Cristo é a Palavra de Deus - (Watchman Nee)
(Porção do livro: O Ministério da Palavra de Deus - autor Watchman Nee).
CRISTO É A PALAVRA DE DEUS
Algumas pessoas só podem servir a outras com ensinamentos bíblicos. Eles não podem servir aos outros com o Senhor Jesus Cristo. Eles vivem no reino das letras. Eles só podem servir aos outros com verdades, doutrinas e ensinamentos. O serviço deles só vai até aí, na letra. Eles não podem servir aos outros com o Cristo que está contido na Palavra de Deus. Eles não podem ministrar Cristo aos outros. Esse é o problema de muita gente. A Palavra de Deus é Cristo. A Bíblia não é meramente um livro; não são apenas páginas de escritos das quais os homens recebem doutrinas e ensinamentos. Se o livro, a Bíblia, está separado da Pessoa de Cristo o livro é uma coisa morta. Em um reino, a Bíblia é um livro; em outro reino é o próprio Cristo. Se alguém permanece no primeiro reino, tudo o que ele tem é o livro, e ele não pode servir como ministro da Palavra de Deus. Ele só pode ministrar doutrinas, verdades e ensinamentos a outras pessoas; ele não pode ministrar Cristo a eles. Somente aqueles que estão em outro reino podem ministrar Cristo aos outros.
O ministério da Palavra de Deus está totalmente além do nosso poder. Devemos lembrar que a única maneira de regenerar os outros é fazê-lo através da operação e unção do Espírito Santo. Podemos transmitir doutrinas aos outros, mas para sermos verdadeiros ministros da Palavra de Deus, temos que ter a revelação do Espírito Santo. Nessa esfera, o problema nunca é se estou ou não disposto a falar; toda a questão fica nas mãos do Senhor. Não é tão simples como imaginamos. Temos de perceber que esta tarefa está além do nosso poder. Esta é a tarefa do Senhor. Neste reino, um homem não é livre para falar quando quiser. Não é tão simples assim. Deus está buscando verdadeiros ministros da Sua Palavra na terra. Deus busca homens que sejam Seus portas-vozes. Por isso, hoje é o momento de buscarmos a Sua fáce. Temos que confessar ao Senhor: "Senhor, não posso fazer nada; pois não posso falar." O homem natural é totalmente inútil nessa questão. Somente os tolos se orgulham. Os homens tolos não percebem que as coisas espirituais não têm nada haver com o homem natural; eles não enxergam a incapacidade humana de lidar com as coisas espirituais. Não percebem que a inteligência humana, a eloqüência ou o talento não podem desenvolver o ministério da Palavra de Deus. Nenhuma eloqüência, talento natural ou método pode ajudar um homem a tocar o ministério da Palavra de Deus. O ministério da Palavra de Deus pertence a uma esfera diferente, um reino diferente, um reino que não tem nada haver com nós mesmos, é uma esfera na qual a natureza humana é totalmente excluída. Deus deseja nos levar a um nível no qual reconheceremos a absoluta inutilidade humana. Não temos nenhuma condição de levar uma pessoa ao novo nascimento por meios humanos.
PRECISAMOS DA MEMÓRIA DO ESPÍRITO SANTO
Quando o Senhor opera em nós, é fácil para nós sermos ministros da Palavra de Deus. Mas quando o Senhor não opera em nós, nada é mais difícil do que assumir o ministério da Palavra de Deus. Se um homem permanece solto e esquecido, e se ele é indisciplinado em seus pensamentos e palavras, ele é inútil no ministério da Palavra de Deus. Há requisitos rigorosos para o ministério da Palavra de Deus. O Senhor tem que trabalhar muito em nós antes que Ele possa nos usar. Se nos permitirmos relaxar um pouco, ainda poderemos fazer outras coisas, mas não seremos capazes de ser um ministro da Palavra de Deus. Temos que pedir graça ao Senhor. Temos que pedir a Ele que nos conceda a memória do Espírito Santo para que possamos nos lembrar das palavras que vimos. A revelação está dentro da Palavra de Deus. Se tivermos a memória do Espírito Santo dentro de nós, nos lembraremos da Palavra de Deus. Lembraremos não apenas da palavra da revelação, mas da revelação da Palavra. Quando fornecermos às palavras exteriores esta palavra de revelação, saberemos do que estamos falando assim que abrirmos a boca. Enquanto falamos, veremos, e espontaneamente nos tornaremos ministros da Palavra de Deus. Se enquanto estamos falando, não vemos as coisas interiores, entramos em pânico. Ficamos confusos e não sabemos o que dizer. Irmãos, temos que reconhecer a futilidade de uma mente inteligente nessa empreitada. Precisamos da memória do Espírito Santo. Que a graça do Senhor Jesus Cristo seja com o nosso espírito.
Devemos ver que o ministério é baseado na revelação da Palavra de Deus, e a revelação da Palavra de Deus é baseada na revelação de Cristo. Quando se trata de coisas espirituais, coisas relacionadas à Palavra de Deus e Seu ministério da Palavra, devemos lembrar que não existe um depósito de longo prazo. Ninguém pode se gabar do que tem, e ninguém deve imaginar que pode continuar trabalhando com o que tem em mãos. Toda vez que nos aproximamos de Deus, devemos ser esvaziados para que possamos ser preenchidos e derramados mais uma vez. Quem não deseja mais da Palavra não está qualificado para ser ministro da Palavra de Deus. O ministério da Palavra de Deus resulta em um estado em que um homem se torna tão vazio quanto um bebê recém-nascido assim que a Palavra é liberada. Ele não sabe nada diante de Deus, e procura em Deus outro preenchimento e outra infusão da Palavra e revelação. Então ele derrama a Palavra e a revelação de Deus mais uma vez sobre os outros e se torna vazio mais uma vez. Temos de ser continuamente esvaziados. Só sendo continuamente esvaziados teremos o ministério da Palavra de Deus. No plano espiritual, Deus é Aquele que realiza tudo; o homem não pode fazer nada. Nunca devemos pensar que alguém pode abrir a boca e falar a Palavra de Deus. Tomar a Palavra de Deus e servir como ministro desta Palavra é uma tarefa que está além de qualquer poder humano para alcançar. Esta obra pertence a outro domínio. O Espírito Santo tem que trabalhar em nós especificamente todas as vezes. Os seres humanos não podem fazer nada a respeito. Que o Senhor seja misericordioso conosco, e que vejamos diante do Senhor como o homem é inútil. Que não sejamos tolos. Uma vez que um homem se torna orgulhoso, ele se torna tolo. Quando ele não vê as coisas espirituais básicas, ele se torna tolo.
Irmãos, Deus nos levará a um nível no qual reconheceremos a absoluta inutilidade humana. Não temos nenhuma condição de levar uma pessoa ao novo nascimento por meios humanos. Os pais podem gerar filhos na carne, mas não podem gerar nada no novo nascimento. (O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito). No mesmo princípio, podemos transmitir doutrinas a outros. Podemos dizer aos outros o que a Bíblia diz, mas isso não nos torna ministros da Palavra de Deus. Um ministro da Palavra de Deus é produzido através do falar de Deus. Se Deus não falar, é inútil apresentarmos a Bíblia aos outros. Deus deve primeiro falar conosco antes que possamos transmitir essa Palavra aos outros. Se Deus não nos dá a Sua Palavra, nunca poderemos transmitir a Palavra de Deus aos outros.
Muitas pessoas podem contar histórias e pregar doutrinas, mas podem não ser capazes de dizer qual é a Palavra de Deus. Se Deus nos concede misericórdia, podemos dizer aos outros qual é a Palavra de Deus. Se Deus não nos concede misericórdia, não podemos fazer nada. Só temos a Palavra de Deus, se Deus nos der a Sua Palavra. Isso é algo totalmente fora do nosso controle; não podemos fazer nada a respeito. No entanto, isso é algo que Deus quer fazer. Deus quer ter o ministério da Sua Palavra. Deus nos escolheu para sermos ministros da Sua Palavra. No entanto, não podemos fazê-lo em nós mesmos. Na verdade, não podemos fazer nada. É a misericórdia e a revelação de Deus que nos dão a Sua Palavra para falar aos outros. Portanto, temos que receber uma revelação básica de Deus. Ao mesmo tempo, nosso espírito tem que ser disciplinado pelo Senhor e ficar sob Seu controle. Deve ser tão disciplinado que pode se abrir a Ele o tempo todo para novas revelações. O Senhor tem que lidar conosco e com nosso trabalho a tal ponto que nos curvamos diante do Senhor e dizemos: "Senhor, faça a Tua própria obra. Se o Senhor não ter misericórdia de mim, eu não posso fazer nada".
Não pensemos que qualquer pessoa pode pregar a Palavra de Deus. Conhecemos apenas um tipo de pessoa que pode fazer isso - aqueles que já foram tratados por Deus..
Um irmão simples que não tem nada e que não sabe nada pode vir à Bíblia e entrar em contato com a Palavra de Deus com temor e tremor, e na presença do Senhor, ele pode ver a luz. Outro irmão pode estar bem familiarizado com as línguas grega e hebraica. Ele pode ser muito bom em chinês e inglês e pode ter lido a Bíblia de capa a capa muitas vezes. Ele pode até ter decorado a Bíblia. Mas se ele nunca recebeu nenhuma luz de Deus, ele não pode ser um ministro da Palavra de Deus. O máximo que ele pode fazer é transmitir conhecimento bíblico aos outros. Ele não pode ministrar Cristo à igreja. A Bíblia é viva; é uma Pessoa viva. Na verdade, é o próprio Filho de Deus. Se não tocarmos nesta Palavra viva quando lemos a Bíblia, tudo o que sabemos não dará nenhum fruto .
O ministério da Palavra ocupa um lugar importante na obra de Deus . Há princípios definidos que devem ser aprendidos por aqueles que pregam a Palavra de Deus e servem as pessoas por meio dela. Aprendemos na Bíblia que Deus tem uma obra primordial para realizar na Terra, que é proclamar Sua própria Palavra. Se a Palavra de Deus for deixada de lado, então não sobra quase nada a ser feito na obra de Deus. Sem Palavra não há obra. Quando a Palavra é eliminada, a obra é reduzida a praticamente zero. Portanto, temos de reconhecer o lugar da Palavra de Deus em Sua obra
O principal problema na Igreja hoje é a falta de ministros da Palavra. Não é a raridade da Palavra de Deus ou a falta de frequência das visões, mas sim a escassez daqueles indivíduos que podem ser usados pelo Senhor.
Todos os problemas hoje em dia estão sobre os ombros dos ministros. Se todas as mensagens e pregações que ouvimos hoje fossem realmente ministérios da Palavra de Deus, a Igreja seria riquíssima! Infelizmente, porém, há muita pregação e pouco ministério da Palavra de Deus. Esta é uma das maiores dificuldades que a Igreja enfrenta hoje. Uma vez que não há ministros da Palavra de Deus, não pode haver revelação. Muitas mensagens estão longe de ser revelação. Deus não deseja falar sozinho, mas apesar disso os homens não estão em condições de serem usados – este é o âmago do problema. Toda a esterilidade, pobreza e corrupção que encontramos nas igrejas se devem ao elemento humano inadequado nos ministros da Palavra. Que Deus possa encontrar aqueles que são quebrantados e humilhados para que Sua Palavra flua por meio deles. Nós estamos sempre tentando encontrar a Palavra de Deus, mas Deus está continuamente buscando aqueles que Ele possa usar. Nós buscamos a Palavra de Deus, mas Deus busca Seus ministros.
Jesus é o Senhor!