Resumo da Epístola aos Efésios
UM RESUMO DA EPÍSTOLA AOS EFÉSIOS
“Há um rio, cujas correntes alegram a cidade de Deus, o santuário das moradas do Altíssimo. Deus está no meio dela; jamais será abalada; Deus a ajudará desde antemanhã”. (Salmos 46 versículos 4 e 5).
As bênçãos de Deus são o fluir do rio da graça para nós. Deus quer que todas as coisas sejam encabeçadas por Cristo, e por isso Ele faz esse rio fluir até nós. O fluir desse rio faz com que Cristo encabece a igreja e, por meio da igreja, encabece todas as coisas (Efésios 1:22-23). Hoje, foi-nos dada a responsabilidade de cooperar com Cristo no encabeçamento de todas as coisas.
O Senhor, por Sua graça, nos salvou da condição de morte (Efésios 2:1-5) para produzir, a partir de nós (a velha criação), uma obra-prima (a nova criação) (v. 10). Por meio da cruz de Cristo, Deus nos reconciliou Consigo mesmo e fez a paz entre todos os povos, derrubando a parede de inimizade que existia entre os homens (vs. 13-16). Não somos mais peregrinos nem estrangeiros, mas membros da família de Deus (vs. 17-19). Hoje estamos sendo edificados para ser habitação de Deus no espírito, para que Deus tenha Seu descanso (vs. 21-22).
Em cada época, Deus tem um despenseiro, alguém que Ele escolhe e usa para transmitir Sua Palavra. O despenseiro, ou dispensador, é o que cuida da despensa, o lugar onde as provisões da casa são guardadas; a função do despenseiro é distribuir o alimento aos membros da família. Na época da igreja em Éfeso, Paulo era esse despenseiro (Efésios 3:3). Era ele quem anunciava a palavra profética. No entanto, o desejo de Paulo era que todos os membros do Corpo de Cristo fossem canais para dispensar as riquezas do rio da graça. Por meio do fluir desse rio, conseguimos conhecer o amor de Cristo e compreender, com todos os santos, qual é a largura, o comprimento, a altura e a profundidade de Cristo. E isso nos enche de toda a plenitude de Deus (vs. 18-19).
No capítulo 4 de Efésios, vemos que Deus concedeu dons a cada membro do Corpo, a fim de que todos funcionem para o único ministério, que é o ministério da edificação do Corpo de Cristo (Efésios 4:11-16). Funcionando como canais da graça de Deus, crescemos em vida e somos edificados. Esse rio da graça também nos traz a verdade, enchendo-nos da realidade de Deus (vs. 17-21). Antes, falávamos uma coisa e fazíamos outra, mas, agora, recebendo os elementos de Deus por meio desse rio da graça de Deus, somos preenchidos com a verdade, que é o próprio Deus. Então o que falamos é o que somos e vivemos, pois andamos na verdade.
O capítulo 5 de Efésios nos mostra que o próprio Deus, que é amor e luz, faz com que amemos uns aos outros e vivamos uma vida cheia de amor e luz. Não temos mais um viver egoísta, pelo contrário, nós nos doamos uns aos outros, andando em amor (vs. 2). E também não andamos mais em pecados, mas discernimos as obras das trevas, pois andamos na luz (vs. 8). Se em algum momento formos vencidos pelo pecado, devemos lidar com isso imediatamente. Precisamos arrepender-nos e confessar nossos pecados para que o sangue de Jesus nos purifique (1ª João 1:9).
No capítulo 6 de Efésios, Paulo nos apresenta a melhor maneira de travar a batalha espiritual: estar revestido da armadura de Deus (vs. 11-18). Estamos no meio de uma guerra entre o reino de Deus e o império das trevas. O inimigo tentará nos perseguir, espalhando muitas mentiras contra nós e enviando toda espécie de tribulações e sofrimentos. Mas o Senhor nos diz que fiquemos firmes!
Nossa luta não é contra a carne e o sangue. Por trás daqueles que nos causam sofrimentos estão os principados e potestades. A base deles está nos ares (Efésios 6:12). Quando os ataques deles chegarem, lembrem-se de que nosso refúgio é o Senhor, socorro bem presente nas tribulações (Salmos 46:1). Basta-nos ficar firmes na posição em que estamos e deixar o Senhor batalhar por nós (2ª Crônicas 20:15-17). Além disso, devemos usar a espada do Espírito, que é a Palavra de Deus (Efésios 6:17).
Jesus Cristo é o Senhor!