10 - O SENHOR TORNOU-SE PEQUENO O SUFICIENTE PARA ENTRAR EM NÓS.
Mensagem 10
Irmãos e irmãs, vocês precisam ver o significado deste caso. As pessoas invariavelmente se dirigem ao Senhor Jesus de acordo com os seus conceitos religiosos, considerando-O como um grande homem. Porém, o Senhor revela claramente a nós que Ele não é assim. Nós temos que conhecer o Senhor não de acordo com o conceito religioso, mas de acordo com a revelação da Sua Palavra. Hoje, o mundo inteiro vê Cristo da mesma maneira como a mulher Cananéia via. Então, alguns dizem que Cristo foi um mestre religioso, outros dizem que Cristo foi o fundador de uma religião, e ainda outros dizem que Cristo foi um grande homem. Isto é o que os incrédulos gentios dizem. Então aos olhos dos cristãos, Cristo é maior e muito superior. Eu não estou dizendo que o Senhor Jesus não é grande nem superior. Entretanto, você tem que perceber que estas opiniões são de acordo com o conceito religioso do homem. Desde a criação do homem, Deus sempre Se revelou ao homem e Se colocou diante do homem como a árvore da vida. Todos nós sabemos que as árvores frutíferas não são árvores gigantescas. Por exemplo, nem macieiras nem videiras são altas. Portanto, eu acredito firmemente que a árvore da vida apresentada na Bíblia deveria ser uma árvore pequena e curta. Alguns estudiosos da Bíblia sugerem que a árvore da vida era uma videira porque o Senhor Jesus declarou uma vez, “eu sou a videira verdadeira”. Considerando isto, a árvore da vida não poderia ser muito alta.
Aleluia, quando Deus apareceu diante do homem a primeira vez, Ele não apareceu como alguém grande, mas pelo contrario, como uma árvore colocada diante do homem! Portanto, quando Jesus veio, os homens O consideraram como uma pessoa tremendamente grande e religiosa. Porém, Ele disse, “eu sou o pão da vida”. Pão é até menor que uma árvore. Deus sempre Se colocou diante dos homens como alguém pequeno; Ele nunca Se manifestou como uma grande pessoa. Por quê? É porque somente sendo pequeno que Ele pôde entrar no homem. Quando nós O tomamos para dentro de nós, Ele fica satisfeito.
Muitos de vocês estão muito familiarizados com as Epístolas de Paulo. Deixe-me perguntar a vocês, “Nas quatorze Epístolas de Paulo, quantas vezes ele escreveu que curvou sua cabeça e se prostrou diante de Deus?” Há apenas alguns exemplos. Porém, ele disse repetidamente, “Cristo em mim” e “Cristo em vós”. Por exemplo, ele disse, “há muito tempo que não sou eu quem vive, mas é Cristo quem vive em mim”; “aprouve a Deus revelar Seu Filho em mim”; “Meus filhos, com quem eu novamente sofro dores de parto até que Cristo seja formado em vocês”; “Cristo em vós, a esperança da glória”; “Para que Cristo faça sua morada em vossos corações” (Gl. 2:20; 1:15-16; 4:19; Cl. 1:27; Ef. 3:17).
Não me entendam mal. Eu não estou dizendo que o Senhor Jesus na pessoa Dele é menor que você. Em Si mesmo Ele é muitas vezes maior e superior a você. Porém, Ele se tornou um Jesus realmente pequeno para que você O pudesse comer e desfrutar. Além disso, quando Ele deixou Jerusalém e Se retirou para Tiro e Sidom, Ele se tornou até mesmo as migalhas que caíram debaixo da mesa. O pão sobre a mesa é comparativamente grande; as migalhas debaixo da mesa são verdadeiramente pequenas. Ó Jesus, eu Te louvo como as “migalhas”. Hoje Tu não és um Jesus inteiro; Tu és o Jesus como as “migalhas”!
Aproximadamente quinze anos atrás em um treinamento de tempo integral aqui, eu procurei na Bíblia e tentei de tudo para achar todos os títulos do Senhor. Ele é Cristo, Jesus, Emanuel, Filho de Deus, e assim por diante. Nós achamos aproximadamente duzentos e setenta títulos. Porém, eu não incluí “as migalhas” como título. Esta manhã eu quero somar um outro título: O Senhor Jesus também é chamado de “as migalhas”. O Senhor Jesus não somente é o pão da vida, mas também “as migalhas”.
Eu repito, Jesus em Si mesmo é grande, mas para que nós pudéssemos comê-Lo e desfrutá-Lo, Ele a Si mesmo se humilhou tomando a forma de um servo. O homem, no seu conceito natural, chama-O de “Filho de Davi” que era um tratamento tradicional. Porém, o Senhor Jesus disse, “eu sou o pão dos filhos, e até mesmo as migalhas. Eu não sou as migalhas sobre mesa, pelo contrário, Sou as migalhas debaixo da mesa”. Oh, o Senhor Jesus está no lugar onde você está — numa condição caída, em Tiro e Sidom. Tiro e Sidom não eram lugares respeitáveis, contudo o Senhor Se retirou para esses lugares. Embora o Senhor Jesus seja Santo, Ele se humilhou e condescendeu para estar conosco, achegando-Se aos pecadores injustos. Como o grande Deus, Ele Se achegou aos homens humildes.
Irmão Witness Lee, Setembro de 1979.
Jesus é o Senhor!