COMO ADORAR DEUS? Deus é Espírito e devemos adorá-Lo usando nosso espírito
COMO DEVEMOS ADORAR A DEUS?
Deus é Espírito, e devemos adorá-Lo usando o nosso espírito.
"Pois assim está escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito alma vivente. O último Adão, porém, tornou-se o Espírito que dá vida."
(1ª Coríntios 15:45).
"Ora, o Senhor é o Espírito; e, onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade."
(2ª Coríntios 3:17).
"Vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores. Deus é Espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade."
(João 4:23-24).
"E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós. Não vos deixarei órfãos, voltarei para vós outros. Ainda por um pouco e o mundo não me verá mais; vós, porém, me vereis; porque eu vivo, vós também vivereis. Naquele dia, vós conhecereis que eu estou em meu Pai, e vós, em mim, e eu, em vós."
(João 14:16-20).
Então, como podemos contatar Deus? Que órgão devemos usar? Primeiro, temos de ver que tipo de substância é Deus. Os versículos citados acima nos dizem que Deus é Espírito. Será que podemos contatar Deus com nosso corpo físico? Não! Esse não é o órgão correto. Será que podemos contatar Deus com nosso órgão psicológico, a alma? Não! Esse também não é o órgão correto. Somente podemos contatar Deus com o "nosso espírito" porque Deus é Espírito. João 4:24 diz: “Deus é Espírito, e é necessário que os que O adoram O adorem em espírito”. Esse versículo é muito importante. O primeiro Espírito está escrito com letra maiúscula, referindo-se ao Espírito Divino, o próprio Deus. O segundo espírito está escrito com letra minúscula, porque se refere ao nosso espírito humano. Deus é Espírito e devemos adorá-Lo em nosso espírito. Não podemos adorá-Lo ou contatá-Lo com o nosso corpo ou com a nossa alma. Uma vez que Deus é Espírito, devemos contatá-Lo, adorá-Lo e ter comunhão com Ele em nosso espírito e por meio do nosso espírito.
João 3:6 diz que “o que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito”. Todos sabemos que nascemos de novo ou fomos regenerados, mas que significa isso? Simplesmente significa que nosso espírito foi regenerado pelo Espírito de Deus. Deus é Espírito. O que é nascido do Espírito é espírito. Esse versículo nos diz onde nós nascemos de novo. Não nascemos de novo no corpo ou na alma, mas no espírito. Quando cremos no Senhor Jesus como nosso Salvador, o Espírito de Deus entrou em nosso espírito. O Espírito Santo vivificou e transmitiu vida para regenerar o nosso espírito. No momento em que cremos no Senhor, o Espírito Santo veio com Cristo como vida para vivificar e regenerar nosso espírito, e desse momento em diante Ele habita em nosso espírito.
(João 4:24).
"O próprio Espírito, testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus." (Romanos oito versículo 16).
"O Senhor seja com o teu espírito." (2ª Timóteo quatro versículo vinte dois).
"Mas aquele que se une ao Senhor é um espírito com Ele."
(1ª Coríntios 6:17).
"Pois assim está escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito alma vivente. O último Adão, porém, tornou-se o Espírito que dá vida."
(1ª Coríntios 15:45).
Jesus veio para esta terra e viveu como homem durante trinta e três anos e meio. Então, Ele foi crucificado pelos nossos pecados; morreu, foi ressuscitado e tornou-se o Espírito que dá vida. 2ª Coríntios 3:17 diz: “O Senhor é o Espírito”. Temos de louvar muito pelo fato de Cristo, o Espírito que dá vida, ter entrado em nós. Fomos criados como vasos ou recipientes, compostos por corpo, alma e espírito. Foi para o nosso espírito humano que Cristo veio como Espírito que dá vida. Tudo que Cristo é, tudo que Ele fez e tudo que Ele obteve e alcançou foi incluído nesse Espírito que dá vida. Agora, esse Espírito que dá vida entrou em nós e está mesclado com o nosso espírito, unindo-nos a Ele como um só espírito. Louvado seja Ele, somos um com o Senhor em nosso espírito. Se soubermos como voltar para o nosso espírito, poderemos contatar Cristo. Esse é o segredo! Essa é a chave!
Antes de sermos salvos, todos nós vivíamos, andávamos e estávamos na alma. Mas agora, depois de salvos, temos outra vida em nós, a qual é o próprio Cristo, e precisamos aprender a viver por essa vida. Nossa necessidade hoje é que precisamos nos voltar para viver em outra direção, isto é, da alma para o espírito. Antes de ser salvos, vivíamos pela vida humana em nossa alma. Uma vez que fomos salvos, devemos viver pela vida de Deus em nosso espírito.
Você pode ver agora a necessidade de sempre nos voltarmos para o espírito? Cristo está em nosso espírito e, se quisermos encontrá-Lo, temos de voltar para o nosso espírito. Antes de fazer qualquer coisa, de ir a qualquer lugar ou de falar alguma coisa, devemos nos voltar para o nosso espírito. Se aprendermos a fazer isso, que mudança veremos em nossa vida.
Isso é de fato maravilhoso! Cristo é o Espírito, nós temos um espírito e esses dois espíritos estão unidos como um só. Agora, ao voltar para o nosso espírito e exercitar ou usar o nosso espírito, temos como experimentar a realidade de tudo que Cristo é para nós. Em 1ª Timóteo 4 versículos 7 e 8, o apóstolo Paulo disse para nos exercitarmos na piedade. Talvez alguns irmãos façam exercícios ou ginástica diariamente para o seu corpo. Isso é bom; o próprio Paulo disse que o exercício físico tem pouco benefício. Isso é bom, mas até certo ponto. Contudo, Paulo descreve outro tipo de exercício que é bom para sempre, tanto hoje como eternamente! Portanto, devemos dar mais atenção a esse outro tipo de exercício, o exercício do nosso espírito.
"Expondo estas coisas aos irmãos, serás bom ministro de Cristo Jesus, alimentado com as palavras da fé e do ensinamento saudável que tens seguido. Mas rejeita as fábulas profanas e de velhas caducas. Exercita-te, pessoalmente, na piedade. Pois o exercício físico para pouco é proveitoso, mas a piedade para tudo é proveitosa, porque tem a promessa da vida que agora é e da que há de ser. Fiel é esta palavra e digna de inteira aceitação. Ora, é para esse fim que labutamos e nos esforçamos sobremodo, porquanto temos posto a nossa esperança no Deus vivo, Salvador de todos os homens, especialmente dos fiéis. Ordena e ensina estas coisas."
(1ª Timóteo 4 versículos 6 ao 11).
No Hino 139 diz:
Divina unção em mim habita,
Tudo vem me ensinar;
Sempre me leva a no Senhor viver,
E a presença Dele traz.
Mora em meu espírito a unção
E todas coisas vem, então, me ensinar;
Mora em meu espírito a unção
E tudo vem me ensinar.
Gracioso é o mover do Espírito
Como puro ungüento em mim;
Base no aspergir do sangue tem,
Tal mover jamais tem fim.
Mora em meu espírito a unção
E todas coisas vem, então, me ensinar;
Mora em meu espírito a unção
E tudo vem me ensinar.
Com a essência de Deus unge,
Para eu O conhecer
E ter Seu próprio elemento, que
Enche todo o meu ser.
Mora em meu espírito a unção
E todas coisas vem, então, me ensinar;
Mora em meu espírito a unção
E tudo vem me ensinar.
Posso em comunhão mover-me,
Pela unção interior;
Em Deus, luz da verdade, ando eu,
Provo Seu gracioso amor.
Mora em meu espírito a unção
E todas coisas vem, então, me ensinar;
Mora em meu espírito a unção
E tudo vem me ensinar.
Jesus é o Senhor!