Nessa conjuntura, eles se arrependerão, porque perderam o seu prazer por tudo. O Espírito Santo será derramado sobre neles, e eles seguirão seu espírito e estarão plenamente ocupados com Deus. Creio que por eles terem aprendido que tudo sem Deus é vaidade e por exercitarem seu espírito, o derramar do Espírito de Deus sobre eles será intensificado. Os judeus no dia de Pentecostes eram teimosos e duros. Consequentemente, o Espírito de poder foi derramado para inspirá-los a se arrependerem. Mas os habitantes de Jerusalém em Zacarias 12:10 já terão se arrependido; então, o Espírito de graça será derramado sobre eles para que possam receber o Deus Triúno como o seu desfrute. Zacarias 12:10 também nos fala que eles olharão para Aquele a quem traspassaram. Isto significa que eles olharão para Cristo que foi traspassado por eles. Apocalipse 1:7 se refere a isto: “Eis que Ele vem com as nuvens, e todo olho O verá, até mesmo aqueles que O traspassaram”. O traspassar de Cristo é o fundamento da redenção. Separado do ser traspassado de Cristo, não haveria base para nossa redenção. Os judeus arrependidos olharão para Aquele a quem traspassaram. Embora tenha sido seus antepassados que traspassaram o Senhor Jesus Cristo, Deus conta como se fosse feito por esses que se arrependeram. A razão para isto é que aos olhos de Deus todo o povo de Israel é uma só pessoa.
Zacarias 12:10 continua dizendo: “Pranteá-lo-ão como quem pranteia por um unigênito e chorarão por ele como se chora amargamente pelo primogênito”. Um filho único é muito querido de seus pais, e um filho primogênito tem honra entre os muitos filhos. O Israel arrependido pranteará sobre Cristo como o único Filho de Deus e chorará amargamente sobre Ele como o Filho primogênito de Deus.
No Novo Testamento Cristo é revelado primeiro como o Filho unigênito de Deus e então como o Filho primogênito de Deus. João 1:18 diz que o Filho unigênito que está no seio do Pai O deu a conhecer. João 3:16 nos fala que Deus amou o mundo de tal maneira que Ele deu Seu Filho unigênito. Pela Sua morte e ressurreição, o Filho unigênito se tornou o Filho primogênito (Rm 8:29; Hb 1:6). De acordo o Novo Testamento, Cristo ser o Filho unigênito é para sermos redimidos e recebermos vida eterna. Cristo tornar-Se como o Filho primogênito por meio da Sua morte e ressurreição é para nós nos tornarmos os filhos de Deus como herdeiros para herdar todas as riquezas do que Deus é, isto é, receber, participar em, e desfrutar todas as riquezas do Deus Triúno.
No seu arrependimento, Israel reconhecerá Cristo tanto como o Filho unigênito como o Filho primogênito de Deus. Eles perceberão que como o Filho unigênito Cristo os resgatou e trouxe-lhes a vida eterna e que como o Filho primogênito, Ele fez deles os herdeiros para herdar as riquezas do Deus Triúno como o seu desfrute.
HAVERÁ GRANDE PRANTO EM JERUSALÉM
Naquele dia, será grande o pranto em Jerusalém, como o pranto de Hadade-Rimom, no vale de Megido. A terra pranteará, cada família à parte; a família da casa de Davi à parte, e suas mulheres à parte; a família da casa de Natã à parte, e suas mulheres à parte; a família da casa de Levi à parte, e suas mulheres à parte; a família dos simeítas à parte, e suas mulheres à parte. Todas as mais famílias, cada família à parte, e suas mulheres à parte (Zc 12:11-14). Aqui temos três tipos de famílias: a família real de Davi, a família do sacerdócio (Natã e Levi), e a família de um homem maligno (Simei que amaldiçoou a Davi). Zacarias usa essas famílias como ilustrações. Todos aqueles que olharem para Cristo, O traspassado, com um espírito arrependido, prantearão sobre Ele.
A PROVISÃO DIVINA DE UM REDENTOR COM SUA REDENÇÃO E A PREPARAÇÃO SOBERANA PARA A SALVAÇÃO DA CASA DE ISRAEL
Chegamos agora a Zacarias 13, um capítulo sobre a provisão divina e a preparação soberana para a salvação da casa de Israel. Esta provisão divina inclui um Redentor com Sua redenção (Zc 13:1-7). Deus providenciou para a casa de Davi e os habitantes de Jerusalém uma fonte aberta (o lado traspassado de Cristo — Jo 19:34, 37) para o pecado e para a impureza. “Naquele dia, haverá uma fonte aberta para a casa de Davi e para os habitantes de Jerusalém, para remover o pecado e a impureza” (Zc 13:1). O traspassar de Cristo abriu tal fonte. Esta é uma questão de redenção.
Deus cortará os nomes dos ídolos e fará com que os falsos profetas e o espírito imundo sejam removidos da terra (Zc 13:2-4). Ele limpará essas coisas negativas para o povo de Israel possa ser esvaziado para receber Cristo.
Cristo veio ser o verdadeiro Profeta (Mt 13:57) mas foi rejeitado e ferido em Seu lado na casa de Israel, Seus parentes na carne (Zc 13:5-6; 12:10); e a ferida se tornou a base da redenção deles realizada para eles na Sua morte (Jo 19:34, 37; Ap 1:7).
Zacarias 13:5 diz, “Cada um, porém, dirá: Não sou profeta, sou lavrador da terra, porque fui comprado desde a minha mocidade”. Os versículos 2 a 4 falam de Deus fazendo com que os falsos profetas sejam removidos da terra. Isso limpou o caminho para Cristo vir como o verdadeiro Profeta. Porém, de acordo com o versículo 5, Ele disse que não era um profeta, mas um lavrador da terra. Isto significa que Ele não era o tipo de profeta, um falso profeta, mencionado nos versículos precedentes. Ele veio como o verdadeiro Profeta.
O versículo 6 continua a dizer: “Alguém lhe perguntará: Que são estas feridas entre os teus braços? Então, Ele responderá: As com que fui ferido na casa dos que Me amam" (Zc 13:6). Neste versículo a frase “dos que Me amam” se refere aos parentes de Cristo, os filhos de Israel. Os filhos de Israel O mataram, mas Ele considerou a ação deles como feridas daqueles que O amavam. Isto é muito doce.
Cristo, o Companheiro de Deus, veio como o Pastor enviado de Deus aos filhos de Israel, porém foi ferido até a morte por eles (Zc 13:7; Mt 9:36; Jo 10:11; Mt 26:31; At 2:23). Zacarias 13:7a diz: “Desperta, ó espada, contra o Meu Pastor e contra o Homem que é o Meu Companheiro, diz o Deus dos Exércitos; fere o Pastor, e as ovelhas ficarão dispersas”. Cristo era tanto um parente dos filhos de Israel como um Companheiro de Deus. Quando Ele estava pendurado na cruz, seus parentes O feriram, e Deus chamou a espada para golpeá-Lo. Ele estava numa situação onde Seus parentes estavam contra Ele e onde Deus, de quem Ele é um Companheiro, também estava contra Ele.
A palavra no versículo 7a sobre ferir o Pastor é citada pelo Senhor Jesus em Mateus 26:31. Ferir o Pastor significa atacar o Pastor. Imediatamente após estabelecer a mesa, Ele disse aos Seus discípulos que seria atacado e que eles, as ovelhas, seriam dispersas.
Em Zacarias 13:7-9 vemos a preparação soberana de Deus de um povo para receber o Redentor com Sua salvação. Em Sua salvação para a casa de Israel, Deus proveu não somente redenção, mas também um povo para receber Sua redenção. Da mesma maneira, Deus nos preparou antes mesmo de nascermos para ser os recipientes da Sua salvação.
O versículo 7b diz: “Voltarei a minha mão para os pequeninos” (Zc 13:7). Aqui os “pequeninos” se refere ao povo de Israel. Isso indica que na Sua preparação, Deus reagiu à rejeição de Cristo pelos filhos de Israel, e voltou Sua mão sobre eles como os pequeninos, punindo-os por intermédio de Titus o príncipe romano e seu exército em 70 d.C. e os espalhou para as nações para serem desprezados, humilhados, perseguidos e destruídos ao longo da era da graça até hoje (Mt 21:41; 23:38; 24:2).
NA GRANDE TRIBULAÇÃO DOIS TERÇOS DO POVO DE ISRAEL SERÃO EXTERMINADOS PELO ANTICRISTO. UM TERÇO DO RESTANTE SERÁ DEIXADO NA TERRA, ELES INVOCARÃO O NOME DO SENHOR E O SENHOR LHES RESPONDERÁ
Na grande tribulação na consumação da era atual, em toda a terra de Israel, dois terços dos israelitas serão exterminados pelo Anticristo em sua perseguição contra Israel (Zc 13:8; Ap 11:2; 13:7). Um terço do restante dos judeus será deixado na terra e será passado pelo fogo e purificado como a prata e provados como se prova o ouro pela perseguição do Anticristo (Zc 13:8-9). Estes serão aqueles que são inscritos no livro como o registro secreto (Dn 12:1). Eles invocarão o nome do Senhor, e o Senhor lhes responderá. O Senhor dirá que eles são o Seu povo, e eles dirão que o Senhor é o Deus deles (Zc 13:9). Eles serão salvos para o desfrute das riquezas do Deus Triúno (o Pai, o Filho e o Espírito Santo), primeiro no milênio para serem os sacerdotes para ensinar as nações e então na Nova Jerusalém para participar em todas as bênçãos que Deus tem ordenado de eternidade a eternidade. Esta é a salvação da casa de Israel.
Leitura Bíblica: Zacarias 14:8-11, 16-21
O centro das profecias em Zacarias capítulos 12 a 14 é Cristo como o Messias rejeitado por Israel vindo para ser entronizado. Nas duas mensagens anteriores consideramos a profecia concernente ao destino de Israel na grande guerra do Armagedom e na salvação da sua casa. Nesta mensagem consideraremos primeiro a profecia de encorajamento com respeito ao destino de Israel no milênio e então faremos uma comparação de duas categorias principais dos acontecimentos nos livros de Daniel e Zacarias. Seguindo isto, gostaria de dar uma palavra concernente à nossa necessidade de sermos introduzidos na esfera da economia de Deus.
NO MILÊNIO
1. Águas Vivas Sairão de Jerusalém
No milênio não haverá sede. Águas vivas sairão de Jerusalém, a metade delas irão para o mar oriental, o Mar Morto, e metade delas para o mar ocidental, o Mar Mediterrâneo (Zc 14:8). Isto é semelhante ao registro no livro de Ezequiel com respeito à água viva que flui do templo de Deus (Ez 47:1-2).
2. Cristo será o Rei Sobre Toda a Terra
No milênio o Senhor como Cristo será o Rei sobre toda a terra, e Ele será um só Deus e o Seu nome um só nome (Zc 14:9).
3. Jerusalém Será Exaltada e Habitará Segura
Jerusalém será exaltada e habitará em seu lugar. E habitarão nela, e não haverá mais destruição, porque Jerusalém habitará segura (Zc 14:10-11). Em vez de maldição, haverá bênção com segurança.
4. Todos Os que Restarem de Todas as Nações que Vieram Contra Jerusalém, Subirão de Ano em Ano para Adorar o Rei, o SENHOR dos Exércitos, e para Celebrarem a Festa dos Tabernáculos.
E acontecerá que, todos os que restarem de todas as nações que vieram contra Jerusalém, subirão de ano em ano para adorar o Rei, o Senhor dos Exércitos, e para celebrarem a festa dos Tabernáculos (Zc 14:16). Aquele que não subir a Jerusalém, para adorar o Rei, o Senhor dos Exércitos, não virá sobre ele a chuva, mas haverá praga com que o Senhor ferirá as nações. Este será o pecado deles (Zc 14:17-19). Porque a presente era é a era da graça, Deus envia chuva sobre o justo e o injusto semelhantemente (Mt 5:45). Mas a era vindoura será a era da justiça. Aqueles que não subirem para Jerusalém para adorar o Rei Jesus Cristo e celebrar a Festa dos Tabernáculos não receberão chuva. Isto é justo.
5. Santidade ao Senhor dos Exércitos
No milênio, nas campainhas dos cavalos será gravado, “Santidade ao Senhor”; e as panelas da casa do Senhor serão como as bacias diante do altar (Zc 14:20). As panelas são algo pequeno, e as bacias são algo grande. Mas no milênio as panelas na casa de Deus serão tão grandes quanto às bacias diante do altar. Sem duvida, cada panela em Jerusalém e Judá será santidade ao Senhor dos exércitos; todos os que oferecerem sacrifícios virão e delas tomarão e nelas cozerão; e nunca mais haverá novamente um cananeu (ou, mercador) na casa do Senhor dos exércitos por aquele dia (v. 21). Este é o destino de Israel no milênio.
UMA COMPARAÇÃO DE DUAS PRINCIPAIS CATEGORIAS DE FATOS NOS LIVROS DE DANIEL E ZACARIAS
Vamos agora continuar a fazer uma comparação de duas principais categorias de fatos nos livros de Daniel e Zacarias.
1. DAS COISAS CONCERNENTES AO GOVERNO HUMANO
A. No Livro de Daniel
Em Daniel capítulo 2 a grande imagem humana significa todo o governo humano na terra como um esqueleto. As quatro bestas que saem do Mar Mediterrâneo dão um esboço do governo humano na terra (cap. 7). Um carneiro e um bode com seus sucessores dão um esboço do império persa e o império grego com seus sucessores, terminando com Antíoco Epifânio, que é o primeiro tipo de Anticristo (cap. 8). O rei do sul e o rei do norte dão um registro das guerras entre os sucessores do império grego, terminando com Antíoco Epifânio, o primeiro tipo de Anticristo (cap. 11). As setenta semanas dão um esboço do destino de Israel, do retorno do seu cativeiro para a consumação da presente era, terminando com o Anticristo (cap. 9).
B. No Livro de Zacarias
Em Zacarias a profecia concernente às nações ao redor de Judá em relação a Israel dá alguns detalhes da invasão do império grego na terra santa e a derrota de seu sucessor pelos heróis judeus (cap. 9). A profecia concernente ao viver de Israel sob a opressão do império romano dá alguns detalhes sobre o viver sob a tirania do império romano (cap. 11). A profecia concernente ao destino de Israel na grande guerra do Armagedom dá os detalhes de como o governo humano, tipificado pela grande imagem humana em Daniel 2, será destruído em sua parte final, representado pelos dedos do pé da grande imagem humana (caps. 12, 14).
2. DAS COISAS CONCERNENTES À CRISTO
A. No Livro de Daniel
O livro de Daniel revela certos fatos cruciais com relação à Cristo. De acordo com Daniel 9:26, a crucificação de Cristo, o Messias, foi a terminação da velha criação e a germinação da nova criação de Deus em Sua ressurreição. Em Daniel 10:4-9 vemos o aparecimento do Cristo excelente, a centralidade e universalidade do mover de Deus na terra, para Daniel para sua apreciação, consolação, encorajamento, expectativa e estabilização. Daniel 7:13-14 desvenda a vinda de Cristo como o Filho do Homem com o domínio eterno, glória e reino dados a Ele pelo Ancião de Dias, para que todos os povos, nações e línguas possam servi-Lo. Finalmente, Daniel fala acerca da aparição de Cristo como a pedra cortada sem auxilio de mãos para golpear a grande imagem humana para terminar todo o governo humano na terra e se tornar uma grande montanha, representando o reino eterno de Deus que enche toda a terra (Dn 2:34-35).
UMA PALAVRA CONCERNENTE A NOSSA NECESSIDADE DE SERMOS LEVADOS PARA A ESFERA DA ECONOMIA DE DEUS
Neste momento gostaria de dizer uma palavra concernente a nossa necessidade de sermos levados para a esfera da economia de Deus.
A maioria dos cristãos considera que a Bíblia é um livro que lhes ensina a serem bons, éticos, religiosos e espirituais. Isto não está errado; é certo e bom. Mas isto é bom somente para seus próprios benefícios; isto não é tudo para Deus. Ensinar pessoas a serem boas, morais, éticas, religiosas e espirituais é apenas uma questão secundária na Bíblia. O ponto principal na Bíblia diz respeito à economia de Deus, contudo, no cristianismo hoje quase ninguém fala sobre a economia de Deus. Os livros de Isaías, Daniel e Zacarias são sobre Cristo, não somente como nosso Salvador, Redentor e Libertador, mas também como a centralidade e universalidade do mover de Deus para cumprir Sua economia na terra. Fora da restauração do Senhor, onde você pode ouvir tal palavra? Porque alguém dificilmente se importar com a economia de Deus, o Senhor tem-se demorado por quase dois mil anos. A situação mundial está pronta para o Senhor Jesus voltar, mas e quanto à economia de Deus? O centro da economia de Deus é ter um Corpo para expressar Cristo. Por fim, este Corpo será a noiva de Cristo para encontrá-Lo como Seu complemento [reprodução] e virá para a terra com Ele para levar a cabo o passo final da economia de Deus. Hoje, a situação mundial está pronta para Sua vinda, mas o Senhor, contudo, não tem conseguido Seu complemento. Portanto, Ele não tem caminho para voltar. Ele ainda está esperando.
Ao longo dos séculos, o Senhor tem trabalhado continuamente por meio daqueles que O amam para restaurar as verdades perdidas. Mas por causa da estagnação deles, o Senhor tem que mover muito lentamente. Martinho Lutero era forte em relação à justificação pela fé, um item básico, mas não com relação à prática da igreja. Seguindo Lutero, os místicos foram usados por Deus para restaurar a vida interior, e com Zinzendorf e seus companheiros houve a restauração da prática da vida da igreja de um modo inicial. Mais tarde, no décimo nono século, Deus usou os Irmãos Unidos para restaurar a prática da vida da igreja de um modo muito mais pleno. Porém, eles logo se degradaram. Então, no início deste século o Senhor fez algo na China para obter a restauração da vida da igreja de maneira plena. Hoje a restauração nesse sentido pleno chegou a nós.
Estou preocupado que os queridos santos que tem sido trazidos para a restauração do Senhor tenham principalmente recebido primeiro ajuda quanto à certeza da salvação e então em tais questões como piedade, éticas, espiritualidade e vitórias. Todas essas coisas são muito boas. Apesar disso, não creio que muitos entre nós na restauração do Senhor tenhamos clareza quanto à economia de Deus. A economia de Deus é dispensar Cristo aos Seus eleitos para que possam se tornar o Corpo de Cristo primeiro para expressá-Lo e então tornar-se a noiva de Cristo para se unir a Ele e cumprir a economia de Deus no dispensar divino. Claro que, estou contente que tantos tenham vindo receber ajuda para buscar Deus, buscar Cristo, crescer em vida, e ser mais piedoso, mais espiritual, e mais vencedor, mas não estou satisfeito com isto. Eu antes prefiro que todos nós tenhamos olhos para ver a economia de Deus. Minha intenção, minha meta, em todas estas mensagens é ajudá-los a avançar além da esfera da busca pela espiritualidade para outra esfera para ver o desejo de Deus, o bom prazer de Deus.
Segundo o Seu arranjo eterno, ou economia, Deus deseja ter a igreja, uma igreja adequada no sentido bíblico. O cristianismo é a totalidade de organização, mas a igreja revelada na Bíblia é absolutamente orgânica e cheia de Cristo como vida, cheia do Deus Triúno em Sua consumação — o Espírito todo-inclusivo que dá vida — para edificar-nos com a vida e natureza de Deus e nos unir com Ele como um só espírito. Esta é a economia de Deus por meio do Seu dispensar.
Hoje no cristianismo, até mesmo entre os mais espirituais, o que é ensinado não é alimento, mas açúcar. Este tipo de ensinamento prejudica você mais do que o nutre. Se você ler estas mensagens somente com o propósito de receber ajuda para ser um buscador de Deus, mesmo isto está na esfera do açúcar. Você precisa de alimento sólido (Hb 5:11-14). Considerando que leite é para bebês, alimento sólido é para os maduros. Entre os milhões de cristãos hoje, quem não é um bebê? Temos conduzido os estudos-vida da Bíblia durante dezessete anos, contudo muitos santos ainda estão estagnados, demorando-se, vagueando, na esfera de ser espiritual, vitorioso, vencedor, e assim por diante. Muito poucos, até mesmo entre os cooperadores, estão qualificados para dar uma mensagem sobre a economia de Deus com o dispensar divino. Precisamos ser levados para outra esfera, não a assim chamada esfera espiritual, mas a da economia de Deus, o dispensar de Deus. Não ficarei satisfeito até que veja isso. Estou um tanto contente que o Senhor tenha liberado todas estas verdades entre nós, e tenho plena fé e segurança de que todas estas coisas serão finalmente percebidas; contudo ainda anseio ver o cumprimento delas.
UMA PALAVRA CONCERNENTE AO ESPÍRITO HUMANO E O CRISTO REVELADO EM ZACARIAS
O livro de Zacarias revela que Cristo é maravilhoso e que Ele é a centralidade e a universalidade da economia de Deus. Mas como podemos receber tal Cristo? A forma e o instrumento pela qual podemos receber Cristo é nosso espírito humano. Nesta mensagem, portanto, gostaria de dar uma palavra concernente ao espírito humano e o Cristo revelado em Zacarias.
VERSÍCULOS SEMELHANTES EM ZACARIAS E ISAÍAS
Nos livros de Zacarias e Isaías, ambos têm muito a dizer sobre Cristo, há versículos semelhantes que falam claramente a respeito do espírito humano. Zacarias 12:1 diz: “Fala o Senhor, o que estendeu o céu, fundou a terra e formou o espírito do homem dentro dele”. Isto revela que os céus são para a terra, a terra é para o homem, e o homem foi criado por Deus com um espírito para que ele possa contatar Deus, receber Deus, viver Deus, cumprir o propósito de Deus para Deus, e ser um com Deus.
Isaías 42:5 é um versículo semelhante a Zacarias 12:1. Em Isaías 42:5 está escrito: “Assim diz Deus, o Senhor, que criou os céus e os estendeu, formou a terra e a tudo quanto produz, que dá fôlego de vida ao povo que nela está e o espírito aos que andam nela”. A palavra hebraica traduzida por fôlego aqui também pode ser traduzida como espírito (cf. Pv 20:27). Estes versículos semelhantes ambos mencionam três assuntos: os céus, a terra, e o espírito humano. Considerando que Zacarias 12:1 fala de Deus formando o espírito humano, Isaías 42:5 simplesmente fala de Deus dando um espírito ao homem.
O versículo 6 continua a falar com respeito ao propósito de Deus ao dar ao homem um espírito. “Eu, o Senhor, te chamei em justiça, tomar-te-ei pela mão, e te farei mediador da aliança com o povo e luz para os gentios” (Is 42:6). Aqui vemos que Deus pretende dar Seu Filho Cristo a nós como uma aliança e como uma luz aos gentios. Tal Cristo é maravilhoso, mas a menos que possamos recebê-Lo, Ele nada tem a ver conosco. Para receber este Cristo, temos que ter um receptor dentro de nós, e este receptor é nosso espírito humano. Deus nos deu um espírito de forma que possamos receber, participar de, participar em e desfrutar Cristo como a aliança e como a luz.
ADORANDO DEUS EM ESPÍRITO
Neste ponto gostaria de lembrá-lo da conversa do Senhor com a mulher samaritana em João 4. O Senhor Jesus disse a ela: “Aquele, porém, que beber da água que Eu lhe der, de modo algum terá sede, para sempre; pelo contrário, a água que Eu lhe der se tornará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna” (Jo 4:14). Quando ela Lhe pediu que lhe desse desta água, Ele lhe disse para ir e chamar seu marido (Jo 4:15-16). A intenção Dele era ajudá-la a conhecer seus pecados. Porém, ela imediatamente mudou a conversa para a questão de adoração, dizendo: “Nossos pais adoraram neste monte, vocês, contudo, dizeis que em Jerusalém é o lugar onde se deve adorar” (Jo 4:20). O Senhor Jesus replicou: “Mulher, crê-Me, que vem a hora em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai.... Mas vem a hora, e agora é, quando os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e realidade... Deus é Espírito, e é necessário que os que O adoram O adorem em espírito e realidade” (Jo 4:21, 23-24). João 4:24, é um versículo maravilhoso, iguala-se à Zacarias 12:1 e Isaías 42:5.
Em Sua palavra à mulher samaritana, o Senhor Jesus parecia estar dizendo: “Mulher, você não sabe o que é adorar a Deus. A verdadeira adoração a Deus não é em um monte ou em Jerusalém — é em seu espírito. Somente usando seu espírito você pode tocar Deus. Eu Sou seu Deus, e estou aqui como água viva para você beber de Mim. A maneira de beber esta água viva é exercitar seu espírito. Isto é o que significa adorar o Pai”. Deus nos deu um espírito para que possamos adorá-Lo por beber Dele.
O SENHOR É COM NOSSO ESPÍRITO
Outro versículo crucial concernente ao espírito humano é 2 Timóteo 4:22. “O Senhor seja com o teu espírito. A graça seja convosco”. Este versículo não diz que o Senhor seja com nossa mente, alma ou coração; ele nos diz que Ele seja com nosso espírito. Dentro do mais profundo, no centro de nosso ser, temos um órgão particular — o espírito humano — criado por Deus com a finalidade de recebê-Lo e contê-Lo. Todos nós, especialmente os jovens, precisamos ver que hoje o Senhor Jesus Cristo é com nosso espírito.
NOSSO ESPÍRITO E O ESPÍRITO SETE VEZES INTENSIFICADO
Nosso espírito humano regenerado se assemelha a Cristo, que é o Espírito (2Co 3:17). Considerando isto, Zacarias 3:9 diz: “Porque eis aqui a pedra que pus diante de Josué; sobre esta pedra única estão sete olhos; eis que eu esculpirei a sua escultura, diz o Senhor dos Exércitos, e tirarei a iniquidade desta terra num só dia”. Esta pedra que foi esculpida com a escultura de Deus para tirar o pecado do povo de Deus é Cristo. Os sete olhos da pedra são “os olhos do Senhor que percorre toda a terra de um lado para outro” (Zc 4:10). Para entender o significado dos sete olhos, precisamos considerar Apocalipse 5:6 que diz: “Eu vi... um Cordeiro em pé, como recém-imolado, tendo sete chifres e sete olhos, que são os sete Espíritos de Deus enviados por toda a terra”. O Cordeiro aqui, que é a pedra em Zacarias 3:9, é Cristo, e os sete olhos são o Espírito sete vezes intensificado. Assim, o Cristo que foi esculpido por Deus para tirar nosso pecado possui o Espírito sete vezes intensificado. De fato, Ele, o último Adão, tornou-se o Espírito que dá vida (1Co 15:45b), até mesmo o Espírito sete vezes intensificado. Cristo hoje é o Espírito, e nós temos um espírito particularmente formado por Deus para que possamos expressarmos Cristo uns aos outros.
A SEGUNDA VINDA DE CRISTO
Em Zacarias capítulos 12 a 14, vemos Cristo na Sua segunda vinda. Em Sua segunda vinda, Cristo será não somente o Rei sobre Israel, mas também sobre todo o povo na terra. “O Senhor será Rei sobre toda a terra; naquele dia um só será Senhor, e um só o seu nome” (Zc 14:9). Ele reinará sobre toda a terra, e todos os povos da terra subirão para Jerusalém de ano em ano para adorarem o Rei, o Senhor dos exércitos, e celebrar a Festa dos Tabernáculos (Zc 14:16). Para aqueles que se recusarem a subir para Jerusalém para adorar o Rei, não haverá chuva (Zc 14:17).
O CRISTO E O TEMPLO DE DEUS
O livro de Zacarias revela claramente que Deus deseja a reconstrução do templo (Zc 4:9; 6:12-15). Porém, sem Cristo, tudo, inclusive o templo, é vazio. Precisamos de Cristo, contudo, Cristo precisa de um Corpo. Este Corpo é o templo de Deus, a casa de Deus, a expressão de Deus, a satisfação de Deus. Portanto, hoje devemos enfatizar tanto Cristo quanto a igreja. Concernente a Cristo, precisamos prestar atenção a ambos os aspectos cruciais desvendados em Zacarias nos capítulos de um a seis e os detalhes desvendados nos capítulos de nove a quatorze.
O JULGAMENTO DE CRISTO
De acordo com Zacarias, o julgamento de Cristo por toda a terra será sobre três categorias de coisas negativas:
1. Cristo julgará o roubo (Zc 5:3b, 4b). Roubar significa pecar contra o homem que é a questão de ganância e cobiça.
2. Cristo julgará a questão de jurar falsamente pelo nome do Senhor (vv. 3c, 4c). Jurar falsamente pelo nome do Senhor significa pecar contra Deus que é a questão de um relacionamento errôneo com Deus. Aqueles que juram falsamente dessa maneira, não se relacionam com Deus em fidelidade e honestidade.
3. Cristo julgará todo o governo humano tipificado pela grande imagem humana em Daniel capítulo 2. Cristo virá como a pedra cortada sem auxilio de mãos e esmagará esta grande imagem dos dedos dos pés até a cabeça. Assim, Ele limpará a terra de todo roubo, todo falso juramento pelo nome do Senhor, e tudo do governo humano.
Precisamos ver como o julgamento de Cristo está relacionado a nós hoje. Devemos ter cuidado para não roubar dos outros de maneira alguma, e também devemos ter cuidado para sermos honestos e fiéis com Deus. Então, seremos corretos com o homem e também corretos com Deus. Finalmente, precisamos ver que Cristo virá como a pedra cortada sem auxilio de mãos e esmagará todo o governo humano e assim trazer o reino eterno de Deus.
(Estudo-Vida de Zacarias)
Jesus é o Senhor!