#7 | A ECONOMIA PELO ESPÍRITO
A ECONOMIA PELO ESPÍRITO
Deus não pode entrar em nós por meio do Filho. De acordo com os primeiros estágios de Sua economia, o Pai colocou-Se no Filho, e o Filho tem os sete elementos mesclados em Seu interior. Mas ainda precisamos de mais um estágio, um terceiro e último passo, para Deus dispensar-Se para dentro do homem. O primeiro passo foi que o Pai corporificou-Se no Filho; o segundo foi que o Filho encarnou-Se na humanidade a fim de ter os sete elementos maravilhosos mesclados com Ele; o terceiro passo é que tanto o Pai como o Filho estão agora no Espírito. Tudo que está no Pai está no Filho e tanto o Pai como o Filho, contendo todos os elementos em Cristo, são introduzidos no Espírito.
O Espírito Santo, depois da ascensão do Senhor, não é mais igual ao Espírito de Deus nos tempos do Antigo Testamento. O Espírito de Deus no Antigo Testamento tinha apenas um elemento: a natureza divina de Deus. Como o Espírito divino, Ele não tinha os elementos da natureza humana, da vida humana diária, da eficácia da morte, da ressurreição, da ascensão e da entronização. Hoje, contudo, sob a economia neotestamentária, os sete elementos de Cristo foram postos no Espírito e, como tal, esse Espírito todo-inclusivo veio para dentro de nós e sobre nós. Em outras palavras, Ele está em nós e nós estamos Nele. Esse é o verdadeiro mesclar de Deus com o homem que podemos experimentar a qualquer momento. Estamos mesclados interiormente e exteriormente com o Espírito Santo.
Que é o Espírito Santo? É o Espírito da verdade (João 15:26). Mas que é a verdade? O significado da palavra grega verdade é “realidade”. Portanto, o Espírito Santo é o Espírito da realidade, a realidade plena de Cristo. Assim como Deus está corporificado em Cristo, Cristo é tornado real na pessoa maravilhosa do Espírito Santo. Cristo não está separado de Deus e o Espírito não está separado de Cristo. Cristo é Deus expressado, e o Espírito é Cristo percebido em realidade.
Segunda aos Coríntios 3:17 diz: “O Senhor é o Espírito”. Esse versículo prova que o Espírito Santo não está separado, nós certamente perderemos o ponto central da economia de Deus. O Senhor hoje está restaurando Seus filhos fazendo com que eles tenham o mesmo Espírito de Cristo. O Senhor é o próprio Cristo e é mencionado como o Espírito. Primeira aos Coríntios 15:45 diz: “O último Adão tornou-se Espírito que dá vida”. Novamente, a Bíblia mostra que Cristo, o último Adão, é o Espírito. Temos de admitir que esse Espírito que dá vida é o Espírito Santo.
Além disso, Deus Pai também é o Espírito (João 4:24). Portanto, as três pessoas da Deidade são o Espírito. Porque o Pai e o Filho são Espírito, podemos facilmente contatar Deus e experimentar Cristo.
Considere os versículos seguintes (os itálicos são para ênfase): “Um só Deus e Pai de todos, o qual é (...) em todos” (Ef 4:6). “Jesus Cristo está em vós” (2Co 13:5). “Seu Espírito que habita em vós” (Rm 8:11). Esses três versículos revelam que o Pai, o Filho e o Espírito estão em nós. Então, quantas pessoas estão em nós? Três ou uma? Não deveríamos dizer que três pessoas separadas estão em nós, tampouco deveríamos dizer que apenas uma pessoa está em nós; antes, devemos dizer que o Três-em-um está em nós. As três pessoas da Deidade não são três Espíritos, mas um único Espírito. O Pai está no Filho e o Filho, com Seus sete elementos maravilhosos, está no Espírito. Quando esse Espírito Santo maravilhoso entra em nós, a Deidade é dispensada a nós. Porque as três pessoas estão em um Espírito, temos o Pai, o Filho e o Espírito Santo em nós. Mais adiante veremos que o Deus Triúno (O Pai, o Filho e o Espírito) está em nosso espírito humano para ser nossa vida espiritual interior. Esse é o centro da economia de Deus e o método pelo qual Deus é dispensado a nós. A meta da economia divina é dispensar o Deus Triúno em um Espírito ao nosso espírito humano. Consequentemente, devemos agora concentrar toda nossa atenção a viver por meio do Deus Triúno que habita agora em nosso espírito humano. Se nos desviarmos disso, não importando quão boas ou bíblicas sejam as outras coisas, nós certamente perderemos o ponto central da economia de Deus. Irmãos, que estejamos centrados nesse ponto crucial da economia de Deus.
Hino 539
"Senhor, estás em mim como vida
e tudo para mim!
Tão subjetivo e disponível,
Te experimento assim.
Senhor, Tu és o Espírito!
Quão próximo de mim!
Como desfruto que estás
Tão disponível assim!
Em todas minhas necessidades
vens sempre me suprir;
Tão pronto e suficiente
Aplico agora aqui.
Tua doce unção com Teu poder
vem sempre me suster;
Suprindo-me com energia
minha força assim manter.
Tua lei da vida em meu coração
regula o meu viver;
Tua rica realidade assim
satura o meu ser.
Oh, Tu és sempre um comigo,
Unidade tão real!
Contigo um espírito sou,
Desfrute eternal!"
Traduzido de Hymns 539
Jesus é o Senhor!