Precisamos comer o Senhor, tomá-Lo como nosso alimento espiritual | Witness Lee



CAPÍTULO 1

A BÍBLIA É UM LIVRO SOBRE COMER

Leitura Bíblica:

Gênesis 2 versículos 8, 9, 16 e 17 diz: "Então Deus plantou um jardim, da banda do Oriente, no Éden; e ali pôs o homem que tinha formado. Fez brotar do solo toda a sorte de árvores gratas à vista, e boas para comida; também a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore do conhecimento do bem e do mal. . Deus ordenou ao homem: De toda a árvore do jardim podes comer livremente; mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás."

Êxodo 12 versículos 5 a 8, diz: "O cordeiro, ou o cabrito, será sem defeito, macho de um ano; haveis de tomá-lo das ovelhas ou das cabras; e o guardareis até o décimo quarto dia deste mês. Toda a assembléia da congregação de Israel o matará à tardinha. Tomarão do sangue e pô-lo-ão sobre as duas umbreiras e sobre a verga das portas, nas casas em que o comerão. Naquela noite comerão a carne assada no fogo, e pães asmos; com ervas amargas o comerão."

Deuteronômio 12 versículos 5 a 7, diz: "Porém ao lugar que Jeová vosso Deus escolher de todas as vossas tribos para ali pôr o Seu nome, sim à Sua habitação recorrereis, e para lá vireis: a esse lugar trareis os vossos holocaustos, e os vossos sacrifícios, e os vossos dízimos, e as ofertas alçadas da vossa mão, e os vossos votos, e as vossas ofertas voluntárias, e os primogênitos do vosso gado e do vosso rebanho. Ali comereis diante de Jeová vosso Deus e vos regozijareis, vós e as vossas casas, em todas as coisas em que meterdes a mão, nas quais Jeová vosso Deus vos tiver abençoado."

Deuteronômio 15 versículos 19 e 20, diz: "Consagrarás a Jeová teu Deus todos os primogênitos que nascerem do teu gado ou do teu rebanho; não trabalharás com o primogênito do teu boi, nem tosquiarás o primogênito do teu rebanho. Comê-lo-ás, tu e a tua casa, diante de Jeová teu Deus ano após ano no lugar que Jeová escolher."

João 6 versículos 35, 51, 57 e 63, diz: "Declarou-lhes Jesus: Eu sou o pão da vida; o que vem a mim, de modo algum terá fome; e o que crê em mim, nunca jamais terá sede. Eu sou o pão vivo que desci do céu; se alguém comer deste pão, viverá eternamente. Assim como o Pai que vive, me enviou, e eu também vivo pelo Pai; assim quem de mim se alimenta, também viverá por mim. O Espírito é o que dá vida (vivifica), a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos tenho dito, são Espírito e são vida."

Apocalipse 22 versículos 2 e 14, diz: "No meio da sua rua, e de um e de outro lado do rio, achava-se a árvore da vida, que dava doze frutos, produzindo em cada mês o seu fruto; e as folhas da árvore servem para a cura das nações. Bem-aventurados os que lavam as suas vestiduras no sangue do Cordeiro, para que tenham o direito de se chegarem à árvore da vida, e para que entrem pelas portas na cidade."

A BÍBLIA É UM LIVRO SOBRE COMER

A Bíblia é um livro maravilhoso. Sobre o que a Bíblia fala? É correto dizermos que a Bíblia fala sobre Cristo, vida, e salvação. Além disso, não é errado dizer que a Bíblia fala sobre esposas que se submetem aos seus maridos, maridos que amam as suas esposas, filhos que honram os seus pais, e pais que cuidam dos seus filhos. Nem é errado dizer que a Bíblia fala sobre humildade, paciência, paz, e bondade. Também não está errado dizer que ela fala sobre o amor de Deus, a luz de Deus, e a santidade de Deus. Além disso, não está errado dizer que a Bíblia nos ensina a adorar a Deus, amar a Deus, e servir a Deus. Nós podemos listar centenas e até mesmo milhares de tópicos sobre o que a Bíblia fala.

É verdade que a Bíblia é um livro de vida, um livro de salvação, um livro de amor, e um livro de ensinamentos. Porém, depois de ler os versículos acima da Bíblia, você tem que admitir que a Bíblia é um livro sobre comer. Depois que Deus criou o homem, Deus não disse que o homem precisava de vida ou salvação. Ele nem disse que o homem precisava amar e obedecer a Deus. Nem Ele disse que o homem precisava ser humilde ou ser pacífico. Depois que Deus criou o homem, Ele pôs o homem em um jardim, e Ele colocou-o diante da árvore da vida, dizendo, “Coma! Coma! Coma!” Sobre o que a Bíblia fala? Fala sobre comer. Que tipo de livro é a Bíblia? É um livro sobre comer.

A Bíblia é um livro profundo e misterioso. Não fica enfadonho nem sequer depois de repetidas leituras, e não pode ser esgotado nem sequer depois de você ler cem vezes, mil vezes, ou dez mil vezes. Independente de quantas vezes você tenha lido a Bíblia, ainda há coisas novas. Trinta anos atrás eu já tinha gasto três ou quatro Bíblias ao ler repetidamente, e eu pensava que entendia a Bíblia quase toda. Porém, eu vim a perceber gradualmente que ainda há muitas verdades na Bíblia que eu não via. Neste momento se você fosse me perguntar, “Irmão Lee, o que você descobriu agora da Bíblia?” Eu diria, “Agora eu descobri a palavra — comer”.


LER A BÍBLIA REQUER QUE ABANDONEMOS NOSSOS VELHOS CONCEITOS

Irmãos e irmãs, esta palavra está claramente na Bíblia, contudo nós não a vemos mesmo após ler a Bíblia muitas vezes. Por quê? É porque todo velho conceito que nós temos é um véu. É mais que evidente que a palavra comer está na Bíblia, contudo nós não pudemos vê-la. Isto é devido ao fato de que nós temos nossas velhas idéias pré-concebidas, nossos velhos conceitos.

Os versículos na leitura Bíblica do livro de Deuteronômio contêm uma declaração que é repetida muitas vezes: “Vocês devem comer,…vocês e os de suas casas.” (Dt 12:7). Ainda nós podemos não ver isto mesmo depois de vários momentos de leitura. Porém, quando nós lemos Josué capítulo 24 versículo 15, nós claramente vemos uma sentença tal como: “Eu e minha casa, serviremos ao Senhor.” Esta sentença só é falada uma vez nos sessenta e seis livros da Bíblia, mas todos os Cristãos a conhece. Por quê? Isto é porque nosso conceito natural é servir a Deus; nós não temos o conceito de simplesmente comer o Senhor. Portanto, mesmo depois de ter lido os versículos deste assunto mais de mil vezes, nós podemos não ver ainda a palavra comer. Comer está na Bíblia, mas não está no seu conceito. Ao invés disto, a palavra servir está em seu conceito. Falando honestamente, até mesmo sem Josué capítulo 24, de acordo com sua mentalidade você ainda diria, “eu e minha casa serviremos ao Senhor”. Isto só acontece porque na Bíblia tem tal versículo que corresponde com seu conceito. Portanto, a idéia é impressa em sua mente imediatamente após você ler o versículo. Ele não é lido da Bíblia para sua mente; pelo contrário, é lido da sua mente para a Bíblia. Este é nosso problema com respeito a ler a Bíblia.

Deus disse que os pensamentos Dele não são os nossos pensamentos, contudo nós não estamos dispostos a abandonar os nossos pensamentos. Toda vez que você vai ler a Bíblia, você não está lendo a Bíblia de fato; você está lendo os seus conceitos. Por exemplo, dia após dia você tem o conceito de que as esposas devem submeter-se aos seus maridos e que os maridos devem amar as suas esposas. Entretanto, um dia quando você vai a Efésios capítulo 5, relacionado às esposas que se submetem aos seus maridos e maridos que amam as suas esposas, você é rápido para ver isto. Entretanto, você pode não ver as muitas palavras mais importantes na Bíblia, embora você as leia várias vezes.


GÊNESIS: — O DESEJO DE DEUS ERA QUE O HOMEM COMESSE DA ÁRVORE DA VIDA

Sobre o que a Bíblia fala desde o princípio até o fim? Todos aqueles que conhecem a Bíblia reconhecem que há um princípio na Bíblia: A maneira que determinado assunto é falado pela primeira vez na Bíblia torna-se imutável o significado daquele assunto em seu desenvolvimento posteriormente. Portanto, se nós quisermos conhecer o relacionamento adequado entre Deus e o homem, nós temos que ver o que Deus queria que o homem fizesse depois que Ele o criou. Depois que Deus criou Adão, Ele não disse, “Adão, Eu o criei. Eu sou seu Senhor. Você tem que Me adorar, e você tem que Me agradecer e Me louvar”. Nós não vemos estas palavras registradas na Bíblia. Estes pensamentos são os conceitos religioso do homem natural. Eu não estou sugerindo que estes conceitos sejam ruins, mas estes conceitos religioso saíram dos pensamentos caídos do homem. Eles não eram os pensamentos do princípio. Depois que Adão foi criado, Deus o colocou em frente à árvore da vida e lhe disse que comesse livremente do fruto das árvores no jardim. A primeira coisa que Deus queria que o homem fizesse era comer, comer, e comer! Portanto, nós vemos que a Bíblia é um livro sobre comer. Comer o quê? Comer Deus! Comer o Senhor! Que o homem possa tomar o Senhor para dentro do seu interior.

Entretanto, você pode ver imediatamente o erro que o homem cometeu naquilo que ele comeu, e ele caiu. É terrível comer a coisa errada. Adão caiu porque ele comeu a coisa errada. Nosso comer físico é um símbolo desta questão. Qualquer coisa que nós comemos, seja da vida animal ou da vida vegetal, ela nos dá uma provisão de vida. Se nós comermos a coisa errada, nós poderemos ser envenenados. Em alguns casos nós podemos ficar doentes, mas nos casos mais sérios podemos até morrer. O mesmo é verdade no reino espiritual. . Somente Deus é o alimento certo; é correto para nós somente comermos Deus. Se nós comermos qualquer coisa diferente de Deus, nós comeremos a coisa errada. Não surpreendentemente, todo ser humano foi envenenado. A última sentença em Gênesis 50 versículo 26 diz: “Eles o embalsamaram, e foi colocado em um caixão no Egito.” Este foi o fim de José, e este é igualmente o fim de toda raça humana. Este é o resultado do homem que foi criado por Deus e que foi envenenado. Depois que foi envenenado, o homem morreu; depois da sua morte, ele foi colocado em um caixão; depois que foi colocado em um caixão, ele permaneceu no Egito.


ÊXODO: — O DESEJO DE DEUS ERA QUE O HOMEM COMESSE O CORDEIRO

Após o livro de Gênesis, há Êxodo. Em Êxodo o Senhor veio salvar o homem que ainda estava no Egito. Como o Senhor levou a cabo a Sua salvação? Desta vez Deus se apresentou de outra forma. Em Gênesis Deus tinha Se apresentado como a árvore da vida; em Êxodo o Senhor Se apresentou como o Cordeiro. Primeiro o Senhor Se apresentou como uma planta; em seguida Ele se apresentou como um animal. Ambos não são figuras enormemente grandes. Um cordeiro é pequeno. Eu acredito que a árvore da vida nem era uma árvore grande nem uma árvore alta que estaria fora do alcance de Adão. Na realidade, eu acredito que a árvore da vida não era uma árvore que cresceu para cima, mas uma árvore que cresceu esparramando-se como uma videira. Portanto, Deus não Se apresentaria como algo verdadeiramente grande. Eu não estou dizendo que Deus não é grande; porém, quando o grande Deus Se deu a nós para ser comido por nós, Ele Se reduziu. Quando Jesus veio pela primeira vez, os judeus estavam esperando por um Messias. No conceito deles o Messias tinha que ser uma grande Pessoa. Porém, quando o Senhor Jesus veio, eles olharam para Ele e acharam que Ele era um fraco, sem aparência ou majestade, e que nasceu na cidade de Nazaré na Galiléia. Ele realmente era muito pequeno.

Um dia este pequeno Jesus executou algo espetacular. Ele alimentou cinco mil pessoas, não contando as mulheres e crianças, com cinco pães e dois peixes. Então, os judeus disseram, “Este é o Profeta! Venham, vamos tornar-lhe Rei”. O Senhor Jesus fugiu depressa quando ouviu isto. Não O aplauda; se você fizer isto, Ele não receberá. Se você O colocar numa posição elevada, Ele não aceitará; pelo contrário, Ele fugirá. No dia seguinte o Senhor Jesus não voltou a mostrar Sua força e poder de uma maneira pública, mas de uma maneira discreta. Ele voltou e disse com ênfase: “Eu sou o pão da vida. Eu vim para ser alimento para vocês. Eu não tenho nenhuma intenção de ser o Rei de vocês. Não me adorem. Quanto mais vocês me adoram, mais eu fico descontente com vocês. Se vocês me comerem, eu ficarei contente. Eu sou o pão da vida; aquele que me come viverá por causa de mim”.

Este não é nem um conceito moral nem um conceito religioso; verdadeiramente é um conceito divino. Hoje nós ainda temos nossos conceitos religioso; nós ainda temos o sentimento de que o Senhor está acima nos céus e que Ele é completamente santo. Eu não estou dizendo que este conceito está errado ou que não é bom. O que eu estou dizendo é que este conceito não é o conceito de Deus. O conceito de Deus não é para você fazer qualquer coisa exceto comê-Lo, tomá-Lo para dentro de você, para dentro do seu interior; tomá-Lo como sua vida e sua Pessoa.


CRISTO VINDO A NÓS PARA O COMERMOS

Os versículos 19 e 20 de Deuteronômio capítulo 15 dizem que os primogênitos do gado não deveriam ser colocados para trabalhar e nem as ovelhas deveriam ser tosquiadas; ao invés disso, eles deveriam ser comidos. O que significa isto de acordo com a tipologia? Quando muitos cristãos e não-cristãos falam sobre Cristo, ou eles esperam que Cristo cultive a terra ou tosquie as ovelhas para eles. Ninguém pensa em comer Cristo. Pedir para Cristo cultivar a terra significa pedir que Ele trabalhe em seu lugar, faça coisas para você. Você sabia que diariamente você quer que o Senhor Jesus cultive a terra para você? Você não tem como lidar com sua esposa, portanto você ora: “Senhor, Tu sabes que tipo de esposa o Senhor me deu; eu estou sem esperança. Por favor, trate com ela”. Isto é pedir para que o Senhor Jesus cultive a terra para você. Algumas irmãs podem orar: “Senhor, Tu sabes quão teimoso é meu marido. Tu tens que tratar com ele; caso contrário, eu não poderei suportá-lo por mais tempo”. Quando você pede para o Senhor fazer coisas para você desta maneira, você está pedindo a Ele que cultive a terra como um boi.

Qual é o significado de tosquiar a lã da ovelha? A lã é usada para fazer roupa. Você pode desejar que Cristo seja sua veste exterior; você tenta imitar Cristo exteriormente. É raro achar cristãos que escaparam destas duas coisas. Aqueles cristãos que não amam o Senhor simplesmente O ignoram. Porém, cristãos que amam o Senhor, querem o Senhor cultivando o solo ou tosquiando ovelhas para eles. A Bíblia não nos diz para cultivar a terra, mas comer. Não peça para Cristo que faça qualquer coisa para você; pelo contrário, coma Cristo, tome-O para dentro de você, para dentro do seu interior, em seu espírito. Não ore e peça para Cristo que mude sua esposa; ao invés disso, coma Cristo para dentro de você e viva por Ele! Sua esposa pode não mudar muito; contudo para você, viver é Cristo. Não peça para que o Senhor derrote seu marido; o Senhor nunca responderá este tipo de oração. O Senhor dirá: “pelo contrário, eu usarei Minha vara para açoitar você”. Você tem que comer o Senhor. Quando você comer o Senhor, qualquer mau trato do seu marido será doce a você. Aleluia! Você não precisa do Senhor para cultivar a terra; nem você precisa tosquiá-Lo. Você simplesmente precisa comê-Lo. Você precisa tomar Cristo para dentro de você, em seu interior, em seu espírito humano.

Parece que o Senhor está dizendo: “Eu Sou o pão da vida. Aquele que Me come viverá por causa de Mim. Não me espere fazer qualquer coisa para você ou espere que Eu seja sua vestimenta exterior. Você tem que entender que Eu venho para lhe dar vida e dá-la abundantemente. Eu quero entrar em você e ser sua vida e seu tudo. Contanto que Eu viva em você, você não deve se preocupar com as circunstâncias exteriores. Seria bom se sua esposa mudasse; melhor ainda se ela não mudasse. É bom ter uma esposa submissa; é melhor ainda ter uma esposa insubmissa. Um marido fervoroso e gentil é adorável, claro que; entretanto, um marido áspero e duro é ainda mais adorável”.

Portanto, o que importa hoje é ter vida dentro de nós, não implorar para que Cristo faça qualquer coisa para nós. Contanto que Cristo entre em nós para ser nossa vida e nossa provisão, nós podemos fazer coisas que outros não podem fazer, nós podemos suportar sofrimentos que os outros não podem suportar, e nós podemos suportar fardos que outros não podem aguentar. Não cultive a terra ou tosquie a ovelha. Ao invés disso, coma o Senhor! Não espere que Ele seja seu Profeta ou seu Rei. Ele veio para ser o pão da vida a você. Então, você precisa comê-Lo! Precisa tomá-Lo para dentro de você!

Irmãos e irmãs, sobre o que a Bíblia fala? Fala sobre comer! Por que razão Jesus veio? Ele veio para nós O comermos. Sempre que o cristianismo fundamental fala sobre a Festa da Páscoa, o sangue do cordeiro invariavelmente é considerado com extrema importância. Eu não estou sugerindo que o sangue não seja importante. O homem pecou, e ele precisa do sangue. No Jardim do Éden, porém, havia a árvore da vida; não havia nenhum sangue. Foi quando o homem pecou que foi necessário o sangue, mas o cordeiro não tem apenas sangue, mas também carne. O sangue trata de nossos pecados devido a nossa queda, e a carne nos supre com a vida da árvore da vida. Consequentemente, não é somente o sangue; é o sangue com a carne.

Quando você lê Êxodo capítulo 12, você pode ver estas duas coisas: — o sangue e a carne. O sangue foi aspergido fora da casa, assim a casa estava debaixo do sangue. O que filhos de Israel estavam fazendo debaixo da cobertura do sangue? Eles estavam comendo. Muitos no cristianismo falam claramente sobre o sangue, mas o foco do cordeiro da Páscoa não está no sangue, mas na carne. O sangue é para a carne; e o aspergir do sangue é para homem comer a carne. O sangue é para redenção, e a redenção é para trazer de volta o homem ao desfrute de Cristo como vida.


DEUTERONÔMIO: — O DESEJO DE DEUS ERA QUE O HOMEM COMESSE DOS PRODUTOS DE CANAÃ

No livro de Deuteronômio, você vê todos os tipos de produtos como tipos diferentes de ofertas para o povo de Israel trazer diante de Deus. Estes tipos diferentes de produtos são todos tipos de Cristo. Embora as ofertas sejam para Deus, eventualmente elas são para nós comermos. Nós as oferecemos a Deus, contudo elas se tornam nossa comida. Portanto, nós temos que comer o que nós oferecemos. Neste estágio, o que nós desfrutamos não é somente o cordeiro, mas também um banquete. Neste banquete nós temos novilhos, ovelhas, pombos, grãos, vinho novo, e todos os tipos de primícias. Nós temos um banquete rico que inclui plantas e animais. Além disso, nós não comemos este banquete de uma só vez; nós o comemos durante sete dias. Em todos os sete dias do Banquete, nós comemos um banquete diariamente.

Hoje nós não somente comemos Cristo como a árvore da vida e como o Cordeiro, mas também como um banquete. Nós estamos celebrando o Banquete de Cristo. Toda a igreja reunida é para celebrar o banquete e comer Cristo. Venham e celebrem o banquete! Venham e comam Cristo! Comer Cristo é tomá-Lo para dentro de nosso interior e desfrutá-Lo como o Espírito que nos dá vida.

APOCALIPSE: — O DESEJO DE DEUS AINDA É QUE O HOMEM COMA DA ÁRVORE DA VIDA

Finalmente, no final de Apocalipse você vê a Nova Jerusalém com um rio de águas e a árvore da vida que cresce em ambos os lados do rio. No último capítulo de Apocalipse, capítulo 22 versículo 14 diz: “Bem-aventurados os que lavam as suas vestiduras no sangue do Cordeiro, para que possam ter direito à árvore da vida.” Portanto, nós vemos que comer e beber o Senhor é nosso destino. Esta é a ordenação de Deus. Se você fizer qualquer outra coisa ou fizer qualquer outra escolha, você encontrará morte. A ordenação de Deus é nosso destino. Nós não devemos ter nossa própria escolha.

Deus ordenou até mesmo antes da fundação do mundo que o nosso destino, o nosso futuro, seria comer diariamente do Senhor. O que os Cristãos têm que fazer? Comer o Senhor! Que tipo de Cristão você é? Nós somos cristãos que comem do Senhor. Que tipo de igreja você tem? Uma igreja que come o Senhor. Os cristãos são pessoas que comem o Senhor. O Senhor é o pão vivo que desce do céu para ser nosso alimento; e nós O comemos para dentro de nós, para sermos constituídos com Sua vida até que Ele seja nossa vida e nossa Pessoa. Esta é a restauração do Senhor. O que o Senhor está restaurando? O Senhor está restaurando a questão de comê-Lo. O cristianismo em geral, perdeu a questão de comer o Senhor, e perdeu a visão do fato de que os crentes têm o direito de comer o Senhor. O Senhor está restaurando isto hoje. Graças ao Senhor!

"Bem-aventurados os que lavam as suas vestiduras no sangue do Cordeiro, para que tenham o direito à árvore da vida." Não é o direito de adorar e servir, mas o direito de comer. Recentemente, quando a igreja em Los Angeles se reuniu, as cadeiras não foram organizadas em filas únicas, mas em muitos círculos pequenos. Eu os ouvi planejarem montar pequenas mesas-redondas, de forma que eles pudessem se sentar ao redor delas durante as reuniões e desfrutar do banquete. Isto é muito significante. Considere a maneira que os bancos são organizados neste local de reuniões. Quando os irmãos e irmãs se reúnem e ocupam os bancos fila atrás de fila, ele se parece como um “serviço de adoração religiosa”. Quando você estiver sentado desta maneira, a atmosfera de adoração religiosa está presente. Não pense que o arranjo dos assentos não merece consideração. Quando todo mundo estiver sentado desta maneira em ordem, isto é religião, e a atmosfera de comer terá ido embora. Mas ter pequenas mesas-redondas aqui, cada uma com cinco ou seis cadeiras, e sentar-se ao redor delas dá uma atmosfera de festa e comunhão no Senhor.


A MANEIRA DE COMER

2ª Coríntios 3 versículo 17 diz: "Ora, o Senhor é o Espírito; e onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade." O Senhor a quem nós comemos como nossa comida é o Espírito. Então, qual órgão nós usamos para comê-Lo? Nós usamos o nosso espírito humano para comê-Lo. O Senhor é o Espírito, assim nós temos que usar o nosso espírito para comê-Lo. Como nós O comemos? Nós O comemos por meio do nosso espírito, abrimos todo nosso ser interior a Ele e O invocamos: "Oh, Senhor Jesus!" Amém. "Óh, Senhor Jesus!” Amém. "Oh, Senhor Jesus!" Amém. Aleluia! Invocar o Senhor é comê-Lo. A Bíblia mostra para nós claramente que o Senhor é nossa comida, e nós temos que comê-Lo. Como o Espírito Ele é nossa comida. O órgão pelo qual nós O comemos também é o espírito. Além disso, a maneira de comê-Lo é invocando o nome do Senhor. Invocar o nome do Senhor é comer o Senhor.

Os religiosos podem dizer que não parece que nós estamos prestando um serviço de adoração religioso com o nosso invocar o nome do Senhor. Eles absolutamente têm razão. Nós não queremos o tipo de adoração religioso deles; nós viemos aqui para comer o Senhor. Como nós comemos? Invocando o Senhor. Você pode ser refinado em muitas outras reuniões, mas não na hora de comer. Invocar o nome do Senhor pode não ser considerado refinado, mas eu sei que é verdadeiramente doce, porque eu próvo isto. Nós agradecemos e louvamos o Senhor que essa é a restauração do Senhor hoje! O que o Senhor está restaurando? Comer o Senhor! Aleluia! Louvado seja o Senhor! Nós invocamos o Senhor diariamente porque precisamos ser salvos de nós mesmos, de nossos conceitos, problemas, doenças, nossos inimigos e etc. 

Romanos 10 versículo 13, diz: "Todo aquele que INVOCAR O NOME DO SENHOR será salvo." 

Salmos 118 versículo 5, diz: "Na angústia, INVOQUEI O SENHOR; e o Senhor me ouviu e me pôs a salvo." 

Salmos 18 versículo 6, diz: "Na minha angústia, INVOQUEI O SENHOR; gritei por socorro ao meu Deus. Do Seu templo Ele ouviu a minha voz, e o meu clamor chegou aos Seus ouvidos." 

Salmos 56 versículo 9, diz: "No dia em que eu TE INVOCAR, os meus inimigos baterão em retirada. Uma coisa eu sei: que Deus é por mim."

Salmos 116 versículos 1 a 4, diz: "Amo o Senhor, porque Ele ouve a minha voz e as minhas súplicas. Porque inclinou para mim os Seus ouvidos, O INVOCAREI enquanto eu viver. Laços de morte me cercaram, e angústias do inferno se apoderaram de mim; fiquei aflito, cai em tribulação e tristeza. Então INVOQUEI O NOME DO SENHOR: “Óh Senhor, livra a minha alma.”

Salmos 105 versículo 1, diz: "Deem graças ao Senhor, INVOQUEM O SEU NOME; tornem conhecidos entre os povos os Seus feitos." 

Isaías 55 versículo 6, diz: "Busquem o Senhor enquanto O podem achá-Lo; INVOQUEM-O enquanto Ele está perto." 

Salmos 145 versículo 18, diz: "Perto está o Senhor de todos os que O INVOCAM, de todos os que O INVOCAM em verdade (em verdade é em realidade.)"

Isaías 12 versículo 4, diz: "Deem graças ao Senhor, INVOQUEM O SEU NOME; tornem conhecidos entre os povos os Seus feitos, anunciem que é excelso o Seu nome."

Jeremias 33 versículos 2 e 3, diz: "Assim diz o Senhor que faz isto, o Senhor que forma isto, para o estabelecer; o Senhor é o Seu nome. INVOCA-ME, e te responderei, e anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas que não sabes."

CAPÍTULO 2

O SENHOR É PARA O HOMEM COMER

Leitura Bíblica: 

Mateus 15 versículos 21 a 28, diz: "Tendo saído Jesus dali, retirou-se para os lados de Tiro e de Sidom. Uma mulher cananéia, que tinha vindo daquelas regiões, clamava: Senhor, filho de Davi, tem compaixão de mim! minha filha está horrivelmente endemoninhada. Todavia Ele não lhe respondeu palavra. Chegando Seus discípulos, rogaram-lhe: Despede-a, porque vem clamando atrás de nós. Mas Jesus respondeu: Não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel. Contudo ela, aproximando-se, O adorou, dizendo: Senhor, socorre-me! Ele respondeu: Não é bom tomar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos. Ela, porém, replicou: Assim é, Senhor; mas até os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa de seus donos. Então lhe disse Jesus: Ó mulher, grande é a tua fé! faça-se contigo como queres. E desde aquela hora sua filha ficou sã."

Lucas 14 versículos 15 e 16, diz: "Ao ouvir estas palavras, disse-lhe um dos convivas: Bem-aventurado aquele que comer pão no reino de Deus. Mas Jesus disse-lhe: Um homem deu uma grande ceia, e convidou a muitos."

Lucas 15 versículos 22 a 24, diz: "O Pai, porém, disse aos Seus servos: Trazei-Me depressa a melhor roupa e veste nele, e põe-lhe um anel no dedo e sandálias nos pés; trazei também o novilho cevado, matai-o, comamos e regozijemo-nos, porque este Meu filho era morto e reviveu, estava perdido e se achou. E começaram a regozijar-se."

1ª Coríntios 3 versículo 2, diz: "Leite vos dei a beber, não vos dei alimento sólido; porque ainda não podeis suportá-lo."

1ª Pedro 2 versículo 2, diz: "Desejai, como meninos recém-nascidos, o leite racional, sem dolo, para que por ele cresçais para a salvação."

LER A BÍBLIA PARA TOCAR A VIDA NELA

A Bíblia é um livro extraordinário. Os conceitos e pontos de vista na Bíblia são frequentemente além do que nós podemos imaginar e podem até mesmo ser contrários aos nossos conceitos naturais. Portanto, sempre que nós formos à Bíblia, nós temos que aprender a derrubar completamente nossos próprios conceitos. Quando nós lemos a Bíblia, nós precisamos dizer ao Senhor do íntimo do nosso ser: “Senhor, liberte-me dos meus conceitos; remove meus véus para que eu possa ver a pura luz em Tua Palavra e possa Te tocar com sentimentos puros”.

Muitos de nós lemos o Novo Testamento varias vezes. Eu acredito que em sua leitura você tirou muitos ensinamentos da Bíblia. Porém, se você os examinar de perto, você descobrirá que a maioria deles são conceitos que já existiam em sua mente. Nós quase podemos dizer que você não pode obter nenhum conceito de sua leitura da Bíblia a menos que este conceito já esteja lá em sua mente. Por que é que nós lemos frequentemente a Bíblia como se ela fosse um livro sobre ética e moralidade? Isto é porque ética e moralidade estão em nossos conceitos. Por que é que quando nós lemos a Bíblia, tudo o que nós podemos ver é que precisamos servir ao Senhor, trabalhar para o Senhor, ser zelosos pelo Senhor, e fazer isto ou aquilo para o Senhor? Isto também é porque estes conceitos já existem em nós. Portanto, é fácil ver estes itens quando nós lemos a Bíblia.

Eu gostaria de dizer, sim, que todos estes conceitos éticos, conceitos morais, e conceitos de como servir ao Senhor e trabalhar para o Senhor existem na Bíblia. Estes itens são encontrados na Bíblia, mas eles são o resultado da vida que está na Bíblia. Isto pode ser comparado a um vaso de flores. Eles têm sua aparência exterior, forma, e cor. Porém, a forma e a cor externa deles não são somente algo externo; eles são a extensão e a expressão da vida dentro das flores. Todo tipo de vida tem a essência, o poder, e a forma daquela vida. Se você permitir que esta vida se desenvolva, a sua forma e aparência externa serão manifestadas. Então, a aparência externa será a expressão da vida interior.

Hoje quando nós lemos a Bíblia, é muito fácil nós vermos a aparência externa e a forma, mas não é fácil nós tocarmos a vida interior. Esta é a dificuldade fundamental em nossa leitura da Bíblia. Agora, como nós poderemos ver a vida dentro da Bíblia? Simplesmente expresse-a, ela é uma questão de comer o Senhor. Em Jeremias capítulo 15 versículo 16 diz: "
Achando-se as Tuas palavras, logo as comi, e a Tua Palavra foi para mim o gozo e alegria ao meu coração; porque pelo Teu nome sou chamado, ó Senhor Deus dos Exércitos."

O SENHOR É O PÃO DOS FILHOS PARA O HOMEM COMER

Vamos usar uma ilustração. Mateus capítulo 15 fala sobre o Senhor deixando a terra da Judéia e retirando-se para a região pagã de Tiro e Sidom. No versículo 22 vemos que uma mulher Cananéia clamava e chorava: “Senhor, Filho de Davi, tem compaixão de mim! Minha filha está horrivelmente endemoninhada.” Embora ela fosse uma mulher pagã, ela se dirigiu ao Senhor Jesus como o Filho de Davi de acordo com o conceito tradicional e religioso do judaísmo. Porém, no versículo 26, o Senhor respondeu, “não é bom tomar o pão dos filhos e lançá-los aos cachorrinhos.” A mulher usou o título religioso “Filho de Davi”; a resposta de Jesus foi com respeito a um pedaço de pão. Que vasta diferença entre as palavras que eles disseram a um ao outro! O Filho de Davi como descendente real e Herdeiro ao trono era um grande homem. No conceito religioso do homem, Cristo era considerado inacreditavelmente um grande homem e o Herdeiro da família real. Porém, Jesus respondeu que Ele era o pão dos filhos. Com toda a sinceridade de coração, você pode dizer: “Senhor, eu Te agradeço e Te louvo! Hoje Você se tornou meu alimento. Senhor, Tu te tornaste um pedaço de pão para eu comer”!

Quando o Senhor Jesus se retirou para Tiro e Sidom, lá apareceu uma mulher Cananéia que estava num estado lamentável, e humildemente simples. Ela considerou o Senhor Jesus como o Filho de Davi, um descendente da casa real. Porém, o Senhor foi sábio, e a resposta Dele foi maravilhosa, — simples, mas profunda. Ele disse, “não é bom tomar o pão dos filhos e lançá-los aos cachorrinhos”. Ele queria que a mulher Cananéia soubesse disto: “Se eu fosse o Filho de Davi, eu não teria vindo a você. O Filho de Davi deveria estar no trono, não em Tiro e Sidom. Você tem que saber que Eu sou o pão dos filhos. Você tem que também saber sua posição. Se eu fosse o Filho de Davi, você não estaria qualificada para clamar a Mim. Se Eu sou o pão dos filhos, você não está qualificada para Me comer. Você é um cachorro gentio. Você não Me conhece o suficiente, nem se conhece adequadamente”. O Senhor foi verdadeiramente sábio, e o significado da Sua resposta foi verdadeiramente profundo. Não obstante, naquele dia o Espírito Santo trabalhou na mulher Cananéia de forma que a sua compreensão foi aberta imediatamente após ouvir a palavra do Senhor. Ela não discutiu nem ficou zangada. É como se ela dissesse: “Senhor, Você tem razão. O Senhor é o pão dos filhos, e eu sou um cachorro gentio. Entretanto, até mesmo os cachorros têm a sua porção. A porção dos cachorros não está sobre a mesa, mas debaixo da mesa. Os cachorros não podem comer o pão sobre a mesa, mas as migalhas debaixo da mesa não poderia ser a porção deles?” A resposta desta mulher Cananéia também foi muito significante. É o mesmo que dizer: “Senhor, Você tem que saber que embora Você seja o pão dos filhos, o pão não está mais sobre a mesa porque Seus filhos são mal-educados e O derrubaram da mesa. Como um cachorro gentio, eu estou debaixo da mesa, mas o Senhor também está debaixo da mesa. Eu estou em Tiro e Sidom, mas o Senhor também não está em Jerusalém. Consequentemente, o Senhor é agora a minha porção”.


O SENHOR TORNOU-SE PEQUENO O SUFICIENTE PARA ENTRAR EM NÓS

Irmãos e irmãs, vocês precisam ver o significado deste caso. As pessoas invariavelmente se dirigem ao Senhor Jesus de acordo com os seus conceitos religioso, considerando-O como um grande homem. Porém, o Senhor revela claramente a nós que Ele não é assim. Nós temos que conhecer o Senhor não de acordo com o conceito religioso, mas de acordo com a revelação da Sua Palavra. Hoje, o mundo inteiro vê Cristo da mesma maneira como a mulher Cananéia via. Então, alguns dizem que Cristo foi um mestre religioso, outros dizem que Cristo foi o fundador de uma religião, e ainda outros dizem que Cristo foi um grande homem. Isto é o que os incrédulos dizem. Então aos olhos dos cristãos, Cristo é maior e muito superior. Eu não estou dizendo que o Senhor Jesus não é grande nem superior. Entretanto, você tem que perceber que estas opiniões são de acordo com o conceito religioso do homem. Desde a criação do homem, Deus sempre Se revelou ao homem e Se colocou diante do homem como a árvore da vida. Todos nós sabemos que as árvores frutíferas não são árvores gigantescas. Por exemplo, nem macieiras nem videiras são altas. Porém, árvores como "abeto e cipreste" que são usados como colunas pois são muito altas. Se as árvores fruteiras tivessem vários metros de altura com seus frutos pendurados nelas, a tal altura, como nós poderíamos conseguir seu fruto para comer? Portanto, eu acredito firmemente que a árvore da vida apresentada na Bíblia deveria ser uma árvore pequena e curta. Alguns estudiosos da Bíblia sugerem que a árvore da vida era uma videira porque o Senhor Jesus declarou uma vez, “eu sou a videira verdadeira”. Considerando isto, a árvore da vida não poderia ser muito alta.

Aleluia, quando Deus apareceu diante do homem a primeira vez, Ele não apareceu como Alguém grande, mas pelo contrário, como uma árvore colocada diante do homem! Portanto, quando Jesus veio, os homens O consideraram como uma pessoa tremendamente grande e religiosa. Porém, Ele disse: “Eu sou o pão da vida”. Pão é até menor que uma árvore. Deus sempre Se colocou diante dos homens como alguém pequeno; Ele nunca Se manifestou como uma grande pessoa. Por quê? É porque somente sendo pequeno que Ele pôde entrar no homem. Quando nós O tomamos para dentro de nós, Ele fica satisfeito.

Muitos de vocês estão muito familiarizados com as Epístolas de Paulo. Deixe-me perguntar a vocês, “Nas quatorze Epístolas de Paulo, quantas vezes ele escreveu que curvou sua cabeça e se prostrou diante de Deus?” Há apenas alguns exemplos. Porém, ele disse repetidamente: “Cristo em mim” e “Cristo em vós”. Por exemplo, ele disse: “há muito tempo que não sou eu quem vive, mas é Cristo quem vive em mim”; “aprouve a Deus revelar Seu Filho em mim”; “Meus filhos, com quem eu novamente sofro dores de parto até que Cristo seja formado em vocês”; “Cristo em vós, a esperança da glória”; “Para que Cristo faça sua morada em vossos corações.” (Gl 2:20; 1:15-16; 4:19; Cl 1:27; Ef 3:17). Quando algo entra em você, quem é maior, você ou esta coisa? Aleluia, você é maior! Quando você louvar o Senhor, você deve dizer a Ele verdadeiramente: “Senhor, eu Te louvo, eu sou maior que Você! Ó Senhor, Você é menor do que eu!” Se você não ousa louvar o Senhor desta maneira, prova que você ainda está sendo influenciado por seus conceitos religiosos. De manhã tente dizer corajosamente ao Senhor: “Aleluia! Eu sou grande, e Você é pequeno”. Se você fizer isto, eu posso garantir que seu espírito saltará de alegria. O Senhor dirá então: “Aqui está um homem que me conhece completamente”. Não me entendam mal. Eu não estou dizendo que o Senhor Jesus na pessoa Dele é menor que você. Em Si mesmo Ele é muitas vezes maior e superior a você. Porém, Ele se tornou um Jesus realmente pequeno para que você O pudesse comer e desfrutar. Além disso, quando Ele deixou Jerusalém e Se retirou para Tiro e Sidom, Ele se tornou até mesmo as migalhas que caíram debaixo da mesa. O pão sobre a mesa é comparativamente grande; as migalhas debaixo da mesa são verdadeiramente pequenas. Ó Jesus, eu Te louvo como “as migalhas”. Hoje Tu não és um Jesus inteiro; Tu és o Jesus como “as migalhas” para que eu possa comer!

Aproximadamente quinze anos atrás em um treinamento de tempo integral aqui, eu procurei na Bíblia e tentei de tudo para achar todos os títulos do Senhor. Ele é Cristo, Jesus, Emmanuel, Filho de Deus, e assim por diante. Nós achamos aproximadamente duzentos e setenta títulos. Porém, eu não incluí “as migalhas” como título. Esta manhã eu quero somar um outro título: O Senhor Jesus também é chamado de “as migalhas”. O Senhor Jesus não somente é o pão da vida, mas também “as migalhas”.

Eu repito, Jesus em Si mesmo é grande, mas para que nós pudéssemos comê-Lo e desfrutá-Lo, Ele a Si mesmo se humilhou tomando a forma de um servo. O homem, no seu conceito natural e religioso, chama-O de “Filho de Davi” que era um tratamento tradicional. Porém, o Senhor Jesus disse: “eu sou o pão dos filhos, e até mesmo as migalhas. Eu não sou as migalhas sobre mesa, pelo contrário, Sou as migalhas debaixo da mesa”. Oh, o Senhor Jesus está no lugar onde você está, — numa condição caída, em Tiro e Sidom. Tiro e Sidom não eram lugares respeitáveis, contudo o Senhor Se retirou para esses lugares. Embora Ele seja Santo, Ele se humilhou e condescendeu para estar conosco, achegando-Se aos pecadores injustos. Como o grande Deus, Ele Se achegou aos homens humildes.


NÃO PEDIR MERAMENTE PARA O SENHOR FAZER COISAS PARA NÓS, MAS COMER O SENHOR.

A mulher Cananéia veio pedir ao Senhor que fizesse algo por ela. Ela implorou para que o Senhor Jesus curasse a sua filha doente. Porém, a resposta do Senhor não deu qualquer sugestão de que Ele iria fazer algo. Ele disse que Ele era o pão para alimentá-la. Por isto nós entendemos que não precisamos que o Senhor faça qualquer coisa por nós; ao invés disso, nós precisamos comer o Senhor. Irmãs, seu marido está doente? Não peça ao Senhor que primeiro curi a sua doença. A razão de seu marido estar doente é para que você possa comer o Senhor Jesus. Tome o Senhor Jesus para dentro de você, e então a doença do seu marido será curada. Você está aborrecido por causa da desobediência de seus filhos? Você ora frequentemente para que o Senhor faça um milagre para tornar seus filhos obedientes. Porém, quanto mais você pede, menos efetivas suas orações serão; quanto mais você pede, mais desobedientes seus filhos serão. Agora você tem que aprender este segredo: você tem que comer mais o Senhor. Coma bem o Senhor, e seu filho será curado.

Sempre que você tiver uma necessidade, é uma prova de que você precisa comer o Senhor. Você perdeu seu emprego? Não ore ao Senhor por um bom emprego. Tudo que você precisa fazer é comer o Senhor Jesus, e o emprego aparecerá. Quando os incrédulos ouvirem estas palavras, eles pensarão que eu estou falando tolices, mas os experientes sabem que o emprego sai do nosso comer o Senhor. Não peça para o Senhor Jesus que faça algo fora de você. Pelo contrário, coma o Senhor Jesus, Ele é o pão da vida, e Tome-O para dentro de seu ser interior.

Irmãos e irmãs, todos nós temos visto que o Senhor Jesus veio verdadeiramente para ser nosso alimento. Nós precisamos mudar nosso conceito. Os presbíteros em todas as localidades estão fielmente administrando as igrejas, carregando as igrejas em seus corações, e esperando seriamente que as igrejas funcionem. Ficar ansioso por causa da igreja é bom, mas não é eficaz. Não peçam ao Senhor que lhes ajudem a cuidar bem das igrejas; vocês têm que se voltar e comer mais do Senhor Jesus. Quando vocês comerem mais do Senhor Jesus, as igrejas serão estimuladas.

Este é o ponto de vista central do Novo Testamento. O Senhor não veio trabalhar para nós, mas nos alimentar. Está errado pedir para o Senhor cultivar o solo para você como um boi; também está errado tosquiar a lã do Senhor por causa da sua beleza. Quando a mulher Cananéia em Mateus capítulo 15 pediu para o Senhor Jesus que curasse a sua filha doente, o Senhor respondeu, “não Me peça para que seja um boi para cultivar a terra para você; eu sou as migalhas para você comer! Não importa se sua filha esteja doente ou não, apenas se alimente de mim! Eu sou o pão da vidaMe coma, e sua filha será curada!”

Irmãos e irmãs, sua vida familiar tem problemas porque vocês não comem JesusJesus é o pão da vida. Quando as esposas comerem Jesus, os maridos mudarão para melhor; quando os maridos comerem Jesus, as esposas mudarão para melhor. Quando os filhos comerem Jesus, os pais já não serão um problema. Quando os pais comerem o Senhor Jesus, os filhos terão uma mudança. Você precisa tomar o Senhor Jesus para dentro de você e deixá-Lo se tornar sua vida, sua comida, e seu tudo; então suas circunstâncias mudarão. De fato, nós não nos preocupamos se nossas circunstâncias são boas ou ruins; nós somente nos preocupamos em comer e desfrutar o Senhor. O Senhor é para você comer! Você come primeiro debaixo da mesa, e então depois de um tempo você come o que está sobre a mesa. Quando os cachorros gentios comerem Cristo, eles se tornarão os filhos de Deus. Depois que os filhos comerem mais de Cristo, eles se tornarão as pedras preciosas. Em Apocalipse 2, o Senhor disse ao mensageiro da igreja em Pérgamo: “Ao vencedor, dar-lhe-ei do maná escondido, e darei a ele uma pedra branca.” (Ap 2:17). A pedra branca é para aqueles que vencem. Aquele que come o maná escondido eventualmente se tornará uma pedra branca para o edifício de Deus.


COMER É A IDÉIA CENTRAL DA BÍBLIA

Em Lucas capítulo 15 nos mostra que quando o filho pródigo voltou para casa, exteriormente ele foi vestido com a melhor roupa preparada pelo seu Pai, mas interiormente ele ainda tinha fome. Então, no versículo 23, o Pai disse: “Traga o novilho cevado; mate-o, e vamos comer e nos alegrar.” Esta é a idéia no Novo Testamento como também em toda a Bíblia.

O Senhor Jesus também disse que a pregação do evangelho é comparada a um homem que prepara um grande banquete. Quando nós pregamos o evangelho, nós dizemos frequentemente para as pessoas se arrependerem e falamos sobre o homem ser pecaminoso. Porém, nesta parábola o Senhor Jesus disse: “Ide e avisai os convidados! O banquete está pronto. Venham, pois todas as coisas já estão prontas!” Venham fazer o quê? Venham comer! Não se preocupem se os incrédulos não confessarem e se arrependerem dos seus pecados. Quando eles comerem o Senhor Jesus, eles se alegrarão. Depois quando eles perceberem que são pecadores, eles lamentarão. Tal lamentar e confessar de pecados serão melhores do que o que eles fariam após ouvir a sua persuasão. Portanto, quando nós pregarmos o evangelho a outros, nós temos que sugerir a eles que comam o Senhor Jesus. Jesus é o pão da vida. O homem precisa comer o Senhor Jesus, tomar o Senhor interiormente.

Paulo disse em suas Epístolas que ele alimentou os crentes com leite. Pedro também disse que como crianças recém-nascidas nós deveríamos almejar o leite sem dolo, espiritual. O leite não é somente para beber, mas também para comer. O leite é comida nutritiva. Portanto, a idéia da Bíblia é comer! A Bíblia é um livro sobre comer! Coma! Coma! Nós precisamos comer o Senhor Jesus!


CAPÍTULO 3

Ir ao Banquete e Celebrar uma Festa

Leitura Bíblica:

Mateus 22 versículos 2 a 4, diz: "O reino dos céus é semelhante a um Rei, que celebrou as bodas de Seu Filho. Enviou os Seus servos a chamar os convidados para a festa, e estes não quiseram vir. Enviou ainda outros servos com este recado: Dizei aos convidados: Tenho já preparado o Meu banquete; os meus bois e os meus cevados já foram abatidos, e tudo está pronto; vinde para às bodas."

1ª Coríntios 10 versículos 17 a 21, diz: "Pois nós, que somos muitos, somos um só pão, um só corpo; porque todos participamos do único pão. Considerai a Israel segundo a carne; não são participantes do altar aqueles que comem dos sacrifícios? Que afirmo, então? que o que é sacrificado aos ídolos é alguma coisa? ou que o ídolo é alguma coisa? Pelo contrário, afirmo que as coisas que eles sacrificam, as sacrificam a demônios, e não a Deus; e não quero que vós tenhais comunhão com os demônios. Não podeis beber do cálice do Senhor e do cálice dos demônios; não podeis participar da mesa do Senhor e da mesa dos demônios."

1ª Coríntios 11 versículos 23 a 26, diz: "Pois eu recebi do Senhor, o que também vos entreguei, que o Senhor Jesus na noite em que foi traído, tomou pão e, havendo dado graças, o partiu e disse: Este é o Meu corpo que é por vós; fazei isto em memória de Mim. Do mesmo modo tomou o cálice, depois de haver ceado, dizendo: Este cálice é a nova aliança no Meu sangue; fazei isto todas as vezes que o beberdes em memória de Mim. Pois todas as vezes que comerdes deste pão e beberdes do cálice, anunciais a morte do Senhor, até que Ele venha."

1ª Coríntios 5 versículos 7 e 8, diz: "Purificai o velho fermento, para que sejais uma nova massa, assim como sois sem fermento. Pois, na verdade, Cristo, que é nossa páscoa, foi imolado. Por isso celebremos a festa, não com o velho fermento, nem com o fermento da maldade e da malícia, mas com os asmos da sinceridade e da verdade."

Apocalipse 3 versículos 20 e 21, diz: "Eis aí estou à porta e bato. Se alguém ouvir a Minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa, e cearei com ele, e ele Comigo. Ao vencedor, fá-lo-ei sentar-se Comigo no Meu trono, assim como Eu venci e sentei-Me com Meu Pai no Seu trono."

Apocalipse 19 versículos 7 a 9, diz: "Alegremo-nos e exultemos, e demos-lhe a glória, porque são chegadas as bodas do Cordeiro, e sua esposa já se preparou, e foi-lhe permitido vestir-se de linho finíssimo, resplandecente e puro. Pois o linho finíssimo são os atos da justiça dos santos. Disse-me Ele: Escreve: Bem-aventurados os que têm sido chamados à ceia das bodas do Cordeiro. Disse-me ainda: Estas são verdadeiras palavras de Deus."

RECEBER O EVANGELHO É VIR AO BANQUETE

No Novo Testamento nós vimos que em Sua salvação o Senhor presta atenção à questão de comer. Os versículos acima mostram para nós que o evangelho é um grande banquete. Ser convidado para um banquete é ser convidado para vir e desfrutar. Eu verdadeiramente desejo que vocês leiam e orem muitas vezes estes versículos acima; e então vocês verão que se esta questão de comer não fosse tão importante, não seria repetida inúmeras vezes no Novo Testamento. É mencionado em Mateus, em 1ª Coríntios, e finalmente em Apocalipse. Na visão de Deus, o Seu evangelho não é focalizado em pedir para que as pessoas se arrependam ou creiam; nem mesmo é focalizado para que se unam a uma religião. Pelo contrário, ele é focalizado em convidar as pessoas para o banquete. Ir ao banquete significa ir e desfrutar o Senhor Jesus.

Entretanto, nossos conceitos naturais estão muito distantes deste fato. Se não fosse pelo fato de que este assunto está registrado na Bíblia, nós nunca teríamos este conceito em nosso pensamento natural. Nós pensaríamos que receber o evangelho é se arrepender, crer, e receber a verdade. De fato, estas coisas ainda não são o receber do evangelho. Receber o evangelho é receber o Senhor para dentro de nós para que possamos comê-Lo, bebê-Lo, e desfrutá-Lo.


A VIDA CRISTÃ

No Novo Testamento a palavra festa em 1ª Coríntios capítulo 5, é superior a palavra festa no Velho Testamento: “Celebremos o banquete.” (v. 8). Deus queria que Seu povo celebrasse os banquetes no tempo do Velho Testamento. Isso era apenas um tipo que é cumprido hoje no Novo Testamento. O cumprimento é que nós desfrutamos o Senhor Jesus. Toda nossa vida Cristã é uma vida de celebrar o banquete. Diariamente nós estamos celebrando um banquete. Sempre que nós nos encontramos, nós estamos celebrando um banquete. Toda vez que nos reunimos, cantamos, oramos-lemos, temos comunhão, exortamos uns aos outros, suprimos uns aos outros, falamos uns com os outros, ou ouvimos uns aos outros, o princípio básico é que nós estamos celebrando um banquete.

No Evangelho de Mateus, capítulo 22 versículos 2 a 4, o Senhor disse que o reino dos céus é comparado a um Rei que preparou um banquete de casamento para o Seu Filho e que enviou Seus servos para que pedissem aos convidados para virem ao banquete. Então em Apocalipse 19 versículos 7 e 9, diz: “As bodas do Cordeiro é chegada…. Bem-aventurados aqueles que são chamados as bodas do Cordeiro.” Nós vimos que o Novo Testamento começa com um banquete, e também termina com um banquete. O que você está fazendo aqui hoje? Se você disser que veio participar da conferência, isto não é tão bom. Se você disser que veio assistir a um serviço de adoração, isto é ainda pior. O que você veio fazer aqui? Celebrar um banquete! De quem é o banquete? É o banquete das bodas do Cordeiro! Nós não apenas viemos a um banquete, mas para um banquete de casamento. Este banquete de grande alegria é o banquete das bodas de Cristo. Você sabe quando este banquete começou? Começou no dia de Pentecostes, pouco tempo depois que o Senhor Jesus ascendeu aos céus. Este banquete das bodas não dura somente duas horas ou dois dias. Começou com Pentecostes, e ainda continua até hoje.


As mensagens que nós anteriormente ouvimos quando estávamos no cristianismo estava principalmente sob a influência de conceitos naturais e religioso. Considere qual foi a primeira coisa que veio à sua mente depois que você foi salvo. Imediatamente depois que nós fomos salvos, alguns de nós tivemos o conceito de que de agora em diante nós teríamos que ir mais para os cultos, tínhamos que aprender e tínhamos que entender mais as verdades, prestar mais atenção à Bíblia, e outras coisas desta natureza. Há alguém que, após ser salvo, disse alegremente que foi convidado para um banquete e que ele estava frequentando o banquete de casamento do Cordeiro? Eu não acredito que podemos achar tal cristão no cristianismo. Porém, a palavra do Senhor nos fala claramente que ser salvo é ser convidado para um banquete. No universo Deus preparou um grande banquete de casamento para o Seu Filho. Deus disse: “Venham! Todas as coisas estão prontas”.

Nós temos que perceber que os céus e a terra é uma grande sala de casamento. Todo o universo é a história de um banquete de casamento. Não importa quantos problemas o diabo esteja causando, quantos pecados vis estejam sobre a terra, quão corrupta a raça humana seja, e quão mal seja o coração humano, estes são apenas o lado escuro. Todo objeto tem dois lados, — um lado branco e um lado negro, um lado agradável e um lado desagradável, um lado feliz e um lado triste. As pessoas na terra vêem o lado escuro e o lado triste das coisas, mas Deus nos céus vê o lado agradável e o lado feliz. Quanto mais nós olharmos para a situação na terra, mais triste nos sentiremos porque o mundo está se tornando cada vez pior. Entretanto, Deus está contente, pois Ele assiste do céu. Deus diz: “Meu Filho tem uma sala de casamento, e eu estou preparando um banquete de casamento para o Meu Filho. Eu não Me preocupo que as pessoas na terra estejam causando problemas. Eu quero convidá-las para o banquete. Venham! Todas as coisas estão prontas!”

Nós somos libertos do mundo não por rangêr os dentes nem por ouvir sermões nem por ser exortados nem por ser regulados; nós somos libertos do mundo por nos alimentarmos de Cristo. Quando nós provarmos Cristo e O comermos plenamente, nós já não desejaremos o mundo até mesmo se os outros o oferecerem a nós. Deixe os outros ficarem ocupados com o mundo; isso não é assunto nosso. Nosso negócio é celebrar um banquete diariamente, comer Cristo e desfrutar Cristo dia a dia. Por isso, Paulo disse que nós estamos celebrando um banquete.

Como nós celebramos um banquete? Nós celebramos um banquete comendo o pão sem fermento da sinceridade e da verdade. Neste pão sem fermento há todos os tipos de elementos, como amor, verdade, luz, santidade, poder, e paciência. Este pão sem fermento da sinceridade e verdade é Cristo. Nós não celebramos o banquete aprendendo as verdades e ouvindo mensagens, mas comendo Cristo plenamente. Quanto mais comermos Cristo, mais teremos os elementos Dele.

Deus não tem intenção nenhuma de que nós trabalhemos, lutemos ou nos esforcemos. É verdade que a Bíblia diz: “O reino dos céus é tomado por força.” (Mt 11:12), mas esta palavra implica que nós precisamos desfrutar Cristo em nosso espírito. Todo o período do Novo Testamento não é um período de trabalho, mas de um grande banquete. Lembra-se desse tipo no Velho Testamento que não era permitido as pessoas trabalharem durante os banquetes. Nos dias normais todo mundo tinha que trabalhar. Porém, durante os banquetes, a ninguém era permitido trabalhar; pelo contrário, todo mundo simplesmente comia, bebia, e desfrutava. Além disso, durante os banquetes, eles não comiam de uma maneira pobre; pelo contrário, eles comiam coisas boas, e festejavam.


A REUNIÃO DO PARTIR DO PÃO É O BANQUETE DO SENHOR

Por que nós temos o partir do pão frequentemente quando nos reunimos? O que significa partir o pão? Note a frase em 1ª Coríntios 10 versículo 21, a mesa do Senhor. A reunião do partir do pão é nossa vinda à mesa do Senhor, o banquete do Senhor. Nesta mesa, neste banquete, nós comemos o corpo do Senhor e bebemos o sangue do Senhor. Em outras palavras, nós comemos e bebemos o Senhor. Ao mesmo tempo, quando nós partirmos o pão, nós também declaramos e testemunhamos para todo o universo que nós somos um grupo de cristãos que vivem uma vida de diariamente festejar com Cristo, comendo Cristo diariamente, e desfrutando Cristo diariamente. Sempre que nós partimos o pão, é uma exibição da nossa vida diária. Em nosso viver normal nós comemos o Senhor, bebemos o Senhor, e desfrutamos o Senhor. Então no Dia do Senhor nós nos reunimos para exibir para todo o mundo, para toda a criação ver, declarando a eles que nossa vida é uma vida de desfrutar o Senhor.
 
Irmãos, em nossas reuniões da mesa do nosso Senhor no passado, nós ainda celebrávamos alguns conceitos tradicionais prestando atenção em como louvar o Senhor e como adorar o Pai. Nós aprendemos estas coisas dos Irmãos. Embora estas coisas não estejam erradas, elas são meramente tradicionais. De fato, o mais importante na mesa do Senhor não é louvar ou não louvar. Pelo contrário, é abrir nosso espírito e exibir uma vez mais para os anjos e Satanás verem como nós recebemos Cristo para dentro de nós.


Eu acredito que os irmãos viram a luz verdadeiramente, contudo a luz que eles viram ainda estava limitada por conceitos humanos naturais. Portanto, nós não podemos mais tomar aquele caminho. Se nós continuarmos seguindo a velha maneira dos irmãos, nosso espírito ficará deficiente. Portanto, a ênfase da mesa do Senhor está uma vez mais em se abrir para receber e desfrutar o Senhor!


Por exemplo, dois irmãos podem vir à mesa do Senhor. Um deles é um bom irmão, bem-educado. Antes de vir à reunião, ele se examina e vê se ofendeu alguém ou se cometeu qualquer pecado. Depois que ele senta no local de reunião, ele se comporta rigorosamente correto. Quando os outros cantam, ele canta junto; quando os outros oram, ele diz amém; quando o pão é passado a ele, ele toma um pedaço; quando cálice é passado a ele, ele bebe um pouquinho. Ele também louva o Senhor e adora o Pai. Porém, não há nenhuma mudança nele. Quando ele vai embora, ele sai do mesmo jeito quando entrou. Porém, pode não ser assim com o outro irmão. Este segundo irmão pode ser alguém que normalmente é bastante mal-educado e grosso, e ele pode ter tido uma grande discussão com alguém no dia anterior. Porém, quando ele vem ao partir do pão, ele toca o Espírito, e se abre completamente. Ele não se importa em louvar e não louva, mas ele recebe o Senhor novamente na mesa do Senhor. Quando ele recebe o Senhor, todo o seu ser muda, e ele grita, “Aleluia!” Naquele momento ele está voando nas nuvens. Não há nenhuma necessidade de você falar com ele sobre pecados ou sobre as coisas na terra. Não há nenhuma sujeira nas nuvens. Se você lhe disser para não perder a paciência com os outros, você o derruba das nuvens. Na hora que ele se abre e recebe o Senhor, ele voa para os céus. Por outro lado, o irmão bem-educado é como um inseto rastejando na terra; ele ainda está escalando a montanha. Esta é a diferença entre aquele que desfruta Cristo e aquele que não desfruta.


Perdoe-me por dizer isto. Alguns entre vocês podem estar vindo à reunião da mesa do Senhor há uns dezoito anos, e vocês ainda são como um “inseto rastejante bem-educado”. Você é um cristão que durante dezoito anos sempre se comportou corretamente. Sua esposa diz que você é muito bom, e seus amigos dizem que você é agradável. Ninguém o critica, contudo você permanece um inseto rastejando sobre a terra. Todo o mundo cai, mas você nunca cai. Você apenas continua rastejando, lenta e continuamente.


Alguém pode ter sido mal-educado antes, contudo em uma das reuniões ele toca o Senhor. Depois que ele tocou o Senhor, ele vem na próxima mesa do Senhor novamente para tocar o Senhor. Ele não vem receber a denominada Sagrada comunhão ou se comportar ou adorar o Pai. Ele vem simplesmente tocar o Senhor. Ele é como um gigantesco jato 747 que pára para reabastecer quando o combustível está baixo. A mesa do Senhor é a estação de reabastecimento dele. Após ser abastecido, este irmão pode correr durante a outra semana, e então ele volta na próxima semana para reabastecer.

Portanto, vir à mesa do Senhor é vir a um banquete, é também vir reabastecer. Não é uma questão de receber ensinamentos externos, correções externas, ou exortações externas; pelo contrário, é uma questão de conhecer o Senhor intimamente. Assim, nossa reunião não precisa de qualquer regulamento. Qual é a finalidade dos regulamentos? Qual é o valor deles? É bem melhor tocar o Senhor intimamente. Contanto que nós sejamos abastecidos, não é uma questão de se nós nos comportamos ou nós não nos comportamos, se nós gritamos, rolamos no chão, ou pulamos; tudo está correto.

Porém, eu não encorajo você a inverter algumas regras; isso não teria sentido. Ser inteligente é uma coisa, mas tocar o Senhor é outro. Nós não queremos regulamentos porque não queremos que eles limitem as pessoas de tocar o Senhor. Porém, se nós deixarmos esta liberdade e nos ocupar com as regras, perderemos o sentido. A coisa mais importante é que você não está cercado, pelo contrário, todo seu ser está solto, livre, e liberto de tal forma para que você tenha acesso fácil ao Senhor.

Considerando que a mesa do Senhor é uma declaração, esta declaração tem que ter a vida como sua base. Se sua vida particular não estiver de acordo com o que você declara, então o que você faz na reunião não é uma declaração, mas uma atuação, um espetáculo. Se a sua vida particular não é uma vida de desfrutar Cristo e você só vem à reunião para atuar, ela é falsa. A mesa do nosso Senhor não é uma atuação ou um espetáculo; é um testemunho, uma declaração, contando a todo o universo que essa é a maneira que nós vivemos. Nós comemos o Senhor diariamente, bebemos o Senhor, e desfrutamos o Senhor; então, nós vamos agora juntos testemunhar para todo o universo que nós somos um grupo de pessoas que come, bebe, e desfruta o Senhor.

Agora eu acredito que quando você vier novamente à mesa do Senhor, seu conceito será mudado. Você não virá para observar qualquer regulamento. Na realidade, não há nenhuma necessidade de observar qualquer regulamento. Seu espírito está aberto, e você contata o Senhor e toca o Senhor em seu espírito. Não há nenhuma regra ou restrição em você. Esta é a maneira de você viver todos os dias, — sem rituais ou regulamentos, mas abrindo seu espírito ao Senhor para comê-Lo e bebê-Lo continuamente. Então, quando o dia da mesa do Senhor chegar, todos nós viremos juntos declarar mais uma vez que essa é a maneira que nós passamos nossos dias. Nós celebramos o banquete diariamente. Quanto tempo nós deveríamos celebrar o banquete? Em Mateus 26 versículo 29, o Senhor Jesus nos disse que deveríamos fazer isto “até aquele dia em que Ele beberia, de novo convosco.” Um dia nós festejaremos com Ele fáce a fáce. Hoje nós começamos festejando até o dia quando nós cearemos no novo banquete.


A IGREJA DEGRADOU-SE POR NÃO DESFRUTAR O SENHOR

Olhe para a degradação das igrejas em Éfeso e em Laodicéia. Elas tornaram-se degradadas dentro daquilo em que elas caíram, se afastaram do desfrute do Senhor. Elas meramente trabalhavam e labutavam e prestavam atenção às doutrinas e ensinamentos. Elas degradaram a tal ponto que embora elas conhecessem e entendessem todas as doutrinas, o Senhor parecia dizer: “Desde que vocês não são nem quente nem frio, vocês foram afastadas do Meu banquete. Eu estou do lado de fora da sua porta batendo. Vocês precisam se abrir a Mim para que Eu possa entrar e cear com vocês e vocês Comigo. Vocês estavam no banquete quando foram salvos primeiramente, mas vocês abandonaram o banquete e entraram no sistema do cristianismo degradado. Eu os estou chamando para ser um vencedor e ser libertos da condição de não festejar. Abra-se e deixe-Me entrar em vocês de maneira que vocês e Eu possamos festejar juntos”. Este banquete continuará até o banquete das bodas do Cordeiro em Apocalipse 19. Naquele tempo serão abençoados todos aqueles que foram convidados ao banquete. Aleluia!

CAPÍTULO 4

DOIS TIPOS DE COMER:
COMER AO SEMEAR E COMER AO COLHER

Leitura Bíblica: 

Deuteronômio 12 versículos 5 a 9, 17 e 18 diz: "Porém ao lugar que Jeová vosso Deus escolher de todas as vossas tribos para ali pôr o Seu nome, sim à Sua habitação recorrereis, e para lá vireis: A esse lugar trareis os vossos holocaustos, e os vossos sacrifícios, e os vossos dízimos, e as ofertas alçadas da vossa mão, e os vossos votos, e as vossas ofertas voluntárias, e os primogênitos do vosso gado e do vosso rebanho. Ali comereis diante de Jeová vosso Deus e vos regozijareis, vós e as vossas casas, em todas as coisas em que meterdes a mão, nas quais Jeová vosso Deus vos tiver abençoado. Não procedereis em nada como hoje procedemos aqui, fazendo cada um tudo o que bem lhe parece aos seus olhos; pois até agora não entrastes no descanso e na herança que Jeová vosso Deus vos está dando. Dentro das tuas portas não poderás comer o dízimo do teu pão, do teu mosto, e do teu azeite, nem os primogênitos do teu gado ou do teu rebanho, nem qualquer das tuas ofertas votivas, nem as tuas ofertas voluntárias, nem as ofertas alçadas da tua mão; porém as comerás diante de Jeová teu Deus no lugar que Ele escolher, tu, teu filho, tua filha, o teu servo, a tua serva e o levita que está das tuas portas para dentro; e te regozijarás em todas as coisas nas quais meteres a mão."

Deuteronômio 14 versículos 22 e 23 diz: "Certamente darás os dízimos de todo o produto da tua semente, a saber, de tudo o que nasce nos teus campos de ano em ano. Comerás, diante de Jeová teu Deus no lugar que escolher para ali fazer habitar o Seu nome, o dízimo do teu pão, do teu mosto e do teu azeite, e os primogênitos do teu gado e do teu rebanho; para que aprendas a temer a Jeová teu Deus em todo o tempo."

Deuteronômio 15 versículos 19 a 21 diz: "Consagrarás a Jeová teu Deus todos os primogênitos que nascerem do teu gado ou do teu rebanho; não trabalharás com o primogênito do teu boi, nem tosquiarás o primogênito do teu rebanho. Comê-lo-ás, tu e a tua casa, diante de Jeová teu Deus ano após ano no lugar que Jeová escolher. Porém, se o primogênito tiver algum defeito, como se for coxo ou cego, ou algum outro defeito ruim seja qual for, não o consagrarás a Jeová teu Deus."

Deuteronômio 16 versículos 9 a 10, 13 a 17 diz: "Contarás para ti sete semanas; desde o dia em que começares a meter a foice na seara, começarás a contar sete semanas. Celebrarás a festa das semanas em honra de Jeová teu Deus segundo a medida da oferta voluntária da tua mão, que darás conforme Jeová te abençoar. Celebrarás por sete dias a festa dos tabernáculos, quando tiveres recolhido da tua eira e do teu lagar os teus frutos. Regozijar-te-ás na tua festa, tu, e teu filho, e a tua filha, e o teu escravo, e a tua escrava, e o levita, e o peregrino, e o órfão, e a viúva, que estão das tuas portas para dentro. Sete dias celebrarás uma festa em honra de Jeová teu Deus, no lugar que Ele escolher, porque Ele te abençoará em toda a tua colheita, e em todas as obras das tuas mãos, e serás de todo alegre. Três vezes no ano aparecerão todos os teus homens diante de Jeová teu Deus no lugar que Ele escolher: na festa dos pães asmos, na festa das semanas e na festa dos tabernáculos. Não aparecerão vazios diante de Jeová; cada um oferecerá conforme puder, segundo a bênção que Jeová teu Deus lhe houver dado."


Agradecemos ao Senhor que agora todos nós estamos aprendendo a comer o Senhor. Porém, de acordo com a revelação em Deuteronômio, há muitos pontos particulares na questão de comer, beber, e desfrutar o Senhor. Por um lado, o Senhor é o pão da vida, e nós precisamos simplesmente comê-Lo. Por outro lado, de acordo com Deuteronômio capítulos 12, 14 e 15, o Senhor Jesus a quem nós comemos, surge do nosso labutar; Ele é produzido pelo nosso semear no campo e pelo aumento do nosso rebanho. Portanto, de acordo com Deuteronômio, nosso desfrute das riquezas do Senhor é o resultado do nosso trabalhar Nele.

Posso descrever as particularidades deste tipo de comer mais adiante. Por exemplo, se você abre sua Bíblia, invoca o nome do Senhor, ora e lê a Sua palavra, você pode desfrutar o Senhor como agora. Porém, este é somente o desfrute inicial; não é o desfrute de uma colheita rica, porque está destituído do seu próprio labutar. Você simplesmente desfruta o Senhor se abrindo, usando seu espírito para invocar o nome do Senhor, e orar-ler Sua Palavra. Este é o desfrute de semear, não o desfrute de colher.


Muitos de vocês têm testificado com respeito ao seu desfrute do Senhor, mas tudo isto que eu ouço pertence ao seu comer, seu desfrute ao semear. Vocês não têm, contudo, alcançado o nível de comer com respeito à colhêr. O semear inicial é fácil, mas o colhêr final não é tão fácil. Depois que as sementes são semeadas, se haverá uma colheita ou não, ainda é um dilema. Até agora, seu comer do Senhor para desfrutar foi na fase inicial, a fase de semear.

Portanto, eu tenho que deixar isto claro para vocês, irmãos e irmãs, que vocês não devem parar no desfrute de semear, mas continuar até o desfrute de colher. Quando você semeia, você simplesmente enterra a semente no chão. Depois de semear, você precisa ainda cuidar do broto para que possa crescer e produzir fruto. Só então você poderá ter o desfrute da colheita. Em nosso desfrute de semear, nós recebemos algo do Senhor em nós. Sempre que nós invocamos o nome do Senhor e oramos-lemos a Sua palavra, nós recebemos uma porção do Senhor como uma semente em nós. Se isto resultará em uma colheita dependerá da nossa vontade de deixar a semente crescer. Se nós a deixarmos crescer, seguramente renderá uma colheita. Caso contrário, nada acontecerá.

PRECISAMOS LABORAR POR UMA COLHEITA RICA

De acordo com a minha observação pessoal, o desfrute dos irmãos e irmãs está principalmente no desfrute de semear. A maioria das sementes que são semeadas em vocês não tem nenhum resultado. Por que não tem nenhum resultado? É porque depois que vocês comem, bebem, e desfrutam o Senhor, vocês não O deixam crescer, amadurecer e frutificar em vocês.

Suponhamos que vocês invoquem: “Oh! Senhor Jesus!”. Eu acredito que este invocar terá um efeito evidente em você. Você não pode invocar o Senhor sem qualquer resultado. Ele vem a você sempre que você O invoca. Por um lado, Ele virá confortá-lo; por outro lado, Ele poderá vir te aborrecer. Se você como um esposo invoca: “Óoh Senhor Jesus! Oh, Senhor Jesus!”, Ele pode vir e tocar o seu interior, dizendo: “Veja? Você ofendeu sua esposa”. Você pode dizer: “Oh, Senhor! me limpe com Seu sangue precioso!” Mas Ele pode dizer: “Realmente, o Meu sangue pode limpá-lo, mas não pode confessar seus pecados por você. Vá depressa e confesse à sua esposa!” O que você deveria fazer? Alguns maridos podem endurecer seus corações e se recusarem a obedecer. Por eles se recusarem a voltar, o Senhor romperá com eles. Se você fosse tal pessoa e tentasse invocar novamente: “Oh! Senhor Jesus!” este invocar não seria tão efetivo quanto antes. O Senhor Jesus conhece sua história; então, quando você invocá-Lo novamente, Ele não se moverá. Todos nós temos este tipo de experiência. No passado Ele entrou em você quando invocou: “Ó Senhor Jesus!”; agora Ele não vem. Quanto mais você invoca, menos funciona; quanto mais você diz “Ó…” mais vazio você fica. Então você pode começar a questionar a prática de invocar o nome do Senhor a tal ponto que você não quer mais invocar. Isto não é lamentável? Você apenas semeia a semente no chão, mas não deixa a semente crescer para ter uma colheita. Consequentemente, até mesmo o desfrute da semente se perderá.

Isaías 55 versículo 10 diz: “Que pode dar semente ao semeador e pão ao que come”. Eu semeio uma semente na terra, e ela produz trinta sementes; eu consumo quinze delas e ainda tenho quinze sementes para semear durante o próximo ano. Mas qual é a sua situação? A semente que você semeou está acabada porque não cresceu. Então, não há mais nenhuma semente. Por que você está sem sementes? É porque você não deixou a semente crescer.

Quando você invoca: “Óh, Senhor Jesus!,” e o Senhor lhe dá o sentimento de que você ofendeu sua esposa, se você confessar seus pecados rapidamente diante do Senhor e também for para sua esposa e admitir seu erro e lhe pedir perdão, então a semente em você crescerá muito rápido. Quando você voltar a invocar: “Óh, Senhor Jesus!”, o sabor será completamente diferente. Porém, se o Senhor o continua incomodando. Quando você invocar: “Óh, Senhor Jesus!” novamente, Ele mostrará que seu cabelo não está corretamente cortado e que você tem que levar em conta esta questão. Se você obedecer imediatamente e fizer um corte de cabelo adequado, você sentirá muita alegria em seu interior. Queridos irmãos e irmãs, quando for este o caso, o resultado será tremendo. Seu ser interior se tornará um campo, uma grande fazenda que terá uma colheita rica diariamente. Isto cumpre verdadeiramente a palavra falada por Isaías, para dar semente ao semeador e pão ao que come. Hoje eu quero perguntar tudo a vocês. Vocês como semeadores verdadeiramente têm sementes? Como comedores vocês realmente têm pão? Talvez vocês tenham apenas meia tigela de arroz a qual não é suficiente nem mesmo para vocês. Se vocês não se alimentam adequadamente, como poderão cuidar dos outros? Qual é a razão disto? É porque vocês semeiam a semente, contudo não trabalham para deixar a semente crescer.

Todos nós sabemos que quando um fazendeiro trabalha num campo, ele tem que remover as pedras, eliminar as ervas daninhas, molhar a terra, adicionar fertilizante, e às vezes aplicar alguns pesticidas. O que vocês fazem? Vocês têm feito muito bem em comer o Senhor e orar-ler a Sua palavra, mas vocês não removem as pedras, nem eliminam as ervas daninhas, nem molham a terra, nem adicionam fertilizantes, nem aplicam pesticidas. Por fim vocês podem não ter semeado nada. Se vocês não semearem, suas sementes permanecerão intactas, mas uma vez que vocês semeiam, perderão as únicas sementes que têm. Há algumas pessoas que realmente têm uma pequena reserva de uma porção do Senhor antes de orar-ler a Palavra, mas depois que elas ganham o Senhor através do orar-ler, e portanto são desobedientes por não laborar, elas perdem a presença do Senhor. O Senhor vai para bem longe delas.


UMA COMPARAÇÃO ENTRE O MANÁ E OS PRODUTOS DE CANAÃ

Em Deuteronômio trabalhar na terra de Canaã era completamente diferente de recolher o maná no deserto. Realmente, a terra de Canaã era a terra dada por Deus, as sementes foram dadas por Deus, e as coisas necessárias, como o ar, o sol, e a chuva eram todas dadas por Deus. Porém, além destas dádivas, as pessoas ainda precisavam trabalhar. Se elas não trabalhassem no campo, o Senhor não poderia fazer nada. Em tipologia as sementes, a luz solar, a chuva, e até mesmo a força física que as pessoas tinham com a qual semear e trabalhar na terra, tudo eram o próprio Senhor. Não obstante, a cooperação delas para com o Senhor era requerida. Elas não poderiam colher os produtos da terra a menos que cooperassem. Os produtos da terra eram diferentes do maná. O maná era dado puramente do céu. Não havia nenhuma necessidade do homem semear, colher, ou cooperar com Deus. Claro que para ter o maná para comer, a pessoa ainda tinha que sair e recolhê-lo de manhã cedo. Se alguém fosse preguiçoso e levantasse tarde, não haveria nada para recolher. Sim, este sair pela manhã pode ser considerado cooperação, mas esta era uma quantia mínima de cooperação. Para obter os produtos da terra era completamente diferente. Obter os produtos da terra requeria a cooperação das pessoas desde o começo ao fim. Deus deu a água, sol, ar, e sementes. Porém, Deus não trabalharia para eles; eles teriam que fazer o próprio trabalho deles.

Deixe-me perguntar algo a vocês: Qual é melhor e superior, o maná ou os produtos da boa terra de Canaã? Naturalmente, vocês dirão que os produtos da terra de Canaã eram superiores. De que maneira eram superiores? Primeiro, os produtos eram para ofertar. O maná que descia do céu era bom aos olhos do homem, mas Deus não queria o maná como oferta. Deus não disse que nós deveríamos oferecer o maná como oferta queimada, como oferta alçada, ou uma oferta movida. Pelo contrário, Ele disse: “Coma! Ele é bom somente para ser sua comida; não é bom o suficiente para ser Minha oferta”. O maná não estava qualificado como oferta. Ofertas são para a adoração a Deus. O maná é bom, mas não está qualificado para ser usado na adoração a Deus. Se vocês quiserem adorar a Deus, vocês têm que trazer os produtos da boa terra de Canaã; somente os produtos da boa terra podem constituir sua adoração a Deus. Independente de quanto maná vocês comem, como no caso de Israel que comeu maná durante quarenta anos, ele não foi suficiente para constituir a adoração a Deus. Vocês têm que comer os produtos da terra de Canaã; somente estes produtos podem constituir sua adoração a Deus. Portanto, por isto vocês vêem que o maná é inferior, e que os produtos da terra de Canaã são superiores.

Deixe-me perguntar a vocês, irmãos e irmãs, o que vocês comem, maná ou os produtos da boa terra? Alguns dizem que eles comem maná; outros dizem que eles comem maná como também os produtos. Isto é verdade. Porém, eu espero que esses que comem maná deixem de comê-lo gradativamente. Vocês sabem onde o maná era comido? Era comido no deserto. Portanto, comer maná é uma prova evidente de que vocês são errantes. Onde o produto da boa terra era comido? Era comido em Canaã! Além disso, a décima parte da colheita, do primogênito do gado, — do rebanho e das primícias dos grãos, — não eram para ser comido em casa. Eles tinham que ser trazidos ao templo e comidos diante de Deus. Isto mostra que o viver errante deles tinha cessado.

Vocês querem ser um cristão que come maná ou um cristão que come os produtos da boa terra? Todo mundo quer ser um cristão que come os produtos da boa terra. Na verdade, o maná era bom; mas não era bom o suficiente porque era a dieta daqueles que vagavam pelo deserto. Josué capítulo 5 versículo 12 mostra claramente que o maná deixou de descer imediatamente do céu depois que os filhos de Israel entraram em Canaã e começaram a comer os produtos da boa terra. Uma vez que você come os produtos da boa terra, você não precisa mais de maná, porque você experimenta algo mais profundo e desfruta algo melhor. Daqui em diante, nós temos que exercitar para não comer mais maná. Sim, maná era Cristo, mas era Cristo como nossa provisão durante nossos dias errantes. Nós precisamos entrar na terra de Canaã onde os produtos são de longe melhor do que o maná.

ACEITAR OS TRATAMENTOS EM NOSSA VIDA PARA TER UMA COLHEITA RICA

Para recolher o maná não requer nosso trabalho, mas para conseguir os produtos da terra de Canaã sim. Enquanto nós estamos desfrutando o Senhor e O estamos recebendo em nós, Ele frequentemente levanta circunstâncias e permite que muitas coisas aconteçam para o nosso bem, de maneira que a semente em nós possa crescer e possa produzir algo. Por exemplo, uma irmã, cujo marido sempre torna as coisas difíceis para ela, ora diariamente, pedindo para que o Senhor faça com que seu marido O ame tanto quanto ela O ama. Porém, quanto mais ela pede, menos ele ama o Senhor; quanto mais ela invoca, “Óh, Senhor Jesus! Amém.” e quanto mais ela ora e lê, mais seu marido fica aborrecido. Antes, seu marido comparecia a duas reuniões por semana; depois do seu invocar e orar-ler, o seu marido não vai nem sequer a uma meia reunião. Num caso assim, o que você deve fazer? Deixe-me dizer a vocês que todas essas coisas que acontecem é o Senhor levantando o vento norte para soprar sobre vocês. Cântico 4 versículo 16 diz: "Levanta-te, vento norte, e vem tu, vento sul; assopra no meu jardim, para que destilem os seus aromas. Ah! entre o meu Amado no jardim, e coma dos seus frutos excelentes!". Em vez de pedir para que o Senhor mude seu marido, ore para que o Senhor cresça em você: “Oh! Senhor Jesus, me faça aceitar Seu tratamento. Ó Senhor, subjugue-me interiormente. Oh, Senhor Jesus! faça-me submeter debaixo de Sua mão e tomar o quebrantamento”. Mais tarde você agradecerá e louvará o Senhor por estar disposto a ser tratado desta maneira, a vida em você crescerá um pouco mais.

Você poderá começar a sentir-se bem quanto aos tratamentos quando a vida divina em você crescer um pouco hoje e um pouco mais amanhã. Porém, no terceiro dia seus filhos podem tomar partido do pai deles e podem até mesmo começar a ajudá-lo a tratar com você. O que você deve fazer? Este é novamente o vento norte soprando para tratar com você. Você tem que aprender a aceitá-lo. Você sabia que uma vez que aceita o tratamento e invoca o nome do Senhor novamente, o sabor será muito maravilhoso? Sempre que você O invoca, Ele vem. Então haverá uma colheita em você. Assim, você terá uma provisão abundante de sementes para semear e de pão para comer. Ao mesmo tempo você poderá trazer a décima parte, as primícias dos produtos para as reuniões e comer e desfrutar com os santos. Este comer é sua adoração. Isto é o que está faltando no cristianismo e até mesmo em nosso meio. Porém, o Senhor quer restaurar isto. Sem restaurar isto, será difícil a igreja amadurecer, a noiva ser preparada, e o Senhor voltar. Portanto, este assunto é crucial.


LABORAR EM CRISTO E NA VIDA DA IGREJA

Irmãos e irmãs, eu tenho a plena certeza de que é isto que o Senhor está restaurando hoje. O Senhor não está restaurando sua virtude insignificante, sua vitória insignificante, ou sua santidade insignificante. O que o Senhor deseja é que um grupo de pessoas entre na Sua Palavra e no Seu plano eterno. Esta não é uma questão de conter-se para não perder a paciência, uma questão de ser vitorioso, ou uma questão de ser santo. Pelo contrário, é uma questão de tocar o Senhor de uma maneira real de modo a permitir-Lhe crescer e amadurecer em você. Quando você tiver uma colheita abundante, você terá o suficiente não somente para se alimentar, mas também para convidar os irmãos e irmãs para comerem com você. Além disso, você terá uma porção mais elevada que poderá ser trazida às reuniões para oferecer a Deus. Esta é a vida da igreja genuína. Na reunião você testemunha Cristo, e eu também testemunho Cristo. Todos nós ofereceremos Cristo a Deus, e nós desfrutaremos Cristo junto com os irmãos e irmãs depois que Deus estiver satisfeito. Esta é a reunião da igreja. Esta é a nossa adoração e o viver prático e testemunho da igreja.

Sinto verdadeiramente que isto que nós vimos anteriormente relacionado ao testemunho da igreja e a igreja sendo a expressão de Cristo, ainda há alguns elementos naturais; nós ainda não vimos estas questões de comer e crescer completamente. Vinte anos atrás, quando eu via irmãos que tinham um caráter bom e um comportamento adequado e que davam boa impressão onde quer que eles fossem, eu os apreciava grandemente. Porém, agora fazendo um retrospecto desses irmãos com um bom caráter e comportamento adequado, eles não produziram bons frutos. Pelo contrário, algumas pessoas negligentes e desmazeladas puderam levar pessoas a salvação. A vida da igreja, o testemunho da igreja, não é uma questão de se comportar bem ou não se comportar bem, nem é uma questão de estar ou não estar sobre repreensão. A vida da igreja, o testemunho da igreja, é uma questão de comer o Senhor como a semente e permitir que esta semente cresça. Como um fazendeiro, você remove as pedras, elimina as ervas daninhas, molha a terra, adiciona fertilizante, e aplica pesticidas de maneira que Cristo em você cresça gradualmente numa colheita. Esta não é uma questão de ser bem-educado ou não; é uma questão num reino totalmente diferente. Se comportar ou não se comportar faz parte do reino do bem e do mal. O que nós estamos falando é sobre o reino de Cristo. Se você está cheio de Cristo, você traz sua porção superior diante de Deus para desfrutar com os santos na reunião. Esta é nossa reunião adequada hoje. A ênfase na reunião não está em cantar, orar, louvar, falar em línguas, ou funcionar; a ênfase está em trazer a porção superior de Cristo que você produziu. Eu trago a minha porção, e você traz a sua. Aparte-se de qualquer fórmula, todos nós apresentemos nosso Cristo.


CONSIDERAR O LABOR

Sinto que a grande deficiência que nós temos hoje na questão de trazer Cristo às reuniões é que nossa colheita não é rica. Isto é por que às vezes quando você vem testemunhar, você tenta usar algumas fórmulas. Eu não estou dizendo que você deve se abster de todos os tipos de métodos, mas eu tenho medo de que o que você tem não tem conteúdo. As fórmulas são para a aparência; elas não são o conteúdo. Eu preferiria não ter qualquer fórmula ou métodos, mas ao contrário, ter mais conteúdo. Nós não podemos ganhar consistência em nossos testemunhos em apenas alguns dias; nós precisamos labutar durante um longo período de tempo.

Irmãos e irmãs, nós temos que voltar ao Senhor para termos uma colheita. Nós temos que trabalhar para que possamos cultivar algo. Às vezes o Senhor é como o grão semeado em nós; em outros tempos Ele é em nós como uma pequena árvore. Esta árvore pode ser uma oliveira, uma videira, uma figueira, ou uma romeira. Você precisa cultivá-la para que possa crescer e produzir fruto. Então quando você vier às reuniões, você terá as primícias para oferecer a Deus.

O problema hoje é que quando nós vamos às reuniões, nós sabemos apenas como liberar nosso espírito e invocar o nome do Senhor; nós não podemos apresentar nada com consistência para desfrutar com os outros. Isto pode ser comparado a vir ao banquete de mãos vazias ou somente com um pequeno pombo que é suficiente apenas para uma refeição. Considerando que muitos estão destituídos de coisas para apresentar, eles têm que recorrer a algumas coisas engraçadas para causar risos nas pessoas. Lamentavelmente, todos permanecem vazios interiormente.

Se nós temos uma colheita abundante e somos ricos em grãos, vinho novo, novilhos, ovelhas, e pombos, nós podemos trazer nossos produtos, cesta sobre cesta e pilha sobre pilha. Nós podemos apresentar nossos novilhos, ovelhas, pombos, e frutos. Isso será muito rico. Todos serão muito supridos e quererão voltar a próxima vez.

Espero que vocês não gastem suas energias em fórmulas; pelo contrário, usem seus esforços para produzir algum conteúdo. Vocês precisam semear o campo, cultivar as árvores frutíferas, cuidar do rebanho, e tomar conta dos pombos. Consequentemente, as colheitas no campo, as árvores nas montanhas, os novilhos, ovelhas e pombos, na fazenda todos crescerão. Você será rico porque tudo em você estará crescendo continuamente. Desta maneira, o semeador terá semente, aquele que come terá pão, e o ofertante terá algo que ofertar. Quando todos trouxerem suas riquezas às reuniões, as reuniões serão libertas de todas as velhas maneiras.

Tenho muito a dizer neste momento. Agora que todos nós aprendemos a comer. Nós aprendemos que há dois tipos de comer. Um é o comer ao semear, e o outro é o comer ao colhêr. O comer ao semear não pode constituir nossa adoração; nós precisamos do comer ao colhêr. Quando você trouxer o comer ao colhêr, isso se constituirá na verdadeira adoração e na vida da igreja genuína. A igreja precisa disto. Nós temos que olhar para o Senhor e nos abrir a Ele para que todos nós possamos aprender a nos exercitar na questão de comer.


Jesus é o Senhor!
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário