09 - O SENHOR JESUS É O PÃO DOS FILHOS PARA O HOMEM COMER.
Mensagem 09
Vamos usar uma ilustração. Mateus capítulo 15 fala sobre o Senhor Jesus deixando a terra da Judéia e retirando-se para a região Pagã de Tiro e Sidom. Uma mulher Cananéia clamava e chorava, “Senhor, Filho de Davi, tem compaixão de mim! Minha filha está horrivelmente endemoninhada” (Mt 15:22). Embora ela fosse uma mulher Pagã, ela se dirigiu ao Senhor Jesus como o Filho de Davi de acordo com o conceito tradicional do Judaísmo. Porém, o Senhor respondeu, “não é bom tomar o pão dos filhos e lançá-los aos cachorrinhos” (Mt 15:26). A mulher usou o título religioso “Filho de Davi”; a resposta do Senhor Jesus foi com respeito a um pedaço de pão.
Com toda a sinceridade de coração, você pode dizer, “Senhor, eu Te agradeço e Te louvo! Hoje Você se tornou meu alimento. Senhor, Tu te tornaste um pedaço de pão para eu comer”!
Quando o Senhor Jesus se retirou para Tiro e Sidom, lá apareceu uma mulher Cananéia que estava num estado lamentável, e humildemente simples. Ela considerou o Senhor Jesus como o Filho de Davi, um descendente da casa real. Porém, o Senhor foi sábio, e a resposta Dele foi maravilhosa — simples, mas profunda. Ele disse, “não é bom tomar o pão dos filhos e lançá-los aos cachorrinhos”. Ele queria que a mulher Cananéia soubesse disto: “Se eu fosse o Filho de Davi, eu não teria vindo a você. O Filho de Davi deveria estar no trono, não em Tiro e Sidom. Você tem que saber que eu sou o pão dos filhos. Você tem que também saber sua posição. Se eu fosse o Filho de Davi, você não estaria qualificada para clamar a Mim. Se Eu sou o pão dos filhos, você não está qualificada para Me comer. Você é um cachorro gentio. Você não Me conhece o suficiente, nem se conhece adequadamente”.
O Senhor foi verdadeiramente sábio, e o significado da Sua resposta foi verdadeiramente profundo. Não obstante, naquele dia o Espírito Santo trabalhou na mulher Cananéia de forma que a sua compreensão foi aberta imediatamente após ouvir a palavra do Senhor. Ela não discutiu nem ficou zangada. É como se ela dissesse, “Senhor, Você tem razão. Você é o pão dos filhos, e eu sou um cachorro gentio. Entretanto, Você tem que saber que até mesmo os cachorros têm a sua porção. A porção dos cachorros não está sobre a mesa, mas debaixo da mesa. Os cachorros não podem comer o pão sobre a mesa, mas as migalhas debaixo da mesa não poderia ser a porção deles?” A resposta desta mulher Cananéia também foi muito significante. É o mesmo que dizer, “Senhor, Você tem que saber que embora Você seja o pão dos filhos, o pão não está mais sobre a mesa porque Seus filhos são mal-educados e O derrubaram da mesa. Como um cachorro gentio, eu estou debaixo da mesa, mas Você também está debaixo da mesa. Eu estou em Tiro e Sidom, mas Você também não está em Jerusalém. Consequentemente, o Senhor é agora a minha porção”.
Irmão Witness Lee, Setembro de 1979.
Jesus é o Senhor!